EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Artigo: Envelhecimento e prática de atividade física: a influência do gênero.

Posted: 09 Nov 2012 01:12 AM PST


Resumo

O objetivo foi investigar as relações entre prática de atividade física e gênero em pessoas de 50 a 79 anos (743 mulheres e 246 homens), praticantes de atividades físicas em locais com supervisão da prática de atividades(LCS) e locais sem supervisão profissional(LSS), em Campinas/SP. Foi aplicado questionário com questões abertas e fechadas, sendo realizadas análises descritivas e Teste Qui-quadrado, considerando-se p-valor  0,05. Nos LCS as mulheres eram maioria (88,7%). Nos LSS os percentuais foram semelhantes para homens(49,7%) e mulheres(50,3%). A maioria dos homens praticava atividade física nos LSS e foram classificados como suficientemente ativos (SA) em todas as faixas etárias. As mulheres tiveram 52,0% de insuficientemente ativos (IA) e SA (48,0%). As diferenças que envolvem a prática de atividade física, envelhecimento e gênero podem ser parcialmente explicadas numa análise histórico-social. É inegável que essas diferenças devem ser consideradas no planejamento, operacionalização e avaliação dos programas direcionados a essa população.

Texto completo: PDF

Autores:
Rosane Beltrão da Cunha Carvalho, Vera Aparecida Madruga


Artigo: Efeito da recuperação na máxima fase estável de lactato sanguíneo.

Posted: 09 Nov 2012 01:11 AM PST


Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a potência correspondente à máxima fase estável de lactato sanguíneo determinada de forma contínua (MLSSC) e intermitente com recuperação ativa (MLSSI). Dez ciclistas treinados do sexo masculino (25 ± 4 anos; 72,5 ± 10,6 kg e 178,5 ± 4,0 cm), realizaram os seguintes testes, em um cicloergômetro: 1) incremental até a exaustão voluntária para a determinação da potência máxima (Pmax); 2) dois a cinco testes submáximos de carga constante para determinar a MLSSC, e; 3) dois a três testes submáximos de carga constante, consistindo de oito repetições de quatro minutos, com dois minutos de recuperação a 50% Pmax para determinar a MLSSI. A MLSSC (273,2 ± 21,4 W) foi significantemente menor do que a MLSSI (300,5 ± 23,9 W). Com base nestes resultados, verifica-se que o modelo de exercício intervalado utilizado permite um aumento de aproximadamente 10% na intensidade correspondente à MLSS.

Texto completo: PDF

Autores:

Mariana Rosada de Souza, Luis Fabiano Barbosa, Renato Aparecido Corrêa Caritá, Benedito Sérgio Denadai, Camila Coelho Greco


Nenhum comentário: