EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


5 perguntas e respostas sobre Artrose Cervical

Posted: 05 Feb 2013 11:53 PM PST


. O que é espondilose cervical?
Espondilose cervical é o conjunto de alterações conseqüentes da artrose da coluna cervical. Com a idade, os discos intervertebrais perdem sua elasticidade, por perda progressiva do seu conteúdo de água. Quando a nutrição do disco se torna insuficiente, há perda dos seus elementos constituintes, que leva a redução da altura do disco, da sua resistência aos movimentos e aos traumas, mesmo pequenos, facilitando a sua ruptura e degeneração. Estas alterações discais são seguidas de reações ósseas das vértebras adjacentes, com a formação de osteófitos, ou bicos-de-papagaio, que tendem a fundir as vértebras. Este conjunto de alterações pode predispor a uma redução do canal vertebral e dos forâmenes de conjugação. O canal vertebral contém a medula espinhal, que é uma estrutura nervosa responsável pela transmissão de todos os impulsos nervosos que chegam dos membros ao cérebro e que levam os estímulos nervosos do cérebro para os nervos e, conseqüentemente, para os músculos do corpo.

2. O que causa a espondilose cervical?
Não há uma causa única para a espondilose cervical. Pode haver uma predisposição à mesma nas pessoas cujo canal vertebral é congenitamente estreito. Pequenos traumas repetidos contribuem para que os discos intervertebrais sejam lesados progressivamente, iniciando o processo de espondilose. Algumas profissões e atividades esportivas aumentam este risco. Outro fator importante é o tabagismo, pois compromete a micro-circulação sangüínea e prejudica a nutrição do disco. Os osteófitos, os ligamentos e as facetas articulares hipertrofiados e os fragmentos discais protruidos, em conjunto, reduzem o canal e os forâmenes vertebrais, levando a compressão da medula e das raízes espinhais.

3. Como se manifesta a espondilose cervical?
As manifestações mais comuns são a dor cervical e a limitação dos movimentos do pescoço. Acompanham-se, muitas vezes, de uma sensação de ouvir "areia na coluna", aos seus movimentos. A pessoa refere que tem a impressão de que "falta lubrificação na coluna". Estas alterações são extremamente freqüentes com o avanço da idade e não tem maior importância.

Em algumas pessoas, no entanto, o estreitamento do canal e dos forâmenes vertebrais leva a compressão nervosa. Nestes casos podem ocorrer três formas de comprometimento e que devem ser avaliados por médico especialista. A radiculopatia é a compressão de uma raiz nervosa. Manifesta-se por dor irradiada do pescoço para a escápula e para um dos membros superiores, seguindo um trajeto bem definido e constante. Acompanha-se de uma sensação de formigamentos ou de dormência neste mesmo trajeto, desde o ombro até determinados dedos da mão.

Pode, por exemplo, expressar-se por formigamentos nos dois primeiros dedos, nos dedos indicador e médio, ou ainda ns dois último.Muitas vezes há também perda de força de um grupo muscular e que também depende da raiz ou raízes comprometidas. Pode, por exemplo, expressar-se por perda da força de flexão do antebraço, ou então de sua extensão, ou ainda de determinados dedos da mão. A mielopatia é a lesão da medula espinhal, comprimida em conseqüência da espondilose.

Manifesta-se por perda progressiva dos movimentos dos quaro membros. Inicia-se, geralmente, por dificuldade progressiva de caminhar, acompanhada de uma sensação de endurecimento dos músculos dos membros inferiores. Há perda da capacidade de comandar as pernas e que progride para o mesmo déficit nos membros superiores. Surge uma sensação de dormência nas pernas e no tronco, que ascende progressivamente. Acompanha-se de uma sensação de urgência para urinar e que evolui para a incapacidade de reter a urina. Nos homens, há também disfunção erétil. A mielorradiculopatia é uma combinação da radiculopatia e da mielopatia, com manifestações de ambas.

4. Como fazer o diagnóstico da espondilose cervical?
O diagnóstico é essencialmente clínico, confirmado com exames por imagem. Quadros clínicos de radiculopatia e de mielopatia precisam ser adequadamente identificados por médicos habilitados e que, em geral, são neurologistas ou neurocirurgiões. Evidentemente, outros especialistas podem igualmente identifica-los.

As radiografias simples da coluna cervical tem valor limitado no diagnóstico, podendo evidenciar a presença e o grau de redução dos espaços discais e dos osteófitos, permitindo uma avaliação grosseira do canal vertebral e dos forâmenes. A tomografia computadorizada permite uma avaliação mais detalhada das alterações ósseas e discais, bem como do canal vertebral e dos forâmenes. A ressonância magnética da coluna cervical é o melhor exame para a avaliação do grau de comprometimento da medula e das raízes. Permite, também, excluir outras causas de mielopatia ou de radiculopatia. É importante lembrar que os exames por imagem são complementares e não tem valor isoladadamente. Em outras palav ras, as alterações devem obrigatoriamente ser avaliadas no contexto clínico.

5. Como se trata a espondilose cervical?
Os casos mais simples, e que também são os mais freqüentes, nos quais não há comprometimento das funções nervosas, são tratados sintomaticamente e com exercícios que visam melhorar a amplitude dos movimentos cervicais, além de corrigir a postura, quando alterada. Nos casos em que há apenas radiculopatia, pode-se tentar tratamento conservador, com anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia.

Quando estas medidas não são seguidas de recuperação funcional, pode estar indicada a descompressão cirúrgica. Nos casos em que há mielopatia progressiva, o tratamento deve ser a descompressão cirúrgica da medula espinhal.


Asma ocupacional: questão de prevenção

Posted: 05 Feb 2013 11:52 PM PST


Estudos realizados nos EUA e Europa estimam que cerca de 12,5% dos casos de asma em adultos estejam relacionados ao trabalho. Uma pessoa asmática ou que já tem disposição para a doença tem maior probabilidade de desenvolver um quadro de asma ocupacional.

Mas o que vem a ser asma ocupacional e como podemos diagnosticá-la? A asma ocupacional surge do contato direto com materiais necessários para a realização da atividade em questão. Isso exclui o ar condicionado e o carpete do escritório, já que estes elementos fazem parte do ambiente e não do trabalho em si.

Segundo o Dr. Clóvis Eduardo Santos Galvão, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, médico especialista em alergia e pós-graduando da Faculdade de Medicina da USP, há indústrias onde a ocorrência de asma ocupacional é maior, como fábricas de plástico que trabalham com altas quantidades de isocianato - componente químico causador de fortes reações alérgicas -, padarias, citricultura (beneficiamento da laranja) e cultivo de cana.

Clóvis Galvão diz que é difícil diagnosticar a asma ocupacional, porque as pessoas demoram muito para procurar o médico por medo de serem afastados do trabalho. "Muitos trabalhadores só procuram o médico depois de já terem saído do emprego, então só podemos diagnosticar por meio de uma entrevista bastante detalhada. Mas o ideal é que façamos uma visita ao local e tenhamos condições de realizar testes com o paciente", explica o médico.

A única maneira eficiente de diagnosticar uma doença ocupacional é comparando o comportamento do indivíduo durante o contato com os elementos que fazem parte de seu trabalho com o comportamento do profissional que foi afastado. Se este último apresentar melhora, é sinal de que a doença é causada pelo ambiente ou pelos elementos.

Uma vez identificada a doença e sua causa, encaminha-se à empresa um parecer sobre a situação do funcionário e recomenda-se que ele seja mudado de setor. Essa ação geralmente resolve o problema.

"O melhor jeito de prevenir a asma ocupacional ainda é por meio da utilização de equipamento de proteção apropriado", ensina o Dr. Clóvis. É fato que há resistência por parte das empresas em utilizar equipamentos de segurança adequados e em reposicionar funcionários que tenham problemas.

Porém, o número de companhias que têm adotado o uso de equipamentos de proteção aumentou e os empresários já se mostram mais abertos a resolver esse tipo de situação.

por Renata Marucci

Cuidados contra a Dengue devem ser reforçados no verão

Posted: 05 Feb 2013 03:24 AM PST


O verão, uma das estações mais esperadas do ano, costuma ser sinônimo de diversão. No entanto, trata-se de um período que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta. Para garantir uma saúde pública de qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue, executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.

Variando de caso a caso, o Programa Municipal de Combate à Dengue trabalha na eliminação de focos, tratamento focal do imóvel, seja do modo químico, isto é, aplicando o larvicida, com o objetivo de eliminar as larvas existentes; seja do modo mecânico, com foco na orientação. São 252 agentes, 38 supervisores de campo e oito supervisores gerais, totalizando uma equipe de 268 profissionais na batalha contra o mosquito Aedes Aegypti.

De janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias. Classificada em tipos como Clássica, Hemorrágica e Síndrome de Choque de Dengue, a enfermidade pode levar a óbito. Logo, simples - mas indispensáveis - cuidados devem ser tomados na prevenção desta doença que é conhecida no Brasil desde os tempos de Colônia.

- Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão.

- Guardar pneus em lugares cobertos.

- Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas.

- Limpar os ralos de água pluvial.

- Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água.

- Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque; mais de 70% dos casos em Aracaju se devem a essa prática.

- Retirar entulhos; desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável.

Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.


Nenhum comentário: