EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Notícias da Educação Física - Psicomotricidade Relacional na Escola


Notícias da Educação Física


Posted: 22 Oct 2012 01:54 AM PDT
Flexão de braço com pulos


Animação via Sports Fitness Advisor

Versão explosiva da clássica flexão de braço . Assuma a posição inicial de uma flexão de braço , mãos afastadas sobre os ombros e pés juntos. Mergulhe para fazer a flexão porém desta vez, rapidamente inverta o sentido , dando um impulso empurrando-se para cima de modo que as mãos saiam do chão. Então volte a posição incial.





Wall-ups:



Tal como acontece com todos os exercícios, e especificamente este, se você tiver algum tipo de lesão no ombro, por favor, não faça este exercício. Faça uma parada de mão , descansando os pés sobre uma parede, as mãos estão levemente mais largas que os ombros . Dobre os cotovelos e rapidamente exploda dando um impulso. empurrando seus pés fora da parede. Então volte a posição inicial.

Flexão de braço em Profundidade:


Imagem de brianmac.co.uk


Para executar esta broca, você precisará de dois tapetes ou caixas, colocadas na largura dos ombros e uma caixa de  para elevar os pés acima de seus ombros quando der o impulso. Com os pés na caixa, assuma a posição desta vez você terá que dar o impulso e projetar suas mãos para as caixas , em seguida dar um impulso e voltar ao chão na posição inicial.

Lançamento sob a cabeça:
Para o exercício seguinte, você vai precisar de uma medicine ball , não muito pesada . Se não tiver uma bola de basquete ou queimada , pode ser um bom substituto.



Animação via Sports Fitness Advisor

Fique de frente para um muro - de preferência, sem janelas ou outros elementos frágeis - com os pés na largura dos quadris, um pé ligeiramente à frente do outro. Coloque a bola atrás da cabeça e, em seguida, jogá-lo com força na parede. A ideía é que ela rebata no chão e possa vir em sua direção para colocar novamente em cima da cabeça .



Lançamento Vertical



Fique de frente, os pés ligeiramente maior que a largura dos ombros e apontados para frente. Agarre a bola , faça um agachamento de modo a colocar a bola entre seus joelhos , atire a bola com força para cima , olhe em sua direção e espere-a pingar no chão para repetir.

Lançamento lateral


Animação via Sports Fitness Advisor

Fiquem em pé , de lado para a parede , pés afastados na largura dos quadris  o pé mais perto da parede estará um pouco a frente do outro pé .Segure a bola com ambas as mãos , braços levemente dobrados. Leve a bola o mais distante e com força jogue em direção da parede . Para força máxima , exija de seu tronco a estabilidade e força para jogar e pegar a bola quando rebater .

Lançamento ao chão



Os pés na largura dos ombros e joelhos levemente flexionados . Leve a Bola atrás de sua cabeça e jogue com força ao chão. Acompanhe o movimento da bola , usando suas pernas para descer com ela, aproveitando o rebote quando ela saia do chão e pegar ela novamente. ATENÇÃO: Este deve ser feito com Medicine ball, devido ao rebote ser baixo, caso queira fazer com bola de basquete ou outra bola, tenha cuidado para ela não voltar em seu rosto.

Soco com medicine ball


Fique em uma posição de combate. A mão que está atrás irá segurar uma medicine ball, onde fará o movimento de um soco em linha reta atingindo a medicine ball na parede Com as costas da mão segurando uma esfera de medicina jogar um pequeno soco explosivo em linha reta. Pegar a bola e repetir.

Lançamento sob a cabeça



Imagem de NSCA.com

Este lançamento se assemelha ao lançamento vertical . Porém desta vez, pule ao final do movimento. Tente Fazer o movimento mais fluido ou seja, saia da posição em pé, agache e pule. Se mantendo na posição o mínimo possível.

Retirei aqui


Posted: 22 Oct 2012 01:52 AM PDT


A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

Segundo Barreto (2000), "O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo". A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.

DICAS BIBLIOGRÁFICAS

CHICON, José Francisco. Prática psicopedagógica integrada em crianças com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória: CEFD/UFES, 1999.

LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, 1986.

LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

VAYER, Pierre. A criança diante do mundo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1947.



Posted: 22 Oct 2012 01:52 AM PDT

A experiência tem mostrado que os alunos que participam das "aulas" de Psicomotricidade Relacional ampliam seus relacionamentos e melhoram seu desempenho escolar, isto porque, o educando encontra espaço para expor a sua própria expressão, permitindo transformações que resultam em uma maior flexibilidade na relação consigo mesmo e com os demais colegas. Essa melhoria de atitude estende-se a outros amigos, aos familiares e com os diversos grupos com os quais ele se relaciona.  
Atualmente convivemos com uma intensa estimulação de consumo por parte da sociedade, transferindo nossas reais necessidades de SER (afeto, limites adequados, carinho) pela ilusão de que o TER é mais importante. O psicomotricista relacional é um profissional que cuida do processo de afetividade, pensamento, motricidade, intra-relações e inter-relações.  Em geral, os educandos reproduzem tudo o que passam em casa com a família, na escola ou com os amigos. O psicomotricista relacional está disponível para viver o papel designado pelo educando. A resposta do Psicomotricista Relacional à solicitação dos alunos, é essencialmente corporal, sendo desnecessária a fala porque é o corpo que comunica. E através das intervenções adequadas, é possível ajudá-los a superar seus conflitos, seus bloqueios e suas dificuldades sejam elas relacionais, sociais ou afetivas. Não há limites para o imaginário e qualquer coisa pode ser representada e servir de suporte simbólico ao imaginário. 
O mesmo objeto pode representar pessoas ou situações diversas e uma mesma pessoa ou situação pode ser representada por diversos objetos. Cada objeto tem uma simbologia específica e esses materiais irão dar suporte ao Psicomotricista Relacional para a leitura, decodificação e intervenção adequadas às necessidades de cada educando do grupo.  
Os grupos são formados por faixa etária nos diferentes níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental.


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