EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Exercícios contra a esclerose múltipla

Posted: 06 Nov 2011 08:19 PM PST


Embora a medicina ainda busque as causas e origens de doenças autoimunes, como a Esclerose Múltipla (EM), não faltam estudos científicos que procurem alternativas - não apenas medicamentosas – para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Tarso Adoni, neurologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, revela que testes feitos pela Universidade de Ohaio, nos EUA, somados às experiências nacionais nos consultórios, mostram que os pacientes submetidos à atividade aeróbica frequente, além de apresentarem um melhor desempenho cognitivo que os sedentários, tinham menos lesões no cérebro, após realizarem a ressonância magnética.

A explicação, apesar de hipotética, reafirma o valor extracurrricular da malhação. Adoni explica que provavelmente os pacientes ativos liberam fatores de crescimento neural – proteínas que aumentam a capacidade de recuperação do sistema nervoso central - o que, na prática, pode reduzir os surtos da doença.

"É incontestável a melhora, embora as reações ainda não estejam absolutamente comprovadas. Nem todo paciente, porém, é capaz de realizar a atividade. Para aqueles que têm menos restrições, o exercício é extremamente importante. Entretanto, ainda não temos estudos que revelem esse mesmo valor quando a doença têm manifestações mais severas, limitações motoras, pacientes restritos à cadeira de rodas, ou na cama."

Até a década de 80 havia um consenso médico de que o exercício físico era prejudicial aos portadores da doença. A prática, por aumentar a temperatura corporal, fazia o paciente sentir piora dos sintomas e agravamento da fadiga.

A EM é uma doença que ataca a mielina, uma substância branca do sistema central do cérebro, que reveste o nervo. Sua função é fazer com que o estímulo elétrico das ramificações dos neurônios, a informação entre eles, seja mais rápida. A doença é neurológica, mas reage em diversas partes do corpo. Alteração visual, desequilíbrio e perda de sensibilidade são alguns dos efeitos.

"O que ocorre é uma espécie de miopia do sistema de defesa. A mielina é destruída a uma velocidade muito maior do que aquela que o organismo usa para produzi-la", explica Beny Schmidt, chefe do laboratório de patologia neuromuscular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O aumento da temperatura corporal dificulta a condução do impulso nervoso e faz com que a mielina seja imperfeitamente refeita. Embora essa relação seja verdadeira, ela não anula os benefícios da atividade física regular aos pacientes, endossa Tarso Adoni, neurologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Precauções

Rogério Adas de Oliveira, médico assistente do serviço de neurologia do Hospital Santa Catarina, revela que modalidades como o pilates e a ioga apresentam uma resposta interessante em termos de equilíbrio e coordenação motora. " Ambos ainda trabalham de uma forma intensa a respiração. Esse tipo de movimento reduz a ansiedade e colabora para o bem-estar dos pacientes."

Exercícios funcionais não são as únicas opções de atividade. O neurologista do Sirio Libanes defende que a escolha seja feita de acordo com as limitações, mas não há nenhuma contraindicação. O recomendado é combinar aeróbico com muscular e ter cuidados na escolha das roupas, horário e refrigeração do ambiente.

Segundo os médicos, o aumento da temperatura corporal provoca a falsa sensação de surto, geralmente similar aos sintomas sentidos anteriormente. Se no passado o paciente teve uma crise que deu por sintoma a diminuição da sensibilidade na metade direita do corpo, o calor, provocado por um banho quente, exposição ao sol, ou atividade física intensa, faz com que aquela região afetada seja novamente atingida.

"A medicina chama esse quadro de Fenômeno de Utof. Significa a piora de um sintoma previamente ocorrido. Chamamos de falso surto, pois quando o corpo é resfriado, desaparece a alteração da sensibilidade."

Abaixo, alguns cuidados que devem fazer parte da rotina dos pacientes-atletas:

- Exercícios devem ser feitos em ambientes climatizados – ar condicionado, ventilador, local bem arejado
- Períodos iniciais da manhã e final da tarde - manha já estão mais descansados
- Para minimizar a fadiga é fundamental manter o corpo sempre hidratado durante a atividade física
- Tenha consigo um pano umedecido para abaixar a temperatura do corpo



Mosquitos alterados geneticamente são usados no combate a dengue

Posted: 06 Nov 2011 08:12 PM PST


Mosquitos alterados em laboratório para carregarem um gene fatal para seus filhotes são a nova arma dos cientistas contra a dengue. Os resultados positivos da técnica foram apresentados pela primeira vez nesta semana, na edição online da revista britânica Nature Biotechnology.

O grupo da Universidade de Oxford, apoiado pela empresa privada Oxitec, soltou nas ilhas Cayman mosquitos Aedes aegytpi geneticamente modificados.

Esses insetos cruzaram com as fêmeas da espécie e produziram filhotes com um defeito genético que os fazia morrer antes de chegar à idade de reprodução.

Após a inserção dos mosquitos de laboratório, a população do aedes aegypti no arquipélago caiu. Foi a primeira vez que a técnica, prevista na teoria, funcionou na prática, em ambiente selvagem.

Um problema da armadilha dos cientistas é que o sucesso dos insetos de laboratório na busca por uma parceira foi a metade do obtido pelos mosquitos selvagens, que seguem se reproduzindo normalmente.

A malária, que também é transmitida por mosquitos, também pode ser atacada com a técnica, acreditam os pesquisadores.

Não existe vacina contra a dengue. Até o momento, a única forma de evitar a doença é o controle do mosquito.


Atividade física diminui em até 30% efeitos de gene ligado à obesidade

Posted: 06 Nov 2011 08:10 PM PST

O efeito causado por um gene ligado à obesidade e ao acúmulo de gordura pode ser reduzido por uma rotina de atividades físicas, segundo uma pesquisa conduzida por médicos britânicos. De acordo com os pesquisadores, a ação do gene chamado FTO é 30% menor em adultos ativos. O trabalho foi divulgado na publicação científica "PLoS Medicine".

Após uma extensa revisão da literatura sobre obesidade, os autores convidaram todos os especialistas que escreveram sobre o gene FTO no passado para participar do estudo. Dados de mais de 218 mil adultos foram analisados.

Após descobrir como a atividade física pode compensar a pré-disposição genética em obesos, os pesquisadores esperam rechaçar a opinião de que nada pode ser feito contra um problema inato.

A mesma opinião é compartilhada por J. Lennert Veerman, médico da Escola de Saúde da População da Universidade de Queensland, na Austrália, que comentou a pesquisa britânica. Ele afirma que uma dieta saudável e exercícios produzem o efeito desejado no combate ao sobrepeso, mesmo que a genética tente atrapalhar.

Para os especialistas, tratamento que tentam focar apenas na questão genética reforçam apenas a ideia de que a obesidade é um problema do corpo da pessoa e não de seus atos.



Fisiolinks 77

Posted: 06 Nov 2011 05:24 PM PST

http://i1236.photobucket.com/albums/ff443/chakalat/fisiolinks.gif

Uma formação curricular consistente permite ao fisioterapeuta, em sua avaliação ou consulta, a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinesiológico-funcional), de acordo com a normatização profissional do Brasil.

A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938 em 1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975. Santa Alphais é considerada a padroeira dos fisioterapeutas.

Vamos dos FIsiolinks da semana:

Tendinite poplitea

Autismo

Crioterapia em lesões de tecido mole

O que é flatuência vaginal?

Eletroterapia em úlceras de pressão

Doenças respiratórias mais comuns na infância

Atuação de Fisioterapia Dermatofuncional em gestantes

Esclerose múltipla

Dor no cóccix

Alongamento do músculo piriforme, sentado

Dor no ombro

O que são músculos biarticulares?

Cinesioterapia na escleorse múltipla

A dor torácica

Medicina do Esporte

Fatores de risco para a osteoartrite

Como usar gelo em uma torção de tornozelo


Visite, leia, desfrute! Até proxima semana!



Nenhum comentário: