EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

domingo, 20 de maio de 2012

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 19 May 2012 11:08 PM PDT
Está na moda falar em fatoresde risco. Eles aumentam as chances de um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral e até um ataque de raiva — se o tal fator for uma folgada que rouba sua hora no cabeleireiro. Tirando esse último, o trabalho é, sim, fonte para os outros problemas. Você talvez nem tenha percebido, mas aquelas horas que passa na cadeira de rodinhas com a cara enfiada no computador podem minar seu bem-estar físico e mental. Claro que trabalho é prazer, fonte de realização — e de dinheiro também —, mas há características nele que simplesmente fazem mal. Periodicamente, a International Stress Managment Association (Isma-BR) realiza uma pesquisa para identificar quais são as profissões mais sujeitas ao stress no trabalho e suas consequências negativas. A última delas foi em 2009. Adivinhe quem ganhou. Padres e freiras! Isso mesmo. E você se pergunta: o que eu tenho a ver com isso, uma vez que não exerço essas profissões (do contrário não estaria lendo uma revista cheia de homens bonitos e dicas picantes)? Mas basta entender por que essa profissão é estressante para ver que a sua nem é tão diferente assim. "Padres e freiras vivem estressados porque não conseguem ter vida privada e sofrem cobranças por seu comportamento", diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. "Além disso, são acionados a qualquer momento do dia ou da noite para atender alguém, e não podem recusar", completa ela. Soa familiar?

As pessoas que mais investem no trabalho são ainda mais vulneráveis, diz uma pesquisa da organização canadense Centro de Vício e Saúde Mental. Eles avaliaram 2 137 pessoas e 18% delas se identificaram como "altamente estressadas", exatamente as que colocavam o trabalho como prioridade e ocupavam cargo de responsabilidade. Como não dá para parar de trabalhar — e ninguém diz que você tem de fazer isso —, melhor saber como o trabalho afeta a saúde e como se proteger.

Costas e músculos

Tudo o que você faz repetitivamente sem pensar na postura afeta músculos e ligamentos. Pode ser a forma como senta até o movimento de dar um clique no mouse. "Os problemas mais comuns são as tendinites, miosites, lombalgias, dores nas costas e na cabeça", diz o ergonomista Marcos Domaneschi, da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo). De acordo com o Departamento de Segurança Ocupacional e Administração de Saúde (Osha) dos Estados Unidos, doenças causadas por movimentos repetitivos representam um prejuízo de 20 bilhões de dólares por ano, somando-se tratamento e afastamento do trabalho. O primeiro passo para evitar a má postura é prestar atenção nela, sentar com as costas inteiras escostadas na cadeira, um apoio de pé, os olhos centrados no meio da tela do computador. O segundo é realizar exercícios preventivos ao menos uma vez por dia. Essas duas medidas farão bem não apenas para seu corpo mas para a própria carreira. Um estudo da Univesidade Northwestern, nos EUA, mostrou que uma boa postura aumenta a sensação de poder, independentemente da posição hierárquica que ocupa na corporação.

Olhos
Apesar de a má iluminação não causar danos permanentes à visão, provoca desconforto. "Ao final do dia a pessoa sente cansaço, e podem ocorrer irritação e lacrimejamento", diz o oftalmologista Elcio Sato, da Universidade Federal de São Paulo. A iluminação ideal é a natural, mas, como ela varia durante o dia, é preciso lançar mão da artificial. "Deve-se evitar fontes de luz que atinjam os olhos diretamente", diz Sato. Ela deve ser regular e constante durante as horas de trabalho. Além da luz ruim, as mulheres sofrem mais com os olhos secos, normalmente causados por uma baixa umidade devido ao ar condicionado, o que pode ser agravado pelo uso da maquiagem. Ter um colírio que imita lágrima sempre à mão pode ajudar.

Pulmões
Sabia que não é apenas você quem fica mal, o prédio onde você trabalha também? É a chamada "síndrome dos edifícios doentes", uma referência à qualidade do ar interno. O principal culpado é o ar-condicionado. Se não for bem conservado, dentro dele acabam morando vírus, bactérias e até aracnídeos, como é o caso do ácaro, que se espalham pelo ambiente. Juntamente com essa contaminação biológica pode ocorrer também a contaminação química pelos gases emanados de produtos de limpeza, verniz, entre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os gastos anuais com esse tipo de problema chegam a 100 milhões de dólares nos Estados Unidos. Os principais problemas são resfriados e gripes constantes, alergia e asma. Para tentar poupar seus pulmõezinhos, o jeito é pressionar a administração para que faça uma manutenção adequada do ar e sair para respirar fora de quatro paredes sempre que for possível. Se o calor não for tanto, melhor abrir as janelas.

Silhueta
Ficar sentada o dia todo, ou boa parte dele, faz engordar. Grande novidade. Mas essa verdade foi estudada a fundo por um grupo de pesquisadores canadenses. CarlÉtienne Juneau, do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Montreal, e seus colegas analisaram os dados estatísticos do país, e concluíram que a falta de atividade física durante o horário de trabalho pode explicar o fato de a obesidade ter aumentado 10% entre 1978 e 2004 no país, mesmo que as pessoas estejam frequentando mais as academias. A solução é compensar o tempo extra sentada com mais academia ainda. E tomar muito cuidado com os petiscos dentro da sua gaveta. Se for para beliscar algo no meio da tarde, que seja uma fruta seca ou uma castanha, não um biscoito recheado.

Coração e cérebro
Há aquele ditado que diz que "quando a mente não pensa, o corpo padece". O pior é que, quando a mente pensa demais, o corpo também sofre. "O trabalho muitas vezes exige que a pessoa exceda seus limites, com jornadas longas, falta de recursos e também de reconhecimento", diz Ana Maria Rossi. "Isso aumenta em 63% a chance de ter um problema de saúde." Um dos principais órgãos afetados pelo stress é o coração. Sob stress, a pressão sanguínea sobe, a pessoa come mais e os níveis elevados dos hormônios adrenalina e cortisol aumentam a chance de ter um ataque cardíaco. Outro que padece juntamente com o coração é o cérebro. Ele é irrigado por 640 quilômetros de pequenos vasos que levam nutrientes e oxigênio. Flutuações bruscas e constantes na química do sangue — como a elevação dos níveis de hormônio — afetam diretamente esses vasos, podendo provocar desde uma dor de cabeça até um acidente vascular cerebral (AVC). Quem descobrir como acabar com o stress no trabalho vai ficar tão milionário quanto a empresa que criou aquela pilulazinha azul que faz você sabe o quê. Mas algumas atitudes pontuais podem ajudar a aliviar o stress, como programar-se para trabalhar em casa um dia da semana, treinar o poder de negociação e encontrar recompensas fora da empresa. "Isso vale, inclusive, para quem sofre com a falta de reconhecimento. Se não vem do trabalho, esse reconhecimento pode ser buscado no companheiro, em uma atividade qualquer na qual você seja boa, como pintar ou cantar", diz Ana Maria.

Seus peitos

Ficar sentadinha por horas faz mal não apenas para a silhueta. Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, mostrou que a inatividade aumenta em três vezes o risco de desenvolver câncer de mama. Desse ponto de vista, talvez as donas de casa, cheias de tarefas físicas, levem vantagem. A posição — sentada em frente ao computador — também não ajuda nada. Os músculos das costas acabam enfraquecidos e a coluna curvada, fazendo com que os seios pareçam caídos. Que tal uma boa espreguiçada para espichar-se quando não tiver ninguém olhando?

Profissões de risco
Uma pesquisa da Isma-BR identificou as profissões que sofrem maior stress. Tirando os padres e as freiras — que ganharam disparado —, saiba quem é mais afetado pela rotina

1º. Profissionais da segurança pública ou privada
Por quê: têm de defender bens físicos ou pessoas, colocando em risco a vida.

2º. Controladores de voo
Por quê: carregam a vida de muitas pessoas em suas mãos.

3º. Motoristas urbanos
Por quê: trabalho repetitivo, seguem a mesma rota diária. Estão sujeitos à pressão do tempo porque, mesmo com trânsito, não podem atrasar.

4º. Executivos, profissionais da área de saúde, de telemarketing e bancários
Por quê: em comum todos têm a pressão. O executivo, por metas; quem trabalha com a área de saúde lida com vidas; atendentes de telemarketing têm de cumprir metas e muitas vezes não são bem tratados; e os bancários lidam com o dinheiro alheio e o risco de assaltos.

5º. Pessoas que estão fora de sua área de formação

Por quê: um professor que vira diretor da escola e tem de lidar com questões administrativas; um publicitário que passa a gerenciar uma grande equipe e deixa de lado a parte criativa. Pessoas assim podem sentir-se inseguras, o que aumenta o stress.

6º. Jornalistas

Por quê: são pressionados pelo prazo, pelo risco constante de demissão, já que o mercado está inflado, e ainda assim precisam garantir a qualidade do trabalho.


Posted: 19 May 2012 01:04 AM PDT

Cirurgias de coluna, especialmente as de hérnia de disco, estão na mira do governo dos EUA. Os custos com esse procedimento passaram de US$ 345 milhões em 1997 para US$ 2,24 bilhões em 2008.
Como pano de fundo, há os conflitos de interesses entre cirurgiões e a indústria de próteses (pinos, placas e outros materiais), que já estão sendo investigados pelo Congresso.
A suspeita é que os médicos estariam indicando cirurgias desnecessárias em troca de comissões.
Um relatório divulgado em 2011 pelo "Wall Street Journal" mostrou que cinco cirurgiões do Norton Hospital, no Kentucky, receberam, cada um, US$ 1,3 milhão da Medtronic, líder em dispositivos para cirurgia na coluna.
A empresa afirmou que o dinheiro se refere a royalties, porque os médicos ajudaram no desenvolvimento dos dispositivos. O curioso é que esses médicos estão entre os que mais indicam as cirurgias no sistema público de saúde americano, o Medicare.
Só os parafusos usados para perfurar a coluna custam US$ 2.000 cada um. Mas, segundo o Medicare, o custo de fabricação não passa de US$ 100.
"Você pode facilmente colocar US$ 30 mil em materiais durante uma cirurgia de hérnia de disco", diz Charles Rose, cirurgião de coluna da Universidade da Califórnia que criou o grupo "Associação de Ética Médica" para combater os conflitos de interesse.
"Muitas cirurgias estão sendo feitas em situações em que não há evidência de que vão funcionar", afirmou à Folha Rosemary Gibson, autora do livro "The Treatment Trap".
TAMBÉM NO BRASIL
No Brasil, a situação é parecida, segundo o cardiologista Bráulio Luna Filho, conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina). "O problema é que ninguém denuncia. Mas o que anda acontecendo é criminoso."
Segundo ele, o Cremesp discute criar uma resolução estadual que discipline os conflitos de interesses na área de medicamentos e de dispositivos.
"Sabemos dos exageros, mas fazemos de conta que não sabemos", diz Guilherme Barcellos, pesquisador especializado em conflitos de interesse.
Em 2010, o CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou uma resolução que proíbe comissões para a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses. A resolução também impede que o médico exija a marca do material a ser usado.


Posted: 19 May 2012 01:04 AM PDT

Um terço das pessoas que sofrem de asma corre risco de sofrer um ataque fatal, aponta um estudo feito pelo instituto Asma UK, na Grã-Bretanha. Segundo os pesquisadores, esses dados mostram desconhecimento sobre as complicações da doença, fazendo com que grande parte das pessoas seja internada por motivos que poderiam ser evitados.
Para chegar a essa conclusão, foram entrevistadas 25 mil pessoas em uma pesquisa online. Os pesquisadores tinham por objetivo avaliar a doença em diferentes pacientes para tentar determinar os riscos de morte associados ao problema. A partir dos resultados, seria possível incentivar programas de conscientização sobre a asma.
Antes de realizar o teste, menos da metade reconhecia estar em risco. Os pesquisadores avaliam também que até 75% das internações de emergência relacionadas à asma poderiam ser evitadas se os pacientes soubessem gerenciar melhor a doença. Concluiu-se ainda que grande parte das vítimas do problema não sabia que estava exposta ao elevado risco de ataques fatais.
A asma é responsável por milhares de mortes todos os anos. Aderir a um tratamento contínuo com uso de medicamentos ou inaladores, recomendados por um profissional, é fundamental para evitar complicações.

Combata seis agravantes de asma e outras alergias respiratórias

Junto com a chegada dos meses mais frios do ano vem o crescimento das alergias respiratórias. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo que asma, rinite e bronquite são predominantes nesta época do ano. A seguir, especialistas listam os principais deles e dão dicas de como combatê-los.
Saiba mais
1. Alterações de temperatura
As variações de calor para frio ou vice-versa podem causar irritações nas vias respiratórias e demais órgãos. Por isso, evite fazer atividades ao ar livre em horários muitos frios, como no período da noite no inverno.
2. Fortes emoções
Ficar muito nervoso, triste ou assustado pode desencadear o fechamento dos brônquios, levando a uma crise de asma. Essas crises são comuns tanto em crianças quanto em adultos e procurar ajuda profissional - como de um psicólogo - pode ajudar a identificar esses focos de tensão e entender como lidar com eles.
3. Produtos químicos
Há alguns produtos de cheiro tão forte que causam irritação na maioria das pessoas, como tinta de parede. Produtos de limpeza também costumam ser motivo de irritação. Por isso, prefira opções menos concentradas ou que apresentem menos cloro ou amoníaco.
4. Infecções virais
Todo vírus que irrita e inflama o brônquio faz com que ele se feche, o que pode aumentar a secreção e as chances de crises alérgicas. Por isso, é importante tomar vacina contra gripe em épocas de campanha e ter cuidado para não ficar com a imunidade baixa e favorecer a manifestação de doenças virais.
5. Pólen
O pólen é um dos mais comuns alérgenos (substâncias que desencadeiam alergia). Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno, por exemplo, o corpo libera substâncias químicas que causam sintomas alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco. Se a pessoa notar essa reação ao pólen de algum tipo específico de flor, é melhor evitar ter essa espécie dentro de casa.
6. Animais com pelos e penas
É possível conviver com bichos de estimação, mas desde que cuidados com higiene da casa e do animal sejam redobrados. Dar banhos semanais no animal para diminuir a quantidade de pele e de pelos soltos no ambiente é fundamental, assim como impedir que o animal frequente as áreas de convívio da casa, em especial o quarto da pessoa que tem alergia.


Posted: 18 May 2012 11:32 PM PDT
O médico João Amadera ressaltou que participar de uma corrida de 5 quilômetros já é o suficiente para provocar inflamação nas articulações e lesões nos discos
  • O médico João Amadera ressaltou que participar de uma corrida de 5 quilômetros já é o suficiente para provocar inflamação nas articulações e lesões nos discos
Enquanto as corridas de rua viram moda em São Paulo, com um aumento de 22,6% no total de eventos desse tipo na cidade de 2010 para 2011, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), crescem os casos de lesões na coluna devido à prática inadequada da atividade. Essa é a percepção dos médicos do Spine Center, centro do Hospital do Coração (HCor) especializado no tratamento da coluna.

Os pesquisadores do HCor, baseados em um levantamento com 240 corredores paulistanos, perceberam que o problema atinge sobretudo os esportistas "de fim de semana", que se aventuram pelas ruas e parques da cidade ocasionalmente, sem orientação profissional. As informações foram colhidas na véspera de duas corridas de rua na capital, quando os participantes compareceram ao local do evento para pegar o kit de corrida.

O médico João Amadera, um dos diretores do Spine Center, ressalta que a participação em uma única corrida de rua (aquelas voltadas para amadores têm, no mínimo, 5 quilômetros) é o suficiente para provocar inflamação nas articulações e lesões nos discos. "O que era para ser benéfico para a saúde passa a ser algo que impede a pessoa de progredir na prática", explica.


Posted: 18 May 2012 10:12 PM PDT
O número de mortes provocadas por dengue caiu 80,2% nos primeiros quatro meses de 2012, quando comparados ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 74 óbitos, frente a 374 do primeiro quadrimestre de 2011. Houve ainda uma redução de 87% nos casos graves da doença (passaram de 8.630 para 1.083) e de 44% no total de casos (de 507.798 nos quatro primeiros meses de 2011 para 286.011 no primeiro quadrimestre de 2012).

Os números foram divulgadas na manhã desta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o ministério, o primeiro quadrimestre é a época do ano com a maior incidência da doença, com pico em abril. Padilha diz que contribuiu para redução dos casos de dengue ações coordenadas entre o ministério e os estados e municípios, inclusive repasse de verbas para qualificação de ações de prevenção e controle. Segundo ele, também foi importante a redução do tempo de espera para o tratamento.
O estado do Rio de Janeiro é o que concentra mais casos: 80.160 (28% do total). Em seguida vêm Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393). Mas a maior incidência é em Tocantins, com 837,7 casos por 100 mil habitantes.
O município do Rio de Janeiro foi o que teve mais óbitos confirmados por dengue, tanto em 2011 como em 2012. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram 43 mortes, número que caiu para 15 este ano. Em seguida vêm FortAleza (cinco mortes nos primeiros quatro meses deste ano) e Salvador (três). O Rio também é o município com maior número de casos nos primeiros quatro meses de 2012: 64.675, frente a 49.593 no mesmo período do ano anterior. Ou seja, houve um crescimento de 30,4%.
No Brasil circulam quarto tipos de vírus da doença. O tipo 4 foi predominante no Norte e Nordeste. No Sul e Centro-Oeste houve mais casos do tipo 1. No Sudeste, o Rio teve mais casos do tipo 4, enquanto nos demais estados predominou o tipo 1. Em todo o país, o tipo 1 foi responsável por 59,3% dos casos e o tipo 4 respondeu por 36,4%.
Segundo Padilha, o aumento de casos se explica pela introdução do vírus do tipo 4, que ainda não havia circulado no Rio. Quem contrai um tipo de dengue fica imune a ele, mas não aos outros tipos.
- No Rio já havia circulado o tipo 1, tipo 2 e tipo 3. Ao introduzir o novo vírus, toda a população do Rio de Janeiro passava a ser suscetível ao dengue tipo 4 - disse o ministro, acrescentando que ainda assim o número ficou aquém dos 145 mil casos registrados em 2002:
- Nós conseguimos evitar a maior epidemia da história que o Rio de Janeiro podeira ter tido, mas nós tivemos uma situação epidêmica ainda, com grande número de casos.




Nenhum comentário: