EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


FisioImagens #2

Posted: 18 Jul 2011 08:47 PM PDT

http://i1236.photobucket.com/albums/ff443/chakalat/fisioimagens.gif



foto



foto


foto


foto
foto
foto



foto
foto
foto
foto
foto
foto



Escoliose

Posted: 18 Jul 2011 08:39 PM PDT

É uma curvatura lateral da coluna, com flexão lateral e rotação das vértebras. Essa deformidade ocorre com mais freqüência na adolescência, podendo levar a anormalidades estruturais na pelve, vértebras e caixa torácica. Pode ocorrer nas regiões: cervical, torácica ou lombar da coluna. Se não for detectada e tratada durante os anos de crescimento, pode levar a deformidades graves prejudicando muito a aparência e provavelmente encurtando a expectativa de vida.

Pode ser classificada em:

Estrutural

é a curvatura lateral e irreversível com a rotação das vértebras fixada, não pode ser corrigida por posicionamento ou esforço voluntário, quanto maior a curvatura maior é a quantidade de rotação da vértebra. A inclinação do tronco para frente produz uma giba posterior (ver fig. 5) na região torácica no lado convexo da curva devido a rotação das vértebras e caixa torácica. a compressão das costelas ocorre no lado côncavo da curvatura, e a separação das costelas ocorre no lado convexo; resultado total, que é acentuado com inclinação para frente, é a proeminência das costelas e escápula posteriormente no lado convexo da curvatura.


Etiologia:

a) Idiopática - 75 a 85% dos casos. Geralmente adolescentes e do sexo feminino. Teoria das possíveis causas: mal formação óssea durante o desenvolvimento, fraqueza muscular assimétrica, má postura.
b) Neuromuscular - 15 a 20% dos casos. Causas neuropatológicas (p.ex. PC), miopatológicas (p.ex. distrofia muscular).
c) Osteopática - ex: hemivértebra (falta da metade de uma vértebra na formação), raquitismo, deslocamento da coluna etc.


Não-estrutural ou funcional

é a curvatura lateral reversível de posicionamento ou dinâmica, na qual não existem alterações estruturais ou rotacionais das vértebras; a correção pode ser através de inclinação para frente ou para o lado, alterações na posição e alinhamento da coluna, contração muscular. Em decúbito dorsal a curva desaparece e é também chamada de escoliose postural.


Etiologia:
a) Má postura, tanto sentado quanto em pé deslocando o peso do corpo para um lado;
b) Espasmo muscular;
c) Dor muscular devido a compressão de raiz nervosa;
d) Discrepância no comprimento das pernas.
O formato das curvas pode ser em C, geralmente descompensada, um ombro mais alto no lado convexo e o quadril mais alto no lado côncavo; ou em S: mais comum em idiopáticas, geralmente uma curvatura torácica a direita e lombar a esquerda. O ombro fica alto no mesmo lado do quadril alto.

Quanto mais grave a curvatura maior é a rotação, maior o impacto e alterações nos sistemas cardiopulmonares, como diminuição da capacidade pulmonar e hipertrofia do coração devido a hipertensão pulmonar.

A medida da escoliose é feita pelo método de Cobb, que é feito traçando-se uma linha perpendicular à margem superior da vértebra que mais se inclina na direção da concavidade, e outra na borda inferior da vértebra com maior angulação na direção da concavidade. O ângulo dessas linhas que se transeccionam é notado e registrado. O exemplo da aplicação do método de Cobb está na figura abaixo:

A gravidade da escoliose é diretamente proporcional à angulação da curva. Sendo assim, sua classificação é feita da seguinte maneira:

Escoliose leve: menos de 20º. As menores de 10º são consideradas normais e não requerem tratamento.

Moderada: 20 a 40º.

Grave: 40 a 50º ou mais.

Para diagnosticar o problema, a pessoa deve consultar um médico que prescreverá o tratamento.

Este pode ser:

Conservador: retarda a progressão da deformidade. O método a ser utilizado depende da localização, gravidade, idade e da progressão da deformidade. É geralmente indicado para curvaturas entre 18 e 40°.

Os métodos utilizados são:
1. Colete de Milwaukee
2. Fisioterapia: cinesioterapia e alongamento para corrigir as descompensações musculares. Atualmente é muito indicado o tratamento postural do tipo RPG, onde é aplicado alongamento em cadeia, tendo ótimo resultados em adolescentes.


Cirúrgico: geralmente para curvaturas não tratáveis com os métodos conservadores, esteticamente inadequadas e com dor insuportável. Nesse caso também é indicado o tratamento fisioterápico, pré e pós cirúrgico.

No pré, é realizada cinesioterapia para alongar as estruturas retraídas, melhorar a função pulmonar e fortalecer a musculatura do tronco.

No pós, o paciente é colocado em tração esquelética, necessitando da intervenção de exercícios.


Asma Brônquica

Posted: 18 Jul 2011 04:19 AM PDT

A asma brônquica, popularmente e erradamente conhecida por "bronquite", é uma doença crônica não infecciosa que se manifesta quando ocorre um estreitamento reversível dos brônquios mais finos ("broncoespasmo").

Os períodos sintomáticos ou crises caracterizam-se pela dificuldade respiratóra e pelos sibilos audíveis durante a respiração, e podem durar desde minutos até meses. Os períodos intercrises são totalmente assintomáticos, embora a doença esteja presente.

Devido à longa duração da intercrise freqüentemente o portador de asma tem a ilusão de que está curado. Infelizmente, a doença é como a cor da pele e dos olhos, está sempre ali...

A hiperreatividade brônquica pode desenvolver-se em vários momentos da vida, porém mais frequentemente é consequência de uma alergia. Nas alergias há reação exagerada do sistema de defesa do organismo diante de certas substâncias de origem animal habitualmente inofensivas, os alergenos. No caso da asma brônquica, os mais importantes alergenos são produzidos pelos ácaros da poeira doméstica. A alergia é uma condição hereditária, e ocorre em várias pessoas da mesma família. Outra causa comum é o hábito de fumar.

As manifestações da doença não são contínuas porque, embora a superfície interna dos brônquios tenha uma constante irritabilidade (ou hiperreatividade), é o contato entre essa superfície e certos fatores irritantes do ambiente externo que provoca o estreitamento dos brônquios: poeira, oscilações climáticas bruscas, infecções virais, cheiros irritantes, aspirina, e muitos outros.

O tratamento tem dois momentos diferentes. Durante a crise, são utilizados basicamente os broncodilatadores e corticosteróides sistêmicos durante vários dias, de preferência por via oral ou por injeção. Entre as crises efetua-se o tratamento mais importante, a prevenção da crise seguinte. Basicamente, deve-se evitar os fatores irritantes, e usar medicamentos que diminuam a hiperreatividade brônquica por via inalatória, como o cromoglicato e os corticóides tópicos, e eventualmente os broncodilatadores inalados. Enquanto que é preciso evitar os fatores irritantes durante toda a vida, na maioria das vezes a medicação preventiva pode ser descontinuada após 2-3 anos, e reintroduzida quando necessário.

Embora a doença não seja curável, com paciência e cuidados adequados o sucesso do tratamento preventivo aproxima-se de 100%, principalmente em crianças e adultos jovens não-fumantes.

É comum a associação entre a asma brônquica e a rinite alérgica. Nesse caso, ambas devem ser tratadas simultaneamente, ou nenhuma deles ficará bem controlada.


O treinamento de natação para sua saúde

Posted: 18 Jul 2011 03:36 AM PDT

Antigamente a natação era mais uma arma que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos eram exímios nadadores.

Segundo Vellasco (1994), o homem aprendeu a sustentar-se na água por instinto de sobrevivência ou por observação de animais.

A origem da natação confundem-se com as próprias origens do homem, raramente por temeridade, mas frequentemente por necessidade, às vezes por prazer o homem entrou em contato com o elemento líquido, hostil ou aliado às circunstâncias (Cattev & Garoff,1990).

A natação começou a ser difundida após a primeira metade do século XIX, onde começou a ser reconhecida como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837. Atualmente a natação é vista como o desporto mais completo e acessível, de pouco impacto para os ossos e sem efeitos agressivos, favorecendo as funções orgânicas.

A natação tem a capacidade de desenvolver todos os itens que compõe a aptidão física, dependendo do tipo de treinamento, organização e periodicidade. As adaptações a nível aeróbico são maiores em praticantes dessa atividade.

O treinamento deve proporcionar sobrecarga cardiovascular suficiente para estimular aumentos no volume de ejeção ou no débito cardíaco. Havendo duas formas gerais para desenvolvimento do treino de natação, séries relativamente curtas de exercício repetido (treinamento intervalado), bem como esforços contínuos de longa duração (treinamento contínuo).

É sabido que inúmeros benefícios também são alcançados pela prática dessa atividade, dentre eles podemos citar como principais:

  • Redução de episódios cardiovasculares;

  • Melhoria do sistema respiratório;

  • Fortalecimento das articulações;

  • Sensação de tranquilidade e bem-estar;

  • Socialização.

Principais Alterações no Sistema aeróbico

_Aumento de tamanho e números de mitocôndrias (responsável pela respiração a nível celular) do músculo envolvido.

_Aumento de enzimas responsáveis pelo transporte de substâncias.

_Aumento da capacidade dos músculos treinados mobilizarem e oxidarem gorduras acompanhado por exercícios submáximos ( lipólise vigorosa).

_Metabolismo dos carboidratos, maior capacidade de oxidar carboidratos e eficiência no armazenamento de glicogênio dentro dos músculos treinados.

_Sistema cardiovascular e respiratório sofrem alterações positivas com o treinamento aeróbico, tais como:

Volume cardíaco, voluma plasmático, Frequencia cardíaca, volume de ejeção, extração de O2, fluxo de sangue, pressão arterial, ventilação pulmonar.

Fonte



Cuidados na execução de exercícios evitam tendinite

Posted: 18 Jul 2011 01:22 AM PDT


Conta a lenda que Aquiles, filho do rei Peleu e da rainha Tétis, tinha um único ponto vulnerável no corpo e ele ficava exatamente na altura do calcanhar, ao nível do tendão da parte posterior do tornozelo. Entretanto, para pessoas comuns, a dor e a inflamação neste local podem ter como causa frequente esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga.

A tendinite de Aquiles, inflamação no tendão do calcâneo, é um quadro frequente nos atletas, principalmente entre os corredores de longa distância. É uma típica lesão por excesso de uso e, normalmente, origina-se com aumento repentino da atividade esportiva, mudança de calçados ou piso de treinamento inadequado.

Em geral, é provocada por micro-rupturas das fibras de colágeno que constituem o tecido tendinoso, que é muito pobre em vascularização. Estas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço repetitivo, podem provocar uma inflamação ou degeneração do tecido tendinoso.

Em geral, origina-se com aumento repentino da atividade esportiva, mudança de calçados ou piso de treinamento inadequado.

Fatores que favorecem a tendinite de Aquiles:

1. Aumento não gradativo da distância ou velocidade percorrida;

2. Treinamento em aclive ou subidas de escadas;

3. Traumatismo causado pela contração vigorosa da musculatura flexora do joelho, como um aumento na velocidade final na corrida;

4. Sobrecarga de treinamento;

5. Tênis inadequado para a corrida;

6. Falta de equilíbrio muscular.

Muitas vezes o paciente pode sentir dor ao caminhar, ao subir e descer escadas ou quando começa a correr. Esta dor pode variar de intensidade e de frequência e, em casos avançados, levam a grande limitação com dor mesmo em repouso.

Ao realizar o exame, encontramos dor ao apalpara parte mais baixa do tendão, de três a cincocentímetros acima de sua inserção. Também são atestados inchaço local, limitação dos movimentos e dificuldade para o início da corrida, que pode ser claudicante.

A ultrassonografia pode ser indicada para confirmação diagnóstica, como método de baixo custo e rápido, embora a ressonância magnética possa dar com maior precisão detalhes do processo.

O tratamento da tendinite de Aquiles consiste, basicamente, no repouso relativo, no afastamento temporário das atividades físicas, no uso de antinflamatórios e analgésicos, nacrioterapia - aplicação de gelo no local por 20 minutos de três a quatro vezes ao dia - e reabilitação através da fisioterapia com medidas analgésicas e exercícios específicos.

Antes de se pensar em cirurgia, porém, alguns métodos alternativos poderão ser utilizados, como terapia por ondas de choque. Tratamento cirúrgico é uma exceção, uma vez que a maioria dos casos são resolvidos com um tratamento clínico adequado. Nos casos crônicos pode ocorrer ruptura total do tendão de Aquiles. Quando isso ocorre, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Fonte: Msn - Minha vida


Mergulho pode ajudar paralíticos a recuperar sensações perdidas

Posted: 18 Jul 2011 12:32 AM PDT

Durante uma aula de educação física na sexta série, em 1999, Cody Unser foi admitida no hospital e diagnosticada com uma doença da coluna vertebral chamada mielite transversa (MT).

No dia seguinte, ela não conseguia mais andar. Paralisada e numa cadeira de rodas, mas energizada na sua missão de entender a MT e encontrar uma cura para a paralisia, Cody fundou a "Cody Unser First Step Foundation", uma organização que ajuda pessoas com a mesma condição.

Dois anos mais tarde, por insistência de sua família, ela viajou para Cozumel, no México, para se tornar certificada em PADI (Professional Association of Diving Instructors, associação de instrutores de mergulho reconhecida internacionalmente).

A sensação perdida de sua perna reapareceu; o esporte tomou seu espírito de uma forma que nada mais havia conseguido. Desde essa viagem, Cody se dedica a compartilhar os benefícios físicos e mentais da atividade de mergulho. Através de sua organização, ela é responsável por certificar mais de 100 veteranos de guerra.

E todos esses benefícios, tem algum fundo cientifico? Cody também está ajudando a patrocinar uma pesquisa sobre os efeitos curativos do mergulho em pessoas paralisadas.

De 5 a 12 de maio de 2011, a Fundação de Cody, em parceria com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e o Centro Internacional de Lesão Medular (ICSCI) do Instituto Kennedy Krieger ensinaram mergulho a veteranos paralisados usando instrutores de mergulho do PADI.

Um grupo de 30 pessoas – nove veteranos paralisados, instrutores de mergulho adaptativo, voluntários e funcionários da Fundação reuniram-se nas águas belas das ilhas Caiman. A ideia era não só certificar os veteranos, mas também estudar os efeitos do mergulho no corpo paralisado.

Cody já adianta que a sensação de mergulhar é maravilhosa para um paralítico. Ela repete uma citação de Jacques Cousteau: "Do nascimento, o homem carrega o peso da gravidade em seus ombros. É aparafusado a terra. Mas homem só tem que afundar embaixo da superfície e estará livre".

Segundo ela, para o corpo paralisado, a sensação de liberdade é multiplicada por um milhão, já que não só desbloqueia os parafusos com a terra, mas também os parafusos que travam o corpo à cadeira de rodas.

A equipe de pesquisa quer explorar a ciência e a teoria técnica de mergulho para entender as redes psicológicas e neurológicas nos órgãos que estão paralisados quando as pessoas mergulham.

Cody fica muito feliz em poder colocar o mergulho como uma opção terapêutica para pessoas com deficiência. Ela acha que a atividade pode mudar a vida de muitos; só resta esperar para ver que tipo de resultado o estudo vai trazer.



Principais queixas pós maratona

Posted: 18 Jul 2011 12:27 AM PDT

Muitos atletas/maratonistas me perguntam em meu consultório sobre algumas dores e lesões que podem ocorrer após sua primeira maratona.

Segue abaixo as principais dúvidas relacionadas à primeira maratona:

  • Se o atleta está com muitas dores musculares ou articulares, o que deve ser feito logo após a prova e nos dias seguintes?

    R: Muito comum em provas longas o atleta ter a chamada DMT - Dor Muscular
    Tardia. Recomenda-se alongamento leve, não precisa alongar além da amplitude normal de cada articulação, exercícios na água (deeprunning), gelo (20 minutos) em média três a quatro vezes ao dia, meias e/ou legging de compressão, massagem ajudará muito na recuperação muscular e articular.

  • Em quanto tempo o atleta está pronto para voltar ao treino?

    R: De 24 a 48 horas o atleta poderá retornar aos treinos, evitando um estresse muscular muito grande na primeira semana pós maratona.

  • Quais as atividades que podem ser feitas nesse período de recuperação?

    R: Deeprunning, bike ergométrica (sem carga), caminhadas em terreno confortável (grama, por exemplo) e hidroginástica.

  • Se houve alguma lesão por causa do esforço da prova, quais os procedimentos?

    R: Primeiramente NUNCA se automedicar. Caso o incômodo persista procure um profissional especializado (médico), massagem e fisioterapia são sempre bem vindas.

  • Quais os problemas mais comuns pós maratona?

    R: Desidratação, dores musculares generalizadas, alguns casos dor na região anterior do joelho (na região do tendão patelar), dores na panturrilha, são as causas mais comuns de dores pós maratona.

    A prevenção sempre é o melhor remédio, se durante a prova você sentir se demasiado cansado, diminua a velocidade, tente realizar caminhadas e se mesmo assim o cansaço persistir, as pernas pesadas, dificuldade em respirar, procure pelas ambulâncias espalhadas ao longo da maratona.

    Veja o que deu de errado em sua prova, converse com seu treinador, com certeza em outra maratona, nada disso irá acontecer.


  • Escrito por David Homsi
    Site: www.davidhomsi.com.br



    Cerca de 80% das pessoas já tiveram ou vão ter dor nas costas

    Posted: 18 Jul 2011 12:21 AM PDT

    Cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida. É o que afirma o ortopedista Raphael Marcon, um dos convidados do Bem Estar desta sexta-feira (15). O programa também contou com a participação de José Rubens D'Elia, nosso consultor, que mostrou atividades que combatem a dor lombar.

    O fortalecimento muscular na região do tronco é muito importante. Normalmente, se a musculatura está bem condicionada, a postura correta vem naturalmente, não é o contrário. Forçar a postura de uma hora para outra, tentando melhorá-la, pode não funcionar, pois isso causa muita fadiga.

    Além da musculatura forte, há uma série de cuidados diários, em atividades cotidianas, que ajudam a evitar o problema:

    arte dor lombar (Foto: arte / G1)

    O colchão em que se dorme também pode agravar a dor. Ele deve ser firme o suficiente para que a coluna se mantenha reta. Por isso, é preciso trocar os colchões velhos, pois ele perde consistência e firmeza, e se torna prejudicial à saúde.As dores lombares são musculares na maioria das vezes, mas nem sempre. Existem processos degenerativos na coluna que também causam essas dores.

    Entre essas causas, encontram-se as hérnias de disco e a osteoartrose, mais conhecida como bico de papagaio. Outro problema comum é o estreitamento do canal lombar. Por esse canal passam os nervos que, comprimidos, levam dores para as pernas – dor no nervo ciático.


    Colocando fim na hérnia de disco

    Posted: 18 Jul 2011 12:19 AM PDT

    Andar ereto e equilibrando-se em duas pernas sempre representou um desafio para a espécie humana. E um sinal de que essa herança evolutiva continua a causar reações no corpo humano são as dores nas costas que muitos sentem, motivadas seja por problemas posturais, atividades físicas forçadas, trabalho pesado, sedentarismo ou até fatores genéticos. A coluna é quem mais sofre com tudo isso! Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial poderão ter pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.
    alex régisFisioterapeuta Alini Brito trata hérnia de disco com Reconstrução Músculo-ArticularFisioterapeuta Alini Brito trata hérnia de disco com Reconstrução Músculo-Articular

    Das doenças da coluna, a hérnia de disco preocupa muita gente, chegando até mesmo a causar prejuízos financeiros, já que causa muita dor, incômodo e até mesmo perda dos movimentos.

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a hérnia de disco acomete cerca de cinco milhões de brasileiros e é a segunda maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás apenas das doenças cardíacas.

    O especialista em doenças da coluna, ortopedista Julimar Nogueira, explica ser a hérnia de disco uma situação que ocorre com em boa parte da população e, segundo ele, a hérnia nada mais é do que a evolução do desgaste natural dos discos vertebrais, aquelas estruturas entre um osso e outro.

    "Os discos servem para absorver e distribuir cargas. O que acontece é que ao longo dos anos essa estrutura vai se desgastando, como tudo em nós. Em algumas pessoas esse desgaste causa uma ruptura, rasga, e sai um conteúdo para fora do disco. Isso é chamado hérnia de disco. Mas tem características extremamente benignas", diz Julimar Nogueira, que é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Rio Grande do Norte.

    O especialista comenta ainda que que a hérnia de disco virou uma vilã porque, ao longo dos anos, quando começaram as primeiras cirurgias de coluna, conhecia-se muito sobre hérnia de disco e sabia-se pouco tratá-la. As experiências eram muito ruins. Hoje tem esse inconsciente coletivo. "Mas é exatamente o contrário. A hérnia de disco é um dos diagnósticos mais simples e mais tranquilos."

    Existem diversas formas de tratar a hérnia de disco, entre elas a cirurgia - sendo necessária apenas em cerca de 5% dos casos. Entre os métodos não-invasivos, destaca-se a Reconstrução Músculo-Articular (RMA).

    Cirurgia de hérnia de disco só é feita em último caso

    O tratamento da hérnia de disco é eminentemente clínico, não cirúrgico. A cirurgia é uma exceção, como afirma o especialista em doenças da coluna, Julimar Nogueira, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no RN (SBOT/RN). Quando um paciente chega ao seu consultório com esse quadro, inclusive com dores, ele esclarece que o primeiro passo é tratá-lo da forma tradicional/conservadora: acupuntura, fisioterapia, hidroterapia. "Tudo o que a gente puder fazer de analgesia, associada a medicamentos."

    Se todas essas tentativas de reverter o quadro falharem, parte-se para outras manobras, como os bloqueios analgésicos - colocação de medicamento diretamente na hérnia, guiado por raio-x. De acordo com Julimar Nogueira, 70% dos pacientes melhoram.

    Uma pessoa pode ter mais de uma hérnia e de diferentes tamanhos. A dor se manifesta quando o achatamento do disco intervertebral libera um líquido interno que toca a raiz nervosa da coluna. Há a possibilidade de a dor ser irradiada para para a extensão da perna, podendo chegar até ao pé.

    "Se você é submetido a esses procedimentos e você melhora muito a sua dor, significa que você tem conteúdo mais inflamatório do que mecânico. E você se livra de uma cirurgia", comenta o especialista, explicando ainda que a cirurgia melhora de imediato, mas ao longo dos anos o resultado é exatamente igual ao de quem foi submetido aos tratamentos conservadores.

    O fisioterapeuta Emanuel Eliezer, especializado em osteopatia, diz receber muitos pacientes jovens em seu consultório. São pessoas na faixa dos 30 e 40 anos, economicamente ativas, em plena atividade profissional, mas que são obrigadas a parar devido ao problema, contabilizando sérios prejuízos financeiros. O osteopata entra em ação após o paciente ser submetido à fisioterapia convencional e obter resultados positivos. "Depois que o paciente passa dessa fase, quando já tem uma mobilidade maior, podem ser utilizados alguns métodos que podem melhorar a correção da hérnia. Por exemplo, a osteopatia, um dos melhores para esse fim", comenta Emanuel.

    A osteopatia, explica ele, analisa o paciente de forma global, tratando primeiro a causa para depois tratar as consequências, quase sempre a dor. "Nós verificamos quais são as articulações que estão com problema de injúria e com a manipulação, corrige, reposiciona essa articulação, esses ossos, e tende a deixar a biomecânica favorável", diz ele. "Quando é feito isso, o paciente já vai referir uma enorme melhora, e bem rápido. Isso, com uma ou duas sessões ele já tem um ganho de amplitude de movimento, de diminuição de dor, consegue fazer suas atividades diárias com mais facilidade. Então, ele tem uma qualidade de vida melhorada em curto espaço de tempo."

    Após a osteopatia, o paciente é encaminhado para um trabalho de reeducação postural, incluindo aulas de pilates, RPG, hidroginástica e até mesmo fortalecimento muscular em academias.

    A fisioterapeuta Alini Brito trata a hérnia de disco com a técnica de Reconstrução Músculo-Articular (RMA), que considera "revolucionária" e garante 87% de cura aos pacientes, com comprovação científica no Brasil e nos estados Unidos. A técnica é utilizada em apenas 32 clínicas no País. Trata-se de um programa fisioterapêutico que utiliza recursos de fisioterapia manual, e equipamentos como mesa de tração eletrônica e descompressão mecânica, estabilização vertebral e exercícios de pilates ou musculação. O objetivo da técnica é melhorar o grau de mobilidade dos músculos e a articulação das vértebras da coluna, diminuindo a compressão delas sobre o disco e fortalecendo os músculos e a postura da coluna vertebral por meio de exercícios terapêuticos.

    "Em apenas dois meses de sessões o paciente se vê livre das dores que o incomodam. O melhor desse programa é que ele não submete o paciente a uma mesa cirúrgica e, em pouco tempo, as dores somem de vez", garante Alini.


    Peixes betta são distribuídos como aliados no combate à dengue no CE

    Posted: 18 Jul 2011 12:07 AM PDT

    Prefeitura de Fortaleza distribuiu peixes betta aos moradores do Bairro Granja Lisboa, na capital, na manhã deste sábado (16). Os animais ajudam no combate a dengue, já que se alimentam das larvas dos mosquitos.

    "O controle da dengue não consiste apenas na ação química. Utilizamos várias medidas, de acordo com cada situação", diz Socorro Furtado, Coordenadora do Grupo de Controle de Endemias da secretaria municipal de saúde.

    A distribuição fez parte das ações sociais realizadas pela Prefeitura de Fortaleza no combate a dengue. Entre as atividades maquetes mostram como evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti em casa.

    Dengue
    Ceará já registra 38.727 casos de dengue desde o começo deste ano. Esse dado faz de 2011o ano que registra o segundo maior número de casos da dengue nos últimos 25 anos. O estado registrou alto índice da doença em 1994 e em 2008, quando contabilizou 47.789 e 34.108 casos respectivamente.


    Nenhum comentário: