EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Maioria dos casos de dores nas costas é causada pela má postura

Posted: 24 Apr 2012 09:31 PM PDT

A grande maioria das queixas de dores nas costas é funcional, ou seja, relacionadas aos vícios de posturas, e falta de ergonomia no trabalho e no cotidiano, segundo especialistas do Grupo Medicina da Coluna. "Não podemos responsabilizar um único ato ou hábito como os principais vilões para as dores, geralmente há uma somatória de causas que culminam com as dores crônicas ou mesmo as crises de agudização", destacam os especialistas em nota.

Obesidade, sedentarismo e o hábito de fumar, aliados à falta de ergonomia no trabalho e em atividades de vida diária, são apontados como fatores que aumentam as chances de uma pessoa sofrer dor nas costas. De acordo com os profissionais, aqueles que têm uma vida ativa fisicamente, peso adequado e postura correta no trabalho correm menos risco de desenvolver essas dores, e caso isso ocorra, vai chamar muito mais a atenção do especialista para que este recorra a exames subsidiários com intuito de afastar causas mais graves.

"A má postura é a grande vilã das dores nas costas. Muitas vezes achamos que estamos confortáveis, mas, na verdade, essa sensação não garante que a coluna esteja 'protegida'. É preciso prestar atenção principalmente na maneira como sentamos e como nos postamos nas atividades em que ficamos muito tempo na mesma posição ou em atividades repetitivas." explica o ortopedista Jefferson Galves, especialista em doenças da coluna vertebral.

Fonte: Password Comunicação.


Estresse emocional pode provocar ou piorar a doença periodontal

Posted: 24 Apr 2012 09:27 PM PDT


A suscetibilidade, a severidade e a progressão da doença periodontal - doença infecciosa que afeta a gengiva e os ossos que sustentam dos dentes - podem ser influenciadas por aspectos psicossociais, segundo diversas pesquisas recentes. Em estudo apresentado em setembro no Congresso Internacional de Odontologia, pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba destacaram que o estresse emocional pode provocar a doença ou piorar seus sintomas.

De acordo com os especialistas, a doença periodontal é associada a microrganismos anaeróbios que levam à formação de bolsas, e à inflamação das gengivas, com destruição do ligamento periodontal e do osso alveolar. Entretanto, apesar de esses microrganismos apresentarem uma estreita associação com a condição, "eles não são capazes, por si só, de desenvolver a doença, havendo a necessidade da interação com fatores de risco do hospedeiro, dentre os quais merece destaque o estresse emocional".

Os pesquisadores destacam que, além de fatores genéticos e ambientais, os aspectos comportamentais afetam consideravelmente a doença. "A extensão e a severidade da doença periodontal poderá ser influenciada pela classificação, duração e intensidade do estresse emocional", escreveram os autores. Além disso, a condição seria afetada também pela capacidade adaptativa dos tecidos periodontais, o que depende muito de fatores inerentes ao indivíduo, como hereditariedade, dieta e qualidade do sistema imunológico.

Por causa desses efeitos do estresse emocional sobre a doença periodontal, os especialistas destacam a necessidade de mais abordagens para o controle de fatores ambientais e comportamentais que possam afetar a saúde. "É de fundamental importância controlar o estresse emocional, a fim de buscar a manutenção de um bom estado de saúde", disse a pesquisadora Isabel Portela Rabello. "Além disso, de um modo geral, indivíduos estressados apresentam uma probabilidade acentuada em adotar fatores predisponentes ao desenvolvimento da doença periodontal, incluindo o tabagismo e a negligência quanto aos hábitos de higiene bucal", concluíram os autores.



Degeneração progressiva causada pela artrose pode atingir a coluna

Posted: 24 Apr 2012 09:25 PM PDT

http://adoratual.files.wordpress.com/2010/02/artrose.jpg

Além de causar sensação de atrito, dor e limitação de movimentos, a artrose é caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem e pode atingir todas as articulações, com destaque para quadril, joelhos, pés e coluna - articulações de carga, devido ao esforço a que são submetidas. Segundo especialistas, as pessoas que sofrem da condição devem ficar atentas às dores nas costas, pois a artrose na coluna pode ser incapacitante se não for tratada adequadamente.

"Quando a coluna é atingida, o importante é iniciar um bom tratamento para que o caso não se torne mais grave e incapacitante, levando o paciente a tratamentos mais agressivos", afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

As mulheres, especialmente após a menopausa, e homens na meia idade são os mais suscetíveis à condição - e devem estar mais atentos -, embora a artrose possa surgir em qualquer fase da vida. "Além do fator genético, a doença pode surgir devido a um trauma ou processo inflamatório crônico", explica o especialista.

Como 85% da população vai viver ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, o fisioterapeuta destaca que as pessoas precisam rever alguns hábitos e buscar fortalecer os músculos posturais, responsáveis por dar sustentação à coluna, visando a prevenção de processos inflamatórios característicos da artrose.

O primeiro passo para colocar a coluna em ordem, segundo o especialista, é fazer uma boa avaliação, identificando as causas da dor. São feitos testes ortopédicos e fisioterapêuticos específicos, de mobilidade, de força, de alongamento muscular e do sistema nervoso para saber qual é a situação clínica do paciente. Com o quadro definido, o tratamento é iniciado, incluindo o uso a fisioterapia, exercícios de musculação e caminhada.

Fonte: Flöter&Schauff Assessoria de Comunicação.


Exercícios podem reverter efeitos do estresse no entupimento de artérias

Posted: 24 Apr 2012 09:24 PM PDT


http://www.clickcamboriu.com.br/wp-content/uploads/2011/03/lesoes-atividade-fisica-68-160-thumb-570.jpg

A prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir o entupimento das artérias, ao combater os efeitos do estresse na formação de placas de gordura, segundo estudo apresentado este mês no Congresso de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia. Em testes com ratos propensos geneticamente a ter aterosclerose, os cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, observaram que "o estresse induz a expressão de moléculas de adesão nas placas ateroscleróticas", mas os exercícios podem combater esse efeito. 

No estudo, os pesquisadores induziram aterosclerose nos roedores com uma dieta rica em gordura, e provocaram estresse comportamental nos animais com o teste de esconder bolinhas de gude. E alguns camundongos foram selecionados para fazerem exercícios - 45 minutos de natação, três vezes por semana - por oito semanas, enquanto outros ficaram sedentários.

Com as análises, os especialistas observaram que placas com acúmulo de células produtoras da molécula de adesão celular - que favorecia a aterosclerose - foram induzidas em ratos estressados. Entretanto, a expressão dessa molécula foi suprimida nos animais que realizavam exercícios físicos. Além disso, a atividade reduziu a produção superóxida - associada a inflamações - nas paredes da artéria aorta, em comparação com os ratos sedentários.

Baseados nos resultados, os pesquisadores destacaram que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir aterosclerose induzida por uma dieta rica em gordura associada ao estresse e à ansiedade. "O estresse comportamental induz a expressão da molécula de adesão nas placas ateroscleróticas em ratos deficientes de apolipoproteína E. O treinamento com exercícios pode estabilizar as placas instáveis induzidas pelo comportamento de estresse neste modelo animal", concluíram os autores.

Fonte: Heart Failure Congress 2010. Abstract 1417.



Com mais de 50 mil casos e 12 mortes, cidade do Rio confirma epidemia de dengue

Posted: 24 Apr 2012 09:22 PM PDT



A secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta terça-feira (7), que a cidade enfrenta uma epidemia de dengue, uma vez que o índice de 300 casos por 100 mil habitantes foi ultrapassado. De 1º de janeiro a 21 de abril, foram registrados mais de 50 mil casos da doença e 12 mortes.

Ao todo, o Estado do Rio de Janeiro teve 13 mortes confirmadas em decorrência da dengue até agora (além das 12 mortes registradas na cidade do Rio, houve uma em Niterói).

Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 5%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Foram notificados 64.423 casos suspeitos da doença no Estado, contra 96.253 registrados no mesmo período do ano passado.

Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
 


Etiologias infecciosas da Paralisa Facial

Posted: 24 Apr 2012 02:29 AM PDT


Herpes zoster oticus

Otalgia intensa, paralisia facial e erupções vesiculares na concha, CAE e no palato, associadas ao vírus varicella-zoster, caracterizam a Síndrome de Ramsay Hunt. É a segunda causa mais frequente de paralisia facial identificada, responsável por cerca de 4,5 a 9% dos casos de paralisia facial periférica. Acima dos 60 anos de idade, quando há uma diminuição da resposta de imunidade celular, esta incidência aumenta. A paralisia facial parece ser causada por edema e compressão. O acometimento das fibras sensitivas leva ao aparecimento das vesículas e a dor intensa. Devido a anastomoses entre o VII e VIII pares pode haver como sintomas asssociados perda auditiva neurossensorial, zumbido e vertigem em 40% dos casos. Eletromiografia evocada intra-operatória demonstra ser o segmento labiríntico do nervo o sítio da patologia. Existe uma teoria de que a porta de entrada seria o nervo corda do tímpano através da língua.
A degeneração tende a ser mais severa que na Paralisia de Bell, portanto o prognóstico para recuperação é pior. Assim como na Paralisia de Bell, há uma boa correlação entre testes elétricos da função do nervo facial e recuperação. A cirurgia é indicada em casos de prognóstico ruim, isto é, quando 90 a 94% de degeneração é alcançada dentro de 3 semanas da instalação da paralisia. A via fossa média permite melhor exposição da área entre o gânglio geniculado e o forame meatal, a qual usualmente é o sítio de lesão.
Na clínica, quando não há indicação cirúrgica, recorre-se a tratamento clínico. Estudos mostram uma taxa de 93,33% de boa recuperação nas paralisias incompletas e de 78,26% nas paralisias completas. Já outros estudas mostram que a recuperação da função do nervo facial é completa em apenas 16 a 22 % dos pacientes, sendo de 10% nos casos de paralisia completa, e de 66% nos casos de paralisia incompleta. Quando a paralisia facial é precedida pelas vesículas, o que ocorre em 25% dos casos, o prognóstico é melhor. Pode-se dar acyclovir na dose de 400 mg (1 comprimido) a cada 4 horas e corticosteróides por 1 semana. Os corticosteróides levam a uma significante diminuição da neuralgia pós herpética. O efeito dos corticosteróides, bem como do acyclovir na regressão da paralisia é controverso. O acyclovir parece diminuir a duração do rash e a dor aguda. Estudos com vidarabine, outro antiviral, também reportaram melhor cura, menor disseminação e resolução mais rápida da dor.

Otite média aguda

Paralisia facial é uma complicação rara de OMA bacteriana. A fisiopatologia da paralisia facial nesta doença não é claramente compreendida. Nenhuma diferença foi observada no tipo de organismo cultivado do ouvido médio em casos de otite média com ou sem envolvimento do nervo facial. Deiscências da porção horizontal do canal de Falópio poderiam servir como portas para invasão bacteriana direta. Essas deiscências ocorrem em cerca de metade da população; a relação entre OMA e paralisia facial é rara, sugerindo que outros fatores etiológicos estejam envolvidos. Outras teorias que tentam explicar esta etiologia seriam: a inflamação gera edema que, dentro dos limites do canal facial, resulta em compressão e isquemia vascular do nervo; toxicidade neural; compressão de bainha; infiltração intraneural.
O prognóstico para recuperação da função facial é excelente desde que a OMA seja tratada agressivamente. Por esta razão, testes elétricos da função nervosa não são feitos rotineiramente.
O tratamento inclui antibioticoterapia por 10 a 14 dias com cefalosporinas de Segunda geração ou amoxicilina com clavulanato de potássio. Para as primeiras 48 a 72 horas, o antibiótico deve ser dado por via parenteral. É importante fornecer drenagem para a secreção do ouvido médio através de uma ampla miringotomia. Uma cultura do fluido do ouvido deve ser obtida neste tempo. Enquanto o paciente está hospitalizado, aspiração frequente da drenagem purulenta do canal do ouvido e instilação de gotas otológicas são recomendadas. Naqueles pacientes com mastoidite coalescente ou com um abscesso subperiosteal, a mastóide também deve ser drenada.
Nos casos de paralisia completa ou de difícil resolução deve-se pedir EnoG. Uma degeneração menor que 90% indica continuação do tratamento clínico (antibiótico+ miringotomia). Se a degeneração for maior que 90% dentro de 6 dias, indica cirurgia (invasão ou neurite grande). Um acesso transmastóideo com timpanotomia posterior permite exposição suficiente da lesão, que de acordo com a eletromiografia evocada intraoperatória é usualmente situada em frente a um canal deiscente sobre a janela oval ou acima do processo cocleariforme.
Segundo o autor Paul R. Lambert, a descompressão do nervo facial na presença de OMA não é recomendada, pois não há estudos que confirmem sua eficácia. Além disso, a inflamação dentro do ouvido médio e mastóide causa sangramento excessivo e aumenta a possibilidade de injúria iatrogênica. E por fim, é possível que a exposição do nervo facial e abertura de sua bainha possa predispor o nervo a uma injúria inflamatória. Com uma conduta clínica apropriada, pode-se antecipar uma recuperação completa ou satisfatória da função facial em quase todos os pacientes.

Otite média crônica

Conduta clínica e observação expectante não são recomendadas em casos de paralisia facial secundária à OMC. Nestes casos, a paralisia representa uma complicação de uma infecção agressiva ou colesteatoma com erosão do canal do facial. O tratamento de escolha para esse tipo de complicação é mastoidectomia com erradicação completa da doença e descompressão do nervo envolvido.
Tratamento clínico inicial pode consistir de limpeza de debris escamosos e purulentos do ouvido usando microscópio, instilando gotas otológicas e administrando antibióticos, porém todos os casos devem ser submetidos a conduta cirúrgica prontamente.

Otite externa maligna

Corresponde a invasão de tecidos moles, cartilagens e osso por Pseudomonas, produzindo uma infecção de base de crânio com risco de vida. Ocorre mais freqüentemente em indivíduos diabéticos e imunossuprimidos. O envolvimento de pares cranianos é frequente. A CT demonstra uma destruição óssea, enquanto a RNM mostra a extensão intracraniana. Cintilografia com tecnésio permite o diagnóstico de infecção ativa (osteomielite), e com gálio, permite estabelecer um critério de cura.
Debridamento radical de tecidos infectados, descompressão do nervo facial adjacente ao processo infeccioso, seguido de cobertura antibiótica com penicilina semi-sintética efetiva contra Pseudomonas, aminoglicosídeos, ou ciprofloxacina constituem as condutas mais apropriadas. Monitorização cuidadosa dos níveis séricos de glicose e ajuste da dose de insulina é feita aos pacientes diabéticos que adquirem esta doença.


Uso do cotonete pode causar paralisia facial

Posted: 24 Apr 2012 02:27 AM PDT

Sabemos que a higiene do nosso corpo é um hábito que deve ser seguido, porém é preciso estar atento, fazendo da maneira correta, afim de evitar transtornos maiores. Pesquisadores americanos (Hospital Henry Ford) tem notado a ligação direta entre o uso de cotonetes e tímpanos rompidos, o que também pode resultar em paralisia facial.

Usando cotonete

Na maioria dos casos a bula timpânica é parte mais afetada, se cura em um curto espaço de tempo, apenas alguns meses. Apenas em casos mais graves ou quando a bula timpânica não se cura a intervenção cirúrgica é necessária. Não há nada de errado em fazer uso do cotonete, esse é um costume difundido por pessoas que frequentam o otorrinolaringologista. O grande problema é o mal uso do cotonete, quando feito de forma demasiada ou quando é introduzido profundamente no ouvido.

Sintomas do tímpano rompido pelo cotonete

É preciso saber que ouvido é extremamente sensível, e apesar do alívio ao introduzir e esfregar o cotonete dentro do mesmo, essa ação pode causar danos. Para saber se algum dano foi causado em nosso ouvido basta ficar atento a alguns sintomas, como; perda de audição, tontura, secreção e irregularidades na movimentação facial.


Como se desenvolve a artrose?

Posted: 24 Apr 2012 02:22 AM PDT

É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. A cartilagem está aderida à superfície dos ossos que se articulam entre si. É formada por um tecido rico em proteínas, fibras colágenas e células.

Como se desenvolve?

A Osteoartrite (OA) tem início quando alguns constituintes protéicos modificam-se e outros diminuem em número ou tamanho. Há tentativa de reparação através da proliferação das células da cartilagem mas o resultado final do balanço entre destruição e regeneração é uma cartilagem que perde sua superfície lisa que permite adequado deslizamento das superfícies ósseas.

Este processo acompanha-se de liberação de enzimas que normalmente estão dentro das células cartilaginosas. A ação destas enzimas provoca reação inflamatória local a qual amplifica a lesão tecidual. Aparecem erosões na superfície articular da cartilagem que fica como se estivesse cheia de pequenas crateras. A progressão da doença leva ao comprometimento do osso adjacente o qual fica com fissuras e cistos.

Ao mesmo tempo, aparentemente como uma tentativa de aumentar a superfície de contato e procurando maior estabilidade, o osso prolifera. Mas não é um osso normal, sendo mais rígido e mais suscetível a microfraturas que ocorrem principalmente em articulações que suportam peso.

Aparentemente devido à reação inflamatória local todos os elementos da articulação sofrem hipertrofia: cápsula, tendões, músculos e ligamentos. As articulações sofrem aumento de volume e podem estar com calor local.

O grau de comprometimento é bastante variado. A doença pode evoluir até a destruição da articulação ou estacionar a qualquer momento. Há indivíduos que têm deformidades nos dedos e que nunca sentiram dor e outros que terão dor e progressiva piora da doença com conseqüentes deformidade e diminuição da função articular.

Não se conhece o gatilho inicial da Osteoartrite. Acredita-se que mecanismos diferentes levem às mesmas alterações na função e composição das estruturas articulares.

Freqüência

A doença torna-se evidente a partir dos 30 anos de idade. Estima-se que 35% das pessoas já tenha Osteoartrite (OA) em alguma articulação nesta idade, sendo a grande maioria sem sintomas. Joelhos e coluna cervical são os locais mais atingidos. Aos 50 anos aumenta muito a prevalência e a partir da década dos 70 anos 85% dos indivíduos terão alterações ao RX.


Nenhum comentário: