EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Casos de dengue caem 82% até maio no Estado de São Paulo

Posted: 13 Jun 2012 08:11 PM PDT


Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgado nesta quarta-feira apontou que o número de casos confirmados de dengue caiu 82% no Estado nos cinco primeiros meses do ano em relação a igual período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

Entre janeiro e maio deste ano, os municípios paulistas confirmaram por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 15.348 casos autóctones (contraídos dentro do Estado), enquanto nos cinco meses iniciais de 2011 foram registrados 85.411. São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

Potim, no Vale do Paraíba, lidera os municípios com mais casos confirmados nos cinco primeiros meses deste ano: 1.673, seguido por Pontal, na região de Ribeirão Preto, com 689 casos, e Cruzeiro, também no Vale do Paraíba, com 565 casos. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 348, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso de dengue no período. Giovanni Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde, disse:

— Sem dúvida é uma queda significativa na transmissão da dengue, mas não podemos baixar a guarda. O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser diário, e a população pode contribuir de forma decisiva, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências.


Faça as melhores escolhas na hora de pedalar

Posted: 13 Jun 2012 08:10 PM PDT

 

A escolha da bicicleta adequada e dos equipamentos de segurança tornam as pedaladas ainda mais divertidas e confortáveis

Com a proposta de ampliar os espaços de lazer e prática de exercícios físicos, cada vez mais, as ciclovias vem ganhando espaço nas grandes cidades e, com elas, novos praticantes e entusiastas. Além de lúdico e divertido, o ciclismo é uma modalidade aeróbia e, portanto, promove benefícios à saúde e ao bem-estar.

Para quem está iniciando, é importante agendar uma avaliação médica e verificar a situação de saúde. Isso é feito por meio de exames clínicos e teste ergométrico.

O educador físico Emerson Gomes* afirma que a prática regular do ciclismo pode promover melhora do condicionamento cardiovascular, manutenção do peso saudável, incremento de massa muscular e redução de porcentagem de gordura. "A atividade também favorece maior disposição, por meio da liberação de endorfinas, além de melhorar a coordenação motora e a percepção espaço temporal".

Em seguida, é fundamental a escolha de uma bicicleta adequada e dos equipamentos de segurança. "Basicamente temos 2 tipos principais de bicicleta: "mountain bikes" e "speed bikes". As primeiras são aquelas mais robustas, com pneus mais largos, usadas para todos os tipos de terreno. Portanto, são indicadas para percursos de terra, mais acidentados, mas que também podem ser usadas no asfalto", explica Emerson.  "Já, as speed bikes são aquelas com aspecto mais fino, tanto pneus como aros, voltadas somente para o asfalto. Por serem mais leves e terem uma aerodinâmica maior, são indicadas para quem busca velocidade".

O capacete é o principal equipamento de segurança, mas existem outros que ajudam a promover conforto e desempenho. "As roupas coloridas contribuem com a segurança, facilitando a visão dos motoristas; a bermuda com forro diminui o impacto e o atrito com o selim; os pedais com presilha e as sapatilhas tornam a pedalada mais equilibrada e melhoram o desempenho; câmera sobressalente e bomba portátil ajudam no caso de furo no pneu; camiseta com tecido inteligente e bolso nas costas também facilitam a vida do ciclista".

Uma dúvida comum entre os iniciantes é com relação ao ajuste da altura adequada do banco e da distância com o guidão, posições importantes para preservar a postura. Emerson explica que não existe uma regra que se aplique a todos os equipamentos e que há necessidade de se utilizar programas, como o chamado "bike feet". "Quem tiver interesse pode recorrer a uma loja de venda e manutenção de bicicletas, que costuma ter o programa".

Um educador físico também poderá orientar sobre a postura mais indicada para pedalar, além de estabelecer um treino sob medida para você.

*Emerson Gomes é sócio da MPR Assessoria Esportiva, professor de Educação Física especializado em Esportes e Treinamento. Foi atleta profissional e triatleta da seleção brasileira. Atua na MPR Assessoria Esportiva: www.marcospauloreis.net/



Prática de exercício é irrelevante no tratamento da depressão, diz estudo

Posted: 13 Jun 2012 08:05 PM PDT

gettybbcexercicios

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Bristol e Exeter, na Grã-Bretanha, sugere que combinar exercícios com tratamentos convencionais pode não influenciar as chances de melhora da depressão.

Os pesquisadores britânicos analisaram 361 pacientes. Um grupo recebeu, além dos medicamentos e terapia, ajuda para aumentar as atividades físicas.

Depois de um ano, todos eles tinham menos sintomas de depressão, mas não havia diferença entre o grupo que praticou exercício e o que não praticou.

'É uma grande decepção, pois esperávamos que o exercício ajudasse (no tratamento) da depressão. Mas temos que lembrar que estes eram pacientes que já recebiam medicamentos, então, (a pesquisa) considera o exercício um complemento do tratamento médico. Não analisou casos leves de depressão nem levou em conta o exercício como uma alternativa aos medicamentos', disse Alan Maryon-Davis, professor de saúde pública no King's College, de Londres.

'A mensagem não deve ser parar com os exercícios. O exercício tem tantos outros benefícios, é bom para doenças do coração, diminui a pressão sanguínea, tem efeitos benéficos no equilíbrio das gorduras no sangue, fortalece os músculos e queima calorias', diz.

'Muitas pessoas que sofrem de depressão podem ter outros problemas também. E um corpo ativo ajuda a ter uma mente saudável', acrescentou o pesquisador.

O estudo foi financiado pelo NHS, o sistema público de saúde britânico, e publicado na revista especializada British Medical Journal.

Cenário real

A pesquisa analisou como o estímulo à atividade física funciona em um cenário real. Todas as 361 pessoas que participaram receberam tratamentos tradicionais apropriados aos níveis de depressão de cada uma.

Mas, durante oito meses, algumas pessoas em um grupo escolhido de forma aleatória receberam aconselhamento sobre como aumentar o nível de atividade física. Os conselhos foram dados em 13 ocasiões separadas.

Cada um dos pacientes deveria escolher que tipo de atividade queria fazer e o quanto deveriam praticar.

Esta abordagem deu bons resultados, estimulando os pacientes a praticar mais exercícios durante um tempo, algo que pode levar a mais benefícios à saúde. Mas, no final de um ano, os pesquisadores não encontraram nenhuma redução extra dos sintomas de depressão no grupo mais ativo.

'Muitos pacientes que sofrem de depressão preferem não tomar os remédios antidepressivos tradicionais, preferindo formas de terapia alternativas, que não são baseadas no uso de remédios', disse John Campbell, do Colégio de Medicina e Odontologia Peninsula, que também participou da pesquisa.

'Exercícios e atividades físicas parecem prometer um tratamento como este, mas esta pesquisa mostrou que o exercício não parece ser eficaz no tratamento da depressão', disse.

No entanto, de acordo com Campbell, os médicos geralmente encontram pacientes com outros problemas de saúde e, para estes, o estímulo para a prática do exercício pode gerar benefícios.

'A mensagem deste estudo não é que o exercício não seja bom para você, mas que o exercício é realmente bom para você, mas não é bom para tratar pessoas com depressão grave', acrescentou.

'O prazer que todos nós temos a partir de exercícios de intensidade moderada é certamente reconhecido, mas não se sustenta e não é apropriado para tratar pessoas com depressão', disse.



Evite os contratempos da corrida

Posted: 13 Jun 2012 01:11 AM PDT

A roupa é leve, confortável e apropriada para a sua rotina de corrida. O tênis é zero-bala e você ainda tem pique para um treino digno de competidor de São Silvestre. Mas a empolgação é tanta que você passa batido por alguns procedimentos básicos do bom corredor, como alongar os músculos antes de se jogar na pista. E aí - ai que dor! uma fisgada na coxa é o suficiente para interromper a jornada e ter que voltar para casa, correndo o risco aliás de, muitas vezes, passar dias de molho. A situação faz parte de apenas um dos contratempos que colocam o sucesso da corrida em risco.

Confira abaixo:

Lá vem a cãibra
São vários fatores que desencadeiam a cãibra, uma contração muito forte e desorganizada do músculo, que dói para caramba: desidratação, fadiga muscular, a carência de algum mineral importante no organismo (como sódio, magnésio e potássio, perdidos na transpiração), excesso de treino, entre outros. Daí, a importância de uma boa hidratação com água, sucos e isotônicos. "Par evitá-la é essencial estar bem hidratado, não aumentar o volume de treino bruscamente e respeitar o intervalo de descanso da atividade", diz Orban. Mas não é só isso.

A musculatura pouco tonificada e mal alongada está mais sujeita às cãibras. Então, antes de treinar, estique todos os principais grupos musculares, avisando seu corpo de que o treino está prestes a começar. Também inclua banana, tomate e uvas passas na sua dieta, que são alimentos ricos em potássio.

Se acontecer durante a atividade, tente realizar um alongamento leve na região e fazer uma massagem suave. Se possível, também coloque uma bolsa de água quente no local. Com a dilatação, os músculos relaxam e a dor desaparece. Pode acontecer de a cãibra gerar uma lesão muscular, portanto, se a dor persistir, é necessário procurar um médico. 

Faltou ar
A falta de fôlego geralmente ocorre nos corredores iniciantes por falta de condicionamento físico para a atividade. Uma boa técnica para quem está começando é alterar a corrida com momentos de caminhada para ter uma breve recuperação. Por exemplo: faça 3 minutos de trote e dois minutos de caminhada. Essa alternância ajuda o atleta a prolongar a atividade aeróbia, que trabalha o sistema cardiovascular e respiratório, além de proporcionar uma melhor performance da musculatura trabalhada. "O aumento do tempo de corrida e a diminuição da caminhada deve acontecer de forma gradual, respeitando os limites de cada um", recomenda o professor da Fórmula. 

Dor de lado
O desconforto que afeta a parte lateral na região da barriga, conhecido por dor de lado, geralmente é causado pela respiração (inspirar e expirar) incorreta. Para que não aconteça, é necessário realizar um aquecimento mais prolongado, como uma boa caminhada e, em seguida, passar para um trote leve. Caso a dor desponte durante o treino, é só diminuir o ritmo (caminhar ou trotar leve) e controlar a respiração, provocando uma inspiração e expiração mais profunda e lenta. 

Ih, torceu
As torções no pé, tornozelo ou joelhos são lesões que podem ocorrer tanto no atleta iniciante quanto no avançado. Correr em terreno irregular, como gramado e trilhas, ou até mesmo sobre o asfalto ou calçada podem provocar este acidente. Para antecipar-se ao problema, fique sempre atento onde pisa, sempre direcionando o olhar até poucos metros a frente do seu caminho. "Evite correr olhando para baixo e tome cuidado com as olhadinhas para o lado. A concentração na trajetória é fundamental", diz Orban. Prevenir as lesões também passa por manter a musculatura da perna e dos quadris bem fortalecida.

Os movimentos mais indicados para fortalecer a região muscular do quadril e proteger o corpo são denominados exercícios de cadeia cinética fechada, ou seja, que usam habilidade em estabilizar a coluna, o dorso e o quadril para sustentar e mover pesos. Alguns exemplos desse tipo de exercício são o agachamento, e os exercícios de musculação leg press horizontal ou 45° e o stiff.

Uma boa alternativa de exercícios para fortalecer a panturilha, são aqueles feitos na cama elástica ou em uma superfície mais fofas - como caminhar descalço na areia - além de exercícios de musculação. Caso a torção se manifeste, coloque gelo no local e procure um médico para tratá-la. O retorno a prática de exercícios deve ser gradativo, com muito fortalecimento e fisioterapia e, de preferência, a corrida deve ser substituída por uma outra atividade aeróbia, com bike ergométrica, até que tenha a liberação do médico. Após liberado, a corrida deve ter ritmo gradual. 

Formação de bolhas
A formação de bolhas nos pés pode acontecer com qualquer um. As causas mais comuns são tênis apertado ou não adequado para o seu tipo de pisada, meia úmida ou muito velha, provocando o atrito com a pele; aumento brusco no volume de treino e erro no apoio da passada durante a corrida (como frear durante a fase de apoio da passada). Deixar a pele dos pés bem hidratada ajuda a afastar esse tipo de problema. Se a bolha já deu as caras, jamais fure ou arranque a pele da região, pois isso pode ser a porta de entrada para fungos e bactérias e o gatilho para a manifestação de uma infecção no local. 



Dores na coluna durante a gravidez.

Posted: 13 Jun 2012 01:10 AM PDT

À medida que o útero aumenta de tamanho, o centro da gravidade da mulher tende a alterar-se, forçando-a a adaptar-se.Adotam então, posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço desnecessário.O ideal nessa fase é reeducar a postura e fazer exercícios regularmente.

A coluna vertebral, que sustenta todo o corpo da mulher mantendo-o em equilíbrio é composta de pequenas vértebras e entre cada uma existe um disco esponjoso de cartilagem que atua como ''armotecedor'' de choques e impactos.

Na gestação a coluna ganha mais um trabalho, o de sustentar o peso do útero, do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Conforme o bebê vai crescendo, a curvatura da coluna tende a aumentar para compensar o peso da barriga.A dor nas costas é um dos problemas mais comuns na gravidez. A dor geralmente ocorre entre o 5º e o 7º
mês, sendo que 19% das mulheres tiveram que se afastar do trabalho devido a esse problema. Mulheres que já apresentavam histórico de dor nas costas antes da gravidez, são candidatas de risco para sofrer da coluna.O aumento do peso é concentrado inicialmente na barriga e os músculos abdominais vão perdendo o seu tônus em razão do crescimento do útero, acarretando um aumento da lordose lombar e uma sobrecarga na parte inferior da coluna.A dor nas costas das gestantes ocorre quando elas ficam muito tempo em pé ou sentadas. Geralmente piora com os movimentos, e algumas têm dificuldade para caminhar, principalmente subir escadas.

Existem três tipos mais comuns de dor nas costas durante a gravidez:

1. DOR LOMBAR

Localizada na região inferior da coluna, pode ou não, sentir a dor irradiando para a perna, com contratura da musculatura ao longo da coluna. Piora com fato de permanecer muito tempo sentada ou em pé.È preciso salientar que esses acontecimentos são normais e preparam a gestante para o trabalho de parto.

2. DOR PÉLVICA POSTERIOR (SACRO-ILÍACA)

Quatro vezes mais freqüente do que a dor lombar, a dor que acomete a articulação entre o sacro (final da coluna que se alarga) e a bacia, chamada de articulação sacro-ilíaca. A dor estende-se para os glúteos e região posterior da coxa, não ultrapassando o joelho.A dor não desaparece rapidamente com o repouso e geralmente
persiste por um certo tempo após o nascimento da criança.20% das mulheres
apresentam tanto a dor lombar como a dor da sacro-ilíaca.

3. DOR NOTURNA

Algumas mulheres grávidas apresentam dor exclusivamente durante à noite quando deitadas.Esta dor estaria relacionada com o acúmulo de fadiga muscular no final do dia, provavelmente devido ao aumento do retorno venoso provocado pela posição deitada, pois o volume líquido no organismo aumenta bastante ( até 6,5 litros) com a
desativação de vários órgãos fazendo o sangue circular para áreas
"inflamadas" da coluna.

HÉRNIA DE DISCO
O aparecimento da hérnia de disco durante a gravidez é extremamente rara (1 em cada 10000).
Se ocorrer, um tratamento cirúrgico só poderá ser realizado após o parto, devido à necessidade da anestesia geral e pelo fato da cirurgia ser realizada em decúbito ventral, ou seja, o paciente fica de bruços. Deve-se ter um acompanhamento médico adequado, devido ao risco de parto-prematuro, principalmente se já houver
histórico anterior.

DOR DO PARTO
A dor durante o trabalho de parto é diferente, similar a uma forte cólica menstrual, persistente, aumentando de intensidade e freqüência e não sendo influenciada pela movimentação do corpo como a dor lombar.

FATORES DE RISCO PARA A DOR NA COLUNA NA GESTAÇÃO


*Mulheres que já apresentavam dor nas costas antes de engravidar
*Mulheres que já tiveram vários filhos
*Virar-se na cama
*Subir escadas
*Ficar muito tempo sentada, principalmente com o corpo inclinado para a frente (no computador) Levantar –se de uma cadeira baixa
*Sair do automóvel
*Carregar peso
*Girar ou fletir o tronco
*Relação sexual (raros os casos)
*Usar sapato de salto alto ( aumenta a lordose)
*Dirigir
*Aumento de peso > 10 kgs durante a gestação


TRATAMENTO

Os exames solicitados de rotina, para uma pessoa com dor nas costas, não podem ser realizados na gestante. Por isso, o exame clínico é fundamental. Existem alguns testes que o médico realiza para fazer o diagnóstico, pois até a radiografia está contra-indicada para a grávida.
No passado as mulheres tinham que aceitar a presença da dor nas costas, simplesmente, como parte do processo da gestação. Hoje em dia sabemos existem causas específicas com tratamentos mais específicos. O objetivo é manter uma boa função durante a gestação com o mínimo de desconforto.
A base do tratamento da gestante com dor é a informação! Ela deve saber que tais episódios de dor são passageiros, e que raramente irão atrapalhar o parto ou prejudicar o feto. Geralmente o prognóstico é bom e, através de exercícios de relaxamento realizados sob orientação do fisioterapeuta, a dor irá
passar.

Outras opções para driblar as dores são:

*Repouso de lado com um travesseiro entre as pernas
*Aplicação de gelo / calor
*Massagem
*Analgésico apropriado por períodos curtos após o terceiro mês, mas em pequenas doses e por curtos períodos
*Acupuntura após o trimestre. (De preferência um fisioterapeuta especializado)
*O uso de coletes ou cintas especiais para gestantes pode ajudar também, principalmente nos casos de dor no final do dia, pela fatiga. Um colete só deve ser usado se for receitado por um médico.
*Exercícios de relaxamento e alongamento
*Fortalecimento das estruturas musculares que sustentam o peso
*Trabalho postural / contrabalançar a lordose excessiva
*Condicionamento do modo correto de exercer as rotinas diárias
*Hidroterapia
*Yoga
*Pilates
*O uso de uma pequena almofada nas costas, durante o sentar, dirigir, e deitar pode, também, ser muito útil.
~>As manipulações ou ''colocar a coluna no lugar'' são arriscadas e totalmente contra-indicadas na grávida.


EVITAR

*Evitar carregar peso
*Evitar exercícios físicos extenuantes
*Evitar "step"
*Evitar mergulho
*Não tente tratar-se por conta própria!
*A dor nas costas pode também ser causada por algum outro motivo. Procure um médico no caso de estar tendo febre , ardência durante a micção ou sangramento vaginal.

Concluindo, a maioria das dores lombares nas gestantes pode ser facilmente aliviada com através de uma redução das atividades físicas, uso de analgésicos leves, uso de almofada ao sentar e exercícios de relaxamento.

Muitas mulheres ao engravidarem desconhecem o funcionamento interno do seu corpo. É importante a consciência do efeito das mudanças e suas alterações sobre a postura. Nesta fase uma postura correta deve ser dinâmica e vital, variando sempre com suas necessidades. Os objetos que construímos e as coisas que fazemos, fornecem uma ponte entre a nossa realidade interna e o mundo externo. Nas nossas atividades no dia-a-dia, mostramos nosso cuidado sobre como sobreviver, estar confortável, ter prazer, solucionar problemas, expressar nossa relação com os outros e o mundo mais amplo da sociedade.


Nenhum comentário: