EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Prevenção do Tabagismo

Posted: 04 Oct 2012 02:43 AM PDT

 A  educação tem aqui um papel importante na prevenção pois o ideal é não começar a fumar. A promoção da saúde deve começar cedo e na escola e nos locais de trabalho. Como é pouco frequente o hábito de fumar começar depois dos 18 anos, a prevenção primária durante a infância e a adolescência será essencial para reduzir o número de fumadores. Os jovens treinados para resistirem à pressão social, os que sabem das dificuldades em deixar de fumar e os que conhecem as consequências do tabagismo para a saúde, têm maior probabilidade de não começarem a fumar.

A prevenção contra o tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco, e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco. Isto implica que, para além do médico, têm responsabilidades nesta área as forças culturais, sociais e políticas.

Tratamento do Tabagismo

 

Porque devo deixar de fumar?

Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem, em média, mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.

Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.

Quais são os benefícios de deixar de fumar?

  • Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
  • Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
  • Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
  • Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
  • Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são factores adicionais que podem motivar a sua decisão.

Como devo proceder?

Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeie a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva família, amigos e colegas de trabalho no processo.

Onde posso encontrar ajuda?

Consulte o seu médico de família. Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar ou recomendar-lhe apoio psicológico.

Conselhos úteis

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:

  • Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
  • Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
  • Identifique os seus hábitos de tabagismo. Saber em que circunstâncias habitualmente fuma permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
  • Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
  • Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
  • Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o aumento de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
  • Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objectos relacionados com o hábito de fumar.
  • Pratique actividades físicas. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
  • Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.

Tipos de Tratamentos

1 – Abordagem Cognitivo-Comportamental:

É uma abordagem que combina intervenções cognitivas com treino de habilidades comportamentais, e que é muito utilizada para o tratamento das dependências. Esse tipo de tratamento é geralmente feito por psicólogos ou médicos especializados. Os componentes principais dessa abordagem envolvem a detecção de situações de risco de recaída e o desenvolvimento de estratégias de auto-controlo. Em suma, este tipo de abordagem permite que o indivíduo aprenda como escapar do ciclo vicioso da dependência e a tornar-se assim um agente de mudança do seu próprio comportamento.

2 – Tratamento com Medicamentos:


O tratamento com medicamentos pode ser utilizado como um apoio, em situações bem definidas, para alguns pacientes que desejam parar de fumar. Esse tratamento tem a função de facilitar a abordagem cognitivo-comportamental, que é a base para parar de fumar.


Prevenção à osteoporose deve começar na infância

Posted: 04 Oct 2012 02:42 AM PDT

A osteoporose deve ser prevenida desde a infância. O alerta do Ministério da Saúde para hoje (20), dia mundial de combate à doença, será tema da campanha que começa no dia 22 de outubro. A mobilização nacional tem o objetivo de reduzir a incidência da doença, que atualmente atinge 10 milhões de brasileiros. O tema é "Prevenção da osteoporose: da criança à pessoa idosa" e chama a atenção para o fato de que a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças pode prevenir, ou minimizar o aparecimento da doença na vida adulta.

A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas. "É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão", explicaa coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, LuizaMachado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), são altos. "Só em 2010, o SUS gastou aproximadamenteR$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas", informa Luiza Machado.

A meta do governo federal é reduzir em 2%, ao ano, a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas. Apenas, em 2010, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur. Para isso, o governo federal firmou acordo com estados e municípios (com população acima de 100 mil habitantes), para a redução progressiva de internações por fratura de fêmur, desde 2008 com o Pacto Pela Vida.


Tabagismo passivo causa milhares de mortes por ano

Posted: 03 Oct 2012 02:46 PM PDT


O tabagismo é uma das principais causas de morte no mundo, podendo até mesmo causar o falecimento de pessoas que nunca acenderam um cigarro.

Uma nova pesquisa mostra que nos Estados Unidos cerca de 42.000 fumantes passivos morrem todos os anos, sendo que dentre esse número 900 vítimas são crianças.

É difícil ter dados exatos para essa questão, já que o tabagismo passivo é analisado de acordo com depoimentos da própria pessoa e por isso as informações podem não ser confiáveis. Além disso, a qualidade ruim do ar em grandes cidades dificulta a diferenciação dos danos causados pelo cigarro e os danos causados por outros fatores nocivos presentes no ambiente.

"É verdade que fumar é proibido em muitos lugares públicos e locais de trabalho. Porém, o nosso uso do biomarcador indica que as pessoas ainda são mais expostas do que elas imaginam. Muito disso pode ocorrer em casa, ou não. Estudos mostram que até mesmo pequenas quantidades de exposição ao tabagismo passivo podem ter um impacto negativo na saúde, particularmente para pessoas que são vulneráveis por diversas razões", explica a pesquisadora Wendy Max, da Universidade da Califórnia (EUA).

A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Public Health.

Fonte: Live Science, 28 de setembro de 2012



Hidratação da pele: o que precisamos saber

Posted: 03 Oct 2012 08:18 AM PDT


Hidratação da pele: o que precisamos saber

A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.

O que pode provocar o ressecamento da pele?

São vários os fatores responsáveis:

Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.

Quais os problemas de uma pele desidratada?

A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.

Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele?

Para evitar o ressecamento, é importante:

Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.

Por que a pele fica mais ressecada no inverno?

No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Qual o melhor hidratante?

O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. O profissional mais habilitado para avaliar o tipo de pele e os produtos mais indicados para ela é o médico dermatologista.

A descamação pode ser provocada por uma doença?

Algumas vezes, o ressecamento da pele pode ser provocado por doenças que provocam descamação como: a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose, entre outras. Nestes casos, é importante que o dermatologista diagnostique qual é a causa da descamação para indicar o tratamento mais adequado.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista


6 dicas para hidratar a pele corretamente

Posted: 03 Oct 2012 08:01 AM PDT



1. Movimentos circulares

Aplique o hidratante com as mãos em movimentos suaves e circulares

2. Absorção total

Espalhe o cosmético sempre com a pele seca e massageie até total absorção do produto

3. Shower gel

Faça uso de shower gel, disponível em várias marcas, pois, diferentemente do sabonete, ele não resseca a pele, além de ter um perfume incrível

4. No banho...

Invista em banhos mornos e rápidos

5. De manhã e à noite

Hidrate a pele do corpo duas vezes por dia: uma pela manhã e a outra, à noite

6. Muito líquido

Beba muito líquido, de preferência água, sucos naturais e chás


Nebulização: escolha certa ou errada?

Posted: 03 Oct 2012 08:00 AM PDT





Os aparelhos para nebulização foram um dos primeiros dispositivos usados para inalação de medicamentos no tratamento da asma e se tornaram muito populares nos últimos anos. O modelo mais conhecido é composto por um compressor ligado à corrente elétrica que fragmenta o medicamento líquido em partículas formando uma névoa, que é inalada e transportada até os pulmões através da respiração.

Ter um aparelho para nebulização em casa pode ajudar num momento de crise, evitando-se a ida a um serviço de emergência, em especial durante a noite. Algumas pessoas tendem a usar o aparelho como se fosse o único tratamento para a asma. Outros, até mesmo usam como sinônimo de medicação e chegam a dizer: -"Doutor, eu estava em crise, fiz uma nebulização e melhorei", ou seja, sem ao menos referir o nome do medicamento usado. É importante estar ciente de que a nebulização nada mais é do que um método para inalar um medicamento.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis para venda: os modelos tradicionais a jato e os ultrassônicos. Os primeiros, funcionam através de uma corrente de ar ou oxigênio comprimido que quando projetada em grande velocidade sobre uma solução nebulizável, rompe-a em pequenas moléculas e origina um aerossol. Nos aparelhos ultrassônicos, o aerossol é produzido por ultrassons gerados ao se fazer vibrar um transdutor ou um cristal piezoelétrico sobre um líquido, geralmente entre 1 e 3 MHz.

Os medicamentos mais usados através de nebulizadores são os broncodilatadores (Berotec, Aerolin, Atrovent), com efeito de alívio nas crises de asma. Entretanto, outras medicações podem ser utilizadas, como por exemplo os corticóides inalados (Clenil A, Pulmicort), com objetivo não apenas de alívio, mas como tratamento de controle da asma.

Vantagens da nebulização:
- Técnica de uso é simples, facilitando uso em crianças, idosos e pessoas com dificuldade na coordenação motora.
- Uso facilitado nas crises, mesmo naquelas mais graves, pois não necessita de manobra respiratória especial.
- Pouca deposição do remédio em orofaringe
- Podem ser misturados vários medicamentos numa mesma inalação.

Desvantagens:
- Dificuldade no transporte e na montagem do aparelho, em especial na hora da crise,
- Necessita energia elétrica,
- Barulho é incômodo, em especial à noite,
- Risco de contaminação,
- Demora para inalar a dose,
- Necessita de manutenção e esterilização dos componentes.

Como fazer uma nebulização:
Colocar a medicação no recipiente, usando soro fisiológico, num volume médio de 2ml. Não se recomenda o uso de água destilada como diluente.
Sentar-se com as costas eretas e posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca, que deve permanecer aberta durante todo o processo.
Respirar lenta e profundamente aguardando até o vapor se extinguir.

Após o uso, desmonte e lave com sabão ou detergente neutro. Depois de lavado, coloque o material de molho por 30 minutos em solução germicida (pode-se também usar solução caseira feita com 500ml de água sanitária e 500 ml de água filtrada ou fervida). Lave novamente em água corrente (coloque sob o jato da torneira por alguns minutos). Depois, deixe secar bem e guarde em local fresco e livre de pó ou foco de mofo.

Erros mais comuns:
- Colocar grande quantidade de soro
- Usar máscara afastada do rosto (o vapor se espalha e prejudica o resultado)
- Fazer a nebulização com a criança dormindo, deitada ou usando chupetas.

Dicas:
- Peça ao médico que indique o medicamento e a dose adequada para evitar pânico na hora da crise.
- Procure fazer a nebulização em local calmo, com a pessoa sentada e com as costas eretas. Crianças pequenas devem ser colocadas no colo.
- Não fale durante o procedimento.
- Para uso de corticóides inalados, preferir os aparelhos a jato e usar bocais ao invés de máscaras para proteger os olhos.


Nenhum comentário: