EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Tabagismo deteriora o cérebro, aponta estudo

Posted: 29 Nov 2012 12:12 AM PST


Um estudo realizado por pesquisadores do King?s College London, no Reino Unido, descobriu que fumar não só afeta artérias e pulmões como ainda deteriora o cérebro. Isso gera dificuldade para aprender, arquivar informações e desenvolver raciocínios lógicos. A descoberta, publicada segunda-feira (26) no periódico Age and Ageing, mostra que os perigos a que os adeptos do tabagismo estão expostos vão muito além do corpo, danificando também a mente.

A pesquisa envolveu 8.800 pessoas com idade superior a 50 anos. Todas relataram informações sobre o estilo de vida que levavam e foram submetidas a testes para avaliar as suas condições mentais. Dois dos exercícios aplicados foram quantas palavras cada voluntário era capaz de aprender e quantos animais diferentes conseguiam citar em determinado tempo. Os testes foram realizados novamente quatro e oito anos depois.

Os resultados mostraram que fumantes apresentaram um declínio mental mais acentuado do que não fumantes no período do estudo. Além disso, pessoas que sofreram declínio cognitivo também apresentavam uma probabilidade maior de ter um ataque cardíaco ou AVC. Isso acontece porque a perda de memória e de outras funções cerebrais está diretamente ligada ao envelhecimento, o que prejudica as atividades e o bem-estar do indivíduo.

Uma em cada três pessoas acima dos 65 anos irá desenvolver demência ao longo da vida. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode reduzir esse risco ou prorrogar tal condição. Por essa razão, especialistas reforçam a necessidade de manter a saúde e o bem-estar em dia.

Pare de fumar

Como se o declínio mental já não fosse motivo bom o bastante para largar o vício, listamos abaixo outros prejuízos a que o hábito de fumar expõe seus adeptos.

Olfato e paladar
Os agentes químicos presentes no cigarro são altamente irritantes para a mucosa bucal, promovendo alterações nas papilas gustativas que diminuem a percepção do gosto do alimento. A mucosa olfativa também não é poupada, pois o aumento da temperatura provoca lesões que alteram o olfato.

Visão
O risco de desenvolver catarata é duas vezes maior entre tabagistas, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Já a chance de sofrer de degeneração macular, problema relacionado à idade, é três vezes maior.

Doenças gastrointestinais
As alterações do paladar afetam a digestão e a nicotina, por sua vez, diminui o poder de contração do estômago, gerando irritação. O resultado é uma maior propensão a sofrer refluxo, cujo principal sintoma é a azia.

Câncer de boca
Aproximadamente 95% dos casos de câncer de boca estão ligados ao hábito de fumar. Isso porque o cigarro é composto por nada menos do que 60 substâncias cancerígenas. Vale lembrar que laringe, esôfago e pulmão também ficam expostos a esses componentes.


Tome cuidados especiais no pós-operatório na boca

Posted: 28 Nov 2012 11:50 PM PST

Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas. Foto: Shutterstock

 

É difícil alguém passar ileso na vida sem uma extração dentária. Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório. "Importantíssimo como os cuidados na cirurgia, o pós-operatório tem efeitos nos resultados finais", diz o cirurgião-dentista, Milton Sabino.
 
Além da dor, o inchaço é incômodo, mas há meios para amenizar esses sintomas. A cicatrização pode demorar em torno de 30 a 60 dias, mas depois de uma semana o ferimento já está um pouco mais protegido por uma membrana. "Os cuidados são básicos e o paciente deve seguir as orientações do dentista para que os resultados sejam satisfatórios", afirma Milton. 
 
Cuidados básicos
1 - Tomar medicamentos indicados e nos horários determinados. Se necessário, coma algo leve e tome os medicamentos de 20 a 30 minutos depois.
 
2 - Mantenha repouso e não fale muito. Isso evita a ruptura das suturas (pontos).
 
3 - Faça uso de gelo no local para ajudar contra o processo inflamatório e evitar inchaço e dor.
 
4 - Evite exposição ao sol ou temperaturas elevadas, pois podem causar hemorragias.
 
5 - Evite bochechos nas primeiras 72 horas após a extração, principalmente quando se faz uso de membranas e películas para preservação óssea. O indicado é apenas colocar a água na boca e deixá-la escorrer no ralo. O esforço para cuspir também pode ser prejudicial.
 
6 - Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e evite alimentos duros, fibrosos e ácidos. Alimentos quentes podem aumentar a chance de sangramento. Opte por sorvetes para amenizar a dor e também parar o sangramento pós-cirúrgico.
 
7 - Mesmo com o receio de ter sofrido uma cirurgia, manter a higiene bucal é fundamental, com escovação, fio dental e outros produtos indicados pelo seu dentista.


Tai chi chuan pode ajudar a combater os males da vida moderna

Posted: 28 Nov 2012 11:46 PM PST



Se você está precisando aliviar as tensões e recarregar as energias, uma boa dica é fazer tai chi chuan. A prática milenar chinesa tem reflexo direto na saúde física, mental e espiritual, além de contribuir para a longevidade.

Segundo especialistas, o tai chi chuan como a arte da defesa contra os males da vida moderna e garante que após uma semana de exercícios, o praticante já sente os benefícios, principalmente na melhora do sono. Segundo ele, a prática atua na prevenção de estresse, depressão, hipertensão e osteoporose, entre outras doenças.

Também ajuda no equilíbrio da energia vital, por meio da respiração tranqüila e harmoniosa. Estudiosos explicam que o tai chi chuan movimenta todo o corpo, levando os músculos e os ossos a se fortalecerem.

Os exercícios suaves e de baixo impacto proporcionam excelente flexibilidade, preservando e ampliando a mobilidade das juntas. A prática também traz benefício para a coordenação motora das crianças.

Por Solange Bagdadi


Número de mortes por dengue cai 49% este ano no Brasil

Posted: 28 Nov 2012 11:37 PM PST


O Brasil registrou nos dez primeiros meses deste ano 247 mortes por dengue, uma redução de 49% frente às 481 do mesmo período de 2011, segundo um relatório epidemiológico divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

O número de casos graves da doença caiu 64%, de 10.507 entre janeiro e outubro do ano passado para 3.774 nos dez primeiros meses de 2012, de acordo com o estudo.

A essa diminuição contribuíram especialmente as medidas adotadas no Rio de Janeiro, estado no qual a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é endêmica e onde o número de casos graves passou de 3.783 em 2011 para 891 em 2012.

Em comparação com 2010 o número de casos graves caiu 78% e o de mortes 62%.

Da mesma forma, o número total de casos notificados caiu 22%, de 727.803 nos dez primeiros meses de 2011 para 565.510 em 2012.

Segundo o estudo, o número de hospitalizações por casos de dengue diminuiu 38%, de 72.091 entre janeiro e setembro de 2011 para 44.569 nos nove primeiros meses de 2012.

Isto gerou para o Estado uma economia de R$ 11,7 milhões em despesas de atendimento aos doentes.

De 1.239 cidades analisadas pelo Ministério da Saúde em seu último estudo sobre infestação do mosquito transmissor da dengue, 77 foram consideradas em situação de risco para a doença, 375 em estado de alerta e 787 fora de perigo.

Nas 77 cidades em situação de risco, nas quais vivem 5,7 milhões de habitantes, foram achadas larvas do mosquito transmissor em mais de 3,9% das casas visitadas.

O Ministério da Saúde atribuiu a baixa da incidência da doença às medidas adotadas para agilizar o diagnóstico e o tratamento dos doentes, e a uma maior conscientização da população sobre a necessidade de evitar a proliferação do mosquito.



Nenhum comentário: