EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

domingo, 13 de maio de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Importância da avaliação física antes do início de um programa de condicionamento físico.

Posted: 12 May 2012 09:53 PM PDT


A ergometria e a ergoespirometria, como método de avaliação da capacidade física, contribuem para definir a intensidade do exercício mais adequada à capacidade física do indivíduo e embasar a progressão do exercício ao longo do treinamento.

A diferença básica da aplicação desses métodos diagnósticos na prescrição de exercício físico está no fornecimento de uma avaliação mais precisa. A ergoespirometria, além de possibilitar a medida direta do consumo de oxigênio de pico, permite a determinação do limiar aeróbio e do ponto de descompensação respiratória, que são extremamente importantes na prescrição do treinamento físico para o corredor.

No caso da ergometria, o consumo de oxigênio de pico é calculado e não medido, enquanto o limiar aeróbio e o ponto de descompensação respiratória não podem ser determinados. Portanto, a falta de uma avaliação ergoespirométrica não é impeditiva, mas, sem dúvida, restritiva na programação de treinamento físico para os corredores.

Em geral o exercício físico que comprovadamente promove prevenção e melhora do condicionamento físico são os exercícios aeróbios que envolvem grandes massas musculares, movimentadas de forma cíclica, de baixa a moderada intensidade, realizada com frequência de três a cinco vezes por semana, por um período de tempo mais longo, entre 30-60 minutos.

A avaliação funcional pela ergoespirometria deve ser o método de escolha. No entanto, isso não impede que a prescrição de treinamento para o corredor seja realizada com o teste de esforço convencional, utilizando-se a medida direta de frequência cardíaca, registrada pelo eletrocardiograma no repouso e no pico do exercício, a partir de cálculos indiretos ou de fórmulas.

Muitos são os métodos diagnósticos para investigação e estratificação de risco de eventos, sendo a história, o exame físico e o eletrocardiograma responsáveis por praticamente 50% das hipóteses diagnósticas corretas. Todo corredor com mais de 35 anos de idade ou que tenha apresentado algum evento durante o treinamento físico deve ser submetido a investigação de isquemia e problemas cardíacos. O teste ergométrico, a cintilografia miocárdica e, nos casos necessários, a cinecoronariografia devem ser indicados.

A prevenção é o único tratamento dos eventos durante os treinos. Em muitos casos há sintomas premonitórios como a síncope, palpitações e dor torácica. A história familiar de eventos em jovens corredores e anormalidades clínicas e eltrocardiográficas impõe investigação rigorosa. Com isso, podemos concluir a importância destes exames prévios nos corredores, com o intuito de acidentes nos treinos e competições.


Professor Newton Nunes - www.areadetreino.com.br
Professor pelo Instituto do Coração de SP desde 1994. Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo InCor. Mestrado e Doutorado em Educação Física na USP.


Exercícios moderados ajudam a curar a gripe

Posted: 12 May 2012 09:50 PM PDT


Estudo divulgado pelo American College of Sports Medicine, dos Estados Unidos, concluiu que a prática de exercícios físicos durante a gripe e resfriado pode ajudar a curar a doença.

Segundo a pesquisa, a prática de esportes estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção. Com os exercícios feitos durante a crise do resfriado, a atividade física consegue eliminar em até dois dias os sintomas da doença.

A atividade física só não é recomendada quando o quadro da doença apresenta febre, fraqueza ou dores no peito. Durante a prática de exercícios neste caso, a sugestão é que se beba muito líquido e frutas ricas em vitamina C.

 


Por que as dietas falham?

Posted: 12 May 2012 09:40 PM PDT

Demorou mas saiu um post novo aqui no blog! E nada melhor que o ele para um fim de feriado prolongado. Vai cair como uma luva pra quem está de querendo começar uma dieta. Nele falaremos de algo que sempre acontece com pessoas que iniciam um regime e falham e até com quem obtêm sucesso. Já aconteceu com todos, não adianta negar! Se você nunca falhou em uma dieta, você nunca começou uma! Então, para evitar que isso ocorra com você novamente, atente-se às seguintes dicas:

Falta de refeições: Não deixe seu corpo sem alimento por mais de 3 horas (aquela velha dica de sempre), fazendo isso você vai evitar a perda excessiva de energia. Atenção, não esqueça do café da manhã!

Falta de organização das refeições: Sim, cair na rotina nesses casos vai bem! Como fazer isso? É simples! Comece definindo o número de refeições que você precisa fazer (lembre-se de que você necessita comer a cada 3 horas), em seguida especifique os alimentos de cada refeição (dar uma variada é o melhor conselho que podemos dar para essa etapa).

Falta de proteína: Não comer proteína suficiente é algo muito comum em quem começa uma dieta e não tem informações básicas e essenciais sobre alimentação. Sem ela você perderá massa muscular (o que não é o desejável) além de baixar o metabolismo.

Falta de gordura: Ao começar uma dieta, a primeira coisa que uma pessoa busca evitar é a gordura. Os lipídeos são os nutrientes com alto teor calórico, aumentam nosso colesterol, nosso peso, etc. Mas nem todas as gorduras são ruins. Existem lipídeos como o omega 3 e o 6 que são considerados essenciais. Eles possuem funções anti-inflamatórias, anti várias outras coisas e também ajudam a melhorar nossa tolerância à insulina. Podemos facilmente encontrá-los em peixes como salmão, cavala, sardinha, arenque, no óleo de linhaça entre outros inúmeros alimentos.

Muitos alimentos processados: Alimentos como pões com fibras, iogurtes light, entre outros alimentos sejam eles refinados ou processados, fazem-nos acreditar que são bons para nossa dieta. Não se iluda!

Falta de variações de alimentos: Comer sempre a mesma coisa, todo dia é algo totalmente frustrante. O ideal é variar sempre, principalmente os legumes. Ora cozidos, ora frasco e por aí vai. Procure também colorir as refeições. Alimentos coloridos são mais ricos em substâncias antioxidantes que combatem o stress.


Atletas de competição têm mais riscos de morte por mal súbito

Posted: 12 May 2012 09:26 PM PDT

O cardiologista Eloi Marijon, especialista em epidemiologia cardíaca e pesquisador Instituto nacional de Saúde e Pesquisa Médica, de Paris, chefiou um estudo publicado ano passado na Associação Americana do Coração em que mapeou as características entre as vítimas de morte súbita durante prática esportiva na França, tanto entre atletas de alto rendimento, quanto aqueles que se exercitam apenas para manter a saúde. Em entrevista por e-mail ao GLOBO, ele contou sobre as conclusões de seu trabalho e dá dicas sobre como evitar riscos:

O GLOBO: O artigo de sua equipe revelou que a idade de prevalência de morte súbita entre atletas difere entre os profissionais e os que praticam apenas por recreação. Por que a diferença?

Eloi Marijon: Claro, porque os atletas de competição são mais novos. Por definição (para o estudo), os atletas de alto rendimento têm entre 15 e 35 anos. A incidência de morte entre atletas de alto rendimento é entre quatro e cinco vezes maior que nos atletas que não competem. Mas, ainda assim, (o índice para os atletas competitivos) é inferior à incidência na população em geral. O dado enfatiza a verdade de que a prática esportiva, no fim das contas, protege contra a morte súbita cardíaca.

Uma vez que a maioria dos casos de morte súbita tem alguma testemunha, há alguma ação que pode ser tomada para reduzir o risco de morte?

Marijon: Sim, quem estiver do lado deve iniciar imediatamente a ressuscitação cardiopulmonar.

Há sintomas que devem ser levados em conta para não ter um ataque cardíaco durante o exercício?

Marijon: Alguns deles: não pratique exercício se estiver com febre; não fume logo depois, o que favorece um espasmo coronário; e, antes de começar qualquer atividade esportiva, consulte um médico se tiver dor torácica ou desmaios.

Por que mulheres têm um risco tão menor que os homens para morte súbita?

Marijon: O mecanismo preciso para o menor risco de morte súbita em prática de exercícios para mulheres ainda não é conhecido, mas a frequência e a incidência de doenças do coração entre homens e mulheres são diferentes e, sem dúvida, participam para este resultado.

Particularidades climáticas, como malhar sob altas temperaturas, pode aumentar o risco de morte?

Marijon: São as temperaturas mais baixas que estão associadas ao aumento dos sintomas de doenças coronárias. No entanto, não há informação que ligue a morte súbita na prática esportiva às condições do ambiente.


Fonte: O Globo


Nenhum comentário: