EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 22 Nov 2011 09:10 PM PST

A incontinência fecal ou a falta do controle do esfincter (orifício anal) é a perda involuntária de fezes sólidas e líquidas, enquanto o termo incontinência anal inclui a perda involuntária de gases, associada ou não a perda de fezes.

A incontinência fecal pode ser causa de grande desconforto, constrangimento e perda de autoconfiança, podendo interferir negativamente na qualidade de vida, com alterações emocionais que os levam a perda de seu potencial de desenvolvimento físico e mental, e ao isolamento familiar e social. Há muita dificuldade para o paciente expressar seus sintomas e, com frequência, afastam-se do convívio social, do relacionamento com o parceiro e, habitualmente, sofrem de depressão.

As mulheres apresentam maior risco para incontinência fecal por conta do relaxamento esfincteriano na ocasião do parto, gravidez, idade avançada, pois normalmente afeta pessoas acima de 40 anos.

Possíveis causas

O mecanismo complexo da continência anal depende da ação integrada da musculatura esfincteriana anal e dos músculos do assoalho pélvico. Em condições ou patologias que alterem qualquer um desses mecanismos, tais como, diarreias, diabetes, doenças autoimunes, síndrome do cólon irritável, doenças inflamatórias intestinais, etc., podem gerar incontinência.

A reabilitação do assoalho pélvico se dá por meio de exercícios e da utilização de aparelhos de alta tecnologia.

A fisioterapia é apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento dessas disfunções, por ser eficaz e pode evitar ou retardar o processo cirúrgico. Através da reeducação dos músculos do pavimento pélvico de exercícios específicos e da eletroestimulação podem tratar pacientes com distúrbios uroginecológicos como a incontinência urinária, incontinência fecal, perda de força e tônus da musculatura pélvica, frouxidão ligamentar dos músculos do períneo.

No caso de incontinência fecal, a fisioterapia utiliza-se de técnicas preventivas *(estimulação elétrica, biofeedback, cinesioterapia), de conscientização corporal, treinamento vesical e esfincteriano e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (períneo). A atenção fisioterapêutica melhora e diminui as disfunções da estática lombopélvica, facilitando a função uroesfincteriana e promovendo até a correção de outras disfunções. As técnicas atuais utilizadas são: Eletroterapia, Biofeedback, Técnicas globais (RPG, Pilates).

Consultar um fisioterapeuta é a forma mais eficaz de assegurar que os exercícios estejam sendo feitos corretamente para sucesso do tratamento.

* Estimulação elétrica - impulso com objetivo de aumentar e/ou ativar as funções de um órgão, através de correntes elétricas diversas que podem variar com relação ao tempo e tipo de estímulo.

Biofeedback - terapia comportamental que visa estabelecer um autocontrole sobre um certo número de funções fisiológicas dependentes do sistema nervoso vegetativo.

Cinesioterapia - tratamento baseado nos movimentos do ponto de vista fisiológico. (Ex: RPG/Pilates/Exercícios aeróbios/entre outros)

por Juliana Prestes Mancuso




Posted: 22 Nov 2011 03:27 AM PST

seios 300x225Getty Images

Determinadas partes do corpo da mulher são consideradas áreas críticas, pois possuem mais tendência a acumular gordura.
Uma delas são os seios, pouco exigidos nas tarefas do dia a dia.
Muito valoridados pelos homens, os seios, ou mamas, são basicamente constituídos de tecidos, gânglios e gorduras.
Como não possuem músculos, os exercícios físico não chegam a influenciar diretamente na estética. Mas podemos exercitar a musculatura responsável pela sustentação das mamas, os músculos peitorais.
Feitos com regularidade, mesmo em ambiente doméstico, esses exercícios deixam os seios mais fortes, bonitos e o que é melhor, saudáveis.
Você pode incrementar a malhação com uso de halteres, faixa elástica e bastão.
Natação, ginástica localizada, vôlei, handebol e basquete também são bons para os seios.
A alimentação colabora para manter os seios firmes e saudáveis. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes previnem o câncer de mama e diminuem o efeito sanfona, que pode vir a danificar a elasticidade da pele das mamas e gerar estrias.


Posted: 22 Nov 2011 02:28 AM PST

http://www.ck.com.br/materias/2001_06_arquivos/0601_arquivos/20016b.jpg

A drenagem linfática feita pelos aparelhos tem os mesmos objetivos que a drenagem linfática manual, isto é, melhorar a condição de drenagem linfática natural do organismo. A diferença fundamental é que quem faz este auxilio não é mais o profissional treinado em drenagem linfática e sim um sistema de "boi sas"pressóricas que são ativadas mediante um programa inteligente de comutador que dá a ordem para que a seqüência de inflar e desinflar sejam desencadeadas. Hoje temos aparelhos ultra sensíveis que conseguem mimetizar bastante o fluxo natural da linfa, em que pese algumas críticas a sua utilização tais como a que eles não consideram a individual idade dos pacientes e que têm um custo financeiro maior do que apenas o aprendizado da técnica manual.

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE DRENAGEM LINFÁTICA

Algumas situações na área da medicina da aparência são passíveis da utilização deste método, A seguir listaremos algumas delas sem critério de ordem de necessidade:

Acne
Couperrose
Rosácea
Celulite (Lipodistrofia Ginóide)
Pré e pós cirurgia plástica
Tratamento de cicatrizes
Quelóides e cicatrizes hipertróficas
Tratamento de rejuvenescimento
Relaxamento

CONTRA-INDICAÇÓES DO MÉTODO

Existem contra-indicações absolutas e relativa para o uso da drenagem linfática tanto manual quando por aparelhos. As relativas seriam:

Câncer diagnosticado e já tratado
Inflamações crônicas
Tratamento realizados anteriormente para trombose ou tromboflebite
Hipertiroidismo
Asma brônquica
I.C.C. (insuficiência cardíaca congestiva)
Hipotensão arterial
Distonia neuro-vegetativa

As absolutas são:

Neoplasia (câncer) de qualquer origem
Inflamações agudas
Trombose

Em qualquer dos casos a responsabilidade pela indicação do método é sempre do médico que é o profissional habilitado para tal.


Posted: 22 Nov 2011 02:19 AM PST
Caminhada - De acordo com o ginecologista Luciano Pompei, caminhar é o exercício ideal para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. Andar ajuda a melhorar o sistema cardiovascular da gestante, disse ele.
Natação - Os esportes aquáticos propiciam conforto às grávidas, com mais de seis meses de gestação, por causa da barriga, segundo Pompei. Diante de autorização médica, a mulher pode praticar natação sem qualquer risco para o bebê.
Hidroginástica - A hidroginástica é a atividade preferida das gestantes, de acordo com o ginecologista Pompei. Ele afirma que, por ser dentro da água, elas cansam menos, não há sobrecarga nos pés e melhora as dores na coluna.
Musculação - Se a mulher já frequentava a academia, não precisa parar, mas deve diminuir as cargas dos exercícios para evitar a pressão abdominal. A musculação não provoca o aborto, segundo Pompei. O educador físico Timóteo Araújo acrescentou que o profissional que acompanhar o treino da gestante vai passar exercícios que comprimam a barriga ou forcem a curvatura da coluna da mulher. O ideal é que ela faça em uma intensidade que consiga conversar normalmente durante a prática, sem travar a respiração.
Pilates - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, o pilates não é melhor nem pior para as gestantes dos que os demais exercícios físicos. O que o difere é o fato de ser individual, pois assim a mulher tem um acompanhamento mais detalhado e exclusivo do profissional.
Correr - A mulher que já corria antes de engravidar pode continuar com os exercícios durante a gestação. Segundo Araújo, a diminuição de intensidade vai ocorrer naturalmente, conforme o crescimento da barriga e aumento do peso da grávida. O educador físico ressaltou a importância do controle da temperatura corporal, a partir do suor - se ele for excessivo significa que a o corpo está demasiado quente e o calor é transmitido ao bebê.
Andar de bicicleta - A atividade não prejudica a gestação, no entanto, a partir de determinado mês, a barriga vai impedir que a mulher pedale com conforto. Outro ponto levantado por Araújo é o risco de queda e acidentes. No entanto, se for uma bicicleta ergométrica não há qualquer risco.
Step - As aulas de step nas academias podem ser frequentadas por grávidas, segundo Araújo, diante de autorização médica. Segundo ele, steps muito altos não são indicados para as gestantes. O exercício não aumenta risco de aborto, mas a execução dos passos pode ficar difícil conforme o passar dos meses.
Jump - As atividades sobre a pequena cama elástica estão liberadas, no entanto, com uma restrição. Em vez dos altos saltos, a recomendação é que as grávidas não tirem o pé da cama. Elas podem fazer os movimentos, mas sem saltar, afirmou Araújo. As camas elásticas com corrimão de apoio são mais indicadas para a prática de jump por grávidas.
Yoga - De acordo com o presidente do Celafiscs, Timóteo Araújo, as atividades de origem oriental têm vantagens para as gestantes. A melhora do controle respiratório e postura estão entre elas, segundo Araújo. As posições da yoga ajudam no estímulo muscular e melhoram as dores na coluna das mulheres grávidas, disse o também educador físico.




Nenhum comentário: