EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 2 de junho de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Tabaco é segunda causa de mortes no mundo

Posted: 01 Jun 2012 08:16 PM PDT


No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda causa de mortalidade no mundo, respondendo por um em cada dez óbitos registrados entre adultos. O fumo só perde, em número de mortes, para a hipertensão.

O tema deste ano é Interferência da Indústria do Tabaco. O objetivo é expor e combater tentativas consideradas pela OMS como "descaradas e cada vez mais agressivas" de minar os esforços no controle da substância.

Umas das críticas aborda, por exemplo, ações para acabar com as campanhas de advertências sanitárias que ilustram as embalagens de cigarro. As empresas, de acordo com a OMS, têm processado países, utilizando como argumento tratados bilaterais de investimentos e alegando que as imagens e os dizeres atingem o direito de utilizar marcas legalmente registradas.

Outro problema citado pela entidade trata das tentativas, também por parte da indústria do tabaco, de acabar com leis que proíbem o fumo em locais públicos fechados e que limitam a publicidade de produtos derivados da substância.

O fumo é considerado pela OMS como uma das principais causas preveníveis de morte em todo o mundo. Entretanto, o cenário traçado pelo órgão é de epidemia global, já que o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos – mais de 600 mil delas são fumantes passivos.

"A menos que tomemos uma atitude, o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas [ao ano] até 2030, sendo mais de 80% em países de baixa e média renda", ressaltou a OMS, em nota.


Conheça 8 maneiras de cuidar da pele no inverno.

Posted: 01 Jun 2012 08:08 PM PDT

Aquele banho quente interminável que relaxa mente e corpo pode ressecar a pele e aumentar a oleosidade do couro cabeludo, sabia? Segundo a dermatologista Regina Schechtman, membro da Academia Americana de Dermatologia e coordenadora do curso de pós-graduação em Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o ideal é um banho de três minutos a uma temperatura máxima de 26ºC para manter a saúde da pele no inverno. Sabonetes em barra só devem ser usados uma vez por dia, já os hidratantes de fato ajudam a proteger do ressecamento. Veja abaixo oito dicas da dermatologista para cuidar da pele no inverno:

1. Banhos: O tempo máximo deve ser de três minutos, com a água a uma temperatura de até 26C. Com a queda de temperatura, temos a tendência a tomar mais banhos quentes, mas a água quente pode ressecar pele do corpo e aumentar a oleosidade do couro cabeludo pela vasodilatação.

2. Sabonetes: Os alcalinos são irritantes e detergentes; os antissepticos reduzem a camada lipídica protetora do corpo. Se houver necessidade de mais de um banho por dia, o ideal é usar sabonete apenas uma vez e, nos outros banhos, ensaboar apenas as regiões críticas (pés, partes íntimas e dobras). Os sabonetes mais adequados são os neutros ou com base hidratante, sabonete líquido ou shower óleo — sabonetes em óleo, que limpam sem ressecar, que têm pH mais semelhante ao da pele e, por isso, agridem menos.

3. Hidratantes: Ajudam a recuperar a barreira protetora da pele. No inverno, é indicado hidratar o corpo com cremes de alta concentração de petrolatum, fosfolipídeos e ceramidas. Outros ativos bastante usados para a hidratação da pele são a ureia, o ácido hialurônico, a glicerina, a alantoína, PCa-Na e lactato de amônia, que podem ser veiculados em manteigas, cremes e loções. Hoje, devido ao grande avanço da tecnologia e com a descoberta das aquaporinas — canais responsáveis pela entrada e saída de água da membrana celular — conseguimos uma hidratação mais potente e muito mais profunda da pele. Para prolongar a umidade, aplique o hidratante na pele ligeiramente úmida ou imediatamente após o banho.

4. Óleos: Alguns não têm poder de hidratação direta, pois não conseguem penetrar na pele e atuam formando um filme de proteção, retendo a água que perdemos através da evaporação. Por isso não devemos passar óleo e depois hidratante, pois o primeiro inviabiliza a penetração do segundo. Para uma maior hidratação, devemos usar primeiro o creme e após o óleo, de preferência o de semente de uva e de amêndoas, por formarem este filme com maior eficiência.

5. Filtro solar: A radiação ultravioleta está presente o dia todo (UVA) e não podemos nos descuidar nunca, principalmente quando somos submetidos a tratamentos estéticos. O filtro solar deve ser usado quando praticamos esportes, frequentamos praias ou piscinas. Além de ser importante para a nossa saúde, o filtro é fundamental para combater o fotoenvelhecimento da pele provocado pelo excesso de exposição ao sol. O indicado é FPS igual a 30 no dia a dia, e em caso de prática de atividades ao ar livre FPS igual a 60.

6. Alergias: O inverno é propício a alergias de pele em pessoas pré-dispostas geneticamente. É o caso da "dermatite atópica", que faz parte de um quadro síndromômico chamado de "atopia" constituída de sintomas respiratórios (asma, bronquite, rinite) e cutâneos (aspereza, ressecamento e coceira no corpo). É uma herança poligênica, ou seja, ainda não foi detectado um único gen responsável e sim um grupamento genético com expressão muito variável dentro de uma mesma família. Geralmente os sintomas na pele começam pelas partes mais expostas como as mãos, depois a face e os lábios ficam ressecados passando para braços e pernas e por último todo o tronco. Imersões em água e/ou banho prolongados, especialmente com sabões detergentes e que ressecam a pele devem ser evitados.

7. Alimentos: Frutas e legumes têm muitos nutrientes e alto teor hídrico. Prefira alimentos ricos em vitamina B que podem aumentar a oleosidade da pele e dê preferência a farinhas não refinadas, grãos e derivados de soja, que evitam o ressecamento.

8. Água: Beba muita água, pois no inverno o seu consumo cai e isso também contribui para o ressecamento da pele.


Nenhum comentário: