EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 03 Nov 2011 01:44 AM PDT
A medicina de emergência é uma especialidade fundamental, que visa o diagnóstico, o tratamento inicial e a prevenção de complicações de diversas doenças e injúrias que afetem qualquer órgão ou tecido.  Neste cenário, torna-se evidente a importância de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.  Usualmente, essa equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem.  Porém, devido aos avanços científicos e tecnológicos, um outro profissional passou a ganhar espaço nesse setor – o fisioterapeuta.
Já é consenso a importância do tratamento fisioterapêutico em injúrias que afetem o sistema respiratório, resultando em redução dos volumes e capacidades pulmonares, alteração da impedância do sistema respiratório e alterações na relação ventilação-perfusão.  O fisioterapeuta é o profissional com ampla habilidade em utilizar técnicas que promovam higiene brônquica, melhora da expansibilidade pulmonar e redução do trabalho respiratório.
Dessa maneira, o fisioterapeuta vem ganhando espaço de forma crescente nos serviços de emergência.  Quem opta por trabalhar nesse setor deve ter características peculiares aos outros profissionais que atuam no local.  Dentre essas, é possível destacar:
- Conhecimento da anatomia e fisiologia, especialmente do sistema cardiorrespiratório;
- Conhecimento da fisiopatologia das principais doenças atendidas nos setores de emergência, bem como do tratamento inicial das mesmas;
- Conhecimento dos procedimentos realizados em parada cardiorrespiratória e das diretrizes atuais para seu atendimento;
- Habilidade na execução das técnicas fisioterapêuticas;
- Habilidade no manejo dos diversos equipamentos respiratórios, como por exemplo, interfaces e aparelhos para suporte ventilatório não invasivo;
- Rapidez na tomada de decisões e segurança quanto aos procedimentos realizados;
- Habilidade em trabalhar em equipe;
- Calma, fator essencial para a tomada das decisões corretas.
Profissionais com esse perfil podem contribuir para um melhor atendimento a casos emergenciais, ajudando a definir o melhor prognóstico ao paciente.
Ft. Renata Henn Moura




Posted: 03 Nov 2011 12:32 AM PDT
foto

foto

foto


foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto



Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de um objeto. E é isso que procuramos passar nessa seção dentro do blog Faça Fisioterapia. 

Imagens que representem nossa profissão. Enjoy it!









Posted: 02 Nov 2011 11:48 PM PDT
Compreenda sua Dor nas Costas

  • Esta consagrada Série, escrita pelo Dr. Rene Cailliet, tem-se mostrado de extrema utilidade para médicos e terapeutas em todo o mundo.
    Com um texto claro e ilustrado por desenhos didáticos, cada livro da Série de Rene Cailliet proporciona um sólido entendimento da anatomia da região afetada e dos mecanismos causadores da dor, oferecendo as orientações necessárias para o diagnóstico e o tratamento das dores incapacitantes.
    Compreenda sua dor nas costas: um guia para prevenção, tratamento e alívio foi elaborado para explicar como funciona a coluna lombar, onde pode ocorrer dor e de que modo movimentos ou posições incorretas da coluna podem irritar os tecidos, provocando dor.
    Esclarecendo e simplificando os termos utilizados por médicos e fisioterapeutas, este livro discute os diagnósticos, bem como o tratamento da dor lombar, apresentando testes especiais e exercícios terapêuticos.
  • Editora: Artmed
  • Autor: RENE CAILLIET
  • ISBN: 8573078987
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2001
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 190
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
http://img.submarino.com.br/img/btBigBuy.gif



Posted: 02 Nov 2011 11:41 PM PDT

Exercícios Terapêuticos: Guia Teórico para Estudantes e Profissionais

  • Com o objetivo de recuperar paciente com graves deficiências ou mesmo de promover o bem-estar de pessoas saudáveis, o exercício terapêutico é o eixo central dos programas de tratamento e reabilitação na área da fisioterapia. Estar apto à aplicação do exercício terapêutico é requisito básico para a formação de todo fisioterapeuta, independentemente da área em que atue; por isso, esperamos que este livro auxilie estudantes e profissionais recém-formados na ampliação de seu conhecimento sobre o assunto.
    O autor, por meio de uma linguagem simples e concisa, aborda questões baseadas no dia-a-dia do fisioterapeuta, como o ambiente mais adequado para a prática do exercício, a freqüência das sessões, a relação com o paciente e sua família e os procedimentos a serem tomados de acordo com a característica de cada deficiência.
    O livro não dá receitas prontas, nem aponta a melhor solução, mas apresenta diversas possibilidades, estimulando o leitor a refletir e a buscar suas próprias respostas, que surgirão com as experiências que vivenciar no decorrer de sua vida profissional.
  • Editora: Manole
  • Autor: PAULO C. P. DELIBERATO
  • ISBN: 8520417302
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2006
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 378
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
http://img.submarino.com.br/img/btBigBuy.gif





Nenhum comentário: