EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 09 Nov 2011 09:48 PM PST

A situação é conhecida: você passa um ano inteiro fazendo dietas e exercícios para passar as férias com o corpo desejado. Saiu da rotina, pronto: aparecem alguns quilinhos a mais. Inevitável? Nem tanto. Saiba que é possível manter a forma de maneira divertida e leve durante o verão. Confira a seguir 10 dicas simples de manter o corpo conquistado:

1) Pratique atividades ao ar livre.  Aproveite o tempo bom do verão para realizar mais atividades ao ar livre. Caminhadas, corridas e esportes podem trazer diversão e, ao mesmo tempo, gasto de calorias. "Aqui na Fit, por exemplo, temos as aulas de corrida de rua FIT Run, em que um grupo de alunos corre orientado por um professor, sempre em percursos diferentes", conta a professora e personal trainer da Academia FIT Andressa Peters.

2) Não exagere. "É preciso cuidado para não exagerar na carga e na intensidade dos exercícios para evitar dores musculares e até mesmo lesões", explica Andressa. A dica é realizar alguma atividade por um tempo entre 45 e 60 minutos, de três a quatro vezes por semana.

3) Diversifique. Quanto mais você diversifica os estímulos, mais eficientes são os resultados. "A caminhada é simples, prazerosa e pode ser feita em qualquer lugar", comenta Andressa. A professora inclui na lista, ainda, outras opções como correr, pedalar, nadar, jogar frescobol, vôlei de praia e surfar.

4) Use o corpo a seu favor. Exercícios funcionais – isto é, aqueles que são feitos utilizando o peso do próprio corpo – são um excelente complemento das atividades aeróbicas. Experimente combinar agachamento, flexões de braço e abdominais.

5) Academia no hotel. Atualmente, muitos hotéis oferecem academias em suas dependências. Porém, Andressa faz um alerta: "Ao praticar musculação, o ideal é que haja sempre o acompanhamento de um professor". Com essa supervisão, fica fácil corrigir posturas e movimentos incorretos, evitando lesões.

6) Escolha horários com temperaturas amenas. "O ideal é procurar se exercitar nos horários de temperatura mais agradável como de manhã (antes das 10h), final de tarde (após as 16h) ou à noite", aconselha Andressa.

7) Cuidado com o sol. Abuse de roupas leves, bonés e protetor solar. A dica vale não só para a prática de atividades físicas, mas para todo o verão.

8) Água, muita água. Com a maior exposição ao sol e ao calor, nosso corpo tende a perder mais água. Fazendo exercícios físicos, o quadro piora e aumenta a possibilidade de desidratação. Por isso, capriche e beba ao menos 2 litros de água por dia.

9) Cuide da alimentação. Nas férias, é sempre possível fazer escolhas mais saudáveis. "Se vai à praia, a pessoa pode pedir um camarão ao bafo em vez de um camarão a dorê. O peixe não precisa ser à milanesa, pode ser grelhado", ensina a nutricionista da Academia FIT Ana Carolina Baraldi.

10) Deixe o carro na garagem. Se vai ao mercado fazer uma compra pequena, vá a pé ou de bicicleta. O mesmo vale para outras tarefas do cotidiano. Assim, além de sair da rotina, você aproveita para queimar algumas calorias.

Relaxe! O principal é aproveitar o que o verão tem a oferecer. Descanse o corpo e a mente para começar a rotina de trabalho de 2012 com o pé direito.





Posted: 09 Nov 2011 09:47 PM PST
A TCC ajuda o indivíduo a entender o impacto que os pensamentos e as emoções têm sobre a fisiologia e comportamento

Qualquer um que foi derrubado com dor nas costas pode atestar que a agonia é exaustiva. Um estudo clínico da Universidade de Warwick, Grã-Bretanha, revelou que o pensamento positivo pode ser tão útil quanto analgésicos, fisioterapia e cirurgia.

A pesquisa mostra que os pacientes que receberam uma forma de aconselhamento conhecido como terapia cognitiva comportamental (TCC) mostrou dupla melhoria em relação aqueles que receberam o tratamento padrão tais como fisioterapia, acupuntura ou osteopatia.

TCC já está sendo usada para tratar uma série de problemas de fobias e ataques de pânico ao estresse no trabalho. Os investigadores acreditam que ele funciona porque se concentra em incentivar as pessoas a superar os pensamentos negativos, que altera o modo como eles se sentem. Parece uma atitude mental positiva - essas três pequenas palavras tão freqüentemente usadas por muitos atletas em face de seus maiores desafios - pode ajudar a manter a dor nas costas no contexto e superá-lo.

Surrey Spring Rehabilitation é um dos primeiros centros independentes no Reino Unido a oferecer um programa residencial de tratamento para dor nas costas, que combina uma série de exercícios com o TCC. O objetivo é fazer com que aqueles que têm dor nas costas consigam levar uma vida normal mesmo em período de tratamento.

Segundo especialistas, a TCC ajuda o indivíduo a entender o impacto que os pensamentos e as emoções têm sobre a fisiologia e comportamento. Eles também defendem que um programa intensivo de fisioterapia baseada em exercícios sustentada com TCC consegue dar aos pacientes as habilidades emocionais para administrar a doença e lidar com os contratempos.

A pesquisa também revelou que oito em cada dez pessoas vai sofrer de dor nas costas em algum momento de suas vidas e sete por cento vai acabar com problemas de longo prazo. O fato de que até a metade delas são tratadas para depressão e ansiedade.


Fonte: Universia Brasil


Posted: 09 Nov 2011 08:46 PM PST

"O salto alto obriga a mulher a ficar na ponta dos pés e isso deflagra por todo o corpo um caminho de desbalanço", afirma o especialista

Sabe-se que as mulheres são mais predispostas a algumas doenças reumáticas em função da sua natureza genética, mas o que muitas não sabem é que o uso freqüente do sapato inadequado pode piorar em muito os problemas, como dores nas costas e joanetes.

O reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, explica a relação do sapato com esses problemas. "O salto alto obriga a mulher a ficar na ponta dos pés e isso deflagra por todo o corpo um caminho de desbalanço", afirma o médico, explicando que existe, no corpo humano, um alinhamento, citado como balanço sagital, em que as estruturas trabalham de forma harmoniosa e adequada.

Ainda segundo o especialista, quem usa salto muito alto tem a tendência de levar joelhos e quadris para trás, o que acaba mexendo com o alinhamento da bacia, que repercute na posição da coluna.

O sapato adequado

Dr. Carmo de Freitas explica que o sapato adequado é aquele que deixa a planta do pé totalmente apoiada e confortável no chão, permitindo, assim, que o corpo distribua melhor seu peso. "Não adianta somente o sapato ser baixo. É preciso que ele permita segurança e conforto ao corpo em movimento", reforça.

As famosas rasteirinhas, por exemplo, precisam estar firmes aos pés. "Muitas destas, assim como as sandálias com o salto Ana Bela, deixam os dedos do pé comprimidos, fazendo com que a mulher precise quase carregar o sapato, tornando-o um peso a mais e não um suporte como deveria ser", acrescenta Dr. Carmo.

Assim, a dica do reumatologista é aproveitar a beleza dos diversos tipos de sapatos de forma inteligente, sem prejudicar sua saúde. "Isso tudo não significa que o uso destes sapatos esteja vetado para sempre. Desde que não tenham problemas prévios, as mulheres podem até usar calçados desse tipo, se for de seu interesse, mas não por tempo muito prolongado", orienta o médico, que sugere às mulheres ter sempre um sapato confortável dentro do carro para o descanso dos pés entre um compromisso e outro.


Posted: 08 Nov 2011 09:59 PM PST
Se o ser humano pensa que tem alguma vantagem sobre outros animais, por estar sobre duas pernas, se enganou. Enquanto usamos os quatro membros para nos equilibrarmos, evitamos uma série de problemas na coluna. Pena que esta fase não passe de um ano de vida. Com os primeiros passinhos surgem os primeiros problemas de coluna.

Introdução

Cerca de 80% da população mundial tem ou vai ter problemas de coluna. E estes problemas trazem com eles fortes dores que afligem os que fazem parte desta camada da população mundial.

A coluna tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. Dela saem 32 pares de nervos em direção a todas as partes do corpo. A persistência de uma postura inadequada, a presença de tensão nervosa ou o uso de cadeiras e colchões de má qualidade podem levar àquelas dores terríveis. Para quem sofre destes distúrbios, o uso de medicamentos pode ser necessário. Mas, se você não tem esse problema e não quer aumentar os riscos, o caminho é a prevenção.

Existem alguns métodos de tratamento, como a medicina convencional, RPG (reeducação postural global) e acupuntura. Mas duas orientações podem ser dadas independente do método. A primeira é: não fazer da coluna uma alavanca de trabalho - quando se precisa levantar peso do chão, basta flexionar os joelhos e não dobrar a coluna. E a segunda: nunca carregar peso superior a 10% do peso do seu próprio corpo.

Métodos Orientais

A acupuntura segue os princípios da medicina oriental. Os chineses acreditam que vários problemas do organismo estão ligados à energia liberada pelos cinco órgãos essenciais, coração, rins, fígado, baço e pulmões, que precisam estar em equilíbrio.

A coluna está bem próxima dos rins e para diagnosticar, o médico oriental analisa individualmente o paciente. Alteração na cor do paciente e na pulsação pode ser considerada por eles como uma ameaça para a coluna.

Para a medicina oriental o importante é tratar a causa. A região a ser manipulada pela acupuntura nesta situação é o tornozelo.

O tratamento é feito com calor, massagem, tração, infiltração e manipulação. O tratamento emocional, com métodos de relaxamento e técnicas cognitivas, que ensinam o paciente a sentar, andar e deitar adequadamente é realizado na complementação do primeiro.

Sentar, Flexionar e Dormir.

Para estes três movimentos existem posturas adequadas, que podem colaborar na prevenção de possíveis problemas de coluna. Para sentar é preciso usar cadeiras com encosto que pegue o meio das costas.

O assento deve ser duro e os pés devem tocar o chão. Não sente longe da mesa e não cruze as pernas. Para dormir a melhor posição é de lado ou posição fetal. É a que mais descansa o corpo. Já para fazer qualquer trabalho ao nível do chão, relaxe os ombros e equilibre sempre o peso nas duas pernas. Ao abaixar-se, levante ligeiramente as nádegas. Qualquer inicio de sintomas como dor nas pernas ou nas costas, dormências, formigamentos podem estar relacionados com distúrbios de coluna e merecem uma avaliação por um especialista.


Posted: 08 Nov 2011 09:58 PM PST
Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer seus músculos pélvicos. Estes músculos ajudam a sustentar a vagina e a bexiga que retém a urina. Se os músculos pélvicos enfraquecerem, a urina pode vazar. Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer estes músculos de maneira que a urina não vaze. Além disso, também tornam os músculos da vagina mais sensíveis.


Você pode fazer estes exercícios em qualquer lugar: sentada a qualquer mesa, esperando o ônibus, lavando louças, dirigindo o carro, esperando em uma fila, ou assistindo televisão. Ninguém perceberá que está fazendo estes exercícios.
Siga as seguintes instruções de como fazê-los:
- Primeiramente, tente uma vez iniciar e parar o fluxo de urina enquanto estiver urinando para que saiba quais músculos usar.
- Quando não estiver urinando, contraia estes músculos e segure por 4 segundos. Depois relaxe. Contraia e relaxe estes músculos pelo menos 10 vezes. Faça isto de 5 a 8 vezes por dia.


  • Não contraia outros músculos ao mesmo tempo. Tenha o cuidado de não contrair o
estômago, as pernas ou outros músculos, pois poderá exercer muita pressão sobre os músculos que controlam a bexiga. Procure contrair apenas o músculo pélvico.
  • A repetição é importante, mas não exagere.
  • Realize as series 3 vezes ao dia. Lembre-se que apenas cinco minutos, três vezes por dia podem fazer toda a diferença.
  • Não desista dos exercícios. Geralmente os resultados só aparecem três a seis semanas. Se os sintomas não melhorarem dentro de três a seis semanas, consulte o seu médico.
  • Não utilize os músculos pélvicos sem necessidade. Quando aumenta a pressão sobre a bexiga (por ex., quando espirra, levanta pesos ou salta), os músculos pélvicos também são acionados. Ao contrair estes músculos antes deste tipo de atividade, poderá evitar lesões musculares o desgaste natural dessa musculatura.


Aparelhos de Biofeedback computadorizados foram desenvolvidos e estão disponíveis para ensinar os exercícios de Kegel. O primeiro passo na realização deste tratamento é aprender quais são os músculos corretos para se contrair e relaxar. O Biofeedback é uma ferramenta muito importante neste aprendizado. Com a repetição dos exercícios a musculatura se torna mais forte e eficiente no controle das funções do assoalho pélvico.
O tipo de Biofeedback mais freqüentemente utilizado na prática clínica chama-se eletromiografia (EMG). Qualquer músculo do organismo fornece pequenos sinais elétricos que podem ser monitorizados com a EMG. Recebendo a informação ("feed back") proveniente da EMG a paciente aprende a contrair os músculos corretos e pode exercitá-los. Para as pessoas com incontinência urinária esta informação é utilizada para o planejamento de um programa personalizado de exercícios que aumentarão seu controle urinário.




Nenhum comentário: