EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Treinamento físico no Handebol

Posted: 02 Oct 2012 02:51 AM PDT






O Handebol e uma modalidade que vem crescendo ao longo dos anos. É um esporte intermitente caracterizado pelo seu esforço sendo uma modalidade, esportiva e coletiva na qual se desenvolve uma quantidade e variedade de movimentação sendo ela composta por três ações motoras Correr, Saltar Arremessar. Toda essa movimentação é realizada em uma área de jogo considerada ampla com dimensões oficiais de 40 metros de comprimento e 20 metros dede largura. Aonde o tempo de jogo é de dois tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos caracterizando assim o tempo total de 60 minutos.
No Handebol assim como os outros esportes é necessário o treinamento antes de serem realizadas as partidas oficiais.No treinamento é realizada toda a preparação para uma partida de Handebol e por essa importância é utilizada nos treinamentos as três vias metabólicas que se predomina sendo elas: Anaeróbia Alatica, Lática, Aeróbio. Neste trabalho será desenvolvida a importância das vias metabólicas nós treinamentos de Handebol. Os goleiros do Handebol têm um treinamento diferenciado dos jogadores de linha pois eles também contam com um preparador especifico para a posição deles.
Além é claro de saber o porquê de serem tão importantes as vias Anaeróbias e Aeróbias no treinamento de alta intensidade para depois ser realizada uma partida de Handebol sendo ela oficial.

Anaeróbio Alatico

Segundo McArdle é o ATP-CP durante os primeiros 6 segundos de um exercício explosivo fracionamento Anaeróbio Lático da moeda de corrente da energia ATP e seu reservatório de energia PCR propulsionam quase imediatamente energia necessária para acionar o esforço muscular que é aplicado no treinamento de Handebol aonde é passado corrida de curta duração e seqüências explosivas de esforço por 5 a 10 segundos proporcionando uma sobrecarga apropriada do sistema de energia imediata em músculos específicos.
Por isso é extremamente importante o Anaeróbio Alatico pois é ela que juntamente com o Lático ira realizar a ressintese de energia da glicose.

Anaeróbio Lático

Segundo Mc Ardle Para melhorar a capacidade do sistema de energia curto prazo do treinamento dos atletas de Handebol é necessário utilizar a via Lática do acido lático através da sobrecarga de energia esse tipo de treinamento proporciona um estresse fisiológico considerável e requer muita motivação pois é tirada muita intensidade nos treinamentos dos atletas através de corridas e deslocamentos laterais e frontal.

Aeróbio

Segundo (Eleno Barela e Kokubun,2002)O Sistema Aeróbio atua durante a partida nos períodos de baixa intensidade sendo este importante para dar o suporte aos outros dois sistemas de ressíntese de ATP nos períodos de recuperação, proporcionando o prolongamento de esforço durante a recuperação este sistema responsável pelo processo de estoque na creatina fosfato e pela remoção da utilização de produtos metabólicos do sistema Anaeróbio Lático, como o Lactato com a proteínas contrateis reduz a produção de força muscular.

Estas São as três vias utilizadas no Handebol para o treinamento da equipe sendo ela do sexo masculino e feminino sendo que num período de treinamento tão intenso é necessário uma dosagem da via Aeróbia principalmente quando o atleta já estiver na exaustão segundo(Santos 1989)ai será necessário o utilização da via Aeróbia para os atletas poderem recuperar o estoque de energia que já foi gasto durante a execução de Sprints, e na execução de contra ataques.

Trabalho intermitente do treinamento de Handebol

O trabalho de um preparador físico no treinamento no handebol é basicamente igual a todas outras modalidades no que diz respeito a parte física pois ele passara a carga de exercício no qual o atleta terá que executar em menor tempo possível chamado de teste de corrida ou ainda execução deslocamento lateral e frontal para ataque e defesa principalmente na hora que uma equipe utiliza o contra ataque ai a sua movimentação será ela frontal.
Analisando a movimentação realizada por jogadores de Handebol, Mais (1989) e Santos (1989) eles verificaram a presença de movimentações de alta, media e baixa intensidade.
Muito comum a utilização de Sprints, por exemplo durante as movimentações do contra-Ataque e a recuperação defensiva, arremessos e penetrações ofensivas, sendo esses caracterizados como movimentos de alta intensidade. Em outras situações, os jogadores realizam movimentações de media e de baixa intensidade, mas porem como e utilizado a via Anaeróbia no treino os ataques organizados e os momentos de substituições e cobranças são de diversos tiros, respectivamente. Nos momentos de movimentações explosivas é usado a via do ATP-CP que é a principal responsável pela disponibilidade de energia.Esse sistema consiste de reação Anaeróbia mencionado por (Santos) para a produção de energia imediata ou seja pela ausência de oxigênio.Além disso Há também a produção de Adenosina Trifosfato(ATP) nesse caso da se a partir da combinação de Adenosina Difosfato (ADP) e a Creatina –Fosfato são elas encontradas nos músculos e supram energia necessária para a realização do movimento durante um curto período de tempo(Mc Ardle, Katc, 1992).Inicialmente esses três composto energético estão disponíveis para realização do movimento porém, após alguns segundos o estoque de ATP ira ele se esgotar. Além das duas vias Anaeróbias, A via Aeróbia que dá o suporte a elas possibilitando a sua recuperação por tanto a continuação da atividade a via Aeróbia de produção de energia e sem duvida ela que produz o ATP para realização das atividades do treinamento de Handebol. Isto se da em presença do oxigênio que utiliza a glicose e a gordura e a proteína são o fornecimento da via energética transformando a glicose e glicolise envolvendo a via Anaeróbia no ciclo de Krebs. Apesar da importância do processo Anaeróbio o jogador de Handebol deve ter a sua capacidade Aeróbia desenvolvida de forma que possa manter características de intensidade do esforço durante toda a partida a para uma maior eficiência na remoção do acido Lariço.

Demanda Energética Durante o Jogo

O Handebol como modalidade esportiva coletiva é usada varias manipulações com a bola além de apresentar vários varias combinações e movimentos com e sem o domínio da bola tornando mais complexa para a analise fisiológicas envolvidas durante a realização da movimentação com a bola a além do deslocamento que é utilizado envolve também a corrida muitas outras atividades exigem a energia dos praticantes durante a partida realizada sendo ela de alta intensidade.
Exemplos dessas atividades que podem ser dadas é a Aceleração, mudanças de direção e desaceleração, os saltos e arremessos e interceptações.Não é difícil concluir que todas essas atividades do esporte contém demandas fisiológicas adicionais ao custo energético da corrida utilizada como forma de deslocamento(Bangsbo,1994;Sbragia 1994).

Os deslocamentos(M) em diferentes direções e situações durante uma partida de Handebol é segundo (Mais 1989)

Ataque
Defesa
Transferência ataque-defesa
Transferência defesa-ataque

Outra forma de deslocamento utilizada no Handebol é: Sprints, Médio e Lento.
Essas são algumas das Demandas energéticas usadas durante uma partida de Handebol.

Qualidades Físicas envolvidas no Handebol

O Handebol além de utilizar as vias metabólicas nos treinamentos e os mais diversos tipos de manipulações com bola tem uma parte física que também é super importante na preparação de uma equipe a uma partida oficial que são as qualidades físicas que agora serão abordadas

Força
Máxima: Força muscular máxima empregada no movimento e importante na tomada de posição.

Potencia: Maximo de energia num ato explosivo (Movimentos de força com o Maximo de velocidade). Realização de saltos (Verticais e Horizontais).

Realização de lançamentos

Realização de Sprints e saidas e mudanças de direções rápidas.

Resistência: Para suportar repetições de movimentos explosivos, realizações de saltos lançamentos e deslocamentos.

Além destas existem também a parte de velocidade, Resistência, Flexibilidade, Coordenação e Equilíbrio.
Notamos que a parte de esforço e qualidades físicas é muito usada na parte não só física, mas como tática também no handebol.


18 exercicios para aula de Handebol na escola

Posted: 02 Oct 2012 02:25 AM PDT



O handebol na escola é um condutor importante entre o aluno e o saber. Portanto tenhamos em mente a formação do cidadão em jogo e não do atleta em jogo. Por ser um jogo com movimentos naturais, pode ajudar o aluno de 6º ano a se adaptar a tantas disciplinas e tantos professores. O que precisamos desenvolver em nossa aula de handebol é o espírito de cooperação.

Exercícios do Handebol

·    Quicar a bola com força na frente do corpo, lançando-a no solo com a mão direita e recebendo com as duas. Repetir com a mão esquerda.
·    Lançar a bola à cima da cabeça. Girar o corpo e pega-la antes de tocar o solo.
·    Quicar fortemente a bola no solo, saltar verticalmente, buscando recupera-la com as duas mãos o mais alto possível.
·    Afastado de um colega cerca de 5m, posicionar-se de costas, lançar a bola por cima da cabeça para que o colega a receba sem dificuldade. O colega que recebe a bola deverá estar de frente. Após receber a bola o colega passa a posição de costas e repete o exercício.
·    Correr 3 passadas largas saltar sobre um elástico e no ar passar a bola a um colega a 6m de distancia.
·    Em coluna, o primeiro aluno deverá correr pra frente com uma bola, e girando no alto, fazer o passe ao próximo aluno da coluna. O aluno que concluiu o passe irá ao fundo da coluna e o colega que recebeu deverá fazer o exercício.
·    Formar colunas atrás de 6 cones distantes 8 m um do outro,formando uma figura geométrica. O primeiro aluno de uma das colunas estará de posse de uma bola. Deverá lança-la para o primeiro aluno de uma da outras colunas e correr em direção a ela, entrando no seu final. A bola não poderá ser devolvida à mesma coluna de quem recebem a bola.
·  Realizar passes em duplas com duas bolas. Deverão ser capazes de passar e receber a bola com ambas as mãos, tanto parado quanto em deslocamento.

Atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).

Dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
Exercício 1: Empunhadura Individual

Os alunos livres pela quadra, com bola na mão. Oriente para que segure a bola de forma correta, onde a superfície de contato é realizada pela superfície dos dedos e pela face palmar média da mão. Em seguida, passar a bola de uma mão para a outra, sem que esta bola escape. Para anexar ludicidade, em seguida brinque de batata quente com a empunhadura correta da bola de handebol.

Exercício 2: Empunhadura em Duplas
Em duplas, os jogadores posicionados um frente para o outro, com os braços estendidos a frente do ombro, a uma distância de no máximo 1 metro. Os dois jogadores segurando a mesma bola, utilizando o exercício da empunhadura, onde cada jogador deve utilizar a força na realização da empunhadura para conseguir puxar a bola. Repita o exercício mais algumas vezes trocando de colega de dupla.

Exercício 3: Passe acima do ombro
Cada aluno com uma bola, realiza o passe de ombro e recebe a bola. Treinando assim passe e empunhadura. O cotovelo deve ficar acima da linha do ombro. Varie com a outra mão, com o passe picado.

Exercício 4: Precisão do passe
Demarque sobre a parede círculos para serem arremessados com todos os tipos de passes.
Varie os círculos em categorias de fácil, médio e difícil.

Exercício 5: Passe acima do ombro em duplas
Em duplas um em frente ao outro, com distância de 3 a 4 metros. Os alunos devem trocar passes de ombro, simultaneamente. A prática deve acontecer com ambos os braços.

Exercício 6: Passe quicado
Em duplas um em frente ao outro, com distância de 3 a 4 metros. Os alunos devem trocar passes quicado, simultaneamente. A prática deve acontecer com ambos os braços e com variação de distancias.


Exercício 7: Arremesso Parado
Disponha os alunos parados e espalhados atrás da linha de seis metros
Todos os jogadores parados e espalhados atrás da linha de seis metros, de frente para o gol, sem goleiro. Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol.  Pode-se variar, e determinar o local para a realização do arremesso (exemplo: ângulo inferior esquerdo).
cotovelo, bem como do pé de apoio no chão, que deve ser contrário ao braço de arremesso. Importante alternar os braços. Para variar pode determinar o local em que a bola deve
Aumentar a distância do arremesso, em relação ao gol ou almentar a distancia entre aluno e o gol.


Exercício 8: Arremesso em deslocamento  
Uma coluna de jogadores nas posições do armador central, cada jogador com uma bola. Realizar o arremesso, de forma livre, sem cobrar o ritmo trifásico. O arremesso pode ser realizado entre os nove e seis metros. Neste momento o professor pode corrigir a posição do cotovelo, bem como do pé de apoio no chão, que deve ser contrário ao braço de arremesso. Importante alternar os braços. Para variar pode determinar o local em que a bola deve
Aumentar a distância do arremesso, em relação ao gol ou almentar a distancia entre aluno e o gol.

Exercício 9: Arremesso em suspensão
Organize filas nas posições de armador central, armador esquerdo e armador direito, onde cada aluno deve realizar o arremesso em suspensão. Aproveite para realizar as correções no pé de apoio que irá impulsionar o jogador para o arremesso em suspensão. Pode também utilizar um colchonete para que o aluno ultrapasse no momento do arremesso.

Exercício 10: Drible Individual
Em três filas, cada aluno deve driblar sua própria fila sem bola.

Exercício 11: Drible em dupla
Organize duas filas onde um aluno de cada vês deverá executar o exercício em parceria com o colega da outra fila. Com bola os alunos devem chegar ao fim da fila, realizando passes e driblando os colegas, sem dar mais de três passos com a posse de bola.

Exercício 12: Drible utilizando cones
Uma coluna no final da quadra de frente para uma coluna de cones colocados a diferentes distâncias um do outro.
Tarefa: O jogador deve driblar inicialmente andando e depois correndo, assim como com uma mão e depois com a outra, realizando o deslocamento em zigue-zague entre os cones.
Variações:
Diminuir o espaço entre os cones.
Fazer o retorno nestes mesmos cones, de costas.
Utilizar o contorno (giro em volta do cone) para alguns cones.

Exercício 13: Ritmo trifásico
Disponha os arcos no solo entre as linhas de tiro livre e a linha da área do gol. O Aluno deve realizar os três passos e arremessar. Importante que o aluno já saiba seu braço de arremesso e qual sua perna de apoio.  Pode-se variar distribuindo os alunos em 3 colunas, nas posições dos armadores para a aula ficar mais dinâmica.

Exercício 14: aumentar a habilidade motora na prática do Handebol.
Driblar cones: Os alunos deverão ser capazes de correr em zigue zague por entre os cones que estarão dispostos em linha longitudinalmente. Para tal deverão trocar o domínio da bola alternando a mão que promove o quique, sempre com o corpo entre a bola e cone a ser driblado. Objetiva-se com esse exercício desenvolver e aprimorar a coordenação lateral e contra lateral do indivíduo com domínio da bola.
Troca de passes 2 a 2 com duas bolas: Os alunos, em duplas, deverão ser capazes de passar a bola com ambas as mão e outrossim recebe-la com ambas. Enquanto um aluno arremessa o outro, que já tem uma bola na mão, deve recepcionar o passe com a mão livre. Alternando constantemente os braços, tanto no arremesso quanto na recepção. Objetiva-se adaptar o membro menos condicionado aos fundamentos básicos das circunstâncias de jogo, bem como desenvolver o membro já condicionado à demanda de jogo.   
Recepção e arremesso: Os alunos deverão ser capazes de recepcionar um passe, seja em salto ou o solo, arremessando posterior mente a bola ao gol. O exercício deve ser treinado alternado tanto as mão na recepção quanto no arremesso. Objetiva-se adaptar o membro menos condicionado aos fundamentos básicos das circunstâncias de jogo, bem como desenvolver o membro já condicionado à demanda de jogo.    

Exercício 15: Handebol Lúdico
Distribua os alunos em duplas e monte as equipes de duplas. De mãos dadas as duplas devem driblar e arremessar sem soltar a mão.Sem dar mais de 3 passos com a bola. Importante parar o jogo sempre que necessário para que haja respeito mútuo e criação de estratégias.

Exercício 16: Handebol Lúdico 2
Divida a turma em dois grupos, e oriente claramente a atividade – com um cone no fim da quadra e com cada equipe espalhada em seu campo, o desafio será assar a bola a todos os integrantes da equipe sem sair do lugar e acertar o cone no fim da quadra. Caso a bola caia ou não acerte a posse de bola passa a ser da outra equipe.

Exercício 17: Handebol Lúdico 3
Divida a turma em dois grupos, e oriente claramente a atividade – Cada equipe deverá escolher dois integrante e com a ajuda de um arco ( bambolê) serão goleiros que estarão andando sobre as linhas do campo de handebol segurando o arco um de cada lado onde o gol deverá ser feito.As equipes devem trocar passes e tentar chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe deve impedir sem contato corporal que a bola chegue aos goleiros. Para animar pode-se acrescentar mais bolas no jogo.

Exercício 18: Handebol Lúdico 4
O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola. Após o 10º passe o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10 passes.


Nenhum comentário: