EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Newsletter da Saúde - Coluna: prevenindo seus problemas


Newsletter da Saúde


Posted: 18 Apr 2012 09:11 PM PDT



Posted: 18 Apr 2012 09:01 PM PDT

Tabagismo - Riscos em fumar o primeiro cigarro logo ao acordar

Fumar o primeiro cigarro do dia logo após acordar parece aumentar o risco de câncer de pulmão, cabeça e pescoço.Esta é a conclusão de dois recentes estudos, os quais incluíram quase 5.000 pacientes que desenvolveram novos casos de câncer (grupo câncer).Tais indivíduos foram comparados a um grupo de indivíduos que não desenvolveram câncer (grupo de controles), composto por mais de 3.500 indivíduos.Ambos os grupos eram compostos por fumantes atuais ou pregressos.
Fumantes que acenderam o seu primeiro cigarro dentro da primeira meia hora do dia apresentaram um risco 59% maior de câncer de cabeça e pescoço, e um risco 79% maior de câncer de pulmão, quando comparados aos que esperaram pelo menos uma hora para fumar o seu primeiro cigarro. Esta é a constatação do Dr. Joshua E. Muscat, da Penn State College of Medicine (Pensilnvânia, Estados Unidos).
Aqueles tabagistas que fumaram o seu primeiro cigarro entre 31 a 60 minutos depois de acordar, também apresentavam um risco significativamente elevado para câncer  (31% e 42%, respectivamente). O risco de câncer de pulmão foi 2,64 vezes maior entre os tabagistas que fumavam dentro de 30 minutos depois de acordar, e 1,58 vezes maior entre os tabagistas que fumavam entre 31 a 60 minutos após acordar.
Embora os autores reconheçam as limitações dos dois estudos, estes acreditam que seus achados merecem uma investigação adicional.Acender o primeiro cigarro dentro da primeira hora do dia é um critério de dependência química aos cigarros, segundo a conhecida escala da Fagerström.
Fonte: Cancer.


Posted: 18 Apr 2012 09:00 PM PDT
A cosmetologia atualmente vem ganhando notoriedade, pois o simples enfoque estético começa a ganhar a ótica médica. Para a especialista em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Renata Noronha Silveira, o cosmético, tem como finalidade tratar a pele de maneira a prevenir a sua deterioração e reestabelecer o seu equilíbrio fisiológico quando este for passível de uma alteração. O cosmético deve limpar, corrigir, proteger e embelezar a pele e anexos.

A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais complexos, exercendo uma função principal de proteção e revestimento. A pele protege o corpo contra agressões do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor, tato), além de ter o seu importante papel na regulação térmica, defesa orgânica e controle do fluxo sangüíneo. Os pêlos, unhas e cabelos constituem os seus anexos. A epiderme é a unidade mais superficial da pele exibindo a camada córnea, que se assenta sobre um tecido de sustentação fibrilar chamado derme. A derme, por sua vez se repousa sobre uma camada célulo-adiposa também conhecida como tecido subcutâneo ou hipoderme.

É importante lembrar que o termo cosmético deve se limitar aos produtos com ação superficial, sem caráter terapêutico, não penetrando na estrutura celular ou fazendo sinergia com o sistema circulatório. Qualquer ação em profundidade sobre a pele e anexos, com produtos que alteram a estrutura celular, passa ao domínio médico e deve ser visto como medicamento.

A camada córnea da pele contém aproximadamente de 10 a 20% de água e o seu grau de hidratação decorre do equilíbrio entre a água fornecida (endógena ou exógena) e as perdas por evaporação. A película hidrolipídica da superfície da pele, emulsão formada pelo sebo cutâneo, suor e seus componentes, têm papel importante na retenção da água. Certos produtos, devido aos seus componentes ou formulação, permitem diminuir os problemas relacionados com a desidratação da pele. Quando saudável e hidratada, a pele apresenta um aspecto brilhante e de plasticidade. Uma pele desidratada perde suas propriedades biomecânicas, biológicas e sobretudo estéticas pois o seu aspecto torna-se opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência a descamação.

A desidratação da pele pode ser evitada diminuindo-se ou evitando-se as agressões externas ou utilizando produtos que corrigem e restabelecem o equilíbrio biológico.

Novas Buscas

A busca de novas matérias-primas para o desenvolvimento de formulações cosméticas, cada vez mais compatíveis e inócuas aos diferentes tipos de pele, bem como o avanço e a perspectiva de novos ativos com finalidades dermocosméticas, têm sido uma constante por parte dos farmacêuticos, químicos, dermatologistas e da indústria de cosméticos.

Segundo a farmacêutica industrial, os produtos de beleza e tratamento cosmético dividiam-se tradicionalmente em dois grupos: os extraídos de fontes naturais e aqueles obtidos por síntese. Hoje se sabe que a maior parte das substâncias utilizadas na formulação de cosméticos pertence ao grupo dos "produtos naturais modificados" que embora obtidos na natureza, foram modificados estruturalmente para apresentar propriedades mais atenuantes ou menos tóxicas.

Inúmeras são as substâncias empregadas nas formulações cosméticas para atenuar ou proteger a pele contra as agressões e envelhecimento mas a cosmetologia não passaria de um álibi, uma mera ilusão, se os fatores intrínsecos e extrínsecos como exposição ao sol, tabagismo, alimentação, sedentarismo físico e intelectual não forem controlados e evitados. Além do envelhecimento cutâneo intrínseco, geneticamente determinado, os fatores extrínsecos são determinantes, especialmente a radiação solar responsável pelo fotoenvelhecimento.

A pele envelhecida intrinsicamente apresenta-se delgada, pouco elástica e finamente enrugada, com acentuação das linhas de expressão do rosto. Já a pele fotoenvelhecida se caracteriza histologicamente, pela displasia epidérmica, com vários graus de atipia citológica, infiltrados inflamatórios, redução do colágeno e elastose (degradação do material elástico). Portanto, o envelhecimento intrínseco da pele resulta em atrofia, enquanto o fotoenvelhecimento em hipertrofia. Esta distinção nem sempre é clinicamente evidente mas nos casos ideais nota-se um envelhecimento intrínseco da pele com rugas finas, enquanto a pele fotoenvelhecida apresenta um enrugamento grosso e sulcado.

Necessidade de Proteção e os novos avanços

A especialista enfatiza que o reconhecimento de que a proteção solar pode reduzir ou até reverter os efeitos do fotoenvelhecimento da pele levou à inclusão de filtros solares nas preparações de bronzeadores, bases faciais, hidratantes, shampoos e batons. O desempenho de um protetor solar depende da concentração do filtro solar e de sua capacidade de permanecer na pele. Geralmente os filtros solares disponíveis não bloqueiam a energia luminosa entre 320 e 400 nm, conhecidos como região de raios ultravioleta-A (UVA). Os filtros solares entretanto absorvem 95% da radiação UV dentro dos comprimentos de onda 290 a 320 nm (espectro dos raios ultravioleta-B / UVB), também conhecido como região de queimadura solar, pois estes comprimentos de onda da energia luminosa produzem eritema e enrugamento cutâneo.

Os retinóides, como por exemplo a tretinoína, também podem reverter as modificações cutâneas fotoinduzidas. A tretinoína é um dos vários derivados da Vitamina A e demonstrou transformar a epiderme atrófica trazendo uma melhora do aspecto cutâneo rugoso. Entretanto não melhora o enrugamento associado às linhas de expressão facial. A pele do rosto tratada com tretinoína também apresenta novas sínteses de colágeno das papilas dérmicas, novas formações de vasos sanguíneos e esfoliação do estrato córneo acumulado. Ainda se desconhecem os efeitos da tretinoína sobre o envelhecimento intrínseco. Vários graus de eritema e dermatites são comuns em pacientes tratados com tretinoína, nas primeiras duas a seis semanas. Este efeito irritante (ardor, prurido e descamação) costuma desaparecer com o passar do tempo e com a descontinuidade da aplicação. A tretinoína é fotoinativada e aumenta a fotossensibilidade cutânea, de forma que a sua aplicação é recomendada à noite. Os pacientes também devem usar protetores solares. Os resultados podem ser percebidos a partir de 4 meses em pacientes que usam tretinoína tópica diariamente.

O rejuvenescimento facial é hoje uma realidade, alcançada através dos peelings químicos e aplicação de Laser (Light accumulated by stimuleted eletron radiation) que diferentemente da cirurgia plástica, que objetiva aumentar ou reduzir tecidos cutâneos, promovem um aspecto jovem e mais natural para a pele.

O peeling pode ser definido como um processo no qual se utilizam diversos agentes capazes de promover uma descamação das camadas superficiais da pele, ativando mecanismos biológicos que estimulam a renovação e o crescimento celular desde as camadas mais profundas da pele. Resultado disso é uma pele mais saudável, lisa, uniforme e rejuvenescida.

O peeling químico, utilizando ácido glicólico ou retinóico tem mostrado resultados muito satisfatórios na melhoria da textura e aparência da pele danificada pelo sol. Outros produtos como ácido salicílico ou ácido tricloroacético também são utilizados em peelings superficiais e de média profundidade, respectivamente.

Os alfa-hidroxiácidos são também chamados de ácidos frutais devido à sua obtenção a partir de fontes naturais como a maçã, uva, cana-de-açúcar e frutas cítricas. Embora utilizados há centenas de anos como agentes hidratantes e refrescantes da pele, os alfa-hidroxiácidos foram recentemente empregados no tratamento da acne, pele fotoenvelhecida, pigmentação e em rugas finas.

Este grupo de ácidos orgânicos, em especial o ácido glicólico, quando usado regularmente, age como esfoliante, promovendo uma remoção de corneócitos (células mortas) da camada superior da epiderme e permitindo que células mais jovens que emergem a superfície, facilitando a penetração de outros princípios ativos associados a ele.

Existem diversos produtos no mercado contendo alfa-hidroxiácidos em baixas concentrações e que são seguros para uso domiciliar. Soluções muito concentradas de ácido glicólico no entanto só devem ser aplicadas pelo Dermatologista, com rigoroso controle sobre o tempo de exposição à pele. Por se tratar de um leve esfoliante, vários tratamentos podem ser requeridos até que se atinja os resultados esperados.

O peeling com ácido glicólico é bastante seguro, não requer afastamento do indivíduo de suas atividades regulares e ao contrário do ácido retinóico, raramente causa sensibilidade à luz solar, vermelhidão ou irritação na pele. Existem algumas contra-indicações ao uso do peeling com ácido glicólico para os pacientes portadores de herpes, eritemas persistentes, cicatrizes hipertróficas, gestantes e em pele negra.

Os efeitos secundários relacionados ao emprego de cosméticos e produtos para cuidados pessoais são raros se considerarmos o grande número de pessoas que entram em contato com as mais variadas substâncias utilizadas nestes produtos. A dermatite de contato irritativa é o efeito colateral mais comum induzido por cosméticos. Manifesta-se por eritemas que causam ardor e coceira à pele, podendo apresentar microvesículas e escamação. Trata-se de um dano ao nível do estrato córneo, sem fenômenos imunológicos. A irritação pode ser conseqüência do pH das formulações ou veículos que dissolvem o sebo protetor da pele. Além disso, a fricção ou partículas abrasivas dos cosméticos também podem causar irritação. Uma vez danificada a camada córnea, esta deixa de exercer a função protetora e qualquer cosmético aplicado sobre a pele poderá causar uma irritação.

A dermatite de contato alérgica é um fenômeno imunológico, que necessita da presença de um antígeno e de células produtoras de antígenos, sem considerar a condição do estrato córneo protetor. Portanto, um estrato córneo íntegro não evita o desencadeamento de uma dermatite de contato alérgica nos indivíduos sensibilizados. As causas mais comuns de dermatite alérgica induzida por cosméticos são as essências, seguidas pelos conservantes. Uma outra manifestação ao uso de cosméticos pode ser a urticária de contato, caracterizada por pápulas e rubor após aplicação tópica de um produto químico, ou podendo ser generalizada com reação anafilática.

Relação causa e efeito

Segundo Renata Silveira, pode-se dizer então que a ação dos cosméticos sobre a pele pode causar uma "irritação" caracterizada por um efeito cáustico, geralmente proporcional à dose (concentração) e que se difere da "intolerância" aos cosméticos, que é um fator individual e não depende da concentração do alergênico.

Um tipo de acne de baixo grau, caracterizada por comedões fechados foi descrito por Kligman e Mills como acne cosmética, induzida por substâncias presentes nos cosméticos, apresentando em alguns casos uma erupção pápulo-purulenta. Quando se avalia o potencial comedogênico de um cosmético deve-se levar em conta sua concentração e seu potencial comedogênico quando associado com outras substâncias. Sabe-se que nem todas as bases oleosas necessariamente produzem comedões podendo ser acnegênicos e não comedogênicos. Entretanto, recomenda-se para peles oleosas e com acnes, os géis, evitando-se o uso de cremes com alto conteúdo lipídico.

Finalmente podemos concluir que tanto os cosméticos de superfície como os bioativos têm seus limites de atuação e os resultados vão depender da quantidade e qualidade do manto hidrolipídico. Apesar de grandes esforços e avanços na cosmetologia e no campo da fisiologia da pele, é pequeno o conhecimento sobre as reais modificações de ordem biológica do tecido cutâneo. "Muitas pessoas ainda acreditam em efeitos milagrosos dos cosméticos esquecendo-se que os melhores resultados somente serão obtidos quando aliado aos cosméticos encontrarmos hábitos saudáveis de vida", destaca.


Posted: 18 Apr 2012 08:51 PM PDT


Introdução

Cerca de 80% da população mundial tem ou vai ter problemas de coluna. E estes problemas trazem com eles fortes dores que afligem os que fazem parte desta camada da população mundial.

A coluna tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. Dela saem 32 pares de nervos em direção a todas as partes do corpo. A persistência de uma postura inadequada, a presença de tensão nervosa ou o uso de cadeiras e colchões de má qualidade podem levar àquelas dores terríveis. Para quem sofre destes distúrbios, o uso de medicamentos pode ser necessário. Mas, se você não tem esse problema e não quer aumentar os riscos, o caminho é a prevenção.

Existem alguns métodos de tratamento, como a medicina convencional, RPG (reeducação postural global) e acupuntura. Mas duas orientações podem ser dadas independente do método. A primeira é: não fazer da coluna uma alavanca de trabalho - quando se precisa levantar peso do chão, basta flexionar os joelhos e não dobrar a coluna. E a segunda: nunca carregar peso superior a 10% do peso do seu próprio corpo.

Métodos Orientais

A acupuntura segue os princípios da medicina oriental. Os chineses acreditam que vários problemas do organismo estão ligados à energia liberada pelos cinco órgãos essenciais, coração, rins, fígado, baço e pulmões, que precisam estar em equilíbrio.

A coluna está bem próxima dos rins e para diagnosticar, o médico oriental analisa individualmente o paciente. Alteração na cor do paciente e na pulsação pode ser considerada por eles como uma ameaça para a coluna.

Para a medicina oriental o importante é tratar a causa. A região a ser manipulada pela acupuntura nesta situação é o tornozelo.

O tratamento é feito com calor, massagem, tração, infiltração e manipulação. O tratamento emocional, com métodos de relaxamento e técnicas cognitivas, que ensinam o paciente a sentar, andar e deitar adequadamente é realizado na complementação do primeiro.

Sentar, Flexionar e Dormir.

Para estes três movimentos existem posturas adequadas, que podem colaborar na prevenção de possíveis problemas de coluna. Para sentar é preciso usar cadeiras com encosto que pegue o meio das costas.

O assento deve ser duro e os pés devem tocar o chão. Não sente longe da mesa e não cruze as pernas. Para dormir a melhor posição é de lado ou posição fetal. É a que mais descansa o corpo. Já para fazer qualquer trabalho ao nível do chão, relaxe os ombros e equilibre sempre o peso nas duas pernas. Ao abaixar-se, levante ligeiramente as nádegas. Qualquer inicio de sintomas como dor nas pernas ou nas costas, dormências, formigamentos podem estar relacionados com distúrbios de coluna e merecem uma avaliação por um especialista.

Copyright © 2006 Bibliomed


Posted: 18 Apr 2012 08:46 PM PDT

Natação reduz a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos

A prática regular de atividades físicas é uma medida de hábito de vida preconizada para evitar o apareciento da hipertensão arterial (pressão alta).A crescente procura da natação como uma forma de prevenção não-medicamentosa para a hipertensão arterial tem aumentado nos últimos anos.
O pesquisador Leandro Monteiro Zein Esteves (Universidade Católica de Brasília – Taguatinga, Brasília, Distrito Federal) e seus colaboradorews analisaram as respostas da pressão arterial (PA) após o exercício de natação e durante a rotina diária de trabalho de indivíduos pré-hipertensos.Os pesquisadores concluíram que a natação em intensidade moderada a alta foi eficaz para promover redução da PA pós-exercício em indivíduos pré-hipertensos durante a sua rotina de trabalho.
Oito indivíduos pré-hipertensos foram submetidos a duas sessões, sendo uma de natação (SN) e a outra de controle (SC). A PA foi medida no repouso pré-exercício e durante 12 horas de recuperação pós-exercício.Na SN, os pacientes nadaram por 45 minutos em uma intensidade moderada a alta, e, durante a SC, os sujeitos permaneceram em repouso na posição sentada pelo mesmo período de tempo.
Os resultados da pesquisa evidenciaram uma diminuição significativa  na pressão arterial sistólica (PAS) por duas horas após a SN em relação ao repouso, e uma diferença significativa entre a variação da PAS na recuperação pós-exercício em relação ao repouso pré-exercício.Este achado foi observada entre as sessões na primeira e segunda horas após a recuperação, respectivamente.
Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte.




Posted: 18 Apr 2012 08:43 PM PDT

Tabagismo durante a gravidez afeta as artérias dos filhos pequenos

Sabemos que o tabagismo durante a gravidez acarreta inúmeros prejuízos à saúde dos recém-nascidos. Pesquisadores holandeses demonstraram que as artérias de crianças cujas mães fumaram durante a gravidez, também podem ser afetadas.O estudo foi liderado pela Dra. Caroline C. Geerts, médica pediatra do departamento de pneumologia da Universidade de Utrecht (Holanda).
O estudo avaliou 259 crianças que ao completarem 5 anos de idade, foram submetidas a uma ultrassonografia das artérias carótidas (vasos sanguíneos calibrosos localizados na região do pescoço). Neste exame, o revestimento interno das carótidas (chamado de complexo médio-intimal ou CMI), bem como a distensibilidade destas artérias, foram avaliados. Informações sobre o tabagismo dos pais também foram coletadas.
As crianças de mães que fumaram durante a gravidez tiveram um CMI 18,8 uM mais espesso, e uma distensibilidade arterial 15% menor, após o ajuste para a idade materna, sexo e amamentação. Estas associações não foram encontradas em filhos de mães que não fumaram durante a gravidez, mas que haviam fumado após o término da gestação. As associações foram mais fortes se ambos os pais haviam fumado durante a gravidez, com um CMI 27,7 uM mais espesso e uma distensibilidade arterial 21% menor.
Os autores do estudo concluíram que a exposição à fumaça dos pais durante a gravidez, afeta a estrutura e função arterial dos seus filhos na infância.
Fonte: Pediatrics.


Posted: 18 Apr 2012 01:46 AM PDT


Mesmo com a realização de campanhas preventivas e de conscientização promovidas pelos órgãos públicos, o Câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Cerca de 50 mil novos casos são diagnosticados anualmente e, somente em 2008, 12 mil mulheres morreram em decorrência da doença, segundo último levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA.

"Exposição prolongada aos hormônios femininos, uso excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo são fatores de riscos que contribuem para estas estatísticas", esclarece o Dr. Sergio Masili, médico do setor de mastologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp). Ele ressalta que não ter filhos ou engravidar pela primeira vez após os 35 anos colaboram para o desenvolvimento da doença, pois as mulheres menstruam mais vezes, ficando expostas aos hormônios estrogênio e progesterona.

A realização de exames de rotina é primordial. "Descoberto na fase inicial, a chance de cura aumenta e o tratamento é menos agressivo. No caso de mulheres entre 20 e 40 anos, submeter-se a consultas anuais evitam o aumento do número de casos", completa.

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo o Carcinoma Ductal mais comum e o Carcinoma Inflamatório pouco frequente. "A incidência do Carcinoma Inflamatório é menor. Normalmente se apresenta de forma mais agressiva e compromete toda a mama. Não se manifesta em formato de nódulos, mas de inflamações", informa o especialista.

Prevenções e a importância dos exames de rotina

Após o início da menstruação, o autoexame das mamas é importante, pois em muitos casos os tumores são detectados pela própria paciente. Mulheres acima de 40 anos, devem fazer o exame de mamografia anualmente. Além disso, algumas recomendações para evitar a enfermidade como minimizar o consumo de alimentos gordurosos, controle do peso e a prática de atividades físicas ajudam na prevenção.


Posted: 18 Apr 2012 01:33 AM PDT



O cigarro contém mais de mil diferentes componentes e a maioria faz mal à saúde.
Grande parte das consequências relacionadas ao fumo está relacionada a problemas cardiovasculares e respiratórios.
Além disso, vários estudos apontam que ele está relacionado à queda da fertilidade, tanto nos homens como nas mulheres.
Antigamente, fumar era considerado "glamour", elegância. Viam-se jovens nas telas de cinema tragando seus cigarros com piteiras ao fazer caras e bocas, professores e alunos fumavam nas salas das universidades e até médicos poderiam estar fumando durante as consultas livremente. Eles não sabiam o que estavam fazendo.
Atualmente, a informação existe e devemos utilizá-la ao nosso favor. O comportamento das pessoas em relação ao cigarro está mudado e já existem leis que proíbem tabagismo em lugares fechados.
No entanto, ainda há muita falta de respeito ao próximo e, principalmente, de informação.
Mulheres que fumam têm menor taxa de sucesso e precisam do dobro de tentativas, em média, em relação às não tabagistas


Em relação ao impacto na fertilidade feminina, o tabagismo pode causar:

(1)- Atraso na primeira menstruação
(2)- Antecipação da menopausa
(3)- Aumento de irregularidades menstruais
(4)- Piora da qualidade dos folículos
(5)- Alteração da função fisiológica das trompas
(6)- Alterações hormonais
(7)- Interferência na formação dos óvulos e fertilização
(8)- Dificuldade de implantação do óvulo


Quanto à fertilidade masculina:

(1)- Afertar a formação dos espermatozóides
(2)- Diminuir a concentração, o formato e motilidade (capacidade de nadar rápido e linear)
(3)- Piora o potencial de fertilização
(4)- Aumenta o estresse oxidativo (radicais livres)
A exposição intra-uterina ao tabagismo materno pode diminuir a fertilidade do feto em formação. Além disso, o fumo pode acarretar na destruição dos ovócitos primários (futuros óvulos) e no atraso na concepção. Já no sexo masculino, é possível que haja a redução no volume de sêmen e na concentração de espermatozóides.
Observamos na nossa clínica, que realiza tratamentos de fertilização in vitro, que mulheres que fumam têm menor taxa de sucesso e precisam do dobro de tentativas, em média, em relação às não tabagistas, para conseguir uma gestação.
Nestas pacientes, também notamos menor qualidade dos óvulos e dos embriões formados e menor número de embriões por ciclo, havendo a necessidade de maiores doses de medicamentos.
Pacientes que fumavam e pararam de fumar durante o tratamento se beneficiaram com aumento da chance de sucesso nos tratamentos de reprodução humana assistida.



Posted: 18 Apr 2012 01:30 AM PDT

A prefeitura do Rio deve confirmar, nas próximas semanas, uma epidemia de dengue na capital fluminense, segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. "Com certeza confirmaremos a epidemia nas próximas semanas, isso está cada vez mais claro, como a gente anunciou desde o ano passado. Por isso, uma série de medidas foram tomadas. Em relação à mortalidade, aí sim a gente está com um resultado muito inferior em relação ao ano passado e em relação a epidemia de 2008", afirmou o secretário em entrevista ao Bom Dia Rio.
Segundo o último balanço da secretaria de Saúde.Já são mais de 53.600 casos de dengue no estado. Dez pessoas morreram, sendo 9 no município do Rio de Janeiro. De acordo com Dohmann, neste momento é preciso ter atenção dobrada, pois os meses de abril e maio são os mais críticos. "O grande momento agora são os próximos meses agora de abril e maio, onde os maiores números de casos vão se concentrar", afirmou. Segundo a prefeitura do Rio, três regiões da cidade vivem um surto da dengue. A população dessas três áreas é de 1,7 milhão pessoas, mais de um quarto dos moradores do Rio.

Segundo Dohmann, é fundamental combater os focos, lembrando que dois terços das contaminações se dão em ambiente residencial. " A qualquer sintoma, procurar os postos de saúde, as clínicas da família, os pólos de atendimento à dengue, logo no início, para que a gente possa iniciar o tratamento o mais rápido possível", explicou o secretário.
A prefeitura do Rio divide a cidade em áreas de planejamento. Em 3 delas já existe surto o doença, que é quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes em um único mês. Na região de Campo Grande, na Zona Oeste, que envolve outros quatro bairros, são mais de 657,5 casos por 100 mil habitantes. Na área de planejamento de Irajá, Madureira, Anchieta, Pavuna e outros 25 bairros, são 516,9 casos por 100 mil habitantes. Na região de Bangu, Realengo e mais 8 bairros a proporção supera 300 casos por 100 mil habitantes. Em todos esses bairros a prefeitura aumentou em 30% o número de funcionários nos pólos de atendimento a dengue, específicos para o tratamento da doença.

O número de casos identificados de janeiro até a semana passada ainda é bem menor que em 2008, quando ocorreu a última epidemia de dengue. Em 2008 foram registrados 92.737 casos de dengue, contra 40.252 identificados este ano. Mas já supera a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 38.550.

De acordo com o secretário, como a prefeitura identificou essa possibilidade de epidemia, foi possível fazer um planejamento. "A gente vem reforçando, além desses 30%, ontem aumentamos a quantidade de auxiliares nos postos, para termos mais agilidade", disse Dohmann, ressaltando que no próximo final de semana será realizada uma ação específica nas áreas que estão com surto de dengue.


Nenhum comentário: