Notícias da Educação Física |
Como avaliar na Educação Física Posted: 26 Nov 2012 03:49 AM PST Foto: Sergio Sade Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a frequência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições - nem comparar os que têm "veia" de campeão com os que não têm. Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes. "O mais indicado é não utilizar um só padrão para todos, mas fazer um diagnóstico inicial para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um", resume Alexandre Moraes de Mello, diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em fichas, a evolução Cleverson da Silva, professor do Colégio Estadual Núcleo Social Yvone Pimentel, em Curitiba, sempre verifica a condição física de seus alunos. No começo de 2002 ele notou que Karoline Pialecki, da 6ª série, tinha pouca flexibilidade para a idade e as condições físicas. Silva deu alongamentos em todas as aulas e, em agosto, repetiu o teste (fotos ao lado). A menina tinha evoluído 11 pontos. "Hoje o passatempo dela e das amigas é fazer exercícios na hora do intervalo", diz. Para perceber os avanços de cada aluno, Silva criou fichas em que anota a evolução aula por aula. Outros instrumentos muito úteis são relatórios, dinâmicas, redações e auto-avaliações.
Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Exemplos: descobrir o próprio corpo para utilizá-lo melhor em atividades motoras básicas (correr, saltar) ou específicas (passes no basquete ou handebol, chutes no futebol) e compreender e respeitar as regras de um jogo e agir cooperativamente. É comum o professor de Educação Física encher os olhos quando vê alunos habilidosos nos esportes. Alexandre Moraes de Mello propõe olhar também de modo inverso. | ||||||||||
Como fazer a montagem de Plano de Aula Posted: 25 Nov 2012 11:50 PM PST Planejamento - Plano de ensino (plano anual) - Plano de unidade (bimestre, trimestre ou semestre) - Plano de aula Educação infantil (0 a 6 anos):à ginástica geral (habilidades motoras básicas); - engatinhar, caminhar, correr, saltar, arremessar; - cores, música, números. Desenvolvendo: cognitivo, afetivo e psicomotor. Ensino Fundamental – Séries iniciais (dos 7 aos 10 anos): à psicomotricidade (coordenação, equilíbrio, lateralidade, noção espacial, noção óculo-manual, noção óculo-pedal, combinações). - jogos pré-desportivos. Ensino Fundamental – Séries finais (dos 11 aos 14 anos): à iniciação esportiva; - especificar o gesto motor de cada esporte. Ensino Médio (dos 14 aos 17 anos): à específica, aperfeiçoar os esportes. Estrutura básica do Plano de aula Dados de identificação Objetivo geral Objetivos específicos 1. Parte inicial (aumentar a frequência cardíaca, mobilidade articular) – 5 a 10 minutos. 2. Parte principal (jogos recreativos, jogos pré-desportivos e outros) – 4 a 6 exercícios 3. Parte final (diminuição da frequência cardíaca, volta à calma) – jogos sensoriais – 5 a 10 minutos. Dados de um plano de aula Plano de aula Dados de identificação (fictícios) Nome da escola: faixa etária: sexo: Material Local: Duração: 50 minutos Objetivo geral Objetivos específicos 1. Parte inicial (aquecimento) – 5 a 10 minutos 2. Parte principal – 30 a 40 minutos 3. Parte final (volta à calma) – 5 a 10 minutos Atividades Formação: Livre Coluna Fileira Círculo Posição inicial Desenvolvimento Posição final Exemplo de verbos utilizados na descrição dos objetivos do plano de aula:
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