EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade
Posted: 05 Jul 2011 10:10 PM PDT
Um estudo da Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina. A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.
Os cientistas apresentaram a pesquisa em uma conferência sobre fertilidade na Suécia. Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.
De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se o problema não for tratado, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.
A doença periodontal já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens. Roger Hart, professor líder da pesquisa, diz que o estudo é pioneiro.
– Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então esse é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez.
Inflamação
O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3.500 mulheres.
Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.
De acordo com Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.
Allan Pacey, especialista em fertilidade, diz que "é bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho".


Posted: 05 Jul 2011 06:59 PM PDT
Vivemos nos dias atuais uma grande parte em frente ao computador seja no trabalho e em casa para nos mantermos sempre atualizados e ter uma distração e entretenimento, porém o que isso pode nos causar a passar mais de 8 horas por dia neste sistema???? ... lesões como L.E.R. (Lesão por esforço repetitivo) ou chegar a agravar e virar uma tendinite. A L.E.R. como sua própria definição acima é causada por esforços repetitivos causando dores por fazer no computador que os músculos realizem esforços apenas de pressionar teclas sem que tenham um descanso ou um balanceamento da tensão a sua conseqüência são dores na região das mãos, e seu agravamento é a tendinite onde as dores passam a inflamações nos tendões percorrendo além das mãos, braços e ante-braços. O pior ainda não para por aí caso venha a se repetir esses agravamentos poderá perder aos poucos os movimentos das mãos e dos braços tendo que recorrer a fisioterapia e que não irão garantir a total recuperação. Sendo assim amigo olho vivo para você não cair nessa cilada.

Então vamos aos aconselhamentos para evitar que seja vítima dos males da informática, primeiro antes de começar a mexer no computador faça alongamentos nos membros superiores e inferiores, concentrando em esticar as articulações de mãos, dedos geralmente no sentindo contrário ao usual, bom segue abaixo um vídeo que ensina a trabalhar bem essas regiões ....



Sempre deve se fazer pausas após certo tempo de trabalho para os músculos terem um descanso ... faça um programação de 1 hora descanse 15 minutos ou de 20 minutos descanse 5 minutos e procure relaxar os músculos... é importante para repor as células que estão morrendo durante o esforço e um tempo para o seu corpo repor células novas, após sua jornada procure um tempo para relaxar antes do novo esforço...

Outro fator que pode agravar ao longo do tempo é os dispositivos usados como o teclado e o mouse que podem estar contribuindo para estas lesões, até hoje vi poucos falando do assunto mas em uma pesquisa anterior devido a algumas dores que apareceram percebi que esses eram vilões. Hoje temos mouse e teclado a rodo no mercado cada um prometendo uma performance melhor ou teclas de atalhos, mas eles estão preocupados com sua saúde ... a resposta é Não ... só reparar o quanto os mouses ficaram maiores em tamanho e altura e fica a pergunta será que isso faz bem para a sua mão ficar flexionada uma grande parte do dia ... claro que não ... então tome cuidado ao escolher um mouse hoje mesmo temos aqueles com bluetooth que cada vez estão mais altos ... não vou citar marcas mas procure nas lojas online e vão saber... os teclados tem diminuindo as teclas fazendo esforço para se adaptar de um para o outro ... outro vilão são os mini-mouses pois sua mão não fica correta e tende a esforçar para manter a posição...

Então amigos se não quiserem ter esses problemas por que não gastar um pouco mais e comprar um mouse e um teclado melhor ...

No meu caso uso um mouse que deixa minha mão pouco levantada sem tencionar muito os dedos ... adquiri um mouse genius p330 em casa e um para usar no serviço ... e em casa uso um miniteclado já que não tenho necessidade de usar todas as teclas porém com tamanho normal elas ... vi um no carrefour um modelo curvado ... depois se comprar posto aqui ... o bom de usar um miniteclado é ter mais espaço para relaxar as mãos fora do teclado e outra dica procure ver a sensibilidade das teclas note que algumas tem de realizar mais esforço procure os que sejam mais fáceis de pressionar... bom abaixo segue a imagem do meu mouse, então fica a dica não precisa adquirir um igual mas procure um que faça com que tenha menos esforço para realizar uma tarefa ... tem até aqueles modelos com trackball




Mouse Trackball, este para mover não é arrastando o mouse e sim apenas movendo a esfera vermelha com o dedo evitando assim desgastar seu músculos





Posted: 05 Jul 2011 03:17 AM PDT
Cada modalidade de esporte tem suas características próprias. Mas, tem em comum o gasto de calorias de forma saudável e o resultado final de melhorar a capacidade física. Para isso devem ser praticados de maneira correta e orientada. Alguns desses esportes são superiores a outros em relação à queima de calorias e aos benefícios cardiovasculares.
O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso corporal, a intensidade e tempo de exercício, o nível de condicionamento e o metabolismo individual. Aqui estão exemplos de alguns exercícios populares. Os valores citados para o número de calorias queimadas por hora são, aproximadamente, referentes a um indivíduo saudável do sexo masculino com aproximadamente 75 kg.
Alongamento - Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável apesar de parecer "tão lento" e "monótono" até quando você o realiza durante uma hora. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo. Sua prática diária previne lesões como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor. A ioga é uma das práticas mais relaxantes. Procure um bom grupo e pratique ás noites. Em uma hora, são consumidas cerca de 280 calorias.
Caminhada - A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar em ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo que pode ser pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição. Para melhores resultados, mantenha a freqüência cardíaca em torno de 70% da sua freqüência cardíaca máxima (que é a diferença entre 220 e a sua idade). Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias.
Corrida - Excelente exercício para quem apresenta aptidões para ela. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar as gorduras. Se não executada adequadamente, se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo, pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.
Bicicleta/Ciclismo - O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha. Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna onde a posição e os movimentos são prejudiciais. Você pode obter melhores resultados andando em terrenos com subidas ou ajustando a bicicleta ergométrica para simular subidas. Uma hora de ciclismo queima aproximadamente 530 calorias.
Frescobol - É um bom exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como os braços, ombros e tronco. Para obter melhores resultados, escolha um parceiro com o mesmo nível técnico. Em condições competitivas, uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.
Natação - A natação é um excelente tipo de exercício. Não é o mais completo como é propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas se for executado como único esporte, não atinge os seus melhores benefícios como saúde e queima calórica. É necessário acrescentar outro tipo de modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho. Tendo em vista que não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Cuidados com problemas lombares e de ombros devem ser tomados. Não praticar sem orientação de bons profissionais. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.
Basquete - O basquete é um bom exercício cardiovascular que também exige força nos ombros e coxas. O risco de lesões é semelhante ao de outros esportes de contato, incluindo o entorse de tornozelo e outras condições relacionadas a colisões com outros jogadores. O jogo um-contra-um oferece a possibilidade de queimar mais calorias, tendo em vista que você está sempre ativo. Em uma hora de basquete, são queimadas cerca de 600 calorias.
Futebol - Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe um risco elevado de lesões, mas com o uso de materiais de proteção a atividade pode ser segura. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.
Musculação - O exercício com pesos é a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Hoje, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade. Sua prática correta e orientada por profissional competente traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias.
Esqui na neve - Para aqueles que podem praticar este esporte, trata-se de uma ótima maneira de entrar em forma. Uma observação de extrema importância é que a sua prática exige muito gasto de energia de joelhos, músculos das pernas e coxas e não há estações de esqui no Brasil. Portanto, a preparação para este esporte deve ser rigorosa em musculação e resistência aeróbica meses antes de embarcar para uma estação de esqui, pois as lesões de joelhos (mais comuns) são freqüentes e graves. Uma hora de esqui com intensidade moderada consome cerca de 460 calorias.
O ideal é associar exercícios variados com pesos e atividades que trazem benefícios cardiovasculares e aeróbicos. Os exercícios com pesos, 3 a 4 vezes por semana, em associação com exercícios cardiovasculares, também 3 a 4 vezes por semana, promovem a perda de gordura e o ganho de massa muscular, além de melhorarem o condicionamento cardiovascular. Variando-se os exercícios, a atividade física pode se tornar mais agradável e trazer mais benefícios para o organismo.
Calorias queimadas
Calorias queimadas por hora para um homem de aproximadamente 75 kg:
  • Caminhada rápida 300
  • Corrida (ritmo moderado) 700
  • Ciclismo (ritmo moderado) 540
  • Frescobol (competitivo) 750
  • Alongamento (como a ioga) 280
  • Natação (ritmo moderado) 460
  • Basquete (competitive) 600
  • Futebol (competitiva) 700
  • Musculação (moderada) 230
  • Esqui (moderate downhill) 460
  • Tênis (partida) 610
  • Golfe (jogo normal) 310
  • Caminhada no campo 450
  • Canoagem/remo (moderada) 530
  • Patinação (moderada) 520




Posted: 05 Jul 2011 02:02 AM PDT

    O voleibol no Brasil sofreu com a distância dos grandes centros desenvolvidos do Voleibol mundial, Europa e Ásia. As informações chegavam com atrasos e até mesmo, ocorreu de o Brasil chegar a uma competição mundial sem conhecer o fundamento técnico da recepção, denominado de Manchete, isto aconteceu no Campeonato Mundial adulto masculino de 1964.

    A equipe brasileira comandada na época pelo professor Sami Melinski, treinador que conquistou todos os títulos para o Brasil a nível mundial na época, conheceu e treinou pela primeira vez a Manchete um dia antes do campeonato mundial (RIZOLA, 2003).

    A recepção do saque nos tempos inicias do Voleibol era feita apenas com o toque por cima da cabeça, pois na época o saque não tinha tanta força e precisão, mas tomou outra proporção, quando este fundamento passou a ser trabalhado com o objetivo de maximização da técnica e da tática. Surge então a manchete, devido a necessidade de dominar a recepção (RIZOLA, 2003).

    Segundo Alberta (1998) e Murpy (1991) o sucesso do ataque no voleibol esta interligado com a qualidade da recepção. Assim o levantador terá uma gama maior de opções para distribuir o jogo e dificultar a ação do bloqueio adversário. Todavia a obtenção de eficácia esta dependente da qualidade de execução das habilidades técnicas neste momento do jogo, nomeadamente da manchete (MESQUITA, 1998).

    A aprendizagem dos esportes tem acontecido, na sua grande maioria, pela repetição de gestos técnicos e cópias de treinamento de equipes adultas. Báfero (1996, p.26) diz que: "A maioria das "escolas" de voleibol, fundamentadas na cultura do voleibol brasileiro, proclamam que "saber voleibol" é jogar como se joga no alto nível." No trabalho desenvolvido visou-se a adaptação dos exercícios para cada situação de jogo, e não com a repetição dos gestos isolados, a variedade de estímulos deve ser feita durante cada sessão de treinamento.

    Kaplan (1974) relembra, uma nova etapa para o Voleibol mundial se abriu, justamente antes da Olimpíada de Tóquio quando a defesa baixa (manchete) passou a ser uma forma fundamental do jogo. Isto causado pelo efeito do saque.

    Fiedler (1976), divide a recepção em 3 fases, os movimentos de que antecedem o contato com a bola, movimentos no momento do contato com a bola e os movimentos após o contato com a bola, valorizando todos na mesma proporção e importância.

    Slaymaker e Brown citados por Báfero (1990), quando mencionam as habilidades do Voleibol, dividem em dois grupos: os de habilidades iniciais e os de habilidades avançadas. As primeiras compreendem o toque, a manchete, o recurso (dig-pass), o saque por baixo, o saque por cima, a cortada e o bloqueio. O segundo grupo compreende o saque flutuante, o levantamento para trás, o levantamento em suspensão, o mergulho, o rolamento, a manchete invertida, a largada e as mudanças do ritmo das cortadas.

    Especialistas em Voleibol concordam, que a habilidade da Manchete é responsável pela maior consistência de jogo atualmente, isto é, maior tempo de disputa do ponto com a bola no ar (SCATES, 1972; GUILHERME, 1978; VELASCO, 1996, MESQUITA, 2002).

    Sobre o uso da manchete, Cherebetiu (1969), Writehall (1964) citado por Báfero (1996) e Bizzocchi (2000) colocam que o uso original era apenas com propósitos defensivos, usados como recurso emergencial. Hoje é um fundamento básico e específico, que merece estudo diferenciado em função da sua constante solicitação, sendo parte integrante do repertório motor do atleta.

    O que é específico é exclusivamente próprio a alguma finalidade, e a finalidade do movimento da manchete no Voleibol é receber e passar a bola para um lugar pré-fixado (BÁFERO, 1996).

    Segundo Velasco (1996), o recebedor deve ter como principal característica uma superfície de apoio, a maior possível, colocando e enfatizando a habilidade espaço-temporal: o problema não é tanto pelo deslocamento, mas sim entender ou avaliar bem, aonde vai a bola.

    O mesmo autor lembra que, na correção da técnica não se deve treinar todos os jogadores da mesma maneira, e como exemplo cita que em recepção x saque ao invés de trabalhar 40´ de forma analítica, trabalha-se 10' a 15' analítico para que o jogador fixe o movimento técnico e imediatamente após, o saque x recepção em situação de jogo.

    A analise da trajetória da bola é ponto fundamental na qualidade e eficiência de uma boa recepção. A antecipação da ação de receber o saque possibilita a atleta definir a velocidade de sua ação e com melhor equilíbrio, uma precisão melhor.

    Paolini (2001), cita que a posição de expectativa deve ser baixa, mas não definida para receber somente um tipo de saque, para receber é necessário deslocar-se rapidamente e, sobretudo em antecipação, para poder avaliar previamente a trajetória do saque adversária atleta deve ser capaz de estabelecer a profundidade e a força da bola, e isto está relacionado com uma boa visão.

    Estabelecendo que, os elementos que distinguem uma correta execução técnica de recepção de saque flutuante (floating) podem ser sistematizadas em 4 pontos essenciais (PAOLINI, 2001):

a predisposição morfológica;

o deslocamento;

o contato com a bola;

o modo de empurrar a bola.

Objetivo

    A proposta deste trabalho é propor uma metodologia de treinamento para o fundamento de recepção de saque no voleibol para jovens atletas.


Treinamento da recepção

    O jogo é elemento central na aprendizagem, deverá por isso estar sempre presente em cada faixa etária no treinamento e ser organizado de modo tal, que todos os que participam devem tocar na bola o maior número possível de vezes. A recepção do saque é durante o treinamento um dos pontos de maior atenção. O Voleibol do Brasil é carente de atletas que o executem a recepção permanecendo em boas condições de equilíbrio para realizar um ataque, também pela representação que tem o fundamento na continuidade e na organização do jogo.

    A aplicação do método global no treinamento objetiva recriar situações de forma semelhante àquelas dos jogos, não para treinar a equipe na sua coletividade e sim visando treinar melhor e de forma mais veloz todas as técnicas do voleibol. Desta forma o jogador se adaptará imediatamente durante o jogo, as situações treinadas durante a semana. De outra forma a passagem da situação treinada àquela que se apresenta no jogo, solicitaria muito tempo de treinamento. A teoria do treinamento global, todavia apresenta problemas, isto é, se começa a treinar uma situação de jogo e se transgride nos problemas técnicos. Sobretudo na sua correção, ou quando se corrigi, se arrisca de faze-lo somente em situação analítica.

Treinamento da técnica

    O recebedor deve ter como característica uma boa superfície de apoio, a maior possível, executa-se trabalhos utilizando como recurso a parede. A atleta se posiciona diante de uma parede de superfície plana e realiza a manchete, com alternância de altura da bola, distancia da parede e velocidade da bola. No programa aplicado estes trabalhos eram realizados em uma freqüência semanal de três vezes no primeiro mês, e duas vezes por semana na continuidade do treinamento.

    O problema na recepção de saque não é tanto pelo deslocamento, mas sim, entender ou avaliar bem, aonde vai e como é a trajetória da bola. Desta forma dedicou-se um trabalho específico para a avaliação de trajetória de saque. As variações são executadas primeiro com o saque dos treinadores, em distancias alternadas, em planos superiores e em velocidade alternadas, e em outro momento com o saque das próprias atletas. No procedimento de correção da técnica não se deve treinar todos os jogadores da mesma maneira. A individualização do treinamento fez-se necessária e os exercícios devem apresentar graus de dificuldades diferentes para cada atleta.

Treinamento tático

    As novas táticas de saque (saque partindo de qualquer ponto de fundo quadra) a partir de 1994 promoveram uma grande alteração no sistema de recepção.

    A proposta apresentada consiste em empregar a estrutura de três passadoras nas seis posições. As passadoras foram as jogadoras atacantes de ponta e a líbero, tendo como opção a jogadora oposta para algumas situações de jogo. A recepção com quatro atletas foi utilizada quando, nosso adversário utilizasse um saque em salto (tipo viagem) com força e eficiência.

    Nos treinamentos técnico-táticos foram treinadas além da parte técnica a relação entre as jogadoras da posição 6 e 1 e das posições 6 e 5, alternando as atletas.

    Numa mesma sessão de treinamento a recepção deve ser treinada de forma variada, para que haja uma boa adaptação das atletas as situações solicitadas no jogo. A atleta deve realizar gestos que serão aplicados no jogo, na cronologia da partida, tomando decisões conforme a situação solicitada. Os treinamentos devem ser realizados prevendo estas situações, tais como jogos de 1 x 1, atacante de fundo contra atacante de fundo após a recepção, obrigando a efetivação do ataque, independente do tipo de saque aplicado pelo adversário.

    A qualidade da recepção definirá a possibilidade do primeiro ataque da equipe e a velocidade do jogo. No período da tarde os treinamentos foram dirigidos para esta relação, ou seja, o treinamento das situações de jogo, com "jogos combinados", exercícios que proporcionam situações imprevistas e situações preestabelecidas de jogo.

    O ajuste da recepção dependendo da colocação do sacador adversário, e do tipo de saque, deve ser treinada em situações de continuidade de jogo. Uma das formas que podem ser utilizadas são os exercícios competitivos. Exemplo: Saque e Recepção 3 contra 3; duas equipes sendo uma em recepção e outra em saque. A equipe que saca efetua 20 saques, a pontuação para a equipe que recebe é feita a cada recepção perfeita ou a cada erro de saque do adversário, perdendo um ponto a cada "ace" do adversário. Após os 20 saques, troca-se de função, passando a equipe que sacou a receber e vice e verso. Vence o jogo, aquele que realizar maior numero de pontos em melhor de 5 sets.

    Nas partidas do Campeonato Mundial Juvenil, apresentaram-se situações de jogo, onde a tática de recepção foi modificada em função da eficiência do saque adversário. Optou-se pela inclusão da jogadora de saída de rede (oposta a levantadora) para receber o saque da equipe da República Tcheca, pois estas estavam dirigindo o saque nas jogadoras de ponta. Esta tática de saque estava atrasando o ataque e com nossa mudança a seleção brasileira retomou o controle do jogo.

Conclusão

    A base de uma boa recepção do saque, muitas vezes não está na qualidade técnica das atletas que fazem parte da recepção, mas de uma boa estrutura tática.

    A perfeição do gesto técnico não esta na biomecânica perfeita para a ação, mas na sua adaptação ao momento e às variações do jogo, ou seja, para cada situação existirá o gesto certo. Sendo o Voleibol um esporte de "situação", a manchete para recepção do saque, representa exatamente o que foi dito anteriormente.

     Um treinador de jovens atletas deve ter e dar o maior número e a qualidade de informações possíveis, para propiciar que a atleta desenvolva uma gama cada vez maior de atitudes motoras, representando assim uma forma de evolução.

    Na recepção, deve-se em primeiro lugar, definir as atletas que farão parte desta estrutura tática, observando os seguintes aspectos: qualidade técnica da execução da manchete, condições de adaptação ao esquema tático proposto, coragem, qualidade de deslocamentos.

Fonte


Posted: 05 Jul 2011 01:48 AM PDT
É também um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatória. Ele emerge do sulco bulbo-pontino através de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermédio. Juntamente com o nervo vestíbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acústico interno, no interior do qual o nervo intermédio perde a sua individualidade, formando-se assim, um tronco nervoso único que penetra no canal facial.

A raiz motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermédio.

Ambos têm origem aparente no sulco pontino inferior (s. bulboprotuberancial) e se dirige paralelamente ao meato acústico interno onde penetram juntamente com o nervo vestibulococlear.

No interior do meato acústico interno os dois nervos (facial e intermédio) penetram num canal próprio escavado na parte petrosa do osso temporal que é o canal facial.

As fibras motoras atravessam a glândula parótida atingindo a face, onde dão dois ramos iniciais que são o temporo facial e cérvico facial, os quais se ramificam em leque para inervar todos os músculos cutâneos da cabeça e do pescoço.

Algumas fibras motoras vão ao músculo estilo-hióideo e ao ventre posterior do digástrico.

As fibras sensoriais (gustatórias) seguem um ramo do nervo facial que é a corda do tímpano, que vai se juntar ao nervo lingual (ramo mandibular, terceiro ramo do trigêmeo), tomando-se como vetor para distribuir-se nos dois terços anteriores da língua.

O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpáticas) que se utilizam do nervo intermédio e depois seguem pelo nervo petroso maior ou pela corda do tímpano (ambos ramos do nervo facial) para inervar as glândulas lacrimais, nasais e salivares (glândula sublingual e submandibular).

Em síntese o nervo facial dá inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço (músculo estilo-hióideo e ventre posterior do digástrico).


Posted: 04 Jul 2011 10:20 PM PDT
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuDK-gHQgQK3pvL6BTeeXD9BDCoEUTtA5rJR-b5GfQnTFkmPyNBzB8_YInnbMEwGz9wRRWFuMm9yJXt_b8NfNy_7nqfo8vo8kX7Eto1o_W1kztWKlxvT_aJ_On3-2dTVO2dxb-WjCTCqg/s1600/hernia+de+disco.gif

Repouso é a palavra chave, além dos medicamentos analgésicos e relaxantes musculares, por mais ou menos três semanas. Após esta fase, poderá ser utilizado o tratamento fisioterápico que conta com o uso do calor local superficial, como o tens, ultrasom, infra-vermelho e o laser, os quais iram promover o relaxamento muscular e analgesia.

Pode-se também utilizar a massoterapia. Outras formas de tratamento podem ser incluidas como os exercícios de alongamento, reeducação postural global (RPG), exercícios de fortalecimento muscular, propriocepção, podemos ainda associar as técnicas de Mckenzie que tem como objetivo fazer retornar as estruturas do núcleo pulpuso do disco e a de suporte a um estado anatômico mais normal. A hidroterapia tem uma relevância devido a ação da gravidade e o impacto sobre as articulações serem reduzidos onde são priorizados os exercícios de extensão passiva, correção do alinhamento postural, fortalecimento dos músculos abdominais e extensores, exercícios de alongamento com o propósito se aumentar a amplitude de movimento.

O tratamento cirúrgico só será indicado aos pacientes com sintomas refratários aos tratamentos já expostos à ele. Dentro do tratamento cirúrgico as técnicas percutâneas automatizadas que aspira através de agulhas o centro do disco e a descompressão local a laser que vaporiza a parte do disco intervertebral. Estas técnicas são realizadas com anestesia local, em caráter ambulatorial e permitem a recuperação pós-operatória em 4 a 7 dias.

Quando há o rompimento completo do disco, a técnica mais indicada é a microdiscectomia videoendoscópica. Esta técnica permite com precisão a retirada da hérnia, pois todos os movimentos são monitorados pelo vídeo. A cirurgia é realizada sobre anestesia peridural, ou seja, o paciente fica acordado anestesiado apenas da cintura para baixo, através de um corte de apenas 2,5mm na pele, utiliza-se um aparelho especial que permite introduzir a microcâmera junto a hérnia discal a ser retirada. Durante todo o ato operatório, o cirurgião e sua equipe acompanham tudo pelo monitor de televisão. O resultado pós-operatório é rápido, a permanencia do paciente no hospital se reduz para um período dentre 24 a 48 horas.


Nenhum comentário: