EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Musculação exagerada e obesidade aproximam artrose dos jovens

Posted: 09 Oct 2012 02:22 AM PDT


Um carro quando é usado exageradamente dá muitos problemas. Deixar o veículo na garagem e não usar nunca é ainda pior", diz um dos maiores ortopedistas brasileiros, o médico René Abdalla, para explicar os motivos da cartilagem dos jovens estar muito mais frágil hoje do que no passado, condição inicial para desencadear a artorse, uma doença degenerativa.

A musculação com muito peso, a corrida sem descanso, os esportes competitivos dividem a "culpa" com obesidade e sedentarismo para a população com menos de 30 anos procurar os ortopedistas e descobrir problemas nos joelhos, quadris e tornozelos, as partes do corpo mais afetadas pela artrose.

O sintoma principal da doença é a dor e a limitação de movimentos. Quando a cartilagem fica muito gasta, o osso é prejudicado e, em estágio avançado, as consequências são irreversíveis.

"É uma tendência atual observar pacientes mais jovens com problemas e, em alguns casos, diagnosticamos artrose, doença antes mais associada à terceira idade", confirma o problema Leonardo Rocha, chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (Into), ligado ao Ministério da Saúde.

O professor e cirurgião especializado em joelhos da Faculdade de Medicina da Santa Casa, Ricardo Cury, acrescenta: ao mesmo em que o início cada vez mais precoce de atividades esportivas aumenta as lesões nesta faixa etária, a sobrecarga nos membros inferiores pode ser trazida exclusivamente pelos quilos extras revelados pela balança. "A obesidade castiga demais as pernas e os pés."

Prevenção

Para quem está acima do peso, emagrecer é fundamental, mas não condição exclusiva para evitar a artrose. "Quem conviveu durante muito tempo com a obesidade, tem a cartilagem prejudicada, situação que permanece após o emagrecimento. É preciso uma ajuda especializada e com treinos específicos para o fortalecimento das articulações", explica o médico Abdalla, que coordena o Centro de Joelho do Hospital do Coração.

Os magros já adeptos dos exercícios e da musculação, informa o ortopedista Rocha, passam por um processo natural de desgaste da cartilagem e o alongamento prévio antes das atividades também não é vacina totalmente protetora contra artrose, ruptura de ligamentos ou inflamações nos tendões.

"O alongamento serve para preparar a musculatura para o exercício, mas não minimiza o desgaste. A orientação especializada para os treinos é o que protege mais", diz o médico do Into.

Os especialistas orientam ainda que o descanso da musculatura é essencial para evitar problemas. Outra dica é não colocar muito peso nos aparelhos, em especial se isso for feito por conta própria.

"Para os homens e mulheres que querem pernas muito torneadas – o famoso pernão, característica atual das musas – a orientação é buscar ajuda com nutricionistas", diz René Abdalla.

"É possível definir os músculos sem recorrer às cargas muito pesadas da musculação com auxílio de alimentação focada no aumento da massa muscular, por exemplo", completa.

Anabolizante não!

Os jovens que querem deixar distantes a artrose e o reumatismo – outro problema que não é típico só de idosos –, além de maneirar os exercícios, não podem recorrer a artifícios perigosos como os anabolizantes ou suplementos sem indicação especializada. Estes produtos afetam diretamente o coração, sendo o ponto de partida de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Fonte: Mídia news



Exercícios e alongamentos fortalecem a coluna e previnem dores

Posted: 09 Oct 2012 02:19 AM PDT


Imagine uma pilha de copos em equilíbrio: um pequeno empurrão pode acabar com a cascata de vidro em segundos.

O exemplo cai bem quando o assunto em pauta é sua coluna vertebral. Apesar de mais resistente, esse emaranhado de ossos, músculos e nervos não se quebra de uma hora para outra, mas pequenos empurrões, bruscas torcidas de costas ou posições desajeitadas também podem acabar com a sua estrutura.

Sendo assim, quem quer distância das dores lombares deve seguir à risca recomendações como prática regular e não exagerada de exercícios físicos, dieta balanceada (para que o sobrepeso não recaia sobre a coluna) e distância do cigarro, além de atenção especial para a postura corporal.

Se você não está a fim de ingressar nesse hall de sofredores --cerca de 80% da população já tem, teve ou terá dor nas costas--, é bom ir se acostumando a levar mais a sério o conselho dos médicos.

"Os exercícios físicos são essenciais porque fortalecem os músculos que sustentam a coluna. O cigarro é um veneno, suas substâncias tóxicas impedem o fluxo sangüíneo pela região da coluna. Os quilos extras a sobrecarregam. Por fim, vêm os movimentos e posturas inadequadas. Tortura-se muito a coluna vertebral", alerta o reumatologista José Goldenberg, autor do livro "Coluna, Ponto e Vírgula" (editora Atheneu). "Basta pouco para provocar a dor. Uma simples noite mal dormida até um esforço acima do normal e os problemas batem à porta", complementa.

Mas, se existe um lado bom nesse inconveniente tão popular, é que hoje se sabe que mais da metade dos casos de dores na coluna são causados por problemas decorrentes de causas que podem ser facilmente reparadas, como deixar de sentar-se curvado diante do computador ou torcer a coluna bruscamente na pressa ao sair do carro. "Como escondem causas benignas, esses casos se curam praticamente sozinhos", diz o reumatologista Jamil Natour, da Universidade Federal de São Paulo.

Às vezes a dor nas costas pode indicar um problema mais sério, mas segundo os médicos, esses casos são exceções. O sintoma pode sinalizar um tumor, uma infecção mais grave ou até mesmo uma fratura, mas o diagnóstico costuma ser complexo e depende de uma boa consulta clínica.

Se você já consultou um médico e constatou que por trás da dor que sente estão os hábitos inadequados de vida, a reportagem do Equilíbrio traz ao lado alguns exercícios que podem ser úteis para evitar a dor. Segundo a fisioterapeuta Luciana Couto, da clínica Goldenberg, todo cuidado é necessário. "Exagerar na dose pode ser pior. O ideal é que antes de fazer os exercícios recomendados, o paciente tenha passado antes por uma avaliação médica", orienta.

Para a fisioterapeuta, as pessoas devem estar mais atentas à sua coluna vertebral durante a prática de atividades diárias e corriqueiras. "Os exercícios são fundamentais porque fortalecem os músculos que sustentam a coluna", explica.

A administradora de empresas Gisele Maia, 37, que tem fibromialgia, dor muscular generalizada, costuma fazer os exercícios. "Era sedentária, as sessões de alongamento são hoje o que me confortam, conta Gisele.

Para prevenir dores nas costas

(repita de duas a três vezes por semana)

1. Equilibrar: como a ajuda de uma bola, eleve o quadril para posicionar a coluna corretamente. As pernas não devem estar nem abertas, nem muito fechadas. A bola ajuda a manter o posicionamento adequado da coluna
2. Exercitar: deite-se de barriga para baixo com os joelhos flexionados e os braços estendidos. Em seguida, acentue sua curvatura para alongar-se.
3. Esticar: esse exercício lembra o anterior, a diferença é que o braço direito e a perna esquerda ficam estendidos. Em seguida, faça o oposto, com o braço esquerdo e a perna direita
4. Alongar: Um elástico ou cinto pode ser usado nessa posição. O importante é manter sempre as pernas flexionadas
5. Relaxar: deite-se no colchonete com a barriga para cima e os joelhos flexionados. Essa forma garante apoio para a sua coluna e ainda relaxa


Dengue: hotéis dizem ter rotinas de prevenção

Posted: 08 Oct 2012 03:44 AM PDT


Mosquito do dengue pode chegar ao Sul da Europa

Os hotéis têm adotado nos últimos anos medidas de combate ao mosquito Aedes aegyti, transmissor da febre da dengue, e alertam que o alarmismo pode ter consequências nefastas para o setor turístico.

Em declarações à Agência Lusa, o diretor do Hotel Reid`s Palace, Ulisses Marreiros, lembra que o hotel desenvolve há largos anos operações de combate a pragas e que desde 2009 adotou um programa específico de combate ao mosquito nos seus quatro hectares de área ajardinada.

«Estes combates são feitos há imenso tempo e, por acaso, temos hoje uma operação de desinfestação que já estava programada há três meses, portanto, não foi com as notícias agora veiculadas que resolvemos agir», declara.

Ulisses Marreiros acrescenta que, além destas medidas de prevenção e de desinfestação, o hotel assume outras boas práticas como o cuidado com águas estagnadas ou a transmissão de informação sobre o inseto.

«Apenas recebemos um pedido de informação por parte de um operador turístico sobre o que se estava a passar, não tenho conhecimento que clientes tenham apresentado queixas», diz, referindo-se aos casos detetados nos últimos dias na região.

«Neste momento parece-me ser importante não criar uma situação de alarmismo», realça.

A opinião é partilhada pelo diretor do Hotel Regency Palace, Deodato Moniz, que declara ser importante «não criar uma situação alarmante» e dá o exemplo do que aconteceu aquando do aparecimento do mosquito e da gripe A.

«Além dos cuidados internos, nós temos fornecido as informações da Direção Regional de Saúde. Até agora não recebemos qualquer queixa», afiança.

A diretora do Hotel Savoy Gardens, Aida Nunes, refere que a existência do mosquito «não é uma novidade na Madeira» e que o hotel «tem vindo a adotar medidas de prevenção» desde que o mosquito apareceu pela primeira vez, em 2005.

Utilização de inseticidas, cuidados com as águas estagnadas e da piscina, utilização de repelentes e o seguimento das orientações das autoridades sanitárias são os procedimentos assumidos pelo hotel.

«Os clientes que nós temos são pessoas viajadas e já estão habituadas a estas situações», observa.

O Instituto de Administração da Saúde (IADSAUDE) revelou na quarta-feira passada a existência de dois casos autóctones da dengue na Madeira, número que aumentou, entretanto, para 34.



Nenhum comentário: