EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Causas das dores lombares em corredores

Posted: 18 Feb 2013 04:49 AM PST

A dor lombar (na parte mais baixa da coluna) é uma das queixas mais frequentes entre a população, e os corredores não ficam fora dessa estatística. Ela aparece normalmente ao final de um treino ou de uma prova e traz uma sensação de cansaço, como se estivesse carregando o mundo nas costas. As principais causas de dor nessa região são a atividade muscular inadequada e os movimentos incorretos durante a corrida, que geram as seguintes situações:

• Instabilidade lombar: Os músculos abdominais funcionam como uma cinta de proteção para a coluna e fazem com que ela se mova de forma segura. Sem a atividade correta desses músculos a coluna se torna instável (sem "firmeza" entre as articulações) o que pode gerar lesões;

• Pouca atividade extensora: a atividade dos músculos chamados "extensores" do tronco mantém a coluna ereta e não permite que ela caia com a força da gravidade. É muito comum observar pessoas correndo com o corpo "largado", isto é, com pouca atividade extensora. Esse padrão sobrecarrega a coluna e causa dor. Além de problemas na região lombar, esse tipo de movimento prejudica também uma parte mais superior da coluna, o segmento torácico, e até mesmo o movimento dos braços;

• Limitação no quadril: se o movimento da articulação do quadril estiver limitado na fase de impulsão da corrida (momento em que a coxa está atrás do tronco) a coluna lombar aumenta sua curvatura como compensação. Isto gera maior compressão nas articulações vertebrais e está relacionado a casos de dores na região;

• Falha no amortecimento de impacto: os membros inferiores são os principais responsáveis por absorver o impacto do corpo com o solo durante a corrida. Quando eles não realizam essa função de uma maneira adequada, a coluna recebe mais carga do que deveria, o que pode gerar dor.

Quatro estratégias para acelerar seu emagrecimento

Posted: 18 Feb 2013 04:14 AM PST


Musculação ajuda a emagrecer. Crédito: Getty Images.


Está difícil emagrecer? Então veja aqui quatro estratégias que aceleram a queima de calorias e enxugue os quilinhos que faltam para entrar em forma.

1. Movimente-se ao máximo
Dá para gastar 500 calorias se você não ficar sentada o dia todo. Faça caminhadas extras (desça dois ou três pontos de ônibus antes e ande até o destino) e troque o elevador pela escada.

2. Não dispense a musculação
Para manter o músculo ativo, o corpo gasta 30% a mais de calorias, mesmo quando está em repouso. Que tal começar agora?  Mas vale lembrar que, antes de mais nada, consulte um educador físico.

3. Capriche no desjejum
Estudo publicado na revista americana The Journal of Obesity revela que um café da manhã rico em proteínas (leite, queijos e ovos) acelera a queima calórica e diminui a fome.

4. Aposte nos chás
O chá vede, o de centelha asiática e o de cavalinha ajudam a combater a gordura localizada e eliminam o inchaço. Experimente!


Atividade física para idoso tem que ter acompanhamento de profissional

Posted: 18 Feb 2013 04:13 AM PST



Várias capacidades físicas são perdidas no processo do envelhecimento. O mais comum é a perda da força e da coordenação motora e, para amenizar esses efeitos, é necessário à prática de exercícios físicos, que ajudam a fortalecer o corpo e possibilitam mais autonomia ao idoso para desenvolver as atividades rotineiras.

De acordo com Zélia Parizotto, professora do curso de Educação Física da UNIGRAN, o idoso saudável poderá fazer atividades mais rigorosas, como dança, caminhada e até mesmo exercícios que requerem força. Já para os doentes crônicos, que tenham diabetes ou hipertensão, os exercícios podem até ser de força e resistência, porém devem ser mais cuidadosos.

"A atividade física previne várias doenças. Nós deveríamos ter uma cultura de prevenção no nosso país e não de recuperação. É necessário que haja conscientização dos benefícios e que fosse feito ao longo do tempo sem que a pessoa entrasse na terceira idade já com todas essas doenças adquirida", aponta a professora.

Zélia afirma que o idoso que tem diabetes e hipertensão pode fazer todo o tipo de exercício, desde que seja adaptado para sua condição física. "O problema de saúde tem que ser levado em consideração. O Conselho Federal de Educação Física (Confef) preconiza que tem que haver a orientação", destaca. Independente da condição de saúde, todos os exercícios devem ter supervisão de um profissional habilitado.

Exercícios em grupo

A atividade física praticada em grupo faz com que as pessoas interajam, existe uma troca de conhecimento, de culturas e isso faz com que melhore a capacidade de integração. "Para estimular o idoso a se exercitar tem que haver o apoio da família e do médico. E se ele se inserir em um grupo com mais pessoas diferente do convívio dela isso vai facilitar. Eu acredito que são várias ações que ajudam nessa promoção", assegura a professora.

Segundo Zélia Parizotto se o idoso tem problemas de saúde as atividades físicas são recomendadas de três a quatro dias por semana, durante 40 minutos ou uma hora, moderadamente. "Se estiver com sobrepeso, problemas ortopédicos, o ideal seria fazer hidroginástica, porque assim terá uma sobrecarga menor nas articulações dos joelhos, tornozelos, coluna, ligamentos e tendões. Tudo depende, por isso, se faz necessário o acompanhamento profissional para que ele identifique o problema, prescreva e oriente o exercício corretamente", orienta.


Nenhum comentário: