EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 27 de março de 2012

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Posted: 26 Mar 2012 03:57 AM PDT
As tecnologias da medicina estética estão cada vez mais acessíveis aos brasileiros. Com a ascensão de uma nova classe média, com maior poder aquisitivo, o sonho de se fazer tratamentos estéticos ou uma cirurgia plástica que resolva algum problema de ordem estética fica mais viável para o bolso de uma parcela maior da população. 

Ao mesmo tempo em que o paciente deve verificar as credenciais do cirurgião plástico ou do dermatologista que aplica, por exemplo, toxina botulínica ou preenchedores cutâneos como o ácido hialurônico, ele deve estar atento à real necessidade de se submeter a procedimentos invasivos. Sem dúvida, uma cirurgia de aumento de seios pode resolver um complexo de uma mulher que tenha os seios realmente muito pequenos.  Pessoas mais velhas com vincos profundos na face podem se beneficiar bastante de procedimentos de preenchimento facial. Porém, exageros e procedimentos desnecessários devem ser evitados. Cirurgias sempre implicam em algum risco, mesmo quando feitas em hospitais por profissionais habilitados. 
Nos programas de televisão, é comum observarmos quando um artista exagera na dose e fica com aquela cara congelada, sem expressão. Isso é resultado do uso em excesso da toxina botulínica, que paralisa os movimentos e que, dependendo do local da face e da quantidade de sessões, confere um ar artificial e que em nada se assemelha a algum efeito rejuvenescedor. O efeito da toxina para se levantar as sobrancelhas, por exemplo,  quase nunca confere naturalidade. Fica aquela expressão de sobrancelhas excessivamente levantadas. 
O lifting facial é uma cirurgia que pode fica natural. Em algumas pessoas, porém, em especial nas mais velhas, o procedimento não muito bem feito dá um aspecto de rosto "repuxado", alterando os traços dos olhos e a altura das orelhas. 
Na dúvida, o paciente deve pedir para ver fotos dos resultados de procedimentos e cirurgias plásticas feitas anteriormente pelo médico em pacientes de idade e características relativamente similares, para que tenha uma ideia real sobre os resultados que podem ser alcançados.


Posted: 26 Mar 2012 03:52 AM PDT

"Geralmente, ao acordarmos, sentimos a necessidade de esticar os braços e espreguiçar. Pronto está feito o primeiro alongamento do dia!"
É dessa maneira simples e didática que o professor Douglas Roque Andrade* explica e dá exemplos sobre a importância da atividade que tem como objetivo principal o aumento da flexibilidade. "O alongamento consiste em um exercício de aplicação de uma força localizada visando o aumento da amplitude de um movimento específico. Costuma ser indicado para preparar a musculatura para uma atividade principal, como forma de aquecimento. Pode ser realizado com ou sem o auxílio de aparelhos".
Douglas recomenda que as pessoas variem as atividades de alongamento antes e/ou depois do exercício principal. "A idéia geral é preparar o organismo com movimentos mais leves antes de iniciar um exercício físico moderado ou intenso. Em algumas modalidades esportivas, onde a flexibilidade é fundamental e a amplitude dos movimentos é exigida ao máximo (como na ginástica olímpica), os exercícios de alongamento irão compor a parte principal do treino".
Um dado interessante é que, apesar do senso popular afirmar que o alongamento previne lesões, as evidências científicas não são conclusivas. "Muitas vezes as pessoas associam o aparecimento de uma lesão por falta de alongamento, mas isso não é comprovado e, em geral, as lesões podem acontecer devido a uma série de fatores, inclusive excesso de treinamento ou esforço além da aptidão física do indivíduo".
"O mais importante é que as pessoas experimentem formas variadas de aquecer o corpo para uma atividade intensa e o alongamento é uma boa opção", reforça Douglas. "Com o passar do tempo o próprio individuo pode decidir - em conjunto com o professor de educação física – o melhor momento para realizar o alongamento, que pode variar em função das metas e da intensidade da sessão de exercícios".
O tempo das atividades de alongamento pode variar entre 5 e 15 minutos ou até mais, dependendo do tempo total da sessão, assim como seus objetivos. A vantagem é que eles podem ser feitos em qualquer lugar e podem ser úteis, inclusive, para quebrar a rotina durante o trabalho, aula ou longos períodos de permanência em pé ou sentado.
"Assim como o exercício físico, o bom alongamento é aquele que o indivíduo aprecia e consegue incluir em sua rotina diária. A orientação de um profissional capacitado é fundamental".

*Douglas Roque Andrade é Professor Doutor do curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)




Nenhum comentário: