EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Artrose na mãos

Posted: 19 Feb 2013 04:48 AM PST


Muitas pessoas ainda desconhecem o que realmente é essa doença conhecida como artrose. Uma espécie de reumatismo é uma doença bem frequente nos seres humanos.

Artrose nas Mãos

Artrose nas Mãos

As pessoas que mais sofrem com essa doença são os idosos, ou seja, pessoas com idade superior a 60 anos, mas outras pessoas de faixas etárias diferentes também podem sofrer com essa doença que aparece lentamente.Essa doença, no início pode causar dor após algum exercício físico e ela piora gradativamente, fazendo que a pessoa sinta uma rigidez nas articulações.

Artrose nas Mãos

Artrose nas Mãos

A artrose pode ocorrer em qualquer articulação, mas é bem mais conhecida por ocorrer nas mãos, joelhos, quadril e espinha.Se você sofre com artrose nas mãos, saiba que existem exercícios que melhoram bastante a movimentação e diminuem a dor que deve sentir constantemente.

Artrose nas Mãos

Artrose nas Mãos

Confira um exercício muito bom que você poderá fazer em casa: Abra bem as mãos em cima de uma mesa e, se for preciso, com a ajuda de outra mão separe bem os dedos, e fique assim por alguns minutos. Tente direcionar seu dedo polegar até o seu dedo mindinho, só pare quando acabar de contar até 10. São exercícios simples que podem melhorar muito o seu dia a dia.


Dedos tortos e má postura comprometem a beleza feminina

Posted: 19 Feb 2013 04:47 AM PST

Dedos tortos e má postura comprometem a beleza fem

Malhação, plástica, tratamentos rejuvenescedores. Apesar da batalha diária que toda mulher trava, há predisposições genéticas que podem comprometer a elegância.

Publicidade

Entre elas estão problemas como artrose, osteoporose e fibromialgia, doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, da Clínica Reumatológica Goldenberg e do Hospital Albert Einstein, uma das maiores preocupações é a de ficar com os dedos ou outras articulações tortas (por artrose ou artrite).

"Se a mulher tem os dedos das mãos tortos, não vai adiantar ter uma pele lisinha e prótese de mama. Ela precisa cuidar da beleza como um todo", afirma a especialista. "Cuidados precoces fazem com que a artrose e outras doenças não deformem ou evoluam de maneira lenta", disse.

Confira como elas abalam a beleza feminina e as suas formas de tratamento:

Artrose - É a forma mais comum de doença degenerativa articular. Algumas vezes, provoca a formação de nódulos nas articulações dos dedos das mãos. Outras, ataca os joelhos, que ficam comprometidos e podem entortar.

A artrose é a terceira principal doença na mulher idosa, perdendo apenas para a depressão e doenças do coração. Hoje, sabe-se que entre os fatores que a predispõe, a hereditariedade tem papel de destaque. Portanto, se há parentes na família com esse problema, atenção para não ser a próxima vítima!

Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, a artrose pode ser combatida com novas drogas, que podem retardar a evolução da doença; com orteses que diminuem as deformidades, na Terapia Ocupacional; e com a fisioterapia, que fortalece os músculos.

Osteoporose - A osteoporose, doença cujo risco hereditário bate na casa dos 40%, deve ser uma outra preocupação feminina. "Ela pode causar microfraturas nas vértebras, fazendo com que a mulher perca altura e se torne corcunda", afirma Evelin Goldenberg.

Apesar disso, ela também pode ser prevenida. Os fatores de risco para a doença são tabagismo, abuso do café, sedentarismo, menopausa, uso de remédios com cortisona e hormônios da tireóide, que algumas vezes são prescritos nas fórmulas para emagrecer.

Fibromialgia - De cada 100 pessoas, de duas a cinco delas serão vítimas da doença, uma síndrome dolorosa que acomete, em 90% dos casos, mulheres com idade entre 30 e 60 anos. A doença é uma vilã da beleza feminina principalmente por prejudicar a qualidade de vida e a auto-estima.

"O principal sintoma é a dor seguida pela fadiga. Uma vez que todos os exames são normais, muitas vezes a mulher cai no descrédito de seus familiares e de si própria, ficando sem ânimo, sem vontade de fazer as coisas. Em outros casos, ela pode ficar com depressão (que acomete de 25-50% dos casos), podendo ganhar peso e influenciar seu aspecto físico", afirma a especialista.

Apesar de ser uma doença de difícil diagnóstico, ela pode ser tratada adequadamente e restaurar a alma da mulher. A fibromialgia pode ser tratada com medicamentos, entre eles analgésicos e antidepressivos, bem como tratamentos não-farmacológicos, como acupuntura, rolfing, condicionamento físico, psicoterapia e também técnicas de relaxamento.

Postura - A postura, apesar de não ter um aspecto puramente hereditário, é uma faca de dois gumes para quem quer manter a elegância. De acordo com Evelin, as mulheres que querem se manter belas e chamar atenção devem aprender a posição correta e fazer exercícios de fortalecimento muscular e reeducação postural.

"Se elas sabem que para pegar algo pesado do chão é preciso dobrar os joelhos, precisam ter na cabeça que é necessário ter os músculos das coxas suficientemente fortes para o exercício. Caso contrário, ela vai abaixar apenas o tronco, prejudicando a coluna", conclui.

Neste caso, técnicas como rolfing, RPG, pilates e alongamentos são perfeitas para ajudar na elegância e manter a mulher com qualidade de vida.

Drenagem linfática: as principais repostas sobre a técnica

Posted: 19 Feb 2013 04:03 AM PST

A drenagem linfática acaba com o inchaço e reduz a celulite
Foto: Dreamstime

Famosa pelos benefícios à estética feminina, a drenagem vai muito além disso. Saiba mais sobre os benefícios que ela traz à saúde, com explicações da fisioterapeuta Ana Luisa Massardi, "anjo da guarda" de Hebe Camargo e dona da clínica Hara, em São Paulo.

Drenagem linfática: um bem à beleza e à saúde

Para que serve?
Imagine que nosso corpo funciona como uma grande cidade, que sofre com enchentes de vez em quando. Os gânglios são como os bueiros - eles levam embora o sangue com impurezas, porém, às vezes, podem entupir. É aí que entra o trabalho do massagista ou fisioterapeuta.

Quais os benefícios?
Ao desentupir os "bueiros" que temos no corpo, o profissional acaba com a sensação de inchaço e expulsa tudo aquilo que não nos faz bem. Por isso, a drenagem previne várias doenças (como varizes), deixa a pele mais limpa, sem acne nem manchas, e ainda diminui a celulite. Quando o procedimento é feito no rosto, atenua as marcas de expressão.

Quem pode se submeter à técnica?
Qualquer mulher, principalmente as que se sentem cansadas com frequência e têm pernas e pés inchados e doloridos."Por trabalhar junto com o sistema circulatório, a drenagem é indicada a pessoas que ficam muito tempo na mesma posição", diz a fisioterapeuta Janaína Tiezzi Garcia. A técnica também tem grande procura após cirurgias plásticas e é indicada para gestantes a partir do terceiro mês.

Vai doer?
Pode ser que você sinta desconforto, em especial onde existe celulite, mas avise o profissional. Já se sentir dor nos gânglios (axilas, virilhas, estômago e pescoço), algo está errado. Procure um médico para ter o disgnóstico profundo.

Quantas sessões é preciso fazer?
Assim como praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação, Ana Luisa Massardi acredita que a drenagem deveria ser prática obrigatória na vida das pessoas, pois só faz bem para a saúde. Agora, quando falamos em massagens estéticas, o tratamento pode durar umas dez sessões e parar de ser feito assim que você conseguir resultados.

Emagrece ou não?
A drenagem não é a única responsável pelo emagrecimento, mas ajuda, sim. "Ela atua na prevenção da celulite e faz o metabolismo trabalhar mais rápido", conta Janaína. É por isso que a pessoa elimina o inchaço e se sente com tudo no lugar logo após as primeiras sessões.


Leis antifumo reduzem número de partos prematuros

Posted: 19 Feb 2013 03:11 AM PST


As leis antifumo, que proíbem que adeptos do tabagismo fumem em lugares fechados de uso coletivo, foram fundamentais para reduzir o fumo passivo. A medida contribuiu não só para a diminuição do número de casos de câncer, como ainda fez cair a porcentagem de partos prematuros, como aponta um novo estudo. A descoberta foi feita por uma equipe da Hasselt University, na Bélgica, e publicada no site do British Medical Journal na última quarta-feira (13).

Foram analisados 606.877 partos que ocorreram entre a 24ª e a 44ª semana entre 2002 e 2011. Foram considerados prematuros nascimentos que ocorreram antes da 37ª semana. Os especialistas perceberam, então, três quedas sucessivas no número de bebês nascidos prematuramente, cada uma delas ocorrendo após uma nova fase de aplicação de leis antifumo.
As primeiras proibições ocorreram em 2006 com relação a lugares públicos e a maior parte dos locais de trabalho. Em 2007, foi proibido fumar em restaurantes e, em 2010, em bares que servem refeições. Depois das fases de 2007 e 2012, os partos prematuros caíram cerca de 3%. Isso corresponde a uma diminuição de seis partos prematuros a cada mil nascimentos.

É de conhecimento geral que fumar durante a gravidez prejudica o crescimento da criança e encurta o tempo de gestação. Isso ocorre com maior frequência em mães fumantes, mas também pode ser decorrente da exposição à fumaça tóxica do cigarro. Conheça outros oito inimigos da sua saúde na gravidez e ajude seu bebê a se desenvolver plenamente:

Alimentação na gestação - Foto Getty Images

Diabetes gestacional
Cultivar uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, é uma das formas mais eficazes de combater o diabetes gestacional e fortalecer o sistema imunológico. Os perigos da doença incluem pressão alta, acúmulo excessivo de líquido amniótico (que pode distender demais a barriga da gestante), mortalidade fetal e malformações.

Isso não significa, entretanto, restrições à mesa: frutas, verduras, legumes, hortaliças, carboidratos, proteínas e gorduras devem formar pratos muito coloridos. "Não se esqueça também de comer a cada três horas, o que evita crises de fome e de hipoglicemia", afirma a médica.

A especialista aconselha ainda que sejam evitadas refeições com muitos condimentos ou temperos em cubinhos, que pioram os enjôos e agravam a hipertensão. Alimentos crus são outra ameaça, porque podem transmitir toxoplasmose e verminoses.

Vacinação da gestante - Foto Getty Images

Baixa imunológica
Hepatite B, coqueluche e tétano são doenças evitadas com a vacinação da mulher. "Mas nem toda vacina pode ser tomada durante a gestação. Converse com seu médico e discuta o que pode ser feito caso haja alguma falha na carteirinha de vacinação", diz a ginecologista.

Vacinas que contêm organismos vivos atenuados, como a da rubéola, não são 100% seguras para o bebê e, por esse motivo, devem ser tomadas antes da gravidez. Outras, entretanto, contêm organismos mortos ou apenas partes deles, como a da gripe, e podem ser aplicadas durante a gestação

Hidratação da gestante - Foto Getty Images

Falta de hidratação
Durante a gravidez, as mudanças no corpo vão muito além daquelas que são percebidas externamente. Entre elas, está o aumento do volume sanguíneo, que depende da boa hidratação para acontecer. "Água e suco de frutas são as melhores fontes para a hidratação saudável. Os refrigerantes, por outro lado, devem ser evitados, porque não possuem valor nutritivo", recomenda a especialista.

Sono da gestante - Foto Getty Images

Indisposição e crises de mau humor
Repousar sem fechar os olhos não basta. É necessário dormir para recuperar energia e produzir hormônios que garantem o bom funcionamento do organismo. "A falta de descanso pode prejudicar a formação do bebê, fazer a pressão sanguínea da mãe aumentar e até aumentar as chances de rompimento da bolsa e de um nascimento prematuro", afirma a ginecologista. Ela recomenda dormir, pelo menos, oito horas durante a noite e fazer breves cochilos durante o dia ou sempre que a gestante se sentir cansada.

Vida sexual da gestante - Foto Getty Images

Infecções urinárias e dificuldades sexuais
As gestantes podem levar uma vida sexual ativa normal, a não ser quando algum problema durante o pré-natal leva o médico a pedir restrições. "Fazer exames de urina rotineiramente é um cuidado importante. As mudanças que acontecem no corpo da mãe para receber o bebê causam uma pequena dilatação do ureteres e dos rins e promovem a compressão da bexiga, que terá menos espaço par acumular urina, favorecendo infecções", afirma a ginecologista.

É comum também que, nesta fase, a mulher prefira evitar relações sexuais, principalmente nos primeiros meses de gestação, devido à indisposição provocada pelos enjoos e pelas mudanças hormonais. "Quando se sentir disposta, entretanto, a mulher não pode abrir da camisinha para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)".

Exercícios na gestação - Foto Getty Images

Excesso de peso
A gestante deve praticar exercícios, pois eles ajudam a controlar o peso e o colesterol, além de prevenir contra a obesidade e o diabetes gestacional. "Prefira atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica, e use roupas leves e confortáveis. Também cuide da hidratação antes, durante e após o treino", explica Bárbara.

Em relação às tarefas domésticas que, muitas vezes se assemelham a verdadeiras maratonas, é aconselhável evitar esforço. E escute seu corpo: qualquer sinal de desconforto deve ser motivo para interromper a atividade e avisar o médico.

Cigarro na gestação - Foto Getty Images

Falta de ar
O tabaco está proibido durante a gestação. Uma fração mínima de consumo pode ser prejudicial ao bebê. Diversos tipos de câncer, a debilitação do sistema respiratório, agravando crises de falta de ar, e pneumonia estão entre os perigos relacionados ao fumo. Além disso, quem cultiva esses hábitos durante a gravidez tem mais chances de apresentar má qualidade de vida, com alimentação desregrada e sedentarismo.

Muito associado ao cigarro, o consumo de álcool também é nocivo na gravidez. Segundo a ginecologista, bebês cujas mães consomem bebidas alcoólicas durante a gestação podem manifestar problemas de crescimento antes e depois de nascer, incluindo má formação do rosto, anormalidades no sistema nervoso central e até a morte intra-uterina.

Estresse na gestação - Foto Getty Images

Hipertensão
A hipertensão é mais comum em gestantes acima de 35 anos, em mulheres grávidas do primeiro filho e em gestações múltiplas. Fora esses casos, a doença ameaça qualquer mãe que não repousa o suficiente ou está submetida a altos níveis de estresse, que ingere menos proteínas do que necessita, consome muito sal ou tem histórico familiar de hipertensão. A criança, por sua vez, não consegue ter seu desenvolvimento pleno e apresenta maior propensão a sofrer de problemas respiratórios.

Além disso, a hipertensão reduz a quantidade de líquido amniótico dentro do útero, o que reduz a passagem de oxigênio pela placenta. Consequentemente, o bebê movimenta-se pouco, eliminando menos urina e até parando de respirar para economizar energia. Nos casos graves, há a morte da criança. Monitorar a pressão rotineiramente, diminuir o consumo de sal e tomar muita água são essenciais para controlar a pressão alta.


Dengue leva Sorocaba-SP a decretar emergência

Posted: 19 Feb 2013 03:10 AM PST


A prefeitura de Sorocaba (SP) decretou situação de emergência na cidade, no final da tarde desta segunda-feira, em razão do surto epidêmico de dengue que, na semana passada, causou a morte de um garoto de 13 anos.

De acordo com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), a medida visa a permitir a compra de materiais e medicamentos sem a necessidade de licitação. "Estamos num surto de dengue, com forte probabilidade de termos uma epidemia de grandes proporções entre o final de março e início de abril", previu.

Até o último dia 15, tinham sido confirmados 132 casos este ano na cidade - no mesmo período do ano passado foram apenas três. Também ocorreu a primeira morte por dengue hemorrágica - a do menino de 13 anos. A prefeitura anunciou um plano de contingência contra a doença e pôs em prontidão a estrutura de suporte à Defesa Civil, que inclui Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra. A estrutura hospitalar terá de seguir um protocolo para atendimento a pessoas com suspeita da doença. Uma lei municipal permite a entrada das equipes de controle em imóveis fechados, mediante arrombamento.
José Maria Tomazela

Nenhum comentário: