|   Correr com orientação adequada diminui a dor nas costas     Posted: 30 Nov 2012 04:22 AM PST                               A dor nas costas é um termo   popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a   lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das   costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa,   próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna   dorsal (o meio da coluna,respectivamente. 
 Dependendo da região   das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade   funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá   ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da   Saúde. O número só vem atrás do total de vítimas de dor de cabeça.
 
 Praticada   com acompanhamento adequado, a atividade física age de forma   preventiva. Isso porque ela fortalece os músculos que dão sustentação à   coluna e combate a obesidade (que exige demais do esqueleto).
 
 Mas   a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo   de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura   abdominal, flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das   pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos   bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os   praticantes de corrida.
 
 O uso de tênis e palmilhas inadequados   também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos   atrás da coxa e das costas, na região lombar. E faça abdominais, porque é   a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade   durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura   lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).
  
 
  
 
       | 
    |   Hérnia de disco pode causar disfunção sexual     Posted: 30 Nov 2012 04:21 AM PST 
 A relação entre dores nas costas   e uma vida sexual sempre foi uma questão pouco discutida. Um estudo,   publicado no ano passado no J Neurosurg: Spine, focou a interferência da   hérnia de disco na qualidade de vida sexual das pessoas. Os resultados   são interessantes.    
 A pesquisa analisou 43 pessoas com média de idade de 41 anos,   entre homens e mulheres, com o objetivo de avaliar as atividades sexuais   dos portadores de hérnia de disco antes e depois de passarem por   cirurgia.
 
 O resultado mostrou que 55% dos homens e 84% das mulheres   disseram ter problemas sexuais após o aparecimento da dor motivada pela   hérnia. A disfunção mais citada foi a diminuição do desejo sexual, tanto   pelos homens, quanto pelas mulheres. Os integrantes do sexo masculino   também se queixaram de ejaculação precoce e disfunção erétil (18%).
 Os pacientes não são snalisados em seu contexto geral e suas queixas paralelas ao quadro da dor acabam ficando em segundo plano Após o tratamento, a pesquisa apontou que a frequência de relações sexuais no grupo analisado era 78% menor antes da cirurgia, quando comparado ao período em que os pacientes disseram estar sem dor.    
 Como profissional, posso dizer que o estudo mostra não só a   interferência do problema no cotidiano dos indivíduos, mas também a   necessidade de atenção e tratamento adequado. A conclusão do trabalho   mostra que os pacientes não são analisados em seu contexto geral e suas   queixas paralelas ao quadro da dor acabam ficando em segundo plano,   quando na verdade são componentes de grande importância.
 TratamentoFelizmente, esse problema é passível de solução, por meio de tratamento multidisciplinar, com medicamentos, fisioterapia   e, em situações mais complicadas, cirurgia. No caso do procedimento   cirúrgico, a tendência atual é optar por uma nova técnica minimamente   invasiva, baseada na videoeondoscopia, consagrada em países como os   Estados Unidos, Ásia e Europa, e vem sendo aplicada com bastante sucesso   também no Brasil.  Um desses novos métodos é   baseado em um corte mínimo, de cerca de um centímetro, podendo ser   realizado, em alguns casos, com anestesia local. O procedimento é   simples, tanto que o paciente pode receber alta geralmente no mesmo dia e   sair andando do hospital. O uso de técnicas tradicionais associado à   colocação de implantes deve ser analisado com cuidado e utilizado apenas   em casos extremos associados a instabilidades intensas.Abraços e até a próxima
 
 Fonte: Minha Vida      
 
 | 
    |   Benefícios da atividade física regular     Posted: 29 Nov 2012 10:56 AM PST Relata de forma simples os benefícios para as pessoas que praticam alguma atividade física, por mais simples que seja.   	Atividade física nada mais é do que qualquer movimento do corpo gerado   pela musculatura esquelética e que produza um gasto de energia maior do   que em repouso. Estas atividades, em geral, estão correlacionadas com a   melhora da saúde, tanto física como mental, e também do condicionamento   físico.   	Se a pessoa está sem realizar atividades físicas por muito tempo o   ideal é que comece bem devagar, se exercitando 30 minutos por dia pelo   menos três vezes por semana, ou se seu condicionamento físico não lhe   permite praticar uma atividades por 30 minutos contínuos, divida as   atividades em sessões de 10 à 15 minutos ao longo do dia. Exemplos de   atividades: caminhada, corrida, prática de algum esporte ou até mesmo os   afazeres domésticos.   	A atividade física pode ser dividida em exercício anaeróbio e aeróbio.   Os exercícios anaeróbios constituem movimentos de curta duração e de   alta intensidade, e com isso desenvolvem a força e a potência, por   exemplo, musculação, sprints, saltos e etc. Os exercícios aeróbios são   aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo, dessa forma,   a resistência, capacidade respiratória e consequentemente o   condicionamento físico. Exemplos: caminhar, correr, pedalar, nadar,   dançar e etc.   	Os benefícios da atividade física regular são muitos e podemos citar e explicar alguns deles:   		Para o controle do peso corporal: a prática da atividade física   regular auxilia no controle do peso, pois utiliza as calorias consumidas   em excesso e que seriam guardadas em forma de gordura como fonte de   energia para manter o corpo em movimento. Utilizar uma combinação de   exercícios aeróbios e anaeróbios ajudam na perda de peso e a tonificar   os músculos.  		Para a saúde mental: faz o corpo ter mais energia, e com isso, produz   uma sensação de bem-estar, aumenta sua alto-estima, melhora o humor e   previne o estresse, a ansiedade e a depressão. Atividades como ioga,   pilates e tai chi chuan auxiliam nesses aspectos.  		Para a saúde física: melhora o funcionamento e resistência   cardiovascular, auxilia a desenvolver músculos, ossos e articulações   mais fortes e saudáveis, melhora a flexibilidade, o equilíbrio e outras   qualidades físicas, e com isso, melhora o condicionamento físico dos   praticantes. Combinar exercícios aeróbios e anaeróbios.  		Para a saúde em geral: ajuda a controlar e reduz, consideravelmente, o   risco de desenvolver doenças crônicas como, por exemplo, diabetes,   pressão alta, doenças cardíacas, osteoporose entre outras. Combinar   exercícios aeróbios e anaeróbios.
   	DICAS:    		Não praticar nenhuma atividade sem consultar um profissional de Educação Física habilitado.  		É imprescindível analisar o seu estado de saúde com um médico antes de   se iniciar qualquer atividade física. Caso tenha alguma doença crônica,   não impedirá de se praticar atividades. O profissional de Educação   Física saberá indicar o tipo de atividade adequada para cada situação.  		Caso seja iniciante em musculação, o mais indicado é contratar um   personal trainer ou freqüentar uma academia que tenha uma profissional   graduado, pois estes saberão qual o programa de treinamentos mais   adequados para cada tipo de pessoa levando em consideração sua   limitações e nível de condicionamento.  		Para aqueles que tem medo de iniciar uma atividade ou preguiça, as   atividades em grupo auxiliam nesses aspectos. Procure praticar   atividades com familiares, amigos e colegas de trabalho, isso ajuda na   melhora do bem-estar, convívio social e aumenta a auto-estima. Aqueles   que tem apoio tem maiores chances de chegar ao sucesso.  		Estabelecer metas e objetivos a curto e longo prazo ajudam a alcançar o sucesso.
  
 
  
 
       | 
  
    
Nenhum comentário:
Postar um comentário