Notícias da Educação Física |
- Video - TDAH: falta de atenção e hiperatividade prejudica capacidade de aprendizadoo e o tratamento do TDAH.
- 7 variações de Pega-Pega, a brincadeira infantil
- Exemplo de planejamento anual para Educação Física
Posted: 03 Jan 2013 05:29 AM PST Inquietação, questionamento excessivo, dificuldade de prestar atenção na aula, distrair-se facilmente e ficar disperso quando o professor explica a matéria. Pouca paciência para estudar, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e dificuldade de terminá-las. São características comuns, mas que podem esconder uma criança infeliz, com problemas para lidar com as próprias tarefas e dona de um diagnóstico cada vez mais comum: o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade). Ao lado da conhecida dislexia (dificuldade na leitura e escrita), o TDAH é um dos principais transtornos ligados à aprendizagem. Presente em cerca de 5% da população, a doença é baseada em três itens principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade, e costuma ser mais evidente em meninos do que meninas Veja o Video: O transtorno, no entanto, não deve ser confundido com a dislexia. Enquanto o TDAH se refere ao comportamento e tarefas executivas, a dislexia tem relação com a capacidade de leitura e escrita que interfere diretamente na aprendizagem. |
7 variações de Pega-Pega, a brincadeira infantil Posted: 01 Jan 2013 07:39 AM PST O pega pega é uma das brincadeiras infatis mais difundidas do mundo. Quem nunca brincou de Pega-Pega na vida? E ela tem váriações que podem tornar a brincadeira ainda mais unteressantes. Abaixo segue 7 variações para alegrar ainda mais sua aula: 1 Pega-Pega Congelante Material: - Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado. 2 Pega-Pega por Baixo das Penas Material: - Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador. 3 Pega-Pega Corrente Material: - Desenvolvimento: É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos até acabar todos. 4 Pega-Pega Sobre a Linha Material: - Desenvolvimento: É um pega-pega em cima da linha dos esportes. Variações: Inicialmente andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um pega-pega ajuda-ajuda. 5 Nunca a três Material: - Desenvolvimento: Formadas duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge. 6 Pega-Pega Fugi-Fugi Material: - Desenvolvimento: É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores, no sinal dos pegadores "Pega-Pega" os alunos em cima da linha lateral do falam "Fugi-Fugi" e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão (sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba quando todos os alunos forem pegos. 1.7 Pega-Pega com Rabo Material: Coletes Desenvolvimento: Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu. |
Exemplo de planejamento anual para Educação Física Posted: 27 Dec 2012 02:39 AM PST Justificativas: buscando oferecer alternativas para a concretização do processo de aprendizagem, a proposta de ampliaçao de jornada educativa, este projeto proporciona aos alunos novas experiencias culturais e esportivas voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida. Através dos conteúdos de Educação Física, tornarem meios para o aluno desenvolver competências e habilidades necessárias, para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo, intervindo nessa realidade de forma critica e criativa. Objetivo geral: • Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências, sejam, intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciada tirando o aluno de sua rotina; • Estimular os alunos agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. Objetivos específicos: Jogos e Brincadeiras: • Oferecer aos alunos atividades de lazer, na escola, visando promover a socialização e entretenimento; • Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação e vivência de regras; • desenvolver as habilidades sensório-motoras e a criatividade através de atividades recreativas. • solucionar problemas que possam surgir no desenvolvimento de cada atividade. • desenvolver a atenção, concentração e raciocínio rápido através de jogos de salão. Atletismo: • conseguir a integração através das atividades realizadas, e aumetar as capacidades físicas gerais. • identificar e aplicar os elementos tecnicos e basicos do atletismo. Lutas: • adotar atitudes de confiança, respeito mútuo e solidário na prática da oficina; • Conhecer os principais fundamentos de ataque e defesa; Danças e Atividades Rítmicas e Expressivas: • Vivenciar as inúmeras possibilidades de gestos e ritmos corporais; • Ampliar as propriedades expressivas do próprio movimento; • Conhecer e identificar as características da dança e dos movimetos expressivos; • Valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da. cultura corporal, presentes no cotidiano. • Conhecer e valorizar as musica e seus movimentos; Ginástica: • despertar nos alunos interesse pela realizaçao e valorização de técnicas de trabalho corporal, de caráter individualizado com finalidade diversa; • executar movimentos corporais compreendendos e utilizando de forma adequada com segurança, equilibrio e estética; • Conhecer limites e potencialidades do corpo; Esporte: • Executar os movimentos fundamentais básicos aplicando-os no contexto dos esportes; • Iniciar o conhecimento das regras oficiais dos principais esportes, facilitando assim sua pratica; • Transmitir conhecimentos sobre regras, penalidades, técnica e tatica dos desportos; • Conhecer diferentes esportes fora do cotidiano de formar adaptada e recreativa; Brinquedos: • Incentivar o aproveitamento de material reciclável e ensinar aos alunos a importância da responsabilidade com a natureza. Teatro: • Desenvolver um olhar crítico sobre a arte da representação, tendo discernimento sobre atuação, direção, encenação e dramaturgia; • Contribuir para que o aluno perca timidez; • Aprender a trabalhar em grupo; • Promover a socialização e a integração; • Desenvolver sua sensibilidade; • Aprender a atuar, ler um texto teatral, compor um personagem e montar uma cena. Conteudos das oficinas: jogos e brincadeiras • Tradicionais ( recreativas, com regras simples e adaptadas, cooperativas e de competiçao); • de salão para dias de chuva ( de raciocinio rapido, atençao concentração e entretenimento). Atletismo: • Corridas ( longas e curtas, com obstaculos e revezamentos) • Saltos (altura, distancia e triplo); • Arremessos e lançamentos ( dardo, disco, peso e martelo). Lutas: • Capoeira (ginga, esquivas e golpes); • Sumô ( cumprimento e ataque defesa); • Recreaçao (atividades recreativas com objetivo de ataque e defesas). Danças e atividades rítmicas: • Com música (vivencia de atividades rítmicas seguindo a música); • Percussão corporal (vivencia de atividades rítmicas com percussão corporal); • Instrumento de percussão (vivencia de atividades rítmicas com instrumentos de percussão, confeccionados pelos alunos). Ginástica: • Manutenção da saúde (aquecimentos/ alongamentos/exercícios físicos); • Recreação na água; • Ginástica Olimpica (elementos ginásticos acrobáticos/ exercícios corporais sistematizados); • Ginástica Rítmica Desportiva (técnicas por elementos corporais da dança, ginástica e arte de manipular material). (modalidade que relaciona com corpo, musica e aparelho). Esporte História do esporte, caracteristicas, objetovo do esporte, regras, fundamentos basicos e jogos pré-desportivas recreativos e adaptados ( para iniciação). • Futebol (dominio, passe, finta, drible, conduçao, cabeceio e chute ) • Handebol (manejo , quique, passe, drible, condução,lançamento e arremesso) • Volei (saque, toque e manchete) • Basquete(manejo, drible, passe, arremesso e lançamento) • natação ( braçada, pernada e respiração); • Peteca (saque e toque) • pingue e pongue (saque, passe e empunhadura) • esportes recreativos (basebol, rugby, futebol de areia, volei de areia, hand beach, biribol, badminton, ) brinquedos : • Confecção de brinquedos ( a partir de sucata com materiais reciclados e para ser utilizados em outras oficinas. Teatro: • Encenar peças teatrais (expressões faciais, corporais/ memorização/ fantoches ) Dança: • Recreação socialização (ritmos diversos); • Fatores integrantes do espaço (níveis, planos, direções e distancias) • Recursos coreográficos (uníssono, contraste simultâneo e cânon / antífona- responsorial e rondo); • Movimentos e gestos técnicos na dança (montagem de coreografias). Recursos materiais e fisicos: Materiais: • Bolas de borracha de diversos tamanhos; • Bolas de futebol, • Bolas de handebol • Bolas de basquete, • Bolas de vôlei, rede e postes. • Petecas, rede e postes. • Bola de tênis, taco e cones. • Bolas de pingue-pongue, rede e raquetes. • Corda grande; • Jogo de boliche; • Elástico; • Dominós, quebra-cabeças, damas, xadrez; • Pneus velhos; • Cones; • bexigas; • giz; • Aparelho de som e CDs diversos; • TV e DVD; • Latas, pedras, grãos, fita crepe; • Colchonetes; • Banco (sueco); • Arcos (bamboles) • Bolas pequenas • Fitas de cetim • Massas; • Cordas individuais • Tesouras • Lápis de cor e canetinha • Giz de cera • Tinta guache e pinceis • Cola • Régua • Papeis diversos; • Fitas adesivas coloridas; Físicos: • Pátio • Sala de aula • Campo • Quadra • Quadra de areia • Piscina Avaliação: Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação, interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas. |
You are subscribed to email updates from Informativo da Educação Física To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário