EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Atividade física previne a insônia, diz especialista

Posted: 16 May 2012 12:49 AM PDT


Quer dormir bem? Então, mexa-se. Esta é a recomendação de especialistas em sono: atividades físicas regulares levam o indivíduo a fazer as pazes com o travesseiro. E, em muitos casos, o exercício pode reduzir ou até eliminar a necessidade de tomar remédios para dormir.

"O ideal é praticar uma atividade física quatro vezes por semana, por pelo menos 40 minutos. E a intensidade do exercício vai depender do condicionamento físico da pessoa. Para quem é sedentário, começar pela caminhada já vai trazer uma boa melhora", diz a neurologista Andrea Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono.

Segundo a especialista, o ideal é fazer estas atividades físicas pela parte da manhã. Se a pessoa só tiver disponibilidade no fim da tarde ou à noite, o indicado é evitar fazer o exercício quatro horas antes de dormir.

A atividade física libera hormônios como a endorfina, que relaxa. Mas também libera a adrenalina, daí o alerta para evitar se exercitar antes de dormir.

Além disso, praticar a atividade de manhã faz com que o organismo funcione melhor, proporcionando um bem-estar físico e mental. Isto acaba se refletindo na qualidade do sono.

"Quem pratica esportes ou atividades físicas regulares tem um tempo total de sono maior e também uma maior quantidade de sono profundo, que é fundamental para o cérebro processar novas informações", diz.

O exercício ajuda a dormir, e vice-versa, num círculo virtuoso. Dormir bem, dá mais vigor ao organismo para praticar atividades físicas, pois libera o hormônio do crescimento, até mesmo na idade adulta. "No adulto, este hormônio recupera a musculatura e ajuda a reduzir riscos de osteoporose", diz a neurologista.

Por outro lado, dormir mal tem consequência a curto e a longo prazo. A curto prazo, causa irritabilidade, cansaço, déficit de atenção. A longo prazo, baixa a imunidade, antecipando doenças degenerativas, como hipertensão e diabetes.

Metade dos adultos brasileiros tem queixas em relação à qualidade do sono: ou não tem tempo para dormir, por causa dos afazeres do cotidiano; ou demoram a pegar no sono; ou dormem tão mal que acabam passando dia cansados, segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia, de 2009. Isto sem falar na insônia propriamente dita, um mal que atinge 20% da população mundial, de acordo com estudo da Sleep Foudation, dos EUA.

"O quadro de insônia crônica se configura partir de um mês sem conseguir dormir direito. Então, é a hora de procurar um médico" diz a neurologista.


Como faz o teste físico de abdominal

Posted: 15 May 2012 08:08 PM PDT


- Finalidade: determinar a resistência muscular localizada abdominal.

- Material Utilizado: colchonete e cronômetro

- Execução: o aluno inicia o teste em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados, as plantas dos pés apoiados no solo com os calcanhares unidos a uma distância de 30 a 45cm das nádegas, formando um ângulo menor que 90° graus. Os braços podem estar na cabeça com as mãos entrelaçadas na nuca ou cruzados no tronco, com as mãos apoiadas nos ombros opostos. O aluno deverá contrai a musculatura abdominal e levar a cabeça para frente, flexionando o tronco até tocar os joelhos com os cotovelos, e retorna a posição inicial.

Figura  Teste de Abdominais

- Regra: registra-se o número máximo de repetições em 60 segundos, executado de forma correta. - Músculos Avaliados: Abdominais e Flexores do Quadril.

- Critérios de Avaliação: para avaliar os resultados deste teste, utilIZamos a tabela elaborada por POLLOCK (1993), apud MONTEIRO(op.cit, 107)


Classificação do Resultado do Teste de Abdominais

Sexo Idade (anos) Ruim Abaixo da Média Média Acima da Média Excelente De 15 a 19 < 32 3-37 38-41 42-47 > 48

Masculino

Feminino

De 60 a 69 < 1 2-3 4-1 12-15 > 16


Respiração correta aumenta a performance da corrida

Posted: 15 May 2012 08:02 PM PDT


A prática da corrida exige do organismo muita energia. Com isso, a respiração torna-se fundamental para a boa performance do movimento. Pois a entrada de ar no organismo faz com que os alimentos se transformem em energia.

Siga nosso twitter

Para que a respiração contribua para um bom desempenho na corrida, especialistas dão dicas de como usufruir melhor do oxigênio. Veja quais são:

- Respiração correta faz com que o ar entre pelo diafragma, que é o principal músculo respiratório. Quando ele se contrai, as nossas vísceras são forçadas para baixo, abrindo espaço para os pulmões se expandirem.

- Numa corrida de longa distância, a respiração deve permanecer num ritmo constante durante boa parte do exercício.

- Durante a corrida, permita que o ar entre pelo nariz e, se for o caso, saia pela boca. O importante é o corpo encontrar seu próprio ritmo de forma natural.


Nenhum comentário: