EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Lesão Traumtática por Entorse
Posted: 06 Jul 2011 12:10 PM PDT
Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou laceração de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos. Porém esse termo é freqüentemente usado em referência especifica a lesão de um ligamento, recebendo graduação de entorse de grau 1, grau II e grau III.

Etiologia:
Após o trauma os ligamentos do tornozelo podem ser estirados ou rompidos, o tipo mais comum de entorse no tornozelo é provocado por uma sobrecarga em inversão e pode resultar em ruptura parcial ou total do ligamento talofibular anterior, provocando uma sobrecarga no tornozelo, tornando-o instável. Raramente componentes do ligamento deltóide são sobrecarregados, existe uma maior probabilidade de avulsão ou fratura do maléolo medial com uma sobrecarga em eversão.

Classificação:
As entorses de tornozelo são classificadas da seguinte maneira:
- Grau l - ligamento preservado, processo álgico ligamentar e edema local.
- Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.
- Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

Cicatrização do Ligamento:
Os ligamentos tendo vascularização regular cicatrizam lentamente, sendo o reparo feito por tecido fibroso e colágeno. Os ligamentos com ruptura total devem ser saturados cirurgicamente.

Diagnóstico:
Nos entorses de tornozelo o diagnóstico é feito através de exames radiológicos, testes de instabilidades, artrografias e ultra-sonografias.

Objetivos de tratamento:
- Restaurar a amplitude de movimento
- Fortalecer os músculos do tornozelo
- Melhorar o equilíbrio e coordenação
- Diminuir dor e edema

Tratamento:
- Grau I - Crioterapia + compressão + elevação + fortalecimento muscular + propriocepção.
- Grau II - imobilização de 3 a 4 semanas. Após 20 dias faz-se: crioterapia + fortalecimento muscular + propriocepção.
- Grau III - cirúrgico.


Posted: 06 Jul 2011 07:21 AM PDT
As mortes causadas pela dengue caíram 44% neste primeiro semestre de 2011 em todo o país, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde. De janeiro aos primeiros dias de julho, foram registradas 310 vítimas mortais do mosquito Aedes aegypti, contra 554 nos seis primeiros meses de 2010.
O balanço mostra ainda que diminuiu na mesma proporção o número de casos graves: despencaram de 14.685 para 8.102.
O maior número de óbitos ainda se concentra no Sudeste, Nordeste e Norte. Os Estados com situação mais grave são Rio de Janeiro (85 mortes), Ceará (60), São Paulo (41), Amazonas (18) e Pará (14).
No entanto, o número de mortes no Estado do Rio registrado nesse balanço é menor do que o divulgado no último balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro publicado no R7. O Estado já notificou ao menos 107 mortes por dengue só neste ano.
Segundo o Ministério da Saúde, os dados sobre o Rio são coletados pela própria secretaria de saúde estadual. A diferença, explicou Barbosa, se dá por causa de uma defasagem no momento de informar e fechar os dados. Algumas mortes demoram mais para ser informadas porque ainda estão em processo de investigação, disse o secretário.
Se em São Paulo o número de mortes caiu 70%, passando de 138 para 41, no Rio, a situação piorou: as mortes pela doença cresceram 157%, saltando de 33 para 85.
O Rio também é o Estado com mais casos graves: foram 3.282 neste ano, contra 862 no Espírito Santo, 582 no Ceará, 487 no Amazonas e 448 em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, circulam hoje no Brasil quatro subtipos do vírus da dengue: DENV 1, 2, 3 e 4, sendo o primeiro o mais comum. A pasta, porém, alerta para o crescimento dos tipos 2 e 4, com "possibilidade de persistência da transmissão em níveis elevados no verão de 2012".
O secretário da Saúde Jarbas Barbosa explicou que a alta em Estados como o Rio e Amazonas se dá pelo fenômeno da "recirculação", em que tipos diferentes do vírus ressurgem com mais força em determinadas regiões após uma baixa no ano anterior.
- Em 2010, o Rio de Janeiro teve uma circulação muito baixa. Teve muito poucos casos graves. Esse ano, o Rio de Janeiro foi tomado por essa onda de circulação do DENV 1 que ano passado havia cometido, de maneira mais intensa, Minas e São Paulo.
A redução nos casos graves e óbitos, no Brasil, segundo explicou o ministro Alexandre Padilha, se deu pelo reforço na preparação dos médicos e integração com a vigilância sanitária.
- A ideia de se combater dengue só matando o mosquito ou evitando os focos está ultrapassada. A estratégia é preparar serviços de atenção à saúde, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, que isso seja utilizado para mobilizar a população para os serviços de vigilância e controle.
Ainda segundo Padilha e Barbosa, o objetivo nesse segundo semestre é "não baixar a guarda", intensificando a preparação de médicos para lidar com casos graves, que apresentam hemorragias ou complicações de saúde, com tratamento em hospitais.
Entre as iniciativas para melhorar a situação, está um treinamento rápido para médicos, que dura 10 minutos, com instruções para reconhecer casos graves e iniciar o tratamento. Na vigilância, o ministério já trabalha também com monitoramento de redes sociais na internet para saber onde podem se concentrar novos focos.
Fonte: R7



Posted: 06 Jul 2011 02:57 AM PDT
Na terceira idade, é comum a redução da capacidade respiratória dos pulmões. O organismo enfraquecido por causa do envelhecimento, poluição, sedentarismo e tabagismo são fatores que podem facilitar a contração de algumas doenças pulmonares , como pneumonia, enfisema e bronquite crônica, responsáveis por 10% das internações de idosos do estado de São Paulo.
Uma forma de prevenir a menor incidência de contração de doenças respiratórias é a introdução de atividades fisicas na vida do idoso. Segundo Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva e diretor da Academia B-Active, programas bem elaborados respeitando a fisiologia do idoso e a sua individualidade são capazes de melhorar a função respiratória.
A B-Active, academia especializada em Medicina Esportiva, possui atendimento especializado para a terceira idade, com atividades de baixo impacto, que evitam lesões causadas por treinamentos inadequados e melhoram a capacidade respiratória do indivíduo. Os programas são desenvolvidos e coordenados por médicos nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício.
Com a melhora da capacidade pulmonar, o idoso pode manter a rotina com qualidade de vida. Atividades do dia-a-dia, como subir escadas ou caminhar pelo bairro, podem ser executadas com maior conforto.
Além de atividade física com acompanhamento profissional, é necessário agregar alimentação adequada, tomar vacinação contra gripe, evitar o fumo e manter as áreas comuns ventiladas para evitar a contração de doenças pulmonares.


Posted: 05 Jul 2011 11:02 PM PDT

Nenhum comentário: