EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Exercícios Terapêuticos: Guia Teórico para Estudantes e Profissionais

Posted: 02 Nov 2011 11:41 PM PDT


Exercícios Terapêuticos: Guia Teórico para Estudantes e Profissionais

  • Com o objetivo de recuperar paciente com graves deficiências ou mesmo de promover o bem-estar de pessoas saudáveis, o exercício terapêutico é o eixo central dos programas de tratamento e reabilitação na área da fisioterapia. Estar apto à aplicação do exercício terapêutico é requisito básico para a formação de todo fisioterapeuta, independentemente da área em que atue; por isso, esperamos que este livro auxilie estudantes e profissionais recém-formados na ampliação de seu conhecimento sobre o assunto.
    O autor, por meio de uma linguagem simples e concisa, aborda questões baseadas no dia-a-dia do fisioterapeuta, como o ambiente mais adequado para a prática do exercício, a freqüência das sessões, a relação com o paciente e sua família e os procedimentos a serem tomados de acordo com a característica de cada deficiência.
    O livro não dá receitas prontas, nem aponta a melhor solução, mas apresenta diversas possibilidades, estimulando o leitor a refletir e a buscar suas próprias respostas, que surgirão com as experiências que vivenciar no decorrer de sua vida profissional.
  • Editora: Manole
  • Autor: PAULO C. P. DELIBERATO
  • ISBN: 8520417302
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2006
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 378
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
http://img.submarino.com.br/img/btBigBuy.gif



Anatomia do Exercício

Posted: 02 Nov 2011 11:35 PM PDT

Anatomia do Exercício


  • O que acontece com o corpo quando se faz um exercício físico? Quais músculos estão envolvidos nesses movimentos? O livro Anatomia do exercício demonstrará a forma como os músculos trabalham quando se está na academia. Todos os exercícios são acompanhados de instruções claras, fotografias coloridas e ilustrações anatômicas detalhadas, que mostram cada músculo envolvido.
    Organizado de acordo com a área do corpo exercitada, com um glossário e um índice visual, Anatomia do Exercício dará uma compreensão clara do corpo e de como ele é trabalhado durante o exercício.

  • Editora: Manole
  • Autor: PAT MANOCCHIA
  • ISBN: 9788520428191
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2009
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 192
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
http://img.submarino.com.br/img/btBigBuy.gif



Como usar gelo em uma torção de tornozelo

Posted: 02 Nov 2011 09:22 PM PDT



A entorse de tornozelo é uma lesão que causa  estiramento ou ruptura de ligamentos da articulação. Especialistas sugerem frequentemente gelo na região para aliviar a dor e reduzir o inchaço.

A Academia Americana de Médicos de Família oferece estas diretrizes para aplicação da compressa gelada em caso de torção no tornozelo:

- Encha um saco plástico com gelo picado e aplique-o no tornozelo. Mas, primeiro, cubra o tornozelo com um pano fino e úmido.

- Para um "banho de neve", adicione água e gelo em um balde grande, imergindo o pé até que a pele fique dormente. Leia também: Entre numa fria para recuperar lesões

- Para uma massagem, congele água em um pequeno copo de isopor e remova a parte superior do copo, uma vez que esteja congelado. Massageie suavemente o tornozelo com o gelo, segurando pela parte coberta do copo, em movimentos circulares. Não deixe o gelo na mesma parte do tornozelo por mais de 30 segundos.

- Nos três primeiros dias após a entorse, aplique o gelo no tornozelo com intervalos de duas a quatro horas.

- Não faça aplicações de gelo por mais de 20 minutos, para evitar danos aos nervos.

- Pare com a aplicação de gelo assim que a pele começar a ficar dormente.

Fonte: IG Saúde


Promoção imperdível para Fisioterapeutas!

Posted: 02 Nov 2011 01:10 AM PDT

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipOXP-0rRRWywQT5vz0qiWgaTnNHIerPWVlpvEiZRxw-S0j69S_uQeFJcrudrTAex0aIaktnLBTtlU-Bvwt6f_1-aQ5MfIvrOJruc0xiDwxbtiCHZ2bh99P9ExFpnDQPPQ5XfRYpTTiYlQ/s1600/cdsunilogo.gif

Os Cds Universitários, que é um site connhecido por facilitar a vida de estudantes e profissionais comercializando, em cds, artigos e materias sobre várias áreas da Fisioterapia, é um parceiro de longa data do Faça Fisioterapia. Para isso eles prepararam uma promoção especial para Fisioterapeutas que quiserem adquirir o CD DE FISIOTERAPIA GERAL.

Esse cd tem artigos e matérias de todas as áreas, desde especialidades até uso de recursos físicos dentro da   Fisioterapia. Veio pra facilitar o estudo e o aprendizado de estudantes e profissionais.

Faça já a sua compra por um preço especial e não perca essa oportunidade












Ondas curtas na Fisioterapia

Posted: 02 Nov 2011 12:32 AM PDT

A diatermia é uma técnica que consiste em elevam a temperatura dos tecidos pela passagem de uma corrente de alta freqüência e ondas curtas através de uma região do corpo. O calor é produzido pela resistência dos tecidos à passagem da corrente elétrica.

Os aparelhos de diatermia por ondas curtas têm três componentes básicos: suprimento de energia, circuito oscilador e o circuito de paciente.

As freqüências permitidas para operações de diatermia por ondas curtas são 13, 66, 27, 33, 40 e 98 MHz. Os comprimentos de onda correspondente as freqüências permitidas são 22, 1, 7.5 metros.

A freqüência da oscilação de ondas curtas é estabelecida pela Convenção de Atlantic City, em 1942, a fim de prevenir transtornos em outras atividades de transmissão.


DEFINIÇÃO 

Diatermia

É a aplicação de energia elétrica de afta freqüência que se usa para produzir calor nos tecidos corporais (aumentam a temperatura em até 40 a 45°)

Alta Freqüência

Uso terapêutico de oscilações eletromagnéticas com freqüência superior a 300.000 Hz e possuem a características de não despolarizarem as fibras nervosas.

Ondas Curtas

É uma forma de eletroterapia de alta freqüência, sendo considerada as correntes com as seguintes freqüências e comprimentos de onda:

• 27,12 MHz, com longitude de onda de 11 M (mais comum)
• 13,56 MHz com longitude de onda de 22 M
• 40,68 MHz com longitude de onda de 7,5 M


BASES FÍSICAS

Efeito Joule

Quando uma energia passa através de um condutor, parte da energia elétrica se converte em calor. "A quantidade de calor produzida em um condutor é proporcional ao quadrado da intensidade da corrente, e a resistência e ao tempo que dura a passagem da corrente".

Produção de Calor:

As moléculas muito próximas (nos tecidos muito densos), aumentam a temperatura mais facilmente, pois os movimentos rápidos das moléculas aumentam o atrito e conseqüentemente produzem calor organicamente. Pode ser exemplificado pelo tecido ósseo muscular.

Ausência de Fenômenos Eletrolíticos:

Devido à alta velocidade de condução das correntes de alta freqüência, não existe a possibilidade de eletrólise.

Produção de Corrente de Ondas Curtas

A transformação de corrente alta doméstica de 120v e 60 Hz em 500V e 45 MHz é conseguida através de uma fonte de energia que alimenta um oscilador de radiofreqüência, que em seguida passa por um amplificador de potência que gera uma potência necessária para os eletrodos, este amplificador é ligado a um depósito ressonente de saída (sintonizador) que sintoniza o paciente à parte de um circuito, o que permite transmitir o máximo de energia a ele.
Quanto mais curta é a longitude de onda, maior a freqüência e maior a penetração.

Campo Eletromagnético

Segundo estudo de Faraday e Maxwell descobre-se que todo campo elétrico gera um campo magnético e vice-versa, e as ondas eletromagnéticas se propagam na velocidade da luz (3X 108M/seg). v = (. F.


MÉTODOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA AO PACIENTE.

