EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Entendendo o seu tipo de pé para envitar entorses

Posted: 28 Jul 2011 11:48 PM PDT

Para aquelas pessoas que gostam de correr ou praticar alguma atividade física tem sempre um tipo e modelo correto de calçado. Correr de forma despretensiosa como apenas um treino leve ou até mesmo uma prova, é sempre bom estar atento ao tipo de pisada que se tem e, a partir dela, procurar um tênis ideal.

Praticar esportes sem um tênis adequado pode causar problemas sérios. Os movimentos dos pés são muito mais complicados do que parece e com certeza merece muita atenção

Cada pé é composto por 26 ossos, que são integrados por um complexo sistema de ligamentos que permitem a ação coordenada de músculos e tendões nos movimentos articulares. Nas atividades esportivas, estes movimentos são repetidos muitas vezes, causando um impacto nos pés correspondente a várias vezes o peso corporal do atleta.

Um tênis com amortecedor tem a capacidade de absorver o impacto da pisada, que ocorre no sentido vertical, já um tênis com estabilidade, ajuda a corrigir os movimentos laterais, muito comuns durante a passada.

O importante é utilizar o calçado adequado as suas características, isso melhora o rendimento de seu treino prevenindo, entorses, e futura lesões.

Para determinar a sua pisada, o mais indicado é procurar um podólogo ou visitar uma loja especializada que possua aparelhos apropriados.

Qual tipo de pé é o seu?

Pé normal

Quando o pé toca o chão primeiro com a parte exterior do calcanhar e, em seguida, inclina-se levemente para dentro. Assim, os impactos são absorvidos de maneira mais uniforme. Essa pisada é denominada de Neutra.

Tênis recomendados: calçados com solado uniforme e design que vise uma maior estabilidade.

Pé Plano (ou Pé Chato)

Ocorre quando o arco da planta do pé é menos acentuada que o normal. Ao tocar o chão, o primeiro apoio também é a parte externa do calcanhar, porém depois, o pé inclina-se excessivamente além do necessário. Chama-se de pisada Pronador

Tênis recomendados: os que possuam grande estabilidade, reforço na parte interna e, de preferência, não tenham grande amortecimento.

Pé Cavo

Os pés com a curvatura bastante alta que têm dificuldades para absorver impactos são os Supinadores. Onde o apoio é feito primeiramente na parte externa do calcanhar e, na seqüência, o pé se inclina ou gira para fora.

Tênis recomendados: aqueles com bom amortecimento e bastante flexibilidade para ajudar a mobilidade reduzida do pé. A parte externa do calçado deve ser reforçada.


8 dicas para combater o mau hálito

Posted: 28 Jul 2011 08:39 PM PDT


O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais desagradáveis. Tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema. Mas há solução. Confira a seguir oito dicas simples para combatê-lo, segundo o cirurgião dentista Flávio Luposeli, especialista em estética do sorriso:

1. Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que, em muitos casos, este é causado pela boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito não costuma estar assim tão "fresco" quando acordamos.

2. Escove os dentes. Não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir (já que é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir).

3. Não pule o fio dental. O gosto ruim na boca pode vir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Passe fio dental ao menos uma vez ao dia (ou mais, dependendo do que o seu dentista recomendar).

4. Escove a língua. Escovou os dentes e passou fio dental? Calma - a higiene bucal não está completa ainda. Para fechar bem, você deve também gentilmente escovar a língua (pode com a escova e pasta de dentes mesmo), para retirar acúmulos de comida que ficam na superfície dela e retirar uma camada de bactérias que pode se concentrar nela.

5. Cuide da alimentação. Dietas radicais que cortam carboidratos totalmente tendem a causar mau hálito - reconsidere e tente ao menos comer uma fatiazinha de pão ao dia. Além disso, há certos alimentos como maçã, cenouras e pepino que, quando comidos crus, "raspam" os dentes e funcionam como ajudantes do fio dental.

6. A boca não é a única suspeita. Em alguns casos, o problema pode ser mais embaixo, literalmente. O esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial em casos de refluxo ou gastrite. Na dúvida, comece o diagnóstico num dentista, mas não descarte uma ida a um clínico geral ou gastroenterologista se as coisas não estiverem melhorando.

7. Evite café. O café pode criar uma espécie de "cobertura" na sua língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias (as maiores culpadas pelo mau hálito). Que tal trocar por chá?

8. Masque chiclete (sem açúcar). A ajuda não vem (só) do sabor artificial do chiclete, mas sim do aumento de produção de saliva. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.



Anti inflamatório pode elevar risco de AVC

Posted: 28 Jul 2011 08:36 PM PDT


Como lidamos com dor e muitos de nossos pacientes podem tomar anti-inflamatórios, é importante sabermos que anti inflamatõrios como ibuprofeno, comumente usado em tratamentos de artrite, podem elevar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), segundo estudo publicado no British Medical Journal e no jornal Daily Mail.

Segundo esses cientistas dinamarqueses que acompanharam mais de 30 mil voluntários, pacientes que tomam o medicamento diariamente têm 40% mais chances de desenvolver arritmias cardíacas e outras complicações. Outros analgésicos conhecidos como inibidores de Cox-2, usados em tratamentos de artrite, aumentam os riscos cardíacos em até 70%.

Esta é a primeira vez que pesquisadores descobrem que anti-inflamatórios não esteroidais podem alterar o ritmo cardíaco, podendo levar a derrames. Pacientes idosos, com artrite reumatoide ou problemas renais crônicos são os que mais apresentam riscos de desenvolver complicações pelo uso dos medicamentos.

O interessante é que a pesquisa sugeriu que os maiores riscos estão nos dois primeiros meses de tratamento, diminuindo em seguida. Alguns medicamentos já são prescritos pelos médicos com cautela, em especial naqueles que têm problemas cardíacos ou circulatórios e o uso dos remédios é sempre avaliado tendo em vista o custo-benefício do tratamento.

Com ajuda daqui




Manter boa higiene oral pode ajudar a engravidar mais rápido

Posted: 28 Jul 2011 08:34 PM PDT

Mulheres tentando engravidar devem ser avisadas sobre a importância do uso de fio dental e da escovação dentária, uma vez que cientistas da University of Western Australia descobriram que a boa higiene bucal pode colaborar para que a gravidez ocorra dois meses mais rapidamente, já que as doenças peridontais causam inflamações que podem contaminar o sistema circulatório, prejudicando outras partes do corpo.

Para a descoberta, os cientistas acompanharam 3.500 mulheres ao longo de suas gestações, perguntando como e por quanto tempo elas haviam planejado a gestação, descobrindo que aquelas que possuíam problemas peridontais levaram cerca de sete meses até engravidar, enquanto as que se mantinham saudáveis levaram apenas cinco meses.

Os cientistas também confirmaram estudos prévios que sugeriam que a idade, peso e o fato de ser ou não fumante impactam na capacidade de engravidar. "Este é o primeiro estudo que comprova que a doença peridontal exerce influência negativa na fertilidade de forma tão importante quanto a obesidade", disse o Professor Roger Hart, autor da pesquisa, que não identificou quaisquer ligações entre o nível social da mulher e sua fertilidade.

O cientista sugeriu que todas as mulheres que estejam tentando engravidar visitem o dentista com regularidade para checar problemas bucais. Os problemas peridontais já foram relacionados a abortos e partos prematuros, assim como doenças cardíacas, diabetes do tipo 2, problemas renais e respiratórios, como divulgou o jornal britânico Daily Mail desta terça-feira (5).

Fonte: Terra


Nenhum comentário: