EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 2 de junho de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


15 razões fazer a caminhada uma prática diária

Posted: 01 Jun 2012 08:18 PM PDT

Entre as vantagens de caminhar diariamente estão o auxílio ao combate ao câncer de mama, o aumento do apetite sexual e a diminuição da sonolência. Conheça 15 motivos para você se movimentar.

1. Previne contra o diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

2. Auxilia no combate ao câncer de mama

As mulheres que caminham diariamente, após o diagnóstico do câncer de mama, têm 45% de chances de recuperação, em relação as que estão inativas, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology. Os pesquisadores também descobriram que, as mulheres que faziam a atividade física antes do diagnóstico, aumentam em mais 30% as chances de cura.

3. Reduz o risco de derrame 

Caminhar rapidamente por apenas 30 minutos, cinco dias por semana pode reduzir significativamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, de acordo com pesquisadores da Universidade de South Carolina. O estudo foi realizado com 46.000 homens e 15.000 mulheres, durante 18 anos.

walking
Foto: o5com

4. Aumenta o apetite sexual

Sexo e exercício físico andam de mãos dadas. Um estudo, realizado com mulheres entre 45 e 55 anos, apontou que, aquelas que praticavam atividades, incluindo a caminhada, têm maior desejo e satisfação sexual.

5. Deixa o pulmão mais eficiente

As trocas gasosas, que acontecem no pulmão, passam a ser mais evoluídas quando tornamos a caminhada uma rotina. Isso ajuda que uma quantidade maior de impurezas saia do órgão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

6. Dispensa uso de remédios

Com base nos dados da pesquisa Walkers Nacionais de Saúde, incluindo mais de 32.000 mulheres e 8.000 homens, os estudiosos descobriram que aqueles que faziam longas caminhadas durante a semana eram mais propensos a usar menos medicação. Isso não deve impedir as caminhadas curtas, porém essas devem ser feitas com mais frequência

bem estar
Foto: mikebaird
 

7. Deixa o cérebro mais saudável

Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que o efeito antienvelhecimento do exercício não atinge só o corpo. O benefício pode ser percebido também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.

8. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que realizavam atividades físicas apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima.

9. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina


10. Combate a osteoporose

A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. O estímulo facilita a absorção de cálcio, o que deixa os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

11. Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante, aproximadamente, 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. A explicação é que, durante a atividade, o fluxo de sangue aumenta, e faz os vasos sanguíneos se expandirem, diminuindo a pressão.

12. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

caminhada
Foto: o5com
 

13. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Segundo pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mesmo após o exercício, os praticantes continuam emagrecendo em função da aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários.

14. Controla a vontade de comer

Os pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugerem que, realizar caminhadas pode conter o vício pelo chocolate, por exemplo. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

15. Protege contra derrames e infartos

Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, a caminhada se torna um fator de proteção contra derrames e infarto. A atividade também regula os níveis de colesterol no corpo, e age na diminuição da produção de gorduras ruins do organismo.

Fonte: Minha Vida


Saiba o que é Dança aérea, o exercício que exige força e músculos alongados

Posted: 01 Jun 2012 08:15 PM PDT


Ficar equilibrado no alto de um tecido acrobático não é mais uma atividade restrita aos praticantes de artes circenses. A dança aérea, como é conhecida, vem invadindo as academias e recrutando cada vez mais adeptos.

A atividade permite exercitar o corpo de maneira lúdica, mas prática não é tão simples quanto parece. Para segurar o corpo num tecido acrobático, é preciso ter muita força física.

Geralmente quem só faz musculação e corrida tem dificuldades para executar os movimentos no tecido. A dança aérea, ao mesmo tempo em que proporciona relaxamento, fortalece e define a musculatura.

Além disso, ela também desenvolve a coordenação motora, flexibilidade e condicionamento físico. A respiração e a circulação são estimuladas também. Uma hora de atividade consome 300 calorias.


Nenhum comentário: