Notícias da Educação Física |
- Conheça os mitos e as verdades sobre o tema: perda de peso
- Correr na chuva requer cuidados especiais com a alimentação
- O que é Caving?
- A atividade física ideal de acordo com a idade da criança
- O xadrez e suas implicações pedagógicas
- Criança precisa se mexer
Conheça os mitos e as verdades sobre o tema: perda de peso Posted: 27 Feb 2013 06:52 AM PST Será que o sexo realmente conta como exercício? É melhor estabelecer uma meta por partes? Exercitar-se pouco, mas regularmente realmente faz a pessoa emagrecer muito? Uma pesquisa sobre perda de peso intitulada Mitos, presunções e fatos sobre a obesidade, publicada no The New England Journal of Medicine, divulgada pelo jornal Huffington Post, tenta responder a essas e muitas outras perguntas. O artigo reúne algumas informações surpreendentes sobre emagrecimento enquanto outras condizem com o senso comum sobre o tema. O médico funcional Mark Hyman, colunista do Huffington Post, defende que as pessoas são diferentes e por isso, o que funciona em um organismo pode não ter o mesmo efeito em outro. Porém, algum hábitos são saudáveis mesmo que não gerem uma grande perda de peso em todos que os adorarem. Confira o que realmente funciona para emagrecer e o que é mito: Se você fizer pequenas mudanças em seu estilo de vida irá perder peso a longo prazo Não defina grandes metas, pois isso gera frustração e fracasso Quem perde peso muito rápido engorda novamente É preciso estar preparado para ter sucesso e passar por processos de mudança de hábitos O sexo é um bom exercício O café da manhã é uma peça chave para o emagrecimento Comer frutas e vegetais ajuda a emagrecer O ambiente afeta nos níveis de obesidade |
Correr na chuva requer cuidados especiais com a alimentação Posted: 27 Feb 2013 06:19 AM PST Correr na chuva depende da temperatura do dia. No verão, correr na chuva é muito agradável, resfria o corpo. Entretanto, no inverno, com baixa temperatura, o ar frio que entra nos pulmões e cobre o corpo suado pode deixar o corredor em risco, afetando seu sistema imunológico. É fundamental manter a imunidade equilibrada através da boa alimentação, prática moderada de atividade física e repouso. Ingerir cinco porções diárias de frutas, verduras (hortaliças A) e legumes (hortaliças B) garante a ingestão de vitaminas e minerais, potentes antioxidantes que atuam estimulando o sistema imunológico e combatendo os radicais livres. Seguem abaixo alguns alimentos que ajudam a manter a imunidade em dia. - Whey protein: proteína do soro do leite que modula a função imune. São rapidamente absorvidas dentro do corpo para fornecer quantidades de aminoácidos essenciais para os órgãos e tecidos, além da regeneração muscular. Indicado consumo de 20 a 30g (uma medida ou duas colheres de sopa) de Whey junto com carboidrato após atividade física intensa, para minimizar a supressão imune induzida pelo exercício físico e por acelerar a recuperação muscular; |
Posted: 27 Feb 2013 04:29 AM PST Em busca de um esporte diferente? Já pensou em explorar cavernas? Pois saiba que muitas pessoas estão praticando essa exploração, denominada caving, como esporte de aventura. Na modalidade são utilizadas técnicas de alpinismo, que é a escalação de montanha para transpor abismos e quedas d´água que existem dentro das cavernas. As formações rochosas, corredores estreitos e cachoeiras contribuem para você se exercitar num ambiente que o deixará tão maravilhado que vai compensar o esforço. Sem falar que não sentirá o mínimo tédio para praticar os exercícios. Além da caminhada, no caving você utiliza técnicas de mergulho, rapel, canyoning. Por isso quem desejar se aventurar deve ter um bom preparo físico para suportar as descidas em abismos, caminhar por fendas estreitas, rastejar por corredores apertados ou nadar em rios subterrâneos. Além disso, o esporte exige muita segurança. Não deve ser feito sem a companhia de um instrutor que conheça bastante a caverna e tenha técnica em primeiros socorros. Você precisa levar lanterna, água, e alimentos. Várias cidades do Brasil realizam o caving como esporte. Por Yasmin Barcellos |
A atividade física ideal de acordo com a idade da criança Posted: 27 Feb 2013 01:17 AM PST DO IG DELAS Competição As modalidades esportivas entram em cena a partir dos oito anos, portanto. Inicialmente, várias delas devem ser apresentadas para que o pequeno esportista tenha a oportunidade de escolher aquelas com que mais se identifique. O objetivo é criar o hábito e o interesse, e não treinar visando desempenho. Também é importante gerar uma prática de inclusão e não discriminar os menos aptos . Entre 12 e 14 anos, seu filho já conseguirá determinar em qual esporte quer se especializar. "A competição pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de sociabilização ao colocar a criança frente a situações de vitória e derrota", diz Gavini. Mas as derrotas não devem ser levadas a sério demais. "Se houver cobrança excessiva, a consequência pode ser indesejável: a aversão a qualquer atividade física", alerta o professor. A pediatra Beatriz complementa que os pais devem estar ao lado do filho em suas decisões. "Se, mais velho, ele quiser abandonar a modalidade escolhida, é preciso respeitar", afirma. Musculação, só na pós-puberdade: meninas depois da primeira menstruação, meninos aos 16 anos. "Antes de serem adultos, eles devem praticar no máximo três vezes por semana, com programas de 40 minutos de duração", ensina Escudeiro. Siga as dicas dos especialistas e saiba como trabalhar atividades físicas e esportes no dia a dia de seu filho, de acordo com a faixa etária: De 6 semanas a 1 ano – Estimular com brinquedos que emitam sons; brincar de esconder e encontrar objetos (um lenço, uma tampa de mamadeira ou qualquer coisa que estiver à mão e seja fácil de colocar embaixo de almofadas ou atrás do corpo do adulto); cantar músicas gesticulando bastante e incentivando o bebê a imitar, de preferência inserindo o nome do bebê na letra; espalhar brinquedos pelo ambiente para que ele se mova para alcançá-los. De 1 a 3 anos – Atividades que motivem a participação da criança, como teatro de fantoches ou de bonecos, que visem o equilíbrio, a flexibilidade e a independência, como dança livre ao som das músicas preferidas da criança. De 3 a 5 anos – Exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar. Exemplos: chutar e agarrar bolas livremente, "Corre Cotia" , "Meu Mestre Mandou" , pega-pega , esconde-esconde ou estátua . De 5 a 8 anos – Atividades que, ao mesmo tempo em que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, desafiem a criança. Exemplos: amarelinha , passa-anel , corrida das cores (diz-se o nome da cor e a criança deve correr para tocar algo daquela cor), carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãos enquanto a outra a segura pelos pés para uma corrida) ou corrida de sacos . De 8 a 14 anos – Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades esportivas para o filho e deixar que ele escolha em qual quer se especializar. Atividades sugeridas: natação, futebol, vôlei, basquete, handball, tênis, artes marciais, esgrima ou ginástica rítmica. |
O xadrez e suas implicações pedagógicas Posted: 25 Feb 2013 12:47 PM PST O jogo de xadrez, além de apresentar-se como uma significativa manifestação cultural, vinculado às atividades escolares apresenta-se como um importante instrumento educacional potencializador de diferentes saberes. Em alguns países como França, Canadá, Espanha, Cuba, Hungria, Israel, Iugoslávia, Alemanha, Suíça, Tunísia e a Venezuela (Sternberg apud FERGUSON, 1995, p. 8) avaliaram o singular valor dessa prática esportivo-recreativa e adotaram nos currículos escolares o ensino do xadrez. O Brasil, por sua vez, está descobrindo a relevância do ensino do xadrez em inúmeras escolas espalhadas pelo país. Através de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério dos Esportes (2005)1 tentou-se implementar o jogo de xadrez nas escolas públicas de 24 estados brasileiros, como uma tentativa de contribuir a para implementação do horário integral nas escolas públicas, meta que o MEC pretende atingir até 2010 para as de ensino fundamental; e até 2015, para as de ensino médio. Esse projeto, todavia, não foi efetivado com o sucesso esperado pelos organizadores. Assim, a prática da modalidade se verifica, principalmente, nos espaços escolares chamados "Clube de Xadrez". Alguns estudos comprovam que o xadrez desenvolve várias habilidades nos jogadores, segundo Charles Partos: "O xadrez desenvolve pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras. '' (PARTOS apud FERRACINI, 1998, p. 37) Howard Gardner2 (1994 , p. 149), defende que o xadrez desenvolve a Inteligência Lógico- Matemática, bem como a Inteligência Espacial. Essa constitui-se na habilidade de manipular formas ou objetos mentalmente e, " a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial ou seja, facilidade em observar uma matéria num determinado plano móvel." No xadrez, o jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas sem que se mova nenhuma peça no tabuleiro, somente utilizando a imaginação. Nesta perspectiva, para Nuno Cobra3, "o xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência". O ensino de xadrez é defendido também, pelo mestre e doutor em educação Wilson Silva (2002). Esse, afirma que:
Apesar dos vários "benefícios" proporcionados pelo jogo do xadrez, as atividades educativas enxadrísticas acontecem predominantemente através de projetos escolares ou Clubes de Xadrez. Poucos estados têm em seus municípios o xadrez escolar como componente da grade escolar para todos os discentes (Bandarra, 2004), bem como são poucos os professores de Educação Física que se aventuram a trabalhar com essa modalidade. Fonte com bibliografias |
Posted: 22 Feb 2013 05:38 AM PST Criança precisa se mexer. É aí que entra o trabalho do profissional de educação física na interação com os pequenos no ambiente da escola. As aulas devem ser transformadas em atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras que vão ajudar os meninos e meninas a desenvolverem várias habilidades. Atividades como andar, correr, saltar e todos os movimentos que deslocam o corpo no espaço, ajudam as crianças a interagirem com o ambiente, deixando-as mais seguras a explorar a capacidade corporal. Exercícios com objetos como bolas, também são importantes neste processo. Com elas, podem ser realizadas atividades como jogar, receber, pegar, arremessar, rebater, chutar, entre outras. A atividade física infantil também auxilia as crianças a aprenderem a equilibrar o próprio corpo. Ficar em pé, levantar, sentar, deitar e se equilibrar na ponta dos pés são exemplos de atividades que desenvolvem este lado. |
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