EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Newsletter da Saúde - Sintomas da dengue


Newsletter da Saúde


Posted: 07 May 2012 02:54 AM PDT
Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem.

Dengue Clássica

  • Febre alta com início súbito
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
  • Perda do paladar e apetite
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: - Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Manchas vermelhas na pele; Sonolência, agitação e confusão mental; Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco; Dificuldade respiratória; Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.


Posted: 07 May 2012 02:39 AM PDT

Quem nunca ouviu falar em tendinite? Ela é muito comum em muitas profissões, principalmente aqueles que demandam esforço repetitivo. E se não tratada pode deixar sequelas. Por isso vamos entender agora como o problema acontece e como se livrar dele.

Ela pode acontecer em qualquer pessoa, desde quem trabalha sentado em frente ao computador, até esportistas. Tendinite é o nome que se dá à inflamação dos tendões, estruturas que têm a função de ligar os músculos aos ossos. Assim, onde houver tendão, pode haver tendinite.

A inflamação geralmente se desenvolve pelo mau uso dos tendões, seja pela sobrecarga deles ou por esforços repetitivos. A dor é o principal sintoma, mas também podem ocorrer aumento de volume, calor, vermelhidão e dificuldade para realizar movimentos. Com base nos sintomas o médico vai levantar a suspeita do problema, mas os exames, principalmente de imagem, têm papel muito importante para diferenciar a tendinite de outras doenças similares.

O ortopedista Antonio Carlos da Costa explica que a radiografia, a ressonância magnética e a ultrassonografia são exames bastante usados para diagnosticar o problema.

As formas de tratamento vão desde o uso de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado. A fisioterapia também é indicada para acelerar o processo de cura, assim como a aplicação de bolsas de gelo e, principalmente, repouso. Além disso, alguns hábitos são essenciais para evitar o quadro.

Evitar os excessos, segundo ortopedista, é muito importante. Deve-se manter ao máximo a boa postura, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, já que assim é possível manter o corpo sempre em forma, evitando sobrepeso.

A tendinite, se não tratada corretamente pode deixar sequelas, como ruptura do tendão e a cronicidade do quadro. Por isso, procure acompanhamento médico assim que notar os sintomas.



Nenhum comentário: