EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Ortodontia necessária

Posted: 26 Jul 2011 09:07 PM PDT

Tratamento ortodôntico para melhorar a aparência
De maneira geral, a maioria das pessoas procura por tratamento ortodôntico porque seus dentes não têm boa aparência. Quer dizer, a aparência é a primeira motivação para uma terapia ortodôntica. Essa é uma razão forte e bastante válida. Nós vivemos num mundo onde um sorriso brilhante e alinhado, com dentes perfeitos, contribui para o sucesso social e profissional. A falta de um sorriso como esse leva à inibição e ao sofrimento. A maioria dos pais não quer que seus filhos sejam marginalizados por uma aparência nada atraente.

Algumas pessoas pensam que dentes alinhados, bem espaçados, e que não estejam projetados para a frente são dentes sadios. Não necessariamente. Eles são apenas bonitos. Na maioria das vezes, dentes desalinhados não são inerentemente dentes não-sadios. Um par de dentes anteriores girovertidos pode criar um problema para a limpeza, mas de forma geral, espaços, dentes inclinados e desalinhamento não são sinônimos de perigo nem de doença.

Razões médicas para a terapia ortodôntica
Há algumas circunstâncias em que a ortodontia se torna medicamente necessária. Exemplo disso são as desordens hereditárias, como a osteomielite infantil (uma infecção crônica dos ossos); acidentes e ferimentos; e uma forma de anquilose (fusão anormal dos ossos) na qual os dentes permanentes não irrompidos se fundem com o osso maxilar, não erupcionam normalmente e não aparecem por inteiro na boca. Mas essas são condições raras.

Seu filho deveria fazer um tratamento ortodôntico?
Se eu fosse um pai querendo que meu filho fizesse um tratamento ortodôntico, eu tentaria descobrir primeiro se meu filho está insatisfeito com a aparência de seus dentes. Se ambos, pai e filho, sentem-se desconfortáveis com a aparência dos dentes, então é razoável que se escolha esse tipo de tratamento.


Hérnia de disco: Uma dor para ser esquecida

Posted: 26 Jul 2011 08:39 PM PDT

Aquela dor nas costas que você sente quando se abaixa, como se fosse uma pinçada na coluna, tem todas as características de uma hérnia de disco, que se forma quando o anel fibrocartilaginoso, uma espécie de "amortecedor" que fica entre as vértebras da coluna, amenizando os impactos sofridos, se degenera e inflama, causando dor. Isso acontece quando o núcleo deste anel se desloca e comprime as raízes nervosas, provocando dores que podem ser irradiadas na coxa ou em toda a perna.

Segundo o reumatologista Valdelírio Feijó Azevedo, isso acontece principalmente pelo enfraquecimento muscular causado por vida sedentária, postura inadequada e esforços físicos exagerados. Apesar de quase sempre estar associado a operações dolorosas o problema, conforme o médico, pode ser resolvido clinicamente em cerca de 80% dos casos. Caso contrário, a cirurgia é a única solução. Ele explica que o tratamento clínico consiste em repouso e o uso de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares. Além disso, "uma consistente fisioterapia é importante para solucionar o problema", indica.

Clínico e cirúrgico

"Não via a hora de voltar às minhas atividades normais", conta a gerente comercial Marilise Kovacc, que, depois de passar dois meses "entrevada" em casa, diz ter perdido a conta do número de sessões de fisioterapia a que se submeteu. Ela optou pelo tratamento clínico e conseguiu ficar longe do incômodo provocado pelas "dores terríveis" que sofria. Adepta da homeopatia, Marilise diz ter considerado o procedimento cirúrgico como a última opção para solucionar o seu problema.

Nos casos de lesões neurológicas mais graves, onde a dor se torna "intratável" e existe a perda ou a atrofia da força muscular, só a cirurgia resolve. Foi o que aconteceu com a dona de casa Rita de Cássia Cavalheiro, que, depois de peregrinar por consultórios durante dois anos, descobriu que tinha uma hérnia de disco e precisava operá-la. "Eu já não tinha mais força na perna esquerda, caía, ficava com torcicolo", conta. Operada há duas semanas, Rita não pode fazer grandes esforços e precisa usar um incômodo colete ortopédico, mas está otimista. "Só de saber que não vou mais sentir aquelas dores terríveis, sei que valeu a pena", comemora.

Acupuntura e exercícios

O médico Mauro Carbonar, especialista em acupuntura, afirma que a especialidade é uma importante aliada nos tratamentos das dores lombares, como a hérnia de disco. Segundo ele, as agulhas colocadas no tecido subcutâneo emitem para o hipotáhttp://www.blogger.com/img/blank.giflamo, região do cérebro que produz um hormônio com a função analgésica e antiinflamatória, impulsos motores que são devolvidos para a corrente sangüínea, interrompendo o ciclo da dor e atuando como analgésico natural do corpo. Além disso, no seu entender, a acupuntura pode ser associada a outros tipos de tratamento para aliviar ou curar dores lombares.

A partir do diagnóstico da causa da dor, é possível avaliar qual tipo de esforço ou exercício a pessoa está liberada para fazer. Nesses casos, o alongamento é fundamental para o bom desempenho dos músculos e articulações. Também devem ser feitos antes de qualquer atividade física, porque preparam a musculatura para o esforço que será exigido em seguida. Isso vale até para aquela caminhada que parece ser completamente inofensiva.

Fonte


Fisiolinks 66

Posted: 26 Jul 2011 07:59 PM PDT



Em um inicio de semana que ficou marcado pela violência, seja de um imbecil na Noruega explodindo bombas ou nos gramados brasileiros com um goleiro de sub-20 dando voadora em adversário por trás, acho que todo movimento a favor da paz e para extinguir a violência de nossas vidas é válida!

Vamos aos links da semana:


Testes especiais para coluna vertebral

O que é um pé chato?

Aprenda a evitar lesões no joelho

Consolidação da identidade profissional

SIndrome do trato iliotibial

Miocardiopatia

Fisioterapia na reabilitação de pacientes queimados

Crioterapia em lesões ortopédicas

Atividade física é uma das melhores amigas do seu coração

Fisioterapia nos esportes

Fisioterapia na decanulação da traqueostomia

Goniometria do ombro

Fisioterapia respiatória na disfunção pulmonar

Principais lesões do Voleibol


Próxima semana tem mais! Quer indicar algum link? Mande email para facafisioterapia@gmail.com



Volêi x Saúde

Posted: 26 Jul 2011 03:39 AM PDT

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC8UG01u4XVnThqlwaqSEYXoW3_CbkDYKFen7y9HWHmSU90WXo7PhrqO8sOGUj7DBf5zt7BUcz66FS_Qt8ck9bNdOwM22QgWBbQ3LnHDzM5x6hDOBB3jokZNpvk5uWHCaAHiwayUrM20xK/s1600/volei.jpg

Vantagens
- Melhora o condicionamento físico.
- Aumenta a agilidade.
- Trabalha a coordenação motora.
- Aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas.
- Por ser uma das modalidades esportivas mais coletiva, emprega muito o trabalho em equipe.

Riscos
- O esporte pode causar lesões por excesso de exercícios ou acidentes em joelhos, braços, tornozelos e ombros.

Período mínimo para fazer efeito
- Em 3 meses, o praticante que jogar 1h por semana já sente uma melhora em seu desempenho.

Gasto calórico médio
- Cerca de 400 kcal/h, mas o valor pode variar dependendo do empenho que o praticante joga.

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

Quem deve fazer
- O vôlei praticamente não tem contra-indicações, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade.
- O exame médico antes de começar a pratica é essencial.
- Pessoas com problemas de saúde devem consultar um médico antes de praticar, para saber suas restrições.



Cuidados na Paralisa Facial

Posted: 26 Jul 2011 01:56 AM PDT

http://www.paralisiafacial.com/paralisia-facial.gif

Se a causa é infecciosa, provavelmente será necessário uso de antibióticos ou medicamentos antivirais.

Se a causa não puder ser encontrada, quando se acredita numa simples inflamação do nervo dentro do conduto auditivo, corticosteróides deverão ser prescritas.

Em certas circunstâncias, se a melhora não ocorrer dentro de prazos pré-determinados, a descompressão cirúrgica do nervo facial poderá ser necessária.

Cuidados com o olho

Tendo em vista a impossibilidade de fechamento do olho por paralisia da pálpebra, e a diminuição na produção de lágrima, são necessários cuidados para que o ele não seque, o que resultaria provavelmente em ulcerações de córnea com alteração da acuidade visual.

Assim é importante ocluir o olho com auxílio de fitas colantes, além do uso de colírios ou pomadas hidratantes.

Reabilitação

Pode ser necessária fisioterapia ou retreinamento facial, a cargo de profissionais fisioterapeutas treinados para tal.


FisioImagens #3

Posted: 25 Jul 2011 10:59 PM PDT


http://www.uscs.edu.br/vestibular/images/cursos/fisioterapia-2.jpg

http://images03.olx-st.com/ui/8/27/45/1282152726_114532245_2-Fotos-de--Clinica-de-Fisioterapia-REABILITAR.jpg

http://images04.olx.com.br/ui/10/36/12/1294367683_154433412_1-Fotos-de--VENDO-EQUIPAMENTOS-PARA-FISIOTERAPIA-SEMI-NOVOS.jpg

fotofoto

foto

foto

foto

foto

foto

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfEWTRTH6tbkEAfBEsqL78Mm7xe8rAJOcaBsNyBeF2oV0BIt4jDEqo6Cy9xvxhNkDrfCojcKiGxyjBThIFOdqUScjDtY7SZAYYbynUYIXuKqoPOTQ6BT6Na_wfiermTNjny_eDwOGIAY76/s1600/fisioterapia+pediatrica1.jpg

foto


Mais imagens da Fisioterapia com várias situações de pacientes e fisioterapeutas no dia a dia.

Tem alguma imagem bacana?

Mande pra gente no facafisioterapia@gmail.com







Nenhum comentário: