EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Video - TDAH: falta de atenção e hiperatividade prejudica capacidade de aprendizadoo e o tratamento do TDAH.

Posted: 03 Jan 2013 05:29 AM PST


Inquietação, questionamento excessivo, dificuldade de prestar atenção na aula, distrair-se facilmente e ficar disperso quando o professor explica a matéria. Pouca paciência para estudar, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e dificuldade de terminá-las. São características comuns, mas que podem esconder uma criança infeliz, com problemas para lidar com as próprias tarefas e dona de um diagnóstico cada vez mais comum: o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Ao lado da conhecida dislexia (dificuldade na leitura e escrita), o TDAH é um dos principais transtornos ligados à aprendizagem. Presente em cerca de 5% da população, a doença é baseada em três itens principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade, e costuma ser mais evidente em meninos do que meninas

Veja o Video:



O transtorno, no entanto, não deve ser confundido com a dislexia. Enquanto o TDAH se refere ao comportamento e tarefas executivas, a dislexia tem relação com a capacidade de leitura e escrita que interfere diretamente na aprendizagem.

7 variações de Pega-Pega, a brincadeira infantil

Posted: 01 Jan 2013 07:39 AM PST



O pega pega é uma das brincadeiras infatis mais difundidas do mundo. Quem nunca brincou de Pega-Pega na vida? E ela tem váriações que podem tornar a brincadeira ainda mais unteressantes.

Abaixo segue 7 variações para alegrar ainda mais sua aula:

1 Pega-Pega Congelante
Material: -
Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.

2 Pega-Pega por Baixo das Penas
Material: -
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.

3 Pega-Pega Corrente
Material: -
Desenvolvimento: É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos até acabar todos.

4 Pega-Pega Sobre a Linha
Material: -
Desenvolvimento: É um pega-pega em cima da linha dos esportes.
Variações: Inicialmente andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um pega-pega ajuda-ajuda.

5 Nunca a três
Material: -
Desenvolvimento: Formadas duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge.

6 Pega-Pega Fugi-Fugi
Material: -
Desenvolvimento: É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores, no sinal dos pegadores "Pega-Pega" os alunos em cima da linha lateral do falam "Fugi-Fugi" e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão (sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba quando todos os alunos forem pegos.

1.7 Pega-Pega com Rabo
Material: Coletes
Desenvolvimento: Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu.

Exemplo de planejamento anual para Educação Física

Posted: 27 Dec 2012 02:39 AM PST


Justificativas: buscando oferecer alternativas para a concretização do processo de aprendizagem, a proposta de ampliaçao de jornada educativa, este projeto proporciona aos alunos novas experiencias culturais e esportivas voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida. Através dos conteúdos de Educação Física, tornarem meios para o aluno desenvolver competências e habilidades necessárias, para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo, intervindo nessa realidade de forma critica e criativa.

Objetivo geral:
• Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências, sejam, intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciada tirando o aluno de sua rotina;
• Estimular os alunos agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.


Objetivos específicos:

Jogos e Brincadeiras:
• Oferecer aos alunos atividades de lazer, na escola, visando promover a socialização e entretenimento;
• Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação e vivência de regras;
• desenvolver as habilidades sensório-motoras e a criatividade através de atividades recreativas.
• solucionar problemas que possam surgir no desenvolvimento de cada atividade.
• desenvolver a atenção, concentração e raciocínio rápido através de jogos de salão.

Atletismo:
• conseguir a integração através das atividades realizadas, e aumetar as capacidades físicas gerais.
• identificar e aplicar os elementos tecnicos e basicos do atletismo.


Lutas:
• adotar atitudes de confiança, respeito mútuo e solidário na prática da oficina;
• Conhecer os principais fundamentos de ataque e defesa;

Danças e Atividades Rítmicas e Expressivas:
• Vivenciar as inúmeras possibilidades de gestos e ritmos corporais;
• Ampliar as propriedades expressivas do próprio movimento;
• Conhecer e identificar as características da dança e dos movimetos expressivos;
• Valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da.
cultura corporal, presentes no cotidiano.
• Conhecer e valorizar as musica e seus movimentos;

Ginástica:
• despertar nos alunos interesse pela realizaçao e valorização de técnicas de trabalho corporal, de caráter individualizado com finalidade diversa;
• executar movimentos corporais compreendendos e utilizando de forma adequada com segurança, equilibrio e estética;
• Conhecer limites e potencialidades do corpo;

Esporte:
• Executar os movimentos fundamentais básicos aplicando-os no contexto dos esportes;
• Iniciar o conhecimento das regras oficiais dos principais esportes, facilitando assim sua pratica;
• Transmitir conhecimentos sobre regras, penalidades, técnica e tatica dos desportos;
• Conhecer diferentes esportes fora do cotidiano de formar adaptada e recreativa;

Brinquedos:
• Incentivar o aproveitamento de material reciclável e ensinar aos alunos a importância da responsabilidade com a natureza.

Teatro:
• Desenvolver um olhar crítico sobre a arte da representação, tendo discernimento sobre atuação, direção, encenação e dramaturgia;
• Contribuir para que o aluno perca timidez;
• Aprender a trabalhar em grupo;
• Promover a socialização e a integração;
• Desenvolver sua sensibilidade;
• Aprender a atuar, ler um texto teatral, compor um personagem e montar uma cena.

Conteudos das oficinas:

jogos e brincadeiras
• Tradicionais ( recreativas, com regras simples e adaptadas, cooperativas e de competiçao);
• de salão para dias de chuva ( de raciocinio rapido, atençao concentração e entretenimento).

Atletismo:
• Corridas ( longas e curtas, com obstaculos e revezamentos)
• Saltos (altura, distancia e triplo);
• Arremessos e lançamentos ( dardo, disco, peso e martelo).

Lutas:
• Capoeira (ginga, esquivas e golpes);
• Sumô ( cumprimento e ataque defesa);
• Recreaçao (atividades recreativas com objetivo de ataque e defesas).

Danças e atividades rítmicas:
• Com música (vivencia de atividades rítmicas seguindo a música);
• Percussão corporal (vivencia de atividades rítmicas com percussão corporal);
• Instrumento de percussão (vivencia de atividades rítmicas com instrumentos de percussão, confeccionados pelos alunos).

Ginástica:
• Manutenção da saúde (aquecimentos/ alongamentos/exercícios físicos);
• Recreação na água;
• Ginástica Olimpica (elementos ginásticos acrobáticos/ exercícios corporais sistematizados);
• Ginástica Rítmica Desportiva (técnicas por elementos corporais da dança, ginástica e arte de manipular material). (modalidade que relaciona com corpo, musica e aparelho).

Esporte
História do esporte, caracteristicas, objetovo do esporte, regras, fundamentos basicos e jogos pré-desportivas recreativos e adaptados ( para iniciação).
• Futebol (dominio, passe, finta, drible, conduçao, cabeceio e chute )
• Handebol (manejo , quique, passe, drible, condução,lançamento e arremesso)
• Volei (saque, toque e manchete)
• Basquete(manejo, drible, passe, arremesso e lançamento)
• natação ( braçada, pernada e respiração);
• Peteca (saque e toque)
• pingue e pongue (saque, passe e empunhadura)
• esportes recreativos (basebol, rugby, futebol de areia, volei de areia, hand beach, biribol, badminton, )

brinquedos :
• Confecção de brinquedos ( a partir de sucata com materiais reciclados e para ser utilizados em outras oficinas.

Teatro:
• Encenar peças teatrais (expressões faciais, corporais/ memorização/ fantoches )

Dança:
• Recreação socialização (ritmos diversos);
• Fatores integrantes do espaço (níveis, planos, direções e distancias)
• Recursos coreográficos (uníssono, contraste simultâneo e cânon / antífona- responsorial e rondo);
• Movimentos e gestos técnicos na dança (montagem de coreografias).

Recursos materiais e fisicos:

Materiais:
• Bolas de borracha de diversos tamanhos;
• Bolas de futebol,
• Bolas de handebol
• Bolas de basquete,
• Bolas de vôlei, rede e postes.
• Petecas, rede e postes.
• Bola de tênis, taco e cones.
• Bolas de pingue-pongue, rede e raquetes.
• Corda grande;
• Jogo de boliche;
• Elástico;
• Dominós, quebra-cabeças, damas, xadrez;
• Pneus velhos;
• Cones;
• bexigas;
• giz;
• Aparelho de som e CDs diversos;
• TV e DVD;
• Latas, pedras, grãos, fita crepe;
• Colchonetes;
• Banco (sueco);
• Arcos (bamboles)
• Bolas pequenas
• Fitas de cetim
• Massas;
• Cordas individuais
• Tesouras
• Lápis de cor e canetinha
• Giz de cera
• Tinta guache e pinceis
• Cola
• Régua
• Papeis diversos;
• Fitas adesivas coloridas;

Físicos:
• Pátio
• Sala de aula
• Campo
• Quadra
• Quadra de areia
• Piscina

Avaliação: Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação, interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas.

Nenhum comentário: