EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Trabalhando com fisioterapia respiratória em crianças

Posted: 21 Jul 2011 09:51 PM PDT

Manter uma criança em tratamento de Fisioterapia Respiratória pode exigir paciência e criatividade do profissional que está atendendo.

Por, muitas vezes, ter que executar gestos repetitivos, não deixar a criança entendiada para que o tratamento possa fluir normalmente pode ser a chave para o sucesso da conduta.

Esse vídeo abaixo mostra alguns exercícios que podem ser realizados.



Esse vídeo está no canal do Faça Fisioterapia no Youtube. Inscreva-se para saber sempre quando há atualizações.



Mecanismo da lesão da Tendinite de Aquiles

Posted: 21 Jul 2011 07:02 PM PDT

http://www.dicasdedanca.com.br/wp-content/uploads/2009/08/tendao-aquiles-237x300.jpg

O desenvolvimento da lesão é quase sempre gradativo e a longo prazo. As atividades repetitivas de sustentação de peso, como a corrida ou treinamento físico, em que a duração e a intensidade aumentam muito rapidamente, com tempo de recuperação insuficiente, pode piorar o distúrbio. Devemos considerar, também, o uso de calçados inadequados à prática esportiva (observar tipo de pisada) como sendo um elemento que pode desencadear a tendinite. Vemos, também, que uma biomecânica alterada, tanto na corrida, como na marcha ou nos saltos, motivam o aparecimento da lesão. Para isso, é necessário corrigir o movimento da corrida, da passada, do ritmo, do contato inicial com o solo. Observar a boa execução técnica do movimento, sem dúvida, minimiza o risco de lesões. Outros aspectos a serem considerados e que aumentam a força de tensão no tendão são:

- Pronação excessiva da articulação subtalar (talus e calcâneo, ossos do tornozelo), com concomitante rotação interna da perna.
- Antepé varo (para fora)
- Tíbia vara
- Anteversão do fêmur (para frente)

Devemos pensar que a diminuição da flexibilidade nos músculos da panturrilha, aumentam a pronação da articulação subtalar, podendo levar à tendinite. Caso o atleta continue a treinar ou competir, o tendão ficará mais inflamado e a musculatura da panturrilha ficará menos eficiente.


Sintomas de dor na coluna

Posted: 21 Jul 2011 03:35 AM PDT

http://veja.abril.com.br/fwa/imagens/1240940234662_101.jpg

Os sintomas da dor nas costas são em geral:

- Dores musculares na região das costas

- Rigidez da coluna

- Dor persistente após um longo período levantado ou sentado, após execução de exercício físico ou manipulação de cargas pesadas

- Flexibilidade reduzida

- Incapacidade de manter a coluna reta

- Sensação de "estalo" nas costas

Em alguns casos, dor nas costas pode se irradiar para outras regiões, como coxas e pernas. Nessa situação, a causa mais comum é compressão do nervo que pode estar associada à hérnia de disco.

Os sintomas da dor nas costas podem ser agudos (presente por menos de 4-6 semanas) ou crônicos (superior a 6 semanas). As dores crônicas são mais raras e, nesses casos, um médico deve ser consultado.


Nenhum comentário: