EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 17 Apr 2012 07:27 PM PDT


Uma pesquisa realizada em Taiwan, na Ásia, descobriu que 15 minutos de atividade física já produz um ganho imenso na longevidade. Segundo o estudo, as pessoas que não são sedentárias aumentam sua expectativa de vida em três anos.
A pesquisa, que analisou mais de 400 mil participantes, chegou a conclusão que essa melhora não se dá apenas com exercícios como a natação, a corrida e o spinning.
Os cientistas descobriram que uma simples caminhada de 15 minutos já produz benefícios para o organismo, contribuindo para o aumento da longevidade. Os estudiosos recomendam aos sedentários que a caminhada é um bom começo para se iniciar a prática de exercícios.
Eles disseram ainda que o estudo constatou que houve uma redução de 4% do risco de morte de câncer com apenas 15 minutos de exercícios por dia.




Posted: 17 Apr 2012 06:37 PM PDT

 Caminhadas também podem ser eficientes para o tratamento contra depressões leves Foto: Felipe Hanower
Caminhadas também podem ser eficientes para o tratamento contra depressões leves Felipe Hanower
RIO — Um simples passeio pode ser um eficiente tratamento para curar a depressão. A constatação é da Universidade de Stirling, da Escócia, e foi publicada na revista científica Mental Health and Physical Activity. Exercícios mais fortes já haviam demonstrado eficácia, mas é a primeira vez da comprovação que uma atividade moderada traz benefícios.
O estudo analisou dados de oito pesquisas realizada com 341 pacientes. Estimativas mostram que uma entre dez pessoas, em algum momento da vida, terão depressão. A condição exige, geralmente, tratamento com medicamentos, mas os exercícios são indicados em caso de sintomas leves.
Os autores dizem que a grande vantagem da caminhada é que ela pode ser praticada pelas pessoas sem implicar grandes custos, além de ser fácil de incorporar a rotina diária. Apesar da constatação, os pesquisadores alertam que serão necessárias mais estudos, como a duração necessária do exercício, a velocidade indicada e o local mais adequado.
Outras universidades já realizaram estudos sobre o tema. A ONG de saúde mental Mind afirma que só o fato de passar algum tempo ao ar livre ajuda depressivos.
— Para obter o máximo de satisfação é preciso encontrar exercícios que você goste de praticar. Experimente coisas diferentes, como a jardinagem, andar de bicicleta e até mesmo nadar na praia. Exercitar-se com os outros pode ser bom e ainda é uma oportunidade de fortalecer as relações sociais com amigos e familiares — diz o chefe executivo da Mind, Paul Farmer, à BBC.





Posted: 17 Apr 2012 01:29 AM PDT



Ninguém tem dúvida de que a prática regular de atividades físicas é extremamente benéfica à saúde. Há anos, diversos estudos científicos mostram que uma curta caminhada diária pode contribuir para combater uma série de doenças. Entretanto, no dia a dia, o que se vê é que a maioria da população não realiza nenhum tipo de atividade ligada ao esporte, mesmo conhecendo os seus benefícios. Um estudo divulgado recentemente pelo IBGE mostra que 71,8% da população brasileira (pessoas a partir dos 14 anos) são sedentárias.

A vida sedentária é apontada pela medicina como um fator que aumenta exponencialmente o risco de morte quando associada a doenças crônicas como a hipertensão, a depressão, o diabetes, as doenças coronárias e o câncer.

Um dos principais fatores apontados como justificativa para a não realização de atividades físicas é a falta de tempo. Por isso, é extremamente importante que as empresas estejam atentas à necessidade de estimular seus funcionários à prática do esporte dentro e fora do ambiente de trabalho. A chamada ginástica laboral, realizada na própria empresa, pode contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e para a efetiva promoção da saúde.

Neste sentido, as empresas e organizações representativas da Indústria da Construção realizam no próximo dia 21 de agosto o Dia Nacional da Construção Social, que este ano tem como tema: "Esporte como Qualidade de Vida". Durante todo o dia, em 24 unidades da Federação, serão realizadas diversas atividades voltadas aos trabalhadores da construção e suas famílias. O objetivo da mobilização é chamar a atenção de empresários e trabalhadores para a importância do esporte. Além disso, serão oferecidos também diversos outros serviços, como atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, palestras e atividades lúdicas.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção espera contribuir, com essa ação, para que experiências bem-sucedidas em empresas de diferentes estados possam ser compartilhadas e reproduzidas em todo o País.

Entendemos que este é um desafio que as empresas de toda a cadeia produtiva da construção precisam acolher com determinação. A indústria da construção é um segmento extremante importante para a economia do país, gerando mais de 10 milhões de postos de trabalho (considerando os empregos formais e informais) e que deve movimentar, em 2010, investimentos da ordem dos R$ 245 bilhões. Neste sentido, o nosso setor pode dar uma contribuição significativa para a expansão da prática do esporte. E, desse modo, contribuir para o aumento da qualidade de vida e melhoria dos indicadores de saúde do povo brasileiro.




Nenhum comentário: