EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Notícias da Educação Física


Notícias da Educação Física


Posted: 21 May 2012 03:06 AM PDT

As academias dentro dos condomínios não param de crescer. Atualmente, cerca de 90% dos novos empreendimentos deverão contar com uma academia de ginástica. Até mesmo os prédios mais antigos estão conseguindo se adaptar para ter esse espaço de bem-estar. No entanto, será que todas as pessoas estão preparadas para usar estes espaços?
A preocupação com as academias em condomínios se deve ao fato de nestes locais existir um público heterogêneo, como adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade ou mesmo com algum problema de saúde ou restrição médica. Além disso, no geral, os condomínios não possuem programa ou professor de educação física para dar a orientação necessária que envolve avaliação, prescrição e acompanhamento das atividades.
Essa tendência das academias em condomínios é alimentada pelas dificuldades ligadas à falta de tempo das pessoas em se dirigir a uma academia convencional - em geral, as pessoas que não gostam de academia, não têm tempo ou colega com quem deixar os filhos. O único obstáculo que não dá para alterar é a "preguiça".
Para quem não tem um personal trainer exclusivo, a disciplina exige muito mais comprometimento do atleta. Geralmente, essas academias em condomínios contam com esteiras, bicicletas, elípticos, estações de musculação, pesos livres e outros acessórios, como bancos, anilhas, barras, bolas, etc. Existem algumas que são compatíveis com uma academia convencional, mas a maioria tem uma estrutura menor, o que não é impeditivo para a realização de um bom trabalho que proporciona os resultados esperados.
Uma roupa inadequada pode limitar movimentos e causar acidentes.
Todavia, para quem pretende começar a usar a academia dentro do seu condomínio, alguns cuidados básicos devem ser tomados.

1. Faça um bom check up médico

O aval de um especialista é indispensável. Naturalmente, não pode ser um simples exame de rotina, mas, sim, um laudo detalhado com eletrocardiograma, testes de esforço, nos quais serão observadas as alterações do coração e da pressão arterial de repouso, esforço e recuperação.

2. Use trajes adequados

Uma roupa inadequada pode limitar movimentos e causar acidentes. Por isso, não deixe de usar tênis e vestuário elástico.
É bem comum as pessoas terem uma percepção de intensidade, mas o corpo responder de outra maneira.

3. Não se empolgue demais

A atividade física tem um caráter muito subjetivo. É bem comum as pessoas terem uma percepção de intensidade, mas o corpo responder de outra maneira. Isso acontece quando fazemos exercícios achando que a carga está muito leve e aumentamos o peso. Uma semana depois as dores no corpo evidenciam o erro. Por isso, para manter a segurança vá devagar e respeite seus limites.

4. Saiba usar a esteira

Toda esteira tem um dispositivo de segurança que deve ser fixado na camiseta do usuário. Se essa pessoa se afastar muito da zona de segurança o dispositivo será acionado e a esteira irá parar de funcionar automaticamente.

5. Evite treinar sozinho

Ao contrário de uma academia normal, que sempre tem gente, a do condomínio, às vezes, pode não ter. Por isso, por segurança procure treinar em horários que tenha pelo menos mais uma pessoa.

6. Se nunca treinou

Em casos de pessoas que nunca praticaram atividades físicas, não é recomendado se aventurar antes de consultar um personal trainer.

7. Hidratação

Observe se na academia há ou não bebedouro. Caso não haja, leve uma garrafa com água e se hidrate antes, durante e depois da atividade.

Escrito por: Givanildo Matias



Posted: 21 May 2012 12:28 AM PDT

Depois de tomar gosto pelas pedaladas, não demora muito e você já começa a buscar percursos mais longos e acidentados, como trechos de ladeira. Mas, para encarar o desafio sem empurrar a bicicleta, não basta ter bom condicionamento cardiorrespiratório. "O trabalho de fortalecimento muscular, principalmente com foco em resistência, contribui para melhorar o desempenho e diminuir a fadiga do ciclista", afirma o personal trainer Givanildo Holanda, diretor da Test Trainer. Confira uma lista de exercícios que trabalham os principais grupos musculares exigidos pela magrela - mas não se esqueça de realizá-los com orientação de um profissional capacitado, assim você evita lesões.  
Agachamento - foto: Getty Images

Leg press ou agachamento

Estes exercícios são os mais completos para trabalhar as pernas e melhorar a pedalada. "Eles exercitam toda a parte da musculatura da coxa e dos glúteos - quadríceps, glúteo máximo, isquiotibiais, tríceps sural e posteriores da coxa", afirma o professor de educação física Alexandre Jacometo, da K2 Academia, em São Paulo. "Alguns estudos apontam que ciclistas podem ter a base óssea da coluna e do quadril mais fracas, sendo o agachamento um ótimo exercício para estimular o fortalecimento dessas áreas."

No leg press, geralmente, é usado um aparelho para empurrar o peso com as pernas. No agachamento, usam-se pesos nos membros superiores ou nas costas para aumentar o trabalho dos músculos ao agachar e levantar. O cuidado para executar esses exercícios da forma correta é essencial. O agachamento, por exemplo, pode causar lesões se você projetar os joelhos à frente da linha formada pelos pés ao agachar. 
Mesa flexora - Foto: Getty Images

Mesa flexora

O aparelho trabalha os músculos posteriores da coxa (isquiotibiais e gastrocnêmios), que são exigidos na hora de pedalar. O professor Alexandre Jacometo conta que é possível realizar o exercício sem a máquina específica, utilizando apenas caneleira. "No entanto, a amplitude do movimento será menor, não dando muito resultado", afirma o profissional.  
Máquida adutora - Foto: Getty Images

Mesa Adutora

O exercício é realizado no aparelho, principalmente, por mulheres. O professor Alexandre explica que ele melhora ainda mais o desempenho ao pedalar por ajudar no fortalecimento da parte interna da coxa e dos glúteos (adutor magno, adutor longo, adutor curto, grácil e pectíneo).  
Exercícios para panturrilha - Foto: Getty Images

Exercícios para panturrilha

A panturrilha é utilizada praticamente o tempo todo na bicicleta. Fortalecer essa região ajuda a ter mais preparo para aguentar uma subida sem precisar descer do selim. "Há diversas formas de trabalhar essa parte do corpo - com caneleira, no leg press, em aparelhos específicos e até mesmo no agachamento", conta Alexandre Jacometo. Um personal trainer poderá indicar os exercícios mais indicados para o seu condicionamento e tipo físico.  
Cadeira extensora - Foto: Getty Images

Mesa Extensora

De acordo com o personal trainer Givanildo, um dos principais músculos solicitados no movimento da pedalada é o quadríceps femural. O exercício no aparelho de mesa extensora é mais uma boa opção para ajudar a trabalhar essa região da perna. "Também é possível fazer a série com caneleiras, mas o efeito costuma ser melhor no aparelho", diz Givanildo.  
Tronco - Foto: Getty Images

Fortalecimento do tronco

O exercício para fortalecer a região lombar da coluna pode ser realizado com o apoio de uma máquina que existe na maioria das academias, onde você realiza um movimento de extensão e flexão do tronco de barriga para baixo. "Podemos imaginar que é como se fosse um abdominal ao contrário, que também pode ser realizado com o apoio de uma bola ou até mesmo em um colchonete, deitado de barriga para baixo", explica Givanildo Holanda. O exercício trabalha o quadrado lombar, dando mais estabilidade ao tronco em cima da bicicleta. 
Pulley costas - Foto: Getty Images

Pulley costas

Com o auxílio da máquina pulley, o aluno faz um movimento flexionando e estendendo os ombros e cotovelos, como se estivesse puxando algo de cima para baixo bem na linha do tronco. "Esse exercício trabalha a musculatura dorsal, ajudando o ciclista a manter uma postura estável na bicicleta", afirma o personal trainer Givanildo. 
Abdominal - Foto: Getty Images

Abdominal

Exercícios que trabalham o abdômen são necessários para melhorar a postura e estabilizar a região lombar da coluna. "A sobrecarga na musculatura lombar é muito alta durante a pedalada e o abdômen bem fortalecido irá segurar boa parte dessa tensão, evitando dores durante e após o treino", explica Givanildo.


Posted: 20 May 2012 09:10 PM PDT

Prescrição de exercícios físicos para portadores de HIV

Conteúdo:

  • A descoberta do HIV e a evolução dos estudos sobre o sistema imune humano;
  • Períodos da história da AIDS;
  • Transmissão e mecanismos de ação do HIV e quadro patológico da AIDS;
  • Células do sistema imunológico e a relação com o HIV;
  • A infecção;
  • A invasão da célula pelo HIV;
  • Classificação atual dos estágios da infecção;
  • Relevância clínica da contagem de células CD4+ e carga viral;
  • Formas de contágio;
  • Testes para identificação do HIV no organismo humano;
  • Tratamento farmacológico;
  • Inibidores nucleosídicos da transcriptase reversa;
  • Inibidores não-nucleosídicos da transcriptase reversa;
  • Inibidores da protease;
  • Outros fármacos do tratamento antiviral;
  • A HAART;
  • Complicações metabólicas;
  • Resistência à insulina;
  • Síndrome metabólica;
  • Aterosclerose;
  • Lipodistrofia;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Sarcopenia (atrofia muscular);
  • Testosterona no tratamento do paciente HIV;
  • Hipercortisolemia;
  • Hipogonadismo;
  • Osteoporose;
  • Qualidade de vida: uma nova abordagem para o paciente HIV;
  • Relação entre atividade física e exercício físico com a qualidade de vida;
  • Avaliação física aplicada ao HIV positivo;
  • Avaliações pré-exercício;
  • Anamnese;
  • Exame físico;
  • Testes laboratoriais;
  • Composição corporal;
  • Flexibilidade;
  • Aptidão cardiorrespiratória;
  • Força e resistência muscular;
  • Monitoração das características clínicas durante o treinamento;
  • Contagem de células CD4;
  • Carga viral;
  • Anti-retrovirais e efeitos adversos relevantes para a atividade física;
  • Efeitos do exercício físico sobre o sistema imunológico;
  • Prescrição de exercícios físicos;
  • Diretrizes atuais para a indicação de atividade física;
  • Manutenção e melhora das qualidades físicas para vida funcional;
  • Composição corporal;
  • Força;
  • Manifestações da força;
  • Controlando a intensidade da sessão de força;
  • A musculação como terapia para o soropositivo;
  • Aptidão cardiorrespiratória;
  • Prescrevendo o exercício aeróbio;
  • Freqüência cardíaca de reserva;
  • Duração do esforço;
  • Progressão do treinamento aeróbio
  • Treinando a flexibilidade;
  • Programação geral do exercício físico;
  • Organização do treinamento;
  • O educador físico e o portador do HIV;
  • O supertreinamento;
  • O treinamento físico para soropositivos;
  • A sessão de exercício físico;
  • Tratando as complicações da infecção com atividade física;
  • Resistência à insulina e a atividade física;
  • Exercício físico e a síndrome metabólica;
  • Cuidando da aterosclerose e das doenças cardiovasculares;
  • A lipodistrofia e a sarcopenia;
  • Alterações hormonais;
  • Hipercortisolemia e hipogonadismo;
  • A osteoporose e a atividade física;
  • Nutrição para soropositivos;
  • Alimentação saudável;
  • Fortalecendo o sistema imunológico.
Opções de pagamento:
Opções para pagamento




Posted: 20 May 2012 09:05 PM PDT
Tudo o que acontece dentro de uma unidade escolar, independente de qual é o nível de ensino oferecido, é de responsabilidade da direção da Escola, até mesmo pelo transporte dos alunos no itinerário entre casa/escola e vice e versa, onde a Lei 10.154/86 que regulamenta o transporte escolar e prevê punições inclusive para as instituições de educação que usam o serviço. No tocante a Segurança não é diferente, pois a essa instituição adiciona-se total responsabilidade sobre a integridade física e psíquica de todos seus alunos. Hoje por esse motivo, a Segurança Escolar, é tratada por instituições de ensino, com o mesmo peso das atividades pedagógicas.

Na efetivação de um evento contrário a normalidade do dia a dia escolar, como uma ocorrência de crime dentro da Escola, os prejuízos ao psíquico do aluno e aos cofres da instituição de ensino são imensuráveis, principalmente se a instituição for privada.

O Agente de Segurança que presta seus serviços em uma instituição de ensino deve sempre privar pela boa aparência, ser agradável com o público interno e externo, pois esse profissional acaba sendo uma referência no local. Em situações que exijam desse profissional uma atitude enérgica, deve fazê-la com operacionalidade e, se possível, discrição.

Cabe ainda ao Agente de Segurança entender, usando a seu beneficio, a posição social de cada usuário da instituição escolar, uma vez que cada classe de usuários pertence a um grupo dentro da instituição. Os professores, os funcionários e alunos,além de  pais e namorados de alunos e pessoas, em geral adolescentes, que sempre gostam de freqüentar portas de instituições escolares.

Além da Segurança Patrimonial das instalações é muito importante a adequação do prédio para com o tipo de público que irá freqüentá-lo, dando-lhes um local seguro e sem riscos de acidentes pessoais, como escadas com corrimão, piso antiderrapante, torneiras e descarga do vaso sanitário com acionamento mecânico por pedal para evitar a contaminação das mãos, entre outros tantos cuidados necessários estabelecidos pela Segurança do Trabalho.

"Segurança Escolar é a unificação de procedimentos e normas voltados à prevenção de delitos internos e externos além de prevenção de acidente e incidentes, integrando profissionais de Segurança, corpo docente e dicente e em uma cultura de Segurança."


Nenhum comentário: