EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Saiba se você precisa de tratamento ortodôntico

Posted: 02 Oct 2012 12:41 PM PDT


A Associação Americana de Ortodontia informa que, nos Estados Unidos, cerca de 4,5 milhões de pessoas usam aparelhos para corrigir a posição dos dentes e ter um sorriso bonito e saudável1.
 
Como você sabe, o ortodontista é um dentista com uma especialização clínica complementar no tratamento das más oclusões (mordidas erradas), as quais podem ocorrer devido à falta de alinhamento dos dentes e problemas nas arcadas.
 
Por que os dentes ficam tortos?
O cirurgião dentista Terry Pracht, ex-presidente da Associação Americana de Ortodontia, afirma que os dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários como em fatores ambientais. O Dr. Pracht diz que os fatores hereditários respondem inclusive pelo apinhamento dentário, diastema (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões. Ele também menciona que os dentes tortos podem ser causados pelo hábito de chupar o dedo e pela protrusão lingual, além de problemas nas arcadas decorrente de acidentes(1).
 
Quais as opções de tratamento para alinhar os dentes ou corrigir más oclusões?
O tratamento ortodôntico tem três estágios. O primeiro é aquele no qual os aparelhos são usados para ganhar espaço na boca. Por exemplo, os expansores palatais são usados para aumentar a largura do palato, e, as barras linguais, para expandir a arcada inferior. O estágio seguinte é o da correção ativa, no qual os aparelhos são colocados nos dentes. Neste estágio, os dentes são ajustados e alinhados e as más oclusões são corrigidas no decorrer de um período que depende do grau de irregularidade dos dentes e da severidade dos problemas das arcadas. O terceiro estágio é o da retenção, no qual, depois que o aparelho é removido, os dentes são monitorados por meio do uso de um retentor (fixo ou removível) e das visitas ortodônticas semestrais.
 
Tipos de aparelhos
Os aparelhos de trinta ou mais anos atrás eram grandes bandas de metal enroladas e cimentadas em cada dente. Os aparelhos podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista. Os bráquetes, arcos e bandas apresentam-se em diversas cores, à escolha dos adolescentes.
 
Os aparelhos de trinta ou mais anos atrás eram grandes bandas de metal enroladas e cimentadas em cada dente. Os aparelhos podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista. Os bráquetes, arcos e bandas apresentam-se em diversas cores, à escolha dos adolescentes.
 
Um aparelho alternativo e de uso mais recente é o sistema Invisalign, que consiste em uma série de alinhadores removíveis usados durante o dia e à noite para ajudar na correção. Os alinhadores podem ser removidos antes da escovação ou do uso do fio dental.
 
Cuidado dos aparelhos
O ortodontista ou dentista dará a você todas as informações sobre como higienizar corretamente seu aparelho. Há várias escovas manuais (especialmente projetadas para pacientes ortodônticos), movidas à bateria, elétricas e sônicas que podem ser usadas. Pergunte ao dentista qual é a melhor para o seu caso. Escove ao menos duas a três vezes por dia, em ângulo de 45 graus com movimentos de vai e vem. Remova a placa bacteriana na linha da gengiva para evitar gengivite (inflamação do tecido gengival). Coloque a escova em ângulo na linha da gengiva e escove suavemente ao redor do aparelho para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares.
 
É muito importante higienizar entre os dentes, se houver espaço, usando fio dental e um passa fio, um stimudent (palito limpador) ou uma proxabrush (escova interdentária). Os irrigadores bucais são recomendados para a remoção de resíduos alimentares e irrigação do tecido gengival para eliminar a gengivite e as bactérias causadoras de mau hálito. Também podem ser usados um creme dental antibacteriano e um enxaguatório bucal, com o irrigador ou isoladamente.
 
Com o manter o sorriso depois de retirar o aparelho?
Depois que seu ortodontista determinar a remoção de seu aparelho, é importante usar um retentor (um dispositivo de plástico) durante o dia ou à noite, de acordo com a recomendação profissional. A higienização do retentor pode ser feita com água ou creme dental e escova, logo depois do uso. Quando não estiver sendo usado, o retentor deve ser guardado em um estojo de plástico.
 
Combine com seu dentista a profilaxia profissional semestral e com seu ortodontista as consultas regulares de manutenção.
 
Referências:
1. Braces: Not Just for Looks, Causes of Crooked Teeth. Reviewed information at http://www.enotalone.com/article/9045.html


Cansaço, genética, formação óssea e alergia podem ser causas de olheiras

Posted: 02 Oct 2012 12:37 PM PDT


Ter olheiras é um problema de grande parte da população e, apesar de não ter cura, pode ser controlado. O Bem Estar desta terça-feira (2) explicou alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento dessas manchas escuras debaixo dos olhos.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, o cansaço e a falta de sono são as causas mais conhecidas, mas ainda existem outras, como formação óssea, genética e alergias, como mostra o infográfico abaixo.

arte olheiras (Foto: arte / G1)

A pigmentação da pele também influencia e, quanto mais clara for, maior a tendência de desenvolver olheiras. Isso acontece porque a região logo abaixo dos olhos, chamada de pálpebra inferior, é onde fica a pele mais fina do corpo humano e, com a pele mais clara, essa região fica quase transparente, deixando visíveis os vasos sanguíneos.

Além do pepino e da batata, o soro fisiológico também ajuda a amenizar a escuridão. O que ajuda a reduzir a olheira, na verdade, é a temperatura fria, por isso utilizar um algodão com soro gelado é uma das opções.

Além do algodão com soro fisiológico gelado, outra dica é passar pomada para assadura com óxido de zinco com um pouco de óleo de amêndoa, que facilita a retirada da pomada. Como essa região não tem folículos, não corre o risco de aparecerem espinhas. Entre os tratamentos, estão também o laser e o uso de pomadas clareadoras.



Dor crônica no pescoço pode piorar com a idade e revelar problemas emocionais

Posted: 02 Oct 2012 10:52 AM PDT


Dor crônica no pescoço pode piorar com a idade e revelar problemas emocionais Flávio Neves/Agencia RBS

Região cervical é a mais sensível da coluna, por isso, a dor no local exige cuidados Foto: Flávio Neves / Agencia RBS

Responsável por sustentar o peso de seis quilos da cabeça e realizar mais de 600 movimentos diários, a coluna cervical, localizada na região do pescoço, é vítima de queixas constantes de dor e incômodo. A cervicalgia, como é identificada pelos especialistas, é sintoma de um problema que pode atingir de 30% a 50% da população mundial durante a vida, agravando-se com o passar dos anos.

Composta por sete vértebras, a coluna cervical mantém contato com estruturas importantes do organismo, como a medula espinhal, vasos arteriais e venosos e nervos ligados ao cérebro. Entre 18 e 65 anos, é comum essa região começar a apresentar complicações, e a cervicalgia é um sintoma.

— A dor na estrutura cervical é sinal de algum problema. O mais comum é o desgaste físico da coluna, que surge com o envelhecimento — afirma o cirurgião ortopedista Aldemar Roberto Mieres Rios.

Segundo o médico, as complicações começam nos discos intervertebrais, que são anéis fibrocartilaginosos entre as vértebras, responsáveis por amortecer o peso da cabeça e manter a estabilidade da coluna. Essas estruturas são compostas por um gel de proteína que se rompe com o passar do tempo, perdendo água e desidratando os discos. Consequentemente, eles perdem sua funcionalidade. Essas alterações também estão relacionadas a fatores genéticos e ao modo de vida.

O problema resulta em outros diagnósticos graves, transformando-se em uma "bola de neve" de doenças degenerativas. Conforme Rios, as complicações do envelhecimento da estrutura podem ocasionar hérnias de disco, quando ocorre compressão das raízes nervosas da coluna, ou estenoses, com o estreitamento ou redução do canal por onde passam a medula e os nervos.

Problemas psicossomáticos

A cervicalgia pode revelar problemas psicossomáticos. Segundo o médico ortopedista, quando a pessoa está com um nível de estresse elevado, por exemplo, a tensão é um fator para contrair a musculatura da coluna cervical, ocasionando a dor no pescoço. Dormência nos ombros, braços e pernas também são sinalizadores de problemas emocionais e físicos, quando ocorre compressão da medula e dos nervos.

O alívio da dor surge com o tratamento adequado da região cervical, que deve ser encaminhado por especialistas. O paciente passa por triagem e exames clínicos antes de iniciar procedimentos mais específicos.

— A região cervical é a parte mais sensível da coluna, por isso, a dor no local exige cuidados — alerta o cirurgião.

Não é normal, por exemplo, haver incômodo no pescoço durante a noite, quando estamos relaxados. Isso pode indicar tumores ou infecções. Apenas o diagnóstico detalhado do médico pode trazer uma nova perspectiva para a pessoa manter uma vida tranquila.



Nenhum comentário: