EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Alimentos e bebidas para esportes de explosão muscular

Posted: 15 Oct 2012 04:06 AM PDT


Atletas de esportes que requerem explosão muscular e velocidade como luta, ginástica, natação ou atletismo, devem entender melhor a importância de consumir os corretos nutrientes e líquidos durante os treinamentos e preparação para competições para que seu corpo consiga apresentar o melhor rendimento, principalmente quando isso for realmente importante.
 
Líquidos: Hidratação para Desempenho Máximo
- A desidratação pode diminuir a energia e prejudicar o desempenho. Mesmo a perda de 2% do peso corporal pelo suor (por exemplo, 1,5 kg para um atleta de 75 kg) 1,2 pode representar uma desvantagem para o atleta. Em clima quente ou ambiente fechado com alta temperatura, alguns atletas podem perder mais de 3,8 L de suor durante um treino ou competição.
- Para atingir o desempenho máximo, os atletas precisam repor o que perderam no suor - líquidos e eletrólitos, como o sódio e o potássio.
 
Líquidos Essenciais
Atletas devem conhecer sua taxa de sudorese para evitar a desidratação e problemas relacionados ao calor.
Uma vez que a taxa de sudorese pode variar dependendo do indivíduo, clima e intensidade do exercício, os atletas devem medir:


 
Quanto peso perdem durante o exercício (em kg)
+
Quanto líquido consomem durante o exercício (em mL)
=
Quantidade de líquido que DEVEM consumir para repor as perdas por suor.


 
 
Atletas de esportes de explosão confiam no corpo para realizar explosões musculares intensas; a desidratação é um problema que costuma ser negligenciado. Atletas que não percebem a desidratação podem pagar um preço alto com relação à energia e à concentração que são fundamentais para o sucesso. Veja como se manter hidratado:
- Lembre-se dos líquidos durante o dia todo. Isso pode ser tão simples quanto começar o dia com uma bebida esportiva, depois usar bebedouros e lanchonetes como lembretes para continuar a ingerir líquido o dia inteiro;
- Hidrate-se 2 a 3 horas antes de treinos e competições. Atletas devem procurar beber pelo menos 500 mL de líquido nesse momento e outros 240 mL de 10 a 20 minutos antes da competição;
- Para os treinos e competições leve sempre bebidas esportivas, como Gatorade que evitam a desidratação e as cãibras musculares porque ajudam na reposição tanto de líquido quanto de eletrólitos, como sódio e potássio, perdidos no suor.
 
Alimentos: Combustível Antes do Treino
- Atletas devem abastecer o corpo 2 a 3 horas antes de treinos e competições com uma refeição ou lanche rico em carboidratos (veja "Sugestões de Cardápio Antes do Treino"). Quanto mais próximo do horário da competição, menor deve ser o lanche ou a refeição.
- A refeição antes da competição deve conter alimentos ricos em energia como cereais, massas e pães. Atletas devem ocupar 2/3 do prato com alimentos ricos em carboidratos e o restante com proteína magra como frango ou peru.
- Leve lanche para comer entre as provas. Num torneio de luta, por exemplo, um atleta pode ter que competir o dia todo. Ter alimentos disponíveis que sejam fáceis e rapidamente digeridos, podem ajudar a fornecer energia para os músculos e evitar a fome.
 
Sugestões de Cardápio Antes do Treino

- Cardápio 1
Sanduíche de peito de peru e queijo branco
Banana passa
Água e Bebidas e Esportivas

- Cardápio 2
Salada de macarrão com legumes e peito de peru
Fruta
Água e Bebidas Esportivas

- Cardápio 3
Peito de frango grelhado
Arroz branco
Batata assada
Suco de Fruta

Alimentos: Combustível Durante um torneio
Quando há grandes chances de competir ou treinar durante o dia todo, atletas devem planejar suas refeições a fim de manter e obter depósitos de energia (glicogênio). Veja exemplo de cardápio.
 
Alimentos: Combustível Após o Treino
Atletas queimam seus depósitos de energia durante a prática de exercícios físicos. Portanto, é importante que façam a reposição de energia para os músculos em 30 minutos e novamente no prazo de 2 horas para ajudar a reconstruir os depósitos de energia dos músculos para a próxima prova ou treino.
 
 
Exemplo de Cardápio


Autores: Susan Kundrat

Fonte


O papel da Educação Física nos centros de Educação Infantil

Posted: 15 Oct 2012 04:04 AM PDT



A criança tem suas capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, capazes de interagir, aprender, explorar e vivenciar, tendo o direito de viver sua infância. É importante evidenciar o histórico da Educação Física e sua importância para a Educação Infantil, muitas vezes reconhecida, mas desvalorizada ainda por alguns da sociedade, bem como não implementada conforme regem as leis.

A Educação Física passou por várias influências e visões sobre a atividade corporal, desde uma concepção política e militar, trazendo como exemplo de algumas influências o Método Alemão, o Francês e o Natural Austríaco, até determinado momento voltado à saúde, com uma concepção de cuidados e higiene com o corpo, bem como momentos de uma preocupação voltada à resistência dos corpos: o exercício para o trabalho.

Após muitas mudanças e influências, a Educação Física hoje, vive um momento de transformações, como a promoção da saúde, educação, bem estar, lazer, consciência corporal, aprendizagem e desenvolvimento.

Desta maneira, a Educação Física se modifica e assume seu papel na sociedade como parte do processo educativo do homem, deixando de ser um fim em si mesma, e passando a ser vista como um meio de promover todas as questões citadas anteriormente.

Assim, se faz necessário propor às crianças, dos CEINF´s, condições para o desenvolvimento humano sadio, oferecendo-lhes atividades de cunho cultural, de esporte e lazer, numa promoção integrada entre os conteúdos e os profissionais, contribuindo com uma formação plena.

O papel pedagógico das crianças integradas no processo educacional deve contribuir com o desenvolvimento físico, social e psicológico. A Educação Infantil está inclusa no processo educacional, com a descoberta dos movimentos fundamentais nas fases inicial, elementar e madura, para depois ter a melhor exploração e especialização dos movimentos fundamentais na Educação Fundamental e no Ensino Médio (Gallahue e Ozmun, 2001).

O papel do profissional de Educação Física é significativo no ensino, com uma trajetória que dever ser vivenciada desde movimentos fundamentais em toda Educação Básica.
As aulas de Educação Física são uma forma educacional em que as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de participar de atividades recreativas, esportivas e de cuidados e atenção com o corpo e sua saúde, constituindo-se, portanto, em oportunidade única de desenvolvimento de atitudes favoráveis à prática de exercícios físicos que possam favorecer o equilíbrio energético (Guedes e Guedes, 2003). Barbosa (2006) reafirma que a aula de Educação Física deve ser o lugar onde a criança compartilha com outras as atividades esportivas e de recreação, beneficiando o seu desenvolvimento físico, social, cognitivo e psicológico.

De acordo com Oliveira (s/d), em uma pesquisa apresentada sobre as intervenções pedagógicas na estruturação da Educação Física Escolar, onde o objeto de estudo da Educação Física apresenta-se como sendo o movimento humano, o estudo afirma que "é de senso comum entender a Educação Física como o momento do jogar, do brincar e não o momento do refletir, pesquisar, analisar e avaliar".

Para Oliveira (s/d), o movimento deve ser discutido, entendido e reconstruído de acordo com as possibilidades de cada aluno, desde a descoberta dos movimentos fundamentais, passando pelos jogos de baixa organização, atividades dançantes e expressivas, princípios básicos de higiene e cuidados com o corpo, para o desenvolvimento motor de suas habilidades na Educação Infantil com o objetivo de "vivenciar a motricidade em sua plenitude por meio de ações lúdicas a fim de estimular o desenvolvimento das habilidades motoras de base".

Lampréia (1985), apud Mastroianni, Bofi e Carvalho, (s/d) diz que a estimulação da criança desde sua mais tenra idade é fundamental. Deve haver nesse período o máximo de satisfação das necessidades básicas, pois, as crianças que possuem carência de estímulos corporais e ambientais nessa fase poderão apresentar dificuldades em outros estágios do desenvolvimento, com risco de chegar ao período escolar com déficits acumulados em relação às habilidades mínimas necessárias para que possam adquirir novos comportamentos que delas serão exigidos.

A criança tem possibilidades motoras que evoluem amplamente de acordo com sua idade e tornando-se variadas, completas e complexas, segundo Rosa Neto (2002), é uma fase considerada como uma porta aberta à interação e à estimulação, no âmbito "maturacional e evolutivo".

O desenvolvimento físico integral visa aprimorar as capacidades físicas principais, desenvolver, intensificar e aperfeiçoar as capacidades funcionais do sistema respiratório e cardiovascular, os sistemas nervosos centrais e periféricos, ativar os processos de metabolismo, as capacidades de adaptação do organismo. Isso tudo poderá aumentar a resistência do organismo evitando nas crianças desânimo e falta de aptidão (MATVEEV, 1997).

Barbosa (2006) diz que a atividade física é muito importante e essencial para a qualidade de vida do indivíduo, pois todos esses fatores, as capacidades físicas e funcionais, devem estar em harmonia para que proporcione melhor condicionamento físico e consequentemente bem estar físico e psicológico.

Além dos movimentos básicos do cotidiano, para um melhor desenvolvimento motor, temos ainda os benefícios relacionados à prevenção de doenças, relacionados também ao gasto energético, já que a obesidade infantil é uma realidade fora e dentro dos CEINF´s. A Educação Física escolar além de sua importância, pode também desenvolver atividades que ensinem às crianças aderirem a uma vida saudável.

É essencial que considerem o profissional de Educação Física um profissional que deve fazer parte da formação das crianças, assim como outros profissionais voltados a área, pois nem sempre os educadores que ministram a recreação possuem formação para esta área específica, cabendo ao professor de Educação Física que adquiriu um estudo mais específico na área de desenvolvimento, transmitir aos alunos uma visão adequada no aperfeiçoamento da coordenação motora e auxiliar o educando em suas atividades, minimizando suas dificuldades.

Esse trabalho pode e deve ser realizado através do brincar, apresentando os objetivos específicos no desenvolvimento psicomotor, trabalhando a consciência corporal, bem como os cuidados e prevenção de lesões com o corpo.

A Educação Física é parte do Currículo Escolar da Educação Infantil e assume um novo papel no contexto educacional, mas que precisa de estudos e pesquisas para desenvolver esse trabalho na Educação Infantil, não somente incluir, mas fazer algo pelas crianças, e fazer que na prática, a Educação Física contribua significantemente para o desenvolvimento na questão pedagógica.


Saiba quais são as variações do pilates que estão ganhando as academias

Posted: 15 Oct 2012 02:03 AM PDT

A criação do alemão Joseph Huberts Pilates traz diversos benefícios: melhora a consciência corporal, o controle respiratório, alivia as dores crônicas, reduz o stress e a fadiga e desenvolve a força muscular. Mas, ainda que o método carregue inúmeras qualidades no currículo, variações que incorporam novas técnicas ao método têm surgido para complementar a modalidade e suprir as necessidades individuais. Conheça as combinações e experimente a sua aula preferida: 

Mat pilates: o mais comum em academias é realizado no solo, com movimentos lentos e usa o peso do próprio corpo para executar os exercícios. "Trabalha o controle dos músculos mais profundos e a estabilidade do corpo", diz a personal trainer Juliana Xavier Votta, de São Paulo. 

Pilates studio: o genuíno, conta com diversos aparelhos e camas com molas que facilitam a execução de alguns movimentos. Indicado para iniciantes, pessoas idosas ou em recuperação, também possibilita um treino mais pesado para os experientes.

Aeropilates: combina exercícios aeróbios, como caminhada, corrida ou bike, com o mat pilates. "A modalidade melhora o condicionamento cardiovascular, o equilíbrio postural, a coordenação e a flexibilidade", conta Guilherme Veiga Guimarães, especializado em fisiologia do exercício pelo Incor-HCFMUSP, de São Paulo.

Pilates no tecido: usa os princípios do Pilates com elementos de acrobacia circenses. "A combinação de exercícios de mat e studio ajuda a realinhar o corpo e os movimentos corporais antigravitacionais aumentam os espaços intervertebrais", diz Guilherme. Os movimentos são mais desafiadores, melhoram a consciência corporal, a força muscular, capacidade física, flexibilidade e mobilidade articular.

Xtend Barre: perder peso, ganhar formas e postura de bailarina são alguns dos benefícios da atividade, que permite a queima de até 450 calorias em 55 minutos. "Os resultados aparecem rapidamente, em dez aulas. A força, concentração e o equilíbrio do pilates são mesclados aos exercícios do balé clássico, só que de maneira adaptada, mais anatômica", diz a professora de educação física Audrea Regina Ferro Lara, detentora da marca no país. 

Power plate pilates: "Na plataforma vibratória, abdominal, elevação pélvica, prancha e outros exercícios do pilates ficam mais intensos e aceleram o ganho de tônus muscular", fala a fisioterapeuta Andréia Ribeiro, do estúdio Equilibrium Pilates, em São Paulo.

Garuda: inventado por um professor indiano que já deu aula para a Madonna, combina movimentos do pilates, da ioga e do gyrotonic em um treino feito com um aparelho próprio ou no solo. "As posições reproduzem o que você realiza no reformer, barril e cadillac, mas são únicas e desafiam também a capacidade aeróbica", descreve a professora Maria Ceiça Diniz, do Personal Studium, em São Paulo. 

Pilates + jazz + boxe: a academia Runner adicionou dança e luta ao método e criou uma aula de 45 minutos que trabalha força, resistência aeróbica, flexibilidade e equilíbrio e queima pelo menos 400 calorias. "Na aula Runner Trio, você repete saltos, socos, chutes e exercícios dinâmicos e isométricos em blocos coreografados", fala Saymon Lopes, um dos idealizadores da aula. 

Pilates Walker: a ideia da técnica criada pela fisioterapeuta Barbara Reginato, de Rio Claro (SP), reproduz os exercícios do pilates somados à caminhada. "Do umbigo para baixo, você caminha; para cima, exercita os braços e o tronco usando toning ball, faixa elástica e fitness circle, sempre com o abdômen ativado e as escápulas contraídas, regras no pilates", diz. O desafio compensa: Barbara fez o cálculo e concluiu que o gasto calórico é 35% mais alto do que na caminhada. 

Pilates Funcional: elementos do RPG e ioga, entre outras técnicas de conscientização corporal, somam-se aos do pilates para reforçar a fixação da postura correta. "A adaptação respeita a individualidade biológica de cada um, exigindo o uso da força muscular, flexibilidade e concentração", explica Everton Batista, personal trainer do Espaço Beleza Social - Estética e Mat Pilates. 

Yogapilates: exercícios que trabalham a respiração da ioga (o aluno inspira esvaziando totalmente a caixa torácica e a região abdominal) e do pilates (o abdômen é contraído o tempo todo junto com os movimentos corporais). "A execução é precisa e bem calculada, com sequências dinâmicas e sincronizadas com a respiração", diz Everton. 

Standing pilates: criado com o objetivo de controlar os altos índices de osteoporose nos EUA, o método aperfeiçoa a postura ortostática (em pé). "Ele desenvolve e trabalha intensamente o desequilíbrio do corpo, estimulando a recuperação durante a execução dos movimentos. Esse trabalho melhora o metabolismo ósseo do praticante", esclarece Elaine de Markondes, médica, fisioterapeuta e Master Trainer em Pilates do Núcleo do Corpo.



O cuidado nas brincadeiras de crianças

Posted: 15 Oct 2012 02:01 AM PDT


 
Nem sempre parque de diversão, playground, parquinho e brinquedos são seguros para brincar. Diversos casos recentes de acidentes com crianças apareceram em jornais e tevês. Por isso, nunca é demais recomendar aos pais que tenham cautela e aperfeiçoem a supervisão. Acidentes acontecem, mas há os que podem ser evitados. Para ajudar, destaco a seguir alguns pontos que devem sempre ser observados.
 
Verifique sempre o estado dos brinquedos e o ambiente onde a criança está brincando e, se for o caso, não permita que a criança permaneça em locais que ofereçam perigo. Se desconfiar que o estado de conservação dos equipamentos do parquinho não está absolutamente em ordem, melhor não permitir que a criança brinque. Além do estado de conservação, os pais precisam observar se os balanços estão cercados para evitar que as crianças cheguem correndo e se choquem com os balanços em movimento. É bastante comum a criança voltar para casa esfolada ou até com um osso quebrado em decorrência da brincadeira em si, mas ninguém quer que as crianças sofram acidentes graves como os noticiados. Queda da gangorra ou ser atingido por um balanço em movimento são episódios comuns. Brinquedos em má conservação, objetos pontiagudos, vidros quebrados ou latas são um risco. 
 
Um estudo realizado nos Estados Unidos em 1999 revelou que cerca de 75,8% das lesões em crianças atendidas em postos de emergência ocorreram em brinquedos de uso público, 22,8% em brinquedos de uso doméstico e 1,4% em brinquedos caseiros (pular corda etc). Dos acidentes em espaços públicos, 45% aconteceram em escolas. A fratura costuma ser a lesão mais comum, responsável por 39% dos casos. Os dados foram levantados pela Consumer Product Safety Commission (CPSC), que de janeiro de 1990 a agosto de 2000 recebeu 147 denúncias de mortes de crianças com menos de 15 anos em equipamentos de playground. 
 
O brincar é provavelmente a atividade mais importante que uma criança exerce. Brincando, desenvolve habilidades da parte motora e da mente; o corpo se exercita e aprende a viver em sociedade; do ponto de vista emocional, a criança que brinca se diverte e fica feliz, cresce saudável. A brincadeira faz a criança sorrir. Ganhar presente também. O Dia das Crianças está chegando e adultos se mobilizam para atender aos pedidos. Mas, os brinquedos também são responsáveis por boa parte dos acidentes com crianças. Dos quatro aos 14 anos, é frequente a criança se machucar, sofrendo lesões do tipo torção, batida, corte, raladura ou fratura. Segundo o Ministério da Saúde, quedas representam 50% dos atendimentos de urgência em crianças no SUS – Sistema Único de Saúde. Em 2008, a Organização Mundial da Saúde divulgou um relatório alertando para a segurança com crianças, e estimou que 830 mil crianças morrem vítimas de acidente em todo o mundo, anualmente. No Brasil, são quase 5 mil mortes por ano e cerca de 137 mil crianças hospitalizadas, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. Esses dados confirmam a importância de sempre refletir sobre o assunto.
 
Acidentes sérios também são provocados por bicicleta, skate, patinete e patins de rodinhas. Sobre rodas, as crianças ganham velocidade e a queda tem impacto bem maior. Por isso é importante usar sempre os equipamentos de segurança. Tem criança que não quer colocar capacete, mas é ele que, muitas vezes, evita a ocorrência de ferimentos graves. Lesões faciais, principalmente nos dentes, e traumatismo craniano, são comuns quando se cai de bicicleta, patinete, skate ou patins de rodinhas e poderiam ser evitados com o uso de capacete, que é item obrigatório mesmo que a criança tenha menos de quatro anos. Joelheira, cotoveleira e luvas são recomendáveis. Ainda falando em crianças sobre rodas, há pouco tempo esteve na moda o tênis de rodinha, um brinquedo a ser usado com critério. Não se trata de um calçado, portanto, não é adequado para o uso contínuo, por causa da falta de equilíbrio que proporciona.
 
Um brinquedo que é para lá de comum no Brasil e que não cai de moda é a bola. Hoje, chutar bola é hábito entre meninos e meninas e as contusões são frequentes. Alguns cuidados também podem ser tomados. Caneleira, joelheira, tornozeleira e meiões protegem os membros inferiores. Adultos podem cuidar para que sejam formados times com crianças de tamanho semelhante para evitar o choque entre corpos de tamanhos muito desiguais, o que poderia machucar mais os menores.
 
Quedas em velocidade e de lugares altos costumam figurar entre os acidentes graves. Subir em árvore é outra coisa que as crianças adoram fazer. E os adultos precisam supervisionar. Não permita que crianças subam ou se pendurem em galhos muito finos, verdes ou secos, porque o risco de cair é maior. É preciso ter cuidado com a altura.
 
Além dos parquinhos, parques de diversão e coisas do gênero, o perigo pode estar em muitos outros lugares.Escada e estacionamento são lugares perigosos para uma criança. A rua também. O ideal é que um adulto avalie o local, do ponto de vista da segurança, e delimite o espaço que a criança possa brincar. O adulto também precisa ficar supervisionando a brincadeira. No quintal, é preciso ter cuidado com ralos e cercas. Dentro de casa, tapetes e quinas são perigosos.
 
Não é simples perceber que ocorreu uma fratura em uma criança. O osso da criança não está totalmente mineralizado. É semelhante ao galho verde de uma planta: difícil de quebrar se comparado ao de um adulto, que se parte. Além disso, existem situações nas quais não há sinal de fratura, constatada apenas depois do exame médico. Então, quando a criança continua se queixando de dor, é sempre melhor levar para o médico avaliar.
 
A gravidade de quedas e contusões depende da maneira como se cai, da altura da queda, da superfície do impacto, do mecanismo do trauma e da parte do corpo atingida. O que mais preocupa é o traumatismo craniano pelo alto índice de mortalidade e sequelas. O trauma abdominal pode provocar hemorragia, lesões aos órgãos internos e requer atenção. As fraturas expostas precisam ser tratadas cirurgicamente em menos de seis horas, por causa do risco de infecção. A fratura de bacia e aquelas que afetam grandes vasos sanguíneos causam bastante sangramento, que precisa ser estancado. Traumas de extremidades podem levar a contusões, entorses, luxações e fraturas. Feridas superficiais atingem apenas a pele, o tecido subcutâneo ou o couro cabeludo.
 
A fratura no crânio pode ocorrer sem que haja um sintoma evidente, como coágulo e inchaço cerebral. Algumas vezes, a criança fica mole por alguns minutos, volta a brincar por horas e, só depois, perde o nível de consciência. Por isso, a lucidez não é o único elemento a ser avaliado. É preciso observar se está sonolenta ou tem dificuldade de acordar, se sente náuseas ou tem vômitos, convulsões, desmaios, tonturas, vertigens, sangramento ou saída de líquidos pelo nariz ou ouvido; dor de cabeça em progressão, perda de força nos braços e nas pernas, amnésia, confusão mental ou comportamento estranho. O famoso "galo" é uma manifestação da pele, do tecido subcutâneo e do couro cabeludo. Quando a criança bate a cabeça é comum ficar mole logo após a pancada e se restabelecer em poucos minutos, voltando a conversar, se movimentar e a brincar.
 
Crianças andam, correm, brincam e caem, é natural. A supervisão constante é a melhor medida a ser adotada para que a criança não se machuque. Pense que o bebê não deve ficar sozinho (no trocador, na banheira, no sofá, na cama); até as grades do berço devem ser proporcionais ao seu tamanho quando ele começa a ficar em pé, não é? Mesmo as crianças maiores, muitas vezes se machucam por falta de alguém que dê um alerta para o perigo. Cabe aos adultos manter a casa segura, com janelas com grades e tanques, eletrodomésticos como TVs e móveis de grandes dimensões devem ter fixação e apoio adequados para evitar que caiam sobre as crianças. Piso antiderrapante, sem tapete, e corrimão nas escadas. Ambiente com boa iluminação (seja natural ou artificial) e arejado. Ao ar livre, o melhor é brincar na grama ou na areia, que em caso de queda tem menos impacto. Todos concordam que criança que não sabe nadar não deve entrar na água sozinha, mas, mesmo assim, o afogamento é o acidente que mais mata crianças no Brasil. Então, todo cuidado é pouco e a criança precisa mesmo de proteção, para crescer saudável e feliz.

Retirado daqui


Exercício ajudando fígado a produzir colesterol bom

Posted: 15 Oct 2012 01:47 AM PDT


Exercício e dieta treinam célula de gordura para induzir fígado a produzir colesterol bom
Exercício e dieta treinam célula de gordura para induzir fígado a produzir colesterol bom

Exercício e dieta podem treinar as células de gordura de pessoas com excesso de peso e diabetes para induzir o fígado a produzir colesterol "bom". É o que revela estudo de pesquisadores do Methodist's Center for Cardiovascular Disease Prevention, nos EUA.

A pesquisa sugere que mesmo as pessoas com excesso de peso que são fisicamente ativas e comem uma dieta saudável estão recebendo os benefícios da mudança de estilo de vida.

"Quando você se exercita e se alimenta bem, você melhora a função do seu tecido adiposo, seu coração e sistema vascular, e até mesmo o desempenho muscular. Você está recebendo uma série de benefícios que você não pode ver apenas monitorando o peso", afirma o investigador principal Christie Ballantyne.

Ballantyne e sua equipe analisaram dados de pacientes em um ensaio clínico para examinar o efeito de uma intervenção no estilo de vida projetada para provocar perda de peso e reduzir o risco para a doença cardiovascular.

O estudo AHEAD contou com participantes diagnosticados com diabetes tipo 2 e também considerados com sobrepeso ou obesos. Eles foram designados para receber uma intervenção intensa no estilo de vida em que foram encorajados a se tornarem mais ativos fisicamente e limitar sua ingestão de calorias ou um programa que incluía apoio ao diabetes e educação.

A equipe coletou sangue dos participantes em intervalos regulares e verificou a presença de diversos biomarcadores, incluindo colesterol HDL e o hormônio de gordura adiponectina em suas diversas formas.

Após um ano, a adiposidade, o fitness, os níveis de glicose no sangue e os níveis de gordura dos participantes do programa de intervenção foram, em média, significativamente melhores. Os níveis de LDL, o chamado colesterol "ruim", não se alterou.

No entanto, os níveis de adiponectina e colesterol HDL foram alterados. Adiponectina total produzida pelas células de gordura aumentou cerca de 12% em relação ao grupo controle, em que as pessoas receberam aconselhamento. O colesterol HDL subiu quase 10%.

Segundo Ballantyne, embora uma relação causal entre a produção de adiponectina e o aumento nos níveis sanguíneos de colesterol HDL ainda não esteja provada, o estudo apoia a ideia de que o hormônio de gordura está ligado à síntese do colesterol "bom" no fígado.



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