Qualquer aparelho que gera corrente elétrica gera também um campo elétrico e campo magnético. A produção e a predominância destes campos depende de algumas características, como tipo de eletrodos, colocação dos eletrodos. A aplicação de ondas curtas. 
Pode ser transferida através de campo de condensação ou eletrostático ou campo indutivo ou eletromagnéticos.



Perguntas frequentes sobre a Dengue

Posted: 01 Nov 2011 10:49 PM PDT

1) O que é dengue?

A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.

2) Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de três a 15 dias, sendo mais comum de cinco a seis dias.

3) Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

4) O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas?

Buscar o serviço de saúde mais próximo.

5) Como é feito o tratamento da dengue?

Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássica. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que o seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. Também é importante que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

Já os pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a fase sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial. Alguns dos sintomas da dengue só podem ser diagnosticados por um médico.

6) A pessoa que pegar dengue pode morrer?

A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, deve ter cuidados especiais. No entanto, a dengue é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo, a pessoa não corre risco de morte.

7) Quais os cuidados para não se pegar dengue?

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros desse inseto. Por exemplo: uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

8) O que devo fazer para evitar o mosquito da dengue?

Para evitar o mosquito da dengue, é preciso eliminar os focos de reprodução.

9) Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue.

10) Posso pegar dengue de uma pessoa doente?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.

11) Quantos tipos de vírus da dengue existem?

São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4, sendo o último o mais raro.

12) Existe vacina contra a dengue?

Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme nesse propósito. Estimativas indicam que deveremos ter um imunizante contra a dengue em cinco anos. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados até o momento, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação de todos os vírus para que se obtenha um imunizante realmente eficaz contra a doença.

13) Por que essa doença ocorre no Brasil?

É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropicais como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliado a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes, exceto a Europa, registram a presença do mosquito e casos da doença.

14) O inseticida aplicado para matar o mosquito de dengue funciona mesmo? E a nebulização (fumacê)?

Sim, os produtos funcionam. Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria de Vigilância em Saúde têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde.

Os larvicidas servem para matar as larvas do mosquito. São aqueles produtos em pó, ou granulado, que o agente de combate a dengue coloca nos ralos, caixas d'água, enfim, nos lugares onde há água parada que não pode ser eliminada.

Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização, que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o mosquito tem hábitos diurnos. O fumacê não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da doença em surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas de combate à dengue falharam ou não foram adotadas.

Algumas vezes, os mosquitos e larvas desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é imediatamente substituído por outro.


Alongamento correto previne lesões e aumenta estatura

Posted: 27 Oct 2011 11:51 PM PDT




O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física, e pode, inclusive, aumentar a estatura do praticante. Ele aumenta a flexibilidade muscular aumentando a amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação, evitando alguns problemas como artrite, que é a infamação das articulações.

O alongamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja em casa, no trabalho, ou mesmo no meio da rua, existem exercícios de alongamento que você pode fazer. A utilização de técnicas adequadas de alongamento é vital para que você não puxar um músculo e ferir permanentemente. O truque é fazer um pouco em vários momentos do dia. Basta segurar sua posição e contar de um a trinta. É importante para evitar rejeições súbito e estende-se extrema.

Para escolher o tipo de alongamento adequado para você é importante buscar um profissional de educação física ou um fisioterapeuta.

Quem começa a se exercitar mais velho o alongamento é extremamente importante, porque com o passar da idade as chances de lesão nas articulações é muito grande, além disso os ossos tornam-se frágeis. Outro fator interessante é que o alongamento melhora a circulação sanguínea, deixando o corpo mais preparado para atividades mais pesadas.
 
Quando iniciar sua rotina de alongamento, provavelmente você vai encontrar alguns movimentos difíceis de fazer em primeiro lugar. Você precisa ter o seu tempo e relaxar. Em breve, você vai se surpreender com o quanto você pode conseguir com paciência. Isso é realmente recomendado por muitos especialistas em saúde, especialmente para o membro sênior da sociedade.
 
Os exercícios envolvidos são fundamentais para melhorar sua saúde e desenvolver a sua mobilidade com segurança.

Fonte: Saúde Plena



Nenhum comentário: