EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Ginástica laboral ajuda a prevenir doenças

Posted: 16 Jan 2013 01:48 AM PST


http://i2.r7.com/ginastica-laboral-450x338.jpg

A ginástica laboral pode ajudar na prevenção de doenças causadas pela má postura corporal no trabalho, segundo a presidenta da Associação Brasileira de Ginástica Laboral , Valquíria Aparecida de Lima.

- Os números de afastamentos do trabalho no INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estão cada vez maiores e só a prevenção pode ajudar.

Valquíria participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o assunto.

Ela disse ainda que o brasileiro está cada vez mais sedentário, e o trabalho pode ser um lugar de incentivo à prática de atividades físicas.

- O trabalho é uma oportunidade de estimular uma vida mais saudável. 

Segundo ela, uma pesquisa feita em empresas e indústrias de São Paulo e do Rio de Janeiro, com profissionais das áreas administrativa e têxtil, constatou que mais de 80% deles não praticavam qualquer atividade física.

- A inatividade traz prejuízos, e essas pessoas estão a caminho de ter alguma doença.

Marcos Maciel, membro da diretoria e conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Ginástica Laboral em Minas Gerais, falou que há várias pesquisas sobre o assunto e a maioria delas concluiu que a "ginástica laboral é eficaz na redução do estresse, da fadiga e de doenças ocupacionais".

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6.083/09, que obriga os órgãos e as entidades da administração pública federal (direta e indireta) a oferecerem, no próprio local de trabalho, atividades de ginástica laboral aos servidores.

A matéria já foi aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e será apreciada pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela de Constituição, Justiça e Cidadania.

Pesquisa: Fraqueza muscular aumenta risco de morte prematura em adolescentes

Posted: 15 Jan 2013 04:20 PM PST


Adolescentes com pouca força muscular são mais propensos a ter morte prematura. O alerta foi dado por um estudo publicado recentemente no British Medical Journal.

A pesquisa, conduzida por especialistas da University of Granada, na Espanha e da Karolinska Institutet, na Suécia, acompanhou 1.142.599 adolescentes do sexo masculino durante 24 anos. Os participantes tinham idades entre 16 e 19 anos no início da pesquisa e realizaram uma bateria de exercícios para avaliar a força muscular.

Durante os anos da realização do acompanhamento, 26.145 participantes morreram. Entre as causas estavam às mortes acidentais, seguidas por suicídio, câncer, doenças cardíacas e derrame.

Os homens que apresentaram força muscular acima da média demonstraram um risco entre 20% e 35% menor de mortalidade precoce por qualquer causa. Eles também tinham um risco 65% menor de receber o diagnóstico de doenças psiquiátricas, como esquizofrenia ou depressão.

Outra conclusão foi de que mesmo homens com sobrepeso, mas que tinham força muscular superior à média apresentou expectativa de vida maior do que homens magros e fracos.

A conclusão foi que a potência dos músculos seria um reflexo do condicionamento físico do indivíduo como um todo, o que explicaria o aumento da expectativa de vida.

Isso porque quem pratica exercícios corre menos risco de desenvolver problemas como obesidade e pressão alta. O ideal não é desenvolver mais músculos para aumentar a expectativa de vida, mas manter-se ativo.


RJ lança Monitora Dengue por smartphones e Magé é pioneiro no projeto

Posted: 15 Jan 2013 04:18 PM PST


Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real

Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real

Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios do Rio de Janeiro para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real, conforme anúncio feito nesta terça-feira (15) em evento no Palácio Guanabara, durante os lançamentos do Programa Rio Contra Dengue 2013 e o projeto Monitora Dengue.

Magé será o primeiro município a receber os aparelhos e deve começar a utilizá-los a partir de fevereiro. A previsão é que sejam distribuídos 10 mil smartphones aos municípios que fizerem adesão e disponibilizarem seus agentes de saúde para capacitação. A ação é resultado de uma parceria entre a SES, o Ministério da Saúde e o IBGE, que fará a cessão dos aparelhos. O sistema de informações foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.

O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

Esse smartphone é o mesmo usado pelo IBGE nos censos. Os smartphones são completamente bloqueados e nenhum outro aplicativo pode ser instalado nele. De posse deste smartphone, na medida em que os agentes de combate de endemias vão fazendo as visitas aos domicílios, já vão indicando nestes smartphones o que está sendo encontrado em cada um desses domicílios. Esta informação é georeferenciada por satélite e, depois, ela é descarregada no computador.

Veja 8 dicas que ajudam a conviver bem com o aparelho

Posted: 15 Jan 2013 06:15 AM PST

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents. Foto: Shutterstock

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.
 
Vale checar no espelho
Seu chefe te avisa de um almoço de negócios com o diretor ou o convite é para um coquetel super chique. Nada pior do que ficar com comida grudada nos braquetes. Por isso, antes de engatar uma conversa, dê uma passadinha no banheiro e faça um bochecho. 
 
Nada de alimentos grudentos
Goma de mascar também é melhor evitar. Dá para imaginar o estrago, não é? E para não sorrir com aquele verdinho no dente, o ideal é evitar alimentos grudentos e pegajosos, e ficar longe das verduras. 
 
Cera para proteger a bochecha
Nos primeiros dias depois de colocar o aparelho, é comum cortar um pouco a bochecha. Não espere para marcar um retorno no ortodontista para diagnosticar o que causou o corte. Existe uma cera própria para colocar nos braquetes, na região que está sendo machucada. Assim que for protegida, a bochecha cicatriza.
 
Beijo está liberado
Não se intimide na hora do beijo. Se a outra pessoa também usar aparelho, pode tirar da cabeça aquela cena dos dois enroscados. Só é bom checar se algum fio está solto para não machucar o parceiro.
 
Escovar os dentes SEMPRE
A higiene bucal segue com as mesmas regras. Toda vê que comer alguma coisa, lance mão da escova de dentes e do fio dental. O cuidado evita tártaro e alimentos presos no braquete. O fio dental pode ser passado só nas refeições principais. Para facilitar, compre o passa fio. Uma espécie de agulha de plástico que facilita o acesso por dentro do arco. 
 
Nada de pipoca no cinema
Alimentos duros devem ser evitados para não quebrar o aparelho constantemente  e prolongar o tempo de tratamento. A pipoca é um alimento duro e deve ser evitado para não danificar o aparelho. A maçã e a cenoura podem ser incluídas na alimentação, desde que sejam cortadas com faca em porções pequenas nunca com os dentes.
 
Deixe para comer chocolate em casa 
Ao comer chocolate no trabalho ou no colégio, o aparelho pode ficar sujo.  Quem usa aparelhos estéticos precisa ter cuidado redobrado, já que os braquetes ficam mais pigmentados e evidentes.
 
Abuse no estilo
Para quem não tem medo de ousar, as borrachinhas do aparelho estão cada vez mais bonitas, coloridas e diferentes. Tem com formato de estrela, naipe de baralho, e até douradas.

Fumo passivo pode aumentar risco de desenvolver demência severa

Posted: 15 Jan 2013 06:13 AM PST

Se você não fuma, mas respira com frequência a fumaça do cigarro alheio, um alerta: fumo passivo pode aumentar o risco de desenvolver demência severa. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Medicina de Anhui, na China, e da Faculdade King de Londres, na Inglaterra. Os dados são do jornal Daily Mail.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas avaliaram 5.921 pessoas com mais de 60 anos de cinco províncias chinesas, em dois períodos: entre 2001 e 2003, e 2007 e 2008. Constataram que 10% do grupo receberam o diagnóstico de síndromes demenciais graves. O problema foi significativamente relacionado com o nível de exposição e tempo de tabagismo passivo. 
 
O tabagismo passivo é conhecido por causar graves doenças respiratórias e cardiovasculares. "O aumento do risco de síndromes demenciais graves em pessoas expostas ao tabagismo passivo é semelhante ao aumento do risco de doença cardíaca coronariana", disse o pesquisador Ruoling Chen.

Nenhum comentário: