Notícias da Educação Física |
Musculação previne diabetes tipo 2 Posted: 23 Oct 2012 02:19 AM PDT O desenvolvimento do diabetes tipo 2 está associado principalmente ao excesso de peso e ao cultivo de maus hábitos alimentares. Por isso, a prevenção do problema deve incluir uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Agora, um estudo publicado no Archives of Internal Medicine Journal revelou que um treino com pesos pode ser mais um aliado nessa luta. A descoberta foi feita por especialistas da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, e da University of Southern Denmark, na Dinamarca. Para essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 32 mil homens por um período de 18 anos e, neste período, 2.300 desenvolveram o diabetes tipo 2. Os exercícios aeróbicos são famosos por, comprovadamente ajudar na prevenção da doença, a novidade dos especialistas foi descobrir que praticar atividades com pesos também pode ser uma alternativa para quem não quer ou não pode fazer um treino com muita movimentação, como a corrida. Os resultados mostraram que 30 minutos de musculação cinco vezes por semana reduzem em até 34% o risco da doença. Mas mesmo um treino bem menos regular, com vinte minutos diários, em média, apresentava algum impacto, diminuindo o risco em 12%. Ainda assim, exercícios aeróbicos foram considerados a melhor atividade para quem deseja se prevenir do diabetes, reduzindo o risco da doença em até 50%. Melhor ainda, se as duas atividades forem combinadas, nessa situação risco de sofrer com algum tipo de descontrole na glicemia cai em até 59%. Previna-se do diabetes tipo 2De acordo com dados do Ministério da Saúde, o diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo. Por esse motivo, diversos estudos são feitos para descobrir novos métodos de prevenção. Confira alguns deles: Tome café da manhã diariamente Faça mudanças no seu estilo de vida Controle o estresse Consuma maçãs |
Prática de ensino em Educação Física Escolar I: relatos de uma intervenção pedagógica Posted: 23 Oct 2012 02:17 AM PDT Introdução O curso de Educação Física, assim, como outros cursos relacionados à educação, apresenta em seu currículo disciplinas que têm o caráter de vivência orientada dentro de algum âmbito de atuação. Com a finalidade de aproximar o acadêmico, gradual e sistematicamente, do local em que atuará como profissional, onde os erros devem ser mínimos, já que estaram lidando diretamente com a formação de cidadãos. Umas dessas disciplinas, talvez a que mais se aproxime do campo de atuação profissional durante o período de formação acadêmica, é a prática de ensino. Nela o aluno se depara com a situação real que se encontra a educação, desde estrutura da instituição e seu funcionamento, até as pessoas que se beneficiam da educação na escola, os alunos, sendo para eles todo e qualquer objetivo em todas as aulas de qualquer disciplina oferecida. A educação física, assim como qualquer outra disciplina, deve pensar os seus alunos com suas particularidades, pois, muitas vezes, na ânsia de ensinar, acaba deixando de lado algumas características importantes no aprendizado, como a troca de experiências e o contexto ao qual os alunos estão inseridos. Para muitos alunos, a educação física é a disciplina onde existe maior proximidade com o professor. Acaba havendo a formação de um vínculo, uma manifestação, por parte dos alunos de seus anseios, diferentemente do que ocorre nas outras disciplinas. Nós, professores de educação física, temos em mãos um papel de extrema importância dentro da escola, principalmente durante o ensino fundamental, porém, em muitas situações esquecemo-nos disso, transformando as aulas numa espécie de terapia com a função de retirar o estresse dos alunos. Não que isso não tenha sua importância, mas é muito pouco a ser oferecido por uma aula de educação física. Metodologia e materiais Esse estudo se caracteriza como um relato de experiência de uma intervenção pedagógica baseada em alguns elementos de uma pesquisa ação. A Pesquisa-Ação pode ser definida como "um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual, os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1996: 14). Não consideramos uma pesquisa-ação, pois tivemos pouco tempo de intervenção e não buscamos saber se houveram transformações positivas ao grupo. A presente pesquisa consiste em uma analise qualitativa dos dados. A coleta de dados foi feita através de observações. O tipo de observação feita é caracterizada como participante, em equipe, na vida real e assistemática. Uma observação é considerada participante quando há uma participação real do pesquisador com o grupo. Em equipe, pois cada membro pode relatar a ocorrência de vários ângulos, tornando-a mais rica. A observação na vida real se caracteriza assim, por ter o registro dos dados a medida que eles forem acontecendo no ambiente em que se observa o fato. Já a observação assistemática se caracteriza pelo fato de não haver uma estrutura na técnica de observação, ou seja, não se estabelece previamente o que se deseja observar (LAKATOS & MARCONI, 1991: 192-195). Trazemos para a escola a proposta de trabalhar com a pedagogia interacionista-construtivista, baseada nas leituras dos textos de João Batista Freire, a qual considera o conhecimento que a criança já possui e alerta o professor sobre a participação dos alunos na solução dos problemas, explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas, propondo tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vistas à construção do conhecimento. E para tanto utilizamos como metodologia aulas expositivo-teóricas dialogadas, com a utilização de vídeos e fotos, prática de jogos e brincadeiras em pequenos e grandes grupos.
O relato da experiência
Conclusão A partir desta experiência dentro da escola, foi possível aprender um pouco mais sobre o que é, como se constrói, e como ministrar aulas de educação física na realidade. Foi interessante perceber que durante as observações obtivemos uma percepção dos alunos e quando estávamos na situação da intervenção a impressão é completamente diferente. Além disso, a disciplina de prática de ensino propicia o conhecimento mais profundo da estrutura e do funcionamento de uma instituição de ensino, bem como mostra a importância de se investigar a realidade social na qual a escola se insere para permitir a adequação das aulas ao contexto dos alunos. Contudo, essa vivência modificou o olhar dos estagiários sobre o ambiente escolar e seus personagens, ampliou os conhecimentos sobre ensino/aprendizagem e instigou a reflexão sobre os rumos que as aulas de educação física devem tomar para desenvolver as potencialidades de seus alunos da melhor maneira possível. Referências bibliográficas
|
You are subscribed to email updates from Informativo da Educação Física To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário