EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Entenda como o trabalho prejudica seu corpo

Posted: 12 Mar 2012 11:59 PM PDT

mulher estressada

Você talvez nem tenha percebido, mas aquelas horas que passa na cadeira de rodinhas com a cara enfiada no computador podem minar seu bem-estar físico e mental. As pessoas que mais investem no trabalho são ainda mais vulneráveis, diz uma pesquisa da organização canadense Centro de Vício e Saúde Mental. Eles avaliaram 2.137 pessoas e 18% delas se identificaram como "altamente estressadas", exatamente as que colocavam o trabalho como prioridade e ocupavam cargo de responsabilidade.

Como não dá para parar de trabalhar - e ninguém diz que você tem de fazer isso -, melhor saber como o trabalho afeta a saúde e como se proteger.

Costas e músculos

Tudo o que você faz repetitivamente sem pensar na postura afeta músculos e ligamentos. Pode ser a forma como senta até o movimento de dar um clique no mouse. "Os problemas mais comuns são as tendinites, miosites, lombalgias, dores nas costas e na cabeça", diz o ergonomista Marcos Domaneschi, da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).

O primeiro passo para evitar a má postura é prestar atenção nela, sentar com as costas inteiras escostadas na cadeira, um apoio de pé, os olhos centrados no meio da tela do computador. O segundo é realizar exercícios preventivos ao menos uma vez por dia.

Olhos


Apesar de a má iluminação não causar danos permanentes à visão, provoca desconforto. "Ao final do dia a pessoa sente cansaço, e podem ocorrer irritação e lacrimejamento", diz o oftalmologista Elcio Sato, da Universidade Federal de São Paulo. A iluminação ideal é a natural, mas, como ela varia durante o dia, é preciso lançar mão da artificial. "Deve-se evitar fontes de luz que atinjam os olhos diretamente", diz Sato.

Coração e cérebro

Um dos principais órgãos afetados pelo estresse é o coração. Sob estresse, a pressão sanguínea sobe, a pessoa come mais e os níveis elevados dos hormônios adrenalina e cortisol aumentam a chance de ter um ataque cardíaco.

Outro que padece juntamente com o coração é o cérebro. Ele é irrigado por 640 quilômetros de pequenos vasos que levam nutrientes e oxigênio. Flutuações bruscas e constantes na química do sangue - como a elevação dos níveis de hormônio - afetam diretamente esses vasos, podendo provocar desde uma dor de cabeça até um acidente vascular cerebral (AVC).

Algumas atitudes pontuais podem ajudar a aliviar o estresse, como programar-se para trabalhar em casa um dia da semana, treinar o poder de negociação e encontrar recompensas fora da empresa. "Isso vale, inclusive, para quem sofre com a falta de reconhecimento. Se não vem do trabalho, esse reconhecimento pode ser buscado no companheiro, em uma atividade qualquer na qual você seja boa, como pintar ou cantar", diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Managment Association (Isma-BR).


Entenda como a fumaça do cigarro age no seu corpo

Posted: 12 Mar 2012 11:58 PM PDT

cigarro

A fumaça passa pela boca deixando uma película marrom sobre os dentes
Foto: Dreamstime

Os contras de ser fumante você conhece: doenças respiratórias como enfisema e bronquite, câncer, infarto, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular. "Fora mau hálito, envelhecimento da pele e complicações durante a gravidez", lembra o pneumologista pediátrico João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP.

Mas, se você acha que acender um cigarro quando sai com as amigas é inofensivo, precisa ler isto: dez tragadas e 5 minutos são suficientes para 4 mil substâncias químicas invadirem seus órgãos. "Não existe um número que não seja maléfico. Um cigarro já pode ser prejudicial", afirma Lotufo. O impacto das substâncias presentes na fumaça e inaladas é individual, mas todas elas são tóxicas.

Em geral, é isso que acontece no seu corpo:

0 a 10 segundos

· A fumaça passa pela boca deixando uma película marrom sobre os dentes, agride a mucosa da boca e pode levar a uma gengivite no futuro. Gases tóxicos como formaldeído e amônia colocam seu sistema imunológico em alerta, causando uma inflamação na mucosa respiratória.

· Na traqueia, a fumaça do cigarro paralisa temporariamente os cílios que limpam o muco e outras partículas invasoras do sistema respiratório. Ao mesmo tempo, a nicotina passa para a corrente sanguínea pelos milhares de capilares dos pulmões.

· Seu corpo ganha uma descarga de energia quando a nicotina atinge a glândula adrenal, liberando a adrenalina - ela aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, pois contrai os vasos sanguíneos. Assim, o risco de um derrame aumenta, ainda mais para quem tem predisposição genética.

· O monóxido de carbono da fumaça começa a se acumular no sangue, limitando a capacidade do corpo de transportar oxigênio para os órgãos vitais.

· A nicotina atinge o cérebro e as células nervosas respondem, liberando a dopamina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.

Depois de 5 minutos

· Conforme os níveis de dopamina voltam ao normal, seu corpo pede outro "barato". Aumenta o risco de dependência (alguns especialistas dizem que a nicotina pode ser tão viciante quanto
heroína e cocaína).

· A fumaça do cigarro já se foi, mas seu organismo continua tentando se livrar das substâncias tóxicas pelas 6 ou 8 horas seguintes.

Para sempre

· O presente de despedida do cigarro: alcatrão preto nos pulmões. Essa substância cancerígena vai se acumulando, mesmo que em níveis menores, também em quem fuma ocasionalmente.

Você na mira

Redobre os cuidados: de acordo com a psiquiatra Ana Cecília Roselli Marques, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Políticas para o Álcool e Outras Drogas, do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as mulheres parecem ser mais vulneráveis a todos os tipos de droga e adoecem mais precocemente. "No caso do tabaco, elas apresentam hoje algumas doenças que antes eram detectadas apenas entre homens, como câncer de pulmão e infarto do miocárdio, além de taxas maiores de câncer de mama".


Nenhum comentário: