EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

domingo, 17 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Resumo de Paralisia Facial Periférica

Posted: 16 Jul 2011 06:52 PM PDT

A face revela o íntimo de nossa expressão e é parte essencial da comunicação humana.

Além disso, a importância cada vez maior que a sociedade dos tempos atuais dá à estética relaciona-se diretamente com a aparência facial, pois a face é o "local" onde mais nos expomos ao meio e os seus traços marcam a nossa individualidade.

Todo esse envolvimento acha-se diretamente ligado à psique do indivíduo, já que qualquer alteração na mímica e na aparência da face causa problemas psíquicos de extrema importância no homem, o qual, na grande maioria das vezes, altera o seu comportamento social em prejuízo do trabalho e da coexistência com aqueles que o rodeiam. Essa interação psico social só se torna possível através da integridade do nervo facial com a musculatura cutânea da face.

Dessa integridade dependem também funções fisiológicas muito importantes, tais como o lacrimejamento, uma vez que o nervo facial é responsável pela inervação motora do saco lacrimal e da pálpebra, podendo acarretar, com a perda de tais funções, úlcera de córnea e a conseqüente cegueira.O reflexo do músculo do estribo, inervado por seu ramo estapediano, é o responsável pela proteção do ouvido interno contra os sons de alta intensidade. O nervo corda do tímpano, outro ramo do nervo facial, é o responsável pela sensibilidade gustativa dos dois terços anteriores da língua e pela inervação motora da glândula submandibular e glândulas salivares menores. A movimentação voluntária e o tônus da musculatura da boca reveste-se de extrema importância, quer na alimentação, quer na ingestão de líquidos, e a perda dessa função acarreta terríveis dificuldades ao processo alimentar. A essas funções, junta-se a sensibilidade táctil das regiões do pescoço, retro-auricular e pavilhão auricular que são inervadas sensitivamente por seu ramo cervical, importantes também na libido humana.

NOÇÕES DE ANATOMIA E FISIOLOGIA

O nervo facial, sétimo par craniano, é um nervo misto, motor e sensitivo, que tem como função principal a inervação de todos os músculos da mímica facial, exceto aqueles inerentes à mastigação que são inervados pelo quinto par craniano (nervo trigêmio). Das aproximadamente 7000 fibras do nervo facial as motoras são 58%, as préganglionares para lacrimejamento e salivação 24% e as da gustação e as outras sensitivas 18%.

O nervo facial tem íntima relação com as estruturas do ouvido e apresenta os seguintes segmentos:

SEGMENTO INTRACRANIANO

O facial e o intermédio cruzam a fossa posterior craniana no sentido anterolateral medindo neste segmento de 12 a 14 mm..

No fundo do canal (lateralmente) penetra no canal de Falópio, um canal ósseo de aproximadamente 40 mm de comprimento que termina no forame estilo-mastoideo

No canal de Falópio, o mais longo trecho intra-ósseo que um nervo periférico percorre no organismo, o nervo facial apresenta 3 segmentos:

SEGMENTO LABIRÍNTICO

Se inicia no fundo do conduto auditivo interno e termina no gânglio geniculado, mede aproximadamente 6 mm. Neste trecho o canal é mais estreito contendo praticamente só o nervo. No início deste trecho existe um ligamento fibroso que abraça o nervo facial e que é muito importante fisiopatologicamente.

SEGMENTO TIMPÂNICO

O segmento timpânico se estende do gânglio geniculado até o segundo joelho e mede aproximadamente 13 mm de comprimento. O nervo neste trecho cruza o ouvido médio em relação posterior com a janela oval e o estribo.

SEGMENTO MASTOÍDEO

Inicia-se no segundo joelho e termina no forame estilo mastoideo. Mede em torno de 15 mm de comprimento. O forame estilomastóideo por onde emerge nas partes moles do pescoço está localizado entre a eminência mastóidea e o processo estilóide.

No osso temporal o nervo facial apresenta 3 ramos:a- Nervo petroso superficial maior, que tem sua origem no gânglio geniculado na porção labiríntica do nervo facial e faz

a inervação motora da glândula lacrimal.b- Ramo do estapédio, que tem sua origem no ouvido médio na porção timpânica do nervo facial e inerva o músculo do estribo.

SEGMENTO EXTRATEMPORAL

Após sua emergência atravé


Dificuldades de atendimento domiciliar

Posted: 16 Jul 2011 01:02 AM PDT



Trabalhar com atendimento domiciliar é uma das coisas mais difíceis dentro da Fisioterapia. Eu já tive consultório, já trabalhei em clínicas, já trabalhei em consultórios de amigos, mas nada me desafia mais do que o atendimento domiciliar.  Dois fatos me chamam atenção que são as principais dificuldades que eu encontro: o primeiro é a adaptação do espaço para eu fazer as ativdades, sempre com o olho no relógio para não perder tempo demais e o outro é a intimidade da casa do paciente.

http://200.141.78.78/igstatic/16/80/168024.jpg

Sempre quando eu chego na primeira vez na casa de um paciente avalio o espaço que farei o atendimento. E tenho que confessar que quando eu encontro um ambiente limpo, que simplesmente possa estender um tatame ou pacientes que já tenham a maca para atendimento, fico aliviada.  Ambientes que tenham que ser arrumados para que se faça um atendimento correto de fisioterapia demanda tempo para arrumar e para desarrumar. Afinal de contas, quando estamos na casa de um paciente, devemos colocar no lugar tudo o que tiramos para o nosso atendimentos.

A outra coisa que me incomoda é a intimidade que o profissional acaba tendo com cotidiano da casa dos pacientes. A pessoa, depois de ter ver ali vários dias, acaba achando que você está inserido naquele dia a dia. Outro dia eu estava fazendo atendimento de uma pessoa que começou a discutir com o marido coisas que eu não discutiria na frente de uma pessoa estranha, diga lá de um prestador de serviço. Eu fiquei constrangida.

Não inclui o deslocamento até o local e o tempo que se perde em grandes centros com engarrafamentos porque está inserido no contexto quando se opta por esse tipo de atendimento.

Qual é a sua principal dificuldade em atendimento domiciliar?




Exercícios para reduizir dor ciática

Posted: 16 Jul 2011 12:29 AM PDT

A dor ciática uni ou bilateral, acompanhada ou não por dor lombar, que surge após alguns minutos de caminhada ou após o alongamento da coluna, pode ser causada por estenose do canal medular.

O canal medular é um tubo formado pelas vértebras e discos vertebrais onde se localiza a espinal-medula.

A espinal-medula é formada pelas vias neurais que levam e trazem mensagens do cérebro, dando origem aos nervos periféricos. Qualquer lesão que afecte esta medula causará sinais e sintomas neurológicos, tais como dor, dormência, formigueiro ou perda de força motora. A estenose do canal medular pode ser congénita ou causada por processos degenerativos comuns ao envelhecimento.

Com o passar dos anos, os discos intervertebrais perdem a capacidade de absorção de impacto, tornando-se mais facilmente alvo de lesões e causando distúrbios na mecânica da coluna vertebral. Estes distúrbios afectam a distribuição de peso na coluna, o que vai acabar lesando estruturas, como as articulações intervertebrais e os ligamentos.

Estas estruturas, como parte do processo de defesa contra a agressão, tendem a hipertrofiar (são os chamados bicos de papagaio). Como fazem parte da formação do canal medular, o aumento destas articulações e ligamentos acaba diminuindo o diâmetro do canal, com a possível compressão da espinal medula ou das raízes que originam os nervos, o que levaria aos sintomas acima descritos.

O diagnóstico é comprovado através da tomografia axial computorizada ou da ressonância magnética.

O tratamento seria em teoria preferencialmente cirúrgico, com o objectivo de alargar o canal medular, não fossem alguns impedimentos:

A idade dos pacientes, o que limita nalguns casos a indicação cirúrgica
A estenose pode localizar-se em várias vértebras, o que levaria a cirurgias de extensão apreciável


Desta forma, deve-se sempre tentar o tratamento conservador antes de indicar a cirurgia. O tratamento conservador consiste em analgesia e correcção postural.

A analgesia pode ser feita através de medicação, com analgésicos. ou anti-inflamatórios. Os analgésicos e, mais especificamente, os anti-inflamatórios muitas vezes são contra indicados em pacientes idosos, especialmente os portadores de insuficiência renal ou cardíaca, podendo causar efeitos colaterais como gastrite, diarreia, e até perda de sangue. Além disto, não se aconselha o uso crónico destes medicamentos. Mas se ainda não sofre de dores no nervo ciático ficam aqui alguns alongamentos para fazer já, mesmo antes de ter qualquer dor...

Deite-se no chão ou sobre um colchão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e as mãos ao lado do corpo.
Inspire e traga uma das pernas próximo ao peito. Abrace-a e solte o ar.

Repita o mesmo movimento com a outra perna.
Agora, faça com as duas. Volte ao início e repita três séries com cada perna. Em cada movimento tente permanecer entre 15 a 30 segundos.


Associação Brasileira de Ginástica Laboral

Posted: 15 Jul 2011 10:54 PM PDT

A ABGL é uma associação sem fins lucrativos, de caráter organizacional, de direito privado, sem cunho político, formado pela união de Profissionais de Educação Física, diplomados e/ou em formação.

Seu lançamento marca um momento histórico, que pretende colaborar para a consolidação da Ginástica Laboral como atuação do Profissional de Educação Física na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do trabalhador.

VISÃO

Ser uma entidade de apoio na construção da Ginástica Laboral de forma sistematizada, fortalecendo assim a atuação dos Profissionais de Educação Física.

MISSÃO

Promover a integração e o desenvolvimento dos Profissionais de Educação Física que atuam em Ginástica Laboral, acompanhando e divulgando o desenvolvimento da modalidade, promovendo discussões, reflexões e formando opiniões balizadoras, por meio de eventos que incentivem o debate e a pesquisa.

OBJETIVOS

Nossos objetivos estão alinhados com deliberações e recomendações de órgãos e entidades como o Sistema CONFEF/CREF, definidos nacional e estadualmente:

  • Congregar profissionais de Educação Física formados ou em formação;
  • Incentivar a integração e a cooperação entre os associados;
  • Apoiar os Profissionais de Educação Física da área de Ginástica Laboral, articulando-se com Entidades e Instituições de RH, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Ergonomia, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, na defesa e na consolidação dos programas de Ginástica Laboral, buscando garantir a integridade da sua aplicabilidade;
  • Representar seu quadro de associados no que diz respeito à importância dos programas de Ginástica Laboral quanto a sua ciência e metodologia técnica, para as políticas de saúde e educação no trabalho, especificamente;
  • Promover intercâmbios técnicos, científicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento dos Profissionais de Educação Física que atuam com a Ginástica Laboral;
  • Estimular o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas na área de Ginástica Laboral;
  • Promover encontros para a discussão da Ginástica Laboral, por meio de eventos científicos anuais.
Acesse o site deles: http://www.abgl.org.br/


Nenhum comentário: