EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


7 variações de Pega-Pega, a brincadeira infantil

Posted: 01 Jan 2013 07:39 AM PST



O pega pega é uma das brincadeiras infatis mais difundidas do mundo. Quem nunca brincou de Pega-Pega na vida? E ela tem váriações que podem tornar a brincadeira ainda mais unteressantes.

Abaixo segue 7 variações para alegrar ainda mais sua aula:

1 Pega-Pega Congelante
Material: -
Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.

2 Pega-Pega por Baixo das Penas
Material: -
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.

3 Pega-Pega Corrente
Material: -
Desenvolvimento: É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos até acabar todos.

4 Pega-Pega Sobre a Linha
Material: -
Desenvolvimento: É um pega-pega em cima da linha dos esportes.
Variações: Inicialmente andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um pega-pega ajuda-ajuda.

5 Nunca a três
Material: -
Desenvolvimento: Formadas duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge.

6 Pega-Pega Fugi-Fugi
Material: -
Desenvolvimento: É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores, no sinal dos pegadores "Pega-Pega" os alunos em cima da linha lateral do falam "Fugi-Fugi" e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão (sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba quando todos os alunos forem pegos.

1.7 Pega-Pega com Rabo
Material: Coletes
Desenvolvimento: Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu.

Futsal como formador de atletas de futebol

Posted: 01 Jan 2013 07:36 AM PST

Para Fonseca (2007), cada vez mais o Futsal tem sido apontado como importante fator de contribuição nos trabalhos de formação de jogadores de futebol. Para autora o Futsal é um diferencial na aquisição e no desenvolvimento das habilidades motoras, na tomada de decisão, nas movimentações de curta e rápida mudança de direção. Neste sentido foi adaptado de (MULLER ET AL, 1996; FREIRE E SCAGLIA, 2003), as estruturas funcionais dos jogos coletivos para demonstrar a contribuição do futsal para o futebol.

O Regulamento – No futsal o contato corporal é limitado pelo número de faltas, pois a partir da sexta falta coletiva, a equipe sofre um tiro livre direto da linha dos dez metros (SANTANA, 2004). Neste sentido os atletas de futsal têm que realizar a marcação com maior prudência, não realizando faltas desnecessárias e procurando sempre desarmar na bola o adversário. Já no futebol por não existir este regulamento, observamos muitas vezes, faltas desnecessárias perto da área (DRUBSCKY, 2003).

A Técnica – No futsal o adversário fica muito perto, os espaços são pequenos, os atletas devem utilizar-se da habilidade para desvencilhar-se com êxito das situações problema (NAVARRO; ALMEIDA, 2008). Os fundamentos técnicos também são utilizados constantemente nas tomadas de decisões, e os gestos motores são de grande velocidade e intensidade (BALZANO, 2007). No futebol a utilização da técnica esta interligada ao piso irregular e a bola mais leve. A velocidade e a intensidade do gesto motor são mais lentas neste esporte (LEÃES, 2003).


O Espaço – No futsal são dez jogadores e um espaço pequeno, a muita intensidade nas mudanças de ataque e defesa (jogador universal) e o piso deixa o jogo mais rápido em relação ao futebol. Neste sentido o atleta de futsal deve estar mais atento às ações do jogo, percebendo e antecipando os lances com mais frequência e velocidade (SAAD, 2002). Aproveitando-se também das mudanças de direção (fintas) da corrida para ganhar espaço. Mudanças de direção (fintas), observadas no futebol de campo apenas nas bolas paradas (PAOLI, 2005).


O Tempo – No futsal o atleta deve cobrar lances de bola parada e controlar a bola na sua área de meta em quatro segundos (NAVARRO; ALMEIDA, 2008). Desta forma o jogador de futsal deve tomar decisões, antecipar os lances, perceber as ações dos adversários e ler o jogo, com mais velocidade. Outro aspecto importante no futsal é a penalização pelo jogo passivo (não atacar), no futebol a posse de bola pela equipe que está ganhando é muito importante, pois desta maneira o adversário não recupera a posse de bola para tentar um novo ataque (MAYER, 1996). Neste sentido o atleta de futsal condicionado a jogar rápido, pode levar vantagem na movimentação e na troca de passes para manter a posse de bola no futebol.

A Comunicação motora – O futsal sendo um jogo tático de mudanças constantes de ataque e defesa faz com que o jogador conviva nos treinos e jogos, com sinais, gestos, símbolos com muita frequência, aprimorando a leitura motora e visual dos adversários e colegas (SAMPEDRO, 1997). Desta forma, o atleta de futsal pode chegar com um conhecimento tático que pode contribuir na sua adaptação ao futebol.

A Estratégia/tática – O futsal é um desporto com ênfase no sentido estratégico e com mais ações táticas individuais, grupais e coletivas entorno da bola e quadra (LOZANO CID, 1995). Seus atletas estão habituados com processo tático, desde as categorias de base (FONSECA, 2007). Neste sentido, a bagagem tática dos jogadores de futsal pode ser muito relevante e útil na condução do jogo de futebol. Pois segundo Luxbacher (1999), o treino de futebol não é tão exigente neste quesito, principalmente nas categorias amadoras.

Retirado daqui

Fortaleça o músculo do tchau, o tríceps, em casa!

Posted: 01 Jan 2013 07:14 AM PST


para o musculo do tchau parar de balançar e preciso fortalecer o triceps

Se quer que o "músculo do tchau" pare de balançar, fortaleça o tríceps!

Foto: Moisés Pazianotto

 

Conhecido como "músculo do tchau", o tríceps precisa ser fortalecido para não ficar balançando por aí. Como não é muito utilizado nos movimentos do cotidiano - como andar ou subir e descer escadas, onde utilizamos as musculaturas inferiores - o músculo fica flácido mais rapidamente. Além disso, a tendência ao acúmulo de gordura localizada, a falta natural de tonicidade e até a própria ação da gravidade contribuem com esse efeito gelatina na região.

Para conseguir manter o braço firme, o ideal é tonificar o músculo com exercícios específicos. E não pense que é para se preocupar com isso só quando a idade chegar. Lembre-se que quanto mais cedo você começa o fortalecimento, melhor é!

Aqui vão alguns exercícios para fazer em casa e que ajudam a fortalecer o tríceps:

Tríceps testa

Deite-se com as costas apoiadas no solo, separe as pernas na largura do quadril, flexione os joelhos e mantenha a planta dos pés no chão. Segure um pesinho com os braços estendidos e as palmas viradas uma para a outra. Flexione os cotovelos, leve os pesinhos para trás da cabeça e volte. Realize 3 séries de 12 repetições.

Tríceps francês unilateral

Em pé, afaste as pernas na linha do quadril, mantenha os joelhos semiflexionados. Segure o pesinho com a mão direita elevando o braço estendido (na vertical). Flexione o cotovelo, formando um ângulo de 90°, leve o pesinho para trás da cabeça e volte. Realize 3 séries de 12 repetições para cada braço.

Flexão com a mão fechada

Na posição da prancha, com as pernas unidas e estendidas, dedos dos pés tocando o chão, mãos sobre o solo com os braços estendidos na linha dos ombros. Junte as mãos com seus dedos polegares quase se tocando. Flexione os cotovelos lentamente, vá aproximando o corpo do chão e volte. Realize 3 séries de 12 repetições.


Nenhum comentário: