EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Doenças respiratórias crônicas estão associadas ao cigarro

Posted: 16 May 2012 03:02 AM PDT

Foto: ReproduçãoOito em cada dez homens que morrem por doenças respiratórias crônicas no Brasil são fumantes, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). O índice é superior à média mundial, que é de cinco óbitos em cada dez.

Entre as mulheres, seis em cada dez que falecem por doenças respiratórias crônicas são tabagistas. A média no resto do planeta é de duas mortes em cada dez.

Dados indicam que 1 milhão de brasileiros, de ambos os sexos, foram diagnosticados com algum tipo de enfermidade respiratória grave associada ao cigarro. Fumantes a partir dos 30 anos sofrem 40% mais com essas doenças quando comparados aos que não são viciados em cigarro.

Segundo o Inca, essas enfermidades pulmonares representam a terceira causa de mortalidades referentes à saúde no Brasil – atrás apenas dos problemas cardiovasculares e do câncer. Em 2008, quatro brasileiros morreram a cada hora em razão de complicações respiratórias crônicas.

O estudo mostra, ainda, que pessoas consideradas dependentes severos da nicotina, quando comparadas aos chamados tabagistas leves, sofrem 85% a mais de problemas como enfisema pulmonar e bronquite.

Em relação ao fumo passivo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 7,5 mil brasileiros falecem todos os anos devido à exposição ao cigarro. Pais tabagistas que têm crianças e jovens com asma, por exemplo, expõem os filhos a cerca de 4,7 mil substâncias nocivas presentes na fumaça.

Adultos não fumantes que vivem em áreas urbanas e que são expostos ao tabagismo passivo também apresentam alto índice de diagnóstico de doenças respiratórias crônicas – 30% a mais do que os que não são expostos ao cigarro.


11 regras para manter o sorriso bonito e saudável

Posted: 16 May 2012 12:33 AM PDT

Muito mais do que ter dentes bem branquinhos iguais aos das celebridades, mantê-los em ordem significa cuidar da saúde. Alguns problemas como doenças do coração podem estar associados  à condição dos seus dentes. O site <i>Health</i> listou algumas dicas para tratar a saúde bucal Foto: Getty Images

Muito mais do que ter dentes bem branquinhos iguais aos das celebridades, mantê-los em ordem significa cuidar da saúde. Alguns problemas como doenças do coração podem estar associados à condição dos seus dentes. O site Health listou algumas dicas para tratar a saúde bucal.

Aos 30 anos: preste atenção aos hormônios
A gravidez faz com que a visita ao dentista seja necessária. Níveis mais altos dos hormônios estrogênio e progesterona podem deixar as gengivas mais sensíveis e suscetíveis a infecções secundárias. Passar fio dental é primordial, porque ajuda a reduzir o risco de periodontite. Estudos têm relacionado a doença periodontal não tratada com o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

Faça escovação correta
Na hora de escovar os dentes, a recomendação é usar uma escova macia com cerdas arredondadas e de náilon. Faça movimentos circulares num ângulo de 45º na linha da gengiva. Se doer ou sangrar continue o mesmo procedimento. E passe bastante fio dental, quanto mais usá-lo, mais as gengivas ficam resistentes.

Pare de fumar
Tente parar de fumar, pois os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal. Além disso, a recuperação não é tão boa após o tratamento quanto os não fumantes.

Dê um tempo em refrigerante diet
Mesmo sem açúcar, o refrigerante diet pode prejudicar os dentes brancos, principalmente os compostos à base de cola, já que possuem alto teor de ácido, que enfraquece o esmalte dentário.

Aos 40 anos: vá ao dentista
Algumas doenças graves podem ser detectadas com uma visita ao dentista. A gengivite, por exemplo, pode ser um sinal de diabetes não controlada. Além disso, o câncer bucal é mais comum após os 40, o seu dentista poderá detectar alguns sintomas, como inchaço anormal ou feridas, bem como lesões indolores.

Tente desestressar
Ranger ou apertar os dentes (o que se intensifica se você está estressado) pode causar desgaste excessivo e até rachaduras e lascas dentárias. Se você tem alguns destes sintomas, o dentista pode lhe prescrever um protetor bucal, que geralmente é feito à base de silicone. Tente maneiras de se livrar do estresse, como fazer exercícios físicos e manter um tempo para o lazer.

Renove as obturações
Obturações e coroas se desgastam com o tempo. E um dente rachado ou lascado pode ser uma porta de entrada para bactérias e uma consequente deterioração dentária.

Cuidado com clareamento excessivo
Se você já atingiu o tom dos dentes que deseja, dê um tempo no clareamento. Embora não seja comprovado que o procedimento corrói o esmalte dentário, é verdade que ele aumenta a sensibilidade. Além disso, com o passar da idade a brancura do dente atinge até certo limite.

Aos 50: cuide dos seus ossos
A perda óssea é uma das principais razões para as pessoas perderem os dentes. Por isso é importante manter uma dieta saudável, com ingestão de cálcio e vitamina D. Se você tiver histórico familiar de osteoporose, exames dentários são necessários, já que uma radiografia pode detectar degeneração óssea.

Lave a boca
Alguns medicamentos, como antidepressivos, para o coração ou para a dor podem secar a boca, o que aumenta o risco de cárie. Se você tem a boca seca, a dica é enxaguar com um pouco de fluoreto (forma iônica do flúor), o que ajuda a proteger o esmalte. Beber muita água e mascar chicletes sem açúcar também podem colaborar para combater o problema.

De olho no coração
Estudos mostram que pessoas com doença periodontal podem ter maiores riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, possivelmente porque a infecção aumenta a inflamação por todo o corpo. Portanto, faça visitas periódicas ao dentista. E sorria!


5 frases que ajudam a parar de fumar

Posted: 16 May 2012 12:32 AM PDT

Falar ajuda a trabalhar as crenças e as motivações da mudança no plano racional e emocional Foto: Getty Images

Deixar o vício do cigarro não é tarefa simples. E o primeiro passo é descartar a informação de que será muito difícil ou até impossível. A recomendação é de André Percia, presidente da SLAPNL (Sociedade Latinoamericana de Programação Neurolinguística).

O especialista, que utiliza a técnica para curar fobias, traumas, depressão, distúrbios sexuais, dificuldade de aprendizado, falta de motivação e baixa autoestima, elaborou, a pedido do Terra, cinco frases que o fumante pode repetir a fim de facilitar o abandono do vício.

Segundo Percia, a ferramenta ajuda a trabalhar as crenças e as motivações da mudança no plano racional e também no emocional. Nesse trabalho, perguntas, mesmo sem respostas imediatas, colocam o cérebro para buscá-las.

Ele explica que são diversas as causas que levam alguém ao vício, como se aproximar e se identificar com pessoas de quem se gosta, repetir estratégias de pessoas com as quais se identifica (relaxar, aliviar a pressão, sentir prazer) ou a própria pessoa associa fumar a alguma dessas coisas por experiência própria. "O cigarro, então, se transforma numa âncora para aquele estado que a pessoa pensa atingir através dele", disse.

Confira as frases:

1) Tão naturalmente quanto respiro, reorganizo meus recursos para me tornar mais saudável.

2) Quais comportamentos novos podem ser interessantes para fluir de forma mais saudável nos ambientes em que eu fumava?

3) Por que é importante construir esse resultado, e quais recursos e capacidades podem me levar a novos comportamentos nesses ambientes?

4) Quem eu me torno mudando rapidamente? Como isso impacta positivamente o meu projeto de vida e tudo mais à minha volta?

5) Esse resultado é possível de ser alcançado, eu tenho todos os recursos para isso e, mais que qualquer coisa, eu mereço o que existe de melhor para a minha vida!


Nenhum comentário: