EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Como avaliar na Educação Física

Posted: 26 Nov 2012 03:49 AM PST


Foto: Sergio Sade
Foto: Sergio Sade 

Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a frequência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições - nem comparar os que têm "veia" de campeão com os que não têm. Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes. "O mais indicado é não utilizar um só padrão para todos, mas fazer um diagnóstico inicial para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um", resume Alexandre Moraes de Mello, diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em fichas, a evolução 

Cleverson da Silva, professor do Colégio Estadual Núcleo Social Yvone Pimentel, em Curitiba, sempre verifica a condição física de seus alunos. No começo de 2002 ele notou que Karoline Pialecki, da 6ª série, tinha pouca flexibilidade para a idade e as condições físicas. Silva deu alongamentos em todas as aulas e, em agosto, repetiu o teste (fotos ao lado). A menina tinha evoluído 11 pontos. "Hoje o passatempo dela e das amigas é fazer exercícios na hora do intervalo", diz. Para perceber os avanços de cada aluno, Silva criou fichas em que anota a evolução aula por aula. Outros instrumentos muito úteis são relatórios, dinâmicas, redações e auto-avaliações.


O caminho das pedras

Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Exemplos: descobrir o próprio corpo para utilizá-lo melhor em atividades motoras básicas (correr, saltar) ou específicas (passes no basquete ou handebol, chutes no futebol) e compreender e respeitar as regras de um jogo e agir cooperativamente.

As primeiras aulas funcionam como referência, para que o professor faça a análise inicial da turma, observando e registrando as características de cada estudante. Independentemente de o grupo conhecer ou não a atividade, é preciso explicar, desde o início, os motivos pelos quais ela faz parte do programa, quais os movimentos, as capacidades e as habilidades que serão trabalhados e que aspectos serão avaliados, coletiva e individualmente. "O estudante precisa conhecer quando e como será julgado", explica Caio Martins Costa, consultor na área de Educação Física do Colégio Friburgo, em São Paulo.

Prazer de ver avançar quem tem pouca aptidão

É comum o professor de Educação Física encher os olhos quando vê alunos habilidosos nos esportes. Alexandre Moraes de Mello propõe olhar também de modo inverso.

"A criança com pouca vivência motora é a mais importante para o trabalho docente, justamente porque representa um desafio", diz. Com esse tipo de estudante é preciso aplicar métodos adequados para trabalhar suas dificuldades específicas. Mello afirma que agir dessa maneira compensa, pois o prazer de ver o crescimento do estudante não tem preço.


Como fazer a montagem de Plano de Aula

Posted: 25 Nov 2012 11:50 PM PST


Planejamento
- Plano de ensino (plano anual)
- Plano de unidade (bimestre, trimestre ou semestre)
- Plano de aula

Educação infantil (0 a 6 anos):
à ginástica geral (habilidades motoras básicas);
- engatinhar, caminhar, correr, saltar, arremessar;
- cores, música, números.
Desenvolvendo: cognitivo, afetivo e psicomotor.
 
Ensino Fundamental – Séries iniciais (dos 7 aos 10 anos):
à psicomotricidade (coordenação, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, noção óculo-manual, noção óculo-pedal, combinações).
- jogos pré-desportivos.
 
Ensino Fundamental – Séries finais (dos 11 aos 14 anos):
à iniciação esportiva;
- especificar o gesto motor de cada esporte.
 
Ensino Médio (dos 14 aos 17 anos):
à específica, aperfeiçoar os esportes.
 
 
Estrutura básica do Plano de aula
Dados de identificação
Objetivo geral
Objetivos específicos
1. Parte inicial (aumentar a frequência cardíaca, mobilidade articular) – 5 a 10 minutos.
2. Parte principal (jogos recreativos, jogos pré-desportivos e outros) – 4 a 6 exercícios
3. Parte final (diminuição da frequência cardíaca, volta à calma) – jogos sensoriais – 5 a 10 minutos.
 
 

Dados de um plano de aula
 
 
Plano de aula
 
 
Dados de identificação (fictícios)
Nome da escola:                                                   faixa etária:                              sexo:
 
Material
Local:
Duração: 50 minutos
 
Objetivo geral
 
Objetivos específicos
 
1. Parte inicial (aquecimento) – 5 a 10 minutos
2. Parte principal – 30 a 40 minutos
3. Parte final (volta à calma) – 5 a 10 minutos
 
Atividades
Formação: Livre
                 Coluna
                 Fileira
                 Círculo
Posição inicial
Desenvolvimento
Posição final
 

Exemplo de verbos utilizados na descrição dos objetivos do plano de aula:

Objetivo geral
Objetivos específicos
Domínio psicomotor
 
Perceber
Executar
Desenvolver
Trabalhar
Domínio cognitivo
 
Conhecer
Compreender
Analisar
Avaliar
Domínio afetivo
 
Responder
Valorizar
Organizar
Participar
Domínio cognitivo
 
Identificar
Relacionar
Comparar
Domínio psicomotor
 
Perceber
Demonstrar
Executar
Adquirir


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