EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Newsletter da Saúde - Postura adequada pode evitar dores na coluna / Guia antidengue


Newsletter da Saúde


Posted: 25 Jun 2012 12:42 AM PDT
O cotidiano do homem moderno está tornando as dores de coluna cada vez mais frequentes. Nos Estados Unidos, a lombalgia é a causa mais comum de afastamento do trabalho e, no Brasil, é o acometimento que mais leva pacientes a centros de ortopedia e reabilitação. Pesquisas mais recentes revelam um cenário ainda mais preocupante. Hoje, acredita-se que todo indivíduo adulto terá, pelo menos, um episódio de dor lombar durante a vida. A estimativa anterior girava em torno de 80%.
O tratamento destes males e o afastamento dos trabalhadores implica em altos custos. Em razão disso, aumenta a preocupação com pesquisas de novos fármacos e novas técnicas cirúrgicas e fisioterápicas, que facilitem o atendimento e melhorem os resultados, influenciando na qualidade de vida dos pacientes.
A queixa mais comum nos consultórios é a lombalgia - termo genérico para definir dores na região lombar, que vai das últimas costelas até a região glútea. A origem do incômodo pode estar ligada a diversas estruturas - óssea, ligamentar, neurológica, articular, muscular ou discal. Isso torna o diagnóstico mais complicado.
Em relação aos problemas no disco intervertebral, como a hérnia de disco, as causas mais comuns para o seu desgaste são sedentarismo, obesidade, falta de flexibilidade, fraqueza muscular e alteração postural. Atualmente, já se fala até em predisposição genética. As atividades do dia-a-dia também influenciam na possibilidade de ter um problema discal, por exemplo, ao trabalhar o dia todo sentado ou carregando peso.
Todas as pessoas, portadoras ou não de alguma lesão, devem atentar aos movimentos e posturas que devem ser evitadas nas atividades mais comuns do dia-a-dia. Assim, é possível impedir ou diminuir dores futuras na coluna. A correta assimilação das orientações a seguir influencia inclusive no tratamento.
Começando pela postura em pé, procure manter os pés um pouco afastados, joelhos levemente flexionados e a coluna lombar com a lordose fisiológica normal. Isso significa ter a bacia levemente empinada. Manter a coluna reta e a linha do olhar direcionada para o horizonte. Caso precise pegar algum objeto abaixo da linha da cintura, não se deve inclinar o tronco para frente. A maneira correta é flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta. Se o objeto for pesado, contraia o abdômen. Isso gera uma pressão intra-abdominal que protege a lombar.
No caso de postura sentada, procure apoiar o peso do seu tronco sobre uma estrutura chamada tuberosidade isquiática - uma proeminência óssea localizada no meio da massa muscular da região glútea. Mantenha os joelhos e quadris em 90º de flexão e os pés totalmente apoiados no chão. A coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto da cadeira com a lordose lombar normal (como na postura em pé). Os ombros ficam relaxados com os antebraços apoiados sobre a mesa ou apoio da cadeira. O olhar fica direcionado ao horizonte e, caso esteja à frente de um computador, mantenha a parte mais alta do monitor na altura das sobrancelhas. A postura sentada é a mais perigosa para a coluna. Por isso, evite permanecer mais de uma hora nesta posição.
A postura deitada é usualmente utilizada como uma posição de alívio. Existem duas alternativas mais recomendáveis. A primeira é de decúbito lateral (de lado), com um travesseiro que tenha a altura do seu ombro, mantendo a cabeça alinhada com o resto da coluna, que permanece ereta. As pernas devem ficar semi-flexionadas ou a de baixo esticada e a de cima apoiada sobre um travesseiro. Outra opção é em decúbito dorsal (barriga para cima) com as pernas flexionadas e apoiadas sobre alguns travesseiros. A flexão dos membros inferiores relaxa os músculos lombares e diminui a pressão sobre os discos.
No caso de indivíduos que já possuem uma lesão discal, os recursos disponíveis aos profissionais da área da saúde evoluíram muito. Tanto os fármacos ficaram mais específicos como as abordagens fisioterápicas mais eficientes. Dentro desses recursos estão o trabalho postural (conhecido como RPG), a hidroterapia (indicada em casos mais agudos) e a descompressão discal não cirúrgica. Esse último é realizado por um equipamento inovador: a DRX9000 True Non-Sirurgical Spinal Decompression SystemTM, da Axiom Worldwide, que vem demonstrando um índice de melhora altíssimo.
A soma dessas orientações posturais, com bom diagnóstico médico, trabalho fisioterápico bem orientado e a realização de atividades físicas de forma sistemática diminuem consideravelmente a possibilidade de recidiva das dores lombares, ou até mesmo a necessidade de uma intervenção mais radical como uma cirurgia.


Posted: 25 Jun 2012 12:04 AM PDT
Os riscos da vez
O Ministério da Saúde prevê uma possível alta de dengue no verão 2012, por duas razões. Há o retorno do DENV 4, um tipo do vírus que causa a doença. "Ele circulou pela primeira vez no Brasil nos anos 80, restrito a Boa Vista (RR). Neste ano, reapareceu em vários estados", diz Giovanini Evelin Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, em Brasília. Muitas cidades – algumas litorâneas em que você curte o verão – mantêm condições propícias à vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus. Exemplo: abastecimento irregular, o que leva moradores a armazenar água em caixas e tonéis, por vezes mal vedados. Reservatórios são prato cheio à proliferação do mosquito…
A chance ao mosquito
Depois do churrasco, bate preguiça de dar uma geral na casa: você cochila e deixa copos com resto de água aqui e ali? Esqueceu um balde cheio no canto da garagem após lavar o carro? Mancadas assim ajudam o Aedes aegypti. Não é por estar de férias que você pode relaxar na atenção com a água parada: em latas, vasos, pneus, lixeiras, ela é o berço de reprodução do mosquito.
A hora da encrenca
"O Aedes aegypti costuma picar de dia, das 9h às 16h", diz Pedro Tauil, epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB).
Sua prevenção
Esvazie tudo quanto é recipiente que encheu d¿água. Repelentes ajudam – reaplique a cada três horas. Velas de citronela e repelentes elétricos funcionam em locais fechados e não muito amplos – o quarto.
Sintomas da picada
Dengue dá febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e no corpo. "Também podem surgir manchas avermelhadas na pele e sangramentos na gengiva."
Se tiver os sintomas…
Tome muito líquido. "O melhor para prevenir quadros graves é a boa hidratação", diz Tauil. Vá ao pronto-socorro para fazer exame de sangue e confirmar se é dengue. Em caso positivo, vai receber o tratamento adequado.
O que jamais fazer se tiver os sintomas
Nem pense em tomar remédios à base de acetilsalicílico e anti-inflamatórios, como aspirina: aumentam o risco de hemorragias.


Nenhum comentário: