EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Cuidados no verão com a prática da atividade física

Posted: 23 Nov 2011 08:00 PM PST


http://fatordamoda.com.br/wp-content/uploads/2011/11/exercicios-fisicos-no-verao_480x270-300x168.jpg

Quem nunca se deparou com alguém praticando alguma atividade física com agasalho em plenos 30 graus, pessoas aconselhando caminhadas e exercícios abdominais com uma sacola plástica presa ao tronco, achando que dessa forma "perderão" a barriguinha, ou mesmo uma pessoa obesa correndo sem nenhum controle e pouca segurança? Todos nós já vimos algumas dessas situações, se é que não éramos os próprios executantes.


É de primordial importância levar em conta certas precauções
em relação ao verão/sol e a atividade física:

• Consultar um cardiologista e um ortopedista, para examinar a função do coração e assegurar a integridade óssea e articular, respectivamente, a fim de evitar eventos indesejáveis;

• Procurar um educador físico para orientar e prescrever as atividades físicas – ele montará um programa de atividades respeitando as individualidades biológicas e estará pronto a modifica-la sempre que houver necessidade;

• Exercitar-se nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais fraco;

• Passar protetor solar nas partes do corpo que estarão mais expostas, principalmente no rosto – já está mais que comprovado que a exposição prolongada aos raios solares pode provocar até câncer de pele;

• Utilizar roupas leves e confortáveis – confere maior amplitude e suavidade ao movimento;

• Hidratar-se – não espere ficar com sede para tomar água ou isotônico, a sede já é sinal de desidratação, então ande com uma garrafinha e ingira o líquido periodicamente;

• Procurar lugares com boa ventilação – locais fechados, tais como salas, além das janelas devem ter ventiladores para garantir a circulação do ar, assim, evitando o abafamento.

Cada um dos itens relacionados acima é de extrema importância, pois, caso seja descartado pode trazer algum prejuízo ao praticante.



Exercícios regulares e alimentação adequada deixam os seios bonitos e saudáveis

Posted: 22 Nov 2011 03:27 AM PST


seios 300x225Getty Images

Determinadas partes do corpo da mulher são consideradas áreas críticas, pois possuem mais tendência a acumular gordura.

Uma delas são os seios, pouco exigidos nas tarefas do dia a dia.

Muito valoridados pelos homens, os seios, ou mamas, são basicamente constituídos de tecidos, gânglios e gorduras.

Como não possuem músculos, os exercícios físico não chegam a influenciar diretamente na estética. Mas podemos exercitar a musculatura responsável pela sustentação das mamas, os músculos peitorais.

Feitos com regularidade, mesmo em ambiente doméstico, esses exercícios deixam os seios mais fortes, bonitos e o que é melhor, saudáveis.

Você pode incrementar a malhação com uso de halteres, faixa elástica e bastão.

Natação, ginástica localizada, vôlei, handebol e basquete também são bons para os seios.

A alimentação colabora para manter os seios firmes e saudáveis. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes previnem o câncer de mama e diminuem o efeito sanfona, que pode vir a danificar a elasticidade da pele das mamas e gerar estrias.


Drenagem linfática por aparelhos

Posted: 22 Nov 2011 02:28 AM PST


http://www.ck.com.br/materias/2001_06_arquivos/0601_arquivos/20016b.jpg

A drenagem linfática feita pelos aparelhos tem os mesmos objetivos que a drenagem linfática manual, isto é, melhorar a condição de drenagem linfática natural do organismo. A diferença fundamental é que quem faz este auxilio não é mais o profissional treinado em drenagem linfática e sim um sistema de "boi sas"pressóricas que são ativadas mediante um programa inteligente de comutador que dá a ordem para que a seqüência de inflar e desinflar sejam desencadeadas. Hoje temos aparelhos ultra sensíveis que conseguem mimetizar bastante o fluxo natural da linfa, em que pese algumas críticas a sua utilização tais como a que eles não consideram a individual idade dos pacientes e que têm um custo financeiro maior do que apenas o aprendizado da técnica manual.

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE DRENAGEM LINFÁTICA

Algumas situações na área da medicina da aparência são passíveis da utilização deste método, A seguir listaremos algumas delas sem critério de ordem de necessidade:

Acne
Couperrose
Rosácea
Celulite (Lipodistrofia Ginóide)
Pré e pós cirurgia plástica
Tratamento de cicatrizes
Quelóides e cicatrizes hipertróficas
Tratamento de rejuvenescimento
Relaxamento

CONTRA-INDICAÇÓES DO MÉTODO

Existem contra-indicações absolutas e relativa para o uso da drenagem linfática tanto manual quando por aparelhos. As relativas seriam:

Câncer diagnosticado e já tratado
Inflamações crônicas
Tratamento realizados anteriormente para trombose ou tromboflebite
Hipertiroidismo
Asma brônquica
I.C.C. (insuficiência cardíaca congestiva)
Hipotensão arterial
Distonia neuro-vegetativa

As absolutas são:

Neoplasia (câncer) de qualquer origem
Inflamações agudas
Trombose

Em qualquer dos casos a responsabilidade pela indicação do método é sempre do médico que é o profissional habilitado para tal.


Atividades físicas para gestantes

Posted: 22 Nov 2011 02:19 AM PST

Caminhada - De acordo com o ginecologista Luciano Pompei, caminhar é o exercício ideal para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. Andar ajuda a melhorar o sistema cardiovascular da gestante, disse ele.

Natação - Os esportes aquáticos propiciam conforto às grávidas, com mais de seis meses de gestação, por causa da barriga, segundo Pompei. Diante de autorização médica, a mulher pode praticar natação sem qualquer risco para o bebê.

Hidroginástica - A hidroginástica é a atividade preferida das gestantes, de acordo com o ginecologista Pompei. Ele afirma que, por ser dentro da água, elas cansam menos, não há sobrecarga nos pés e melhora as dores na coluna.

Musculação - Se a mulher já frequentava a academia, não precisa parar, mas deve diminuir as cargas dos exercícios para evitar a pressão abdominal. A musculação não provoca o aborto, segundo Pompei. O educador físico Timóteo Araújo acrescentou que o profissional que acompanhar o treino da gestante vai passar exercícios que comprimam a barriga ou forcem a curvatura da coluna da mulher. O ideal é que ela faça em uma intensidade que consiga conversar normalmente durante a prática, sem travar a respiração.

Pilates - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, o pilates não é melhor nem pior para as gestantes dos que os demais exercícios físicos. O que o difere é o fato de ser individual, pois assim a mulher tem um acompanhamento mais detalhado e exclusivo do profissional.

Correr - A mulher que já corria antes de engravidar pode continuar com os exercícios durante a gestação. Segundo Araújo, a diminuição de intensidade vai ocorrer naturalmente, conforme o crescimento da barriga e aumento do peso da grávida. O educador físico ressaltou a importância do controle da temperatura corporal, a partir do suor - se ele for excessivo significa que a o corpo está demasiado quente e o calor é transmitido ao bebê.

Andar de bicicleta - A atividade não prejudica a gestação, no entanto, a partir de determinado mês, a barriga vai impedir que a mulher pedale com conforto. Outro ponto levantado por Araújo é o risco de queda e acidentes. No entanto, se for uma bicicleta ergométrica não há qualquer risco.

Step - As aulas de step nas academias podem ser frequentadas por grávidas, segundo Araújo, diante de autorização médica. Segundo ele, steps muito altos não são indicados para as gestantes. O exercício não aumenta risco de aborto, mas a execução dos passos pode ficar difícil conforme o passar dos meses.

Jump - As atividades sobre a pequena cama elástica estão liberadas, no entanto, com uma restrição. Em vez dos altos saltos, a recomendação é que as grávidas não tirem o pé da cama. Elas podem fazer os movimentos, mas sem saltar, afirmou Araújo. As camas elásticas com corrimão de apoio são mais indicadas para a prática de jump por grávidas.

Yoga - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, as atividades de origem oriental têm vantagens para as gestantes. A melhora do controle respiratório e postura estão entre elas, segundo Araújo. As posições da yoga ajudam no estímulo muscular e melhoram as dores na coluna das mulheres grávidas, disse o também educador físico.



Nenhum comentário: