EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Ginástica Laboral na Micro e Pequena Empresa

Posted: 13 Dec 2012 12:19 AM PST


A Ginástica Laboral muitas vezes remete à imagem de uma grande indústria, com inúmeros funcionários realizando exercícios em uma área mais ampla e arejada. De fato, essa é a realidade que vem acontecendo em várias empresas que já implementaram o programa, porém, essa prática não deve ser subestimada pelas micro e pequenas empresas, muitas vezes o bem estar dos funcionários pode estar em uma simples questão de postura.

 

Alongamento em frente ao Computador



A ergonomia é fator fundamental em qualquer atividade. Manter uma postura inadequada durante anos a fio pode trazer consequências graves aos funcionários e uma queda significativa na produtividade. Por outro lado, orientar funcionários a manter uma postura mais saudável no ambiente de trabalho não é tarefa das mais difíceis, pelo contrário, são atitudes simples que fazem toda a diferença:

Trabalhando sentado? Apoie ambos os pés no chão

A mania de cruzar as pernas ou de manter os pés esticados pode prejudicar não só a coluna como também alguns orgãos vitais. Mantenha-se sentado sempre com ambas as plantas dos pés apoiadas no chão, desse modo você forçara sua coluna a uma posição mais ereta.

E por falar em coluna:

Fique de olho na "corcunda". Esse tipo de postura pode espremer os rins, causando as famosas "pedras". Manter uma postura reta é a chave aqui.

Alongue:

Faça intervalos regulares para movimentar e ativar a circulação sanguínea.

Portanto fica a dica aos empresários em geral, que é possível trazer a realidade dos programas de qualidade de vida também à pequena empresa, e que a mesma possa servir de mecanismo de trasformação positiva das situações de trabalho e traga à pequena empresa o diferencial econômico-gerencial que tanto necessita para sobreviver nos dias atuais.

Manter a saúde de seus funcionários é algo muito menos oneroso e custoso que remediar uma situação agravada ao longo dos anos. 


Fumo durante a gravidez triplica risco de meningite nos bebês

Posted: 12 Dec 2012 05:13 AM PST


Cientistas estimam que mais de 600 crianças por ano no Reino Unido desenvolvem meningite como resultado do fumo dos pais
Cientistas estimam que mais de 600 crianças por ano no Reino Unido desenvolvem meningite como resultado do fumo dos pais

Fumar durante a gravidez pode triplicar o risco de o bebê desenvolver meningite, de acordo com pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A pesquisa sugere ainda que crianças expostas à fumaça passiva de cigarros dentro de casa são duas vezes mais propensas a ter a doença mortal. Segundo os investigadores, o fumo passivo gradualmente enfraquece o sistema imunológico das crianças tornando-as mais suscetíveis à meningite.

"Nós estimamos que cerca de 630 casos de doença meningocócica invasiva da infância a cada ano são diretamente atribuíveis à fumaça passiva no Reino Unido. Embora não possamos ter certeza exatamente como o fumo do tabaco afeta estas crianças, os resultados deste estudo apontam para evidências consistentes dos danos adicionais de fumar perto de crianças e durante a gravidez, e, portanto, encoraja pais e familiares a não fumar em casa ou em torno das crianças", afirma a líder da pesquisa Rachael Murray.

Murray e seus colegas analisaram 18 estudos que examinaram a ligação entre o fumo passivo e o risco de meningite.

Eles descobriram que as crianças expostas ao fumo passivo em casa foram duas vezes mais propensas a desenvolver a doença. Os menores de cinco anos foram ainda mais vulneráveis, estando duas vezes e meia mais em risco.

As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez tinham três vezes mais chances de adoecer de meningite.

Nos últimos anos, uma série de estudos tem mostrado o tabagismo passivo aumenta o risco de meningite em crianças. No entanto, a equipe ressalta que este é um dos primeiros a mostrar a ligação da doença com o fumo durante a gravidez.

Os resultados deste último estudo implicam que este processo começa quando o bebê ainda está no útero.

Meningite

A meningite é causada por uma infecção das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Se não for tratada rapidamente, pode causar danos cerebrais e danos nos nervos.

Os sintomas incluem dor de cabeça intensa, erupção cutânea, vômitos, alta temperatura e aversão à luz.


Caminhada ajuda a reduzir risco de derrame às mulheres

Posted: 12 Dec 2012 05:06 AM PST



Um estudo americano constatou que mulheres que costumam fazer caminhadas diariamente têm menos risco de desenvolver um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A atividade diminui também as formas do AVC: isquêmica e hemorrágica. Os cientistas observaram as várias formas de caminhadas e constataram que as que andaram mais de duas horas tiveram risco 30% menor, em comparação com as que não faziam atividade física.

Praticar atividade física como a caminhada reduz também o risco de doenças cardiovasculares. Ela melhora a circulação sanguínea e com isso o fluxo sanguíneo no cérebro.

O AVC é uma doença que se caracteriza pelo déficit neurológico, causado pelo distúrbio na circulação cerebral. No caso do acidente vascular isquêmico, ele consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região do cérebro. O hemorrágico é quando há sangramento no local do cérebro.


Ar condicionado e Asma

Posted: 12 Dec 2012 04:08 AM PST


O uso do ar condicionado pode trazer algumas desvantagens para a saúde. Uma delas é o fato de que tais aparelhos têm como função o resfriamento, o que acaba por tornar o ar seco. O corpo humano procura então se umidificar e se aquecer, sobrecarregando o sistema respiratório. O resultado pode ser a tosse e a coriza. Além disso, alergias podem estar associadas ao uso do ar condicionado.

Existem dois tipos de aparelhos: os periféricos, que são presos à parede e utilizados em ambientes pequenos como salas e residências, e o ar condicionado central que é aquele usado em grandes espaços como empresas, cinemas etc. O ar em aparelhos centrais sai através de dutos. No caso de pacientes asmáticos, a exposição em ambientes em que é utilizado o ar condicionado periférico acarreta menos problemas. Já aparelhos centrais muitas vezes não recebem manutenção periódica, sendo associados à proliferação de fungos e bactérias. É importante limpá-lo periodicamente para evitar doenças mais graves como a pneumonia.

O uso do ar condicionado, no entanto, não precisa ser evitado. Algumas dicas podem facilitar o convívio mais saudável com o aparelho, como, por exemplo, lavar seu filtro semanalmente, manter os ambientes limpos e fazer a manutenção periódica do aparelho. Fora isso, acostumar-se a beber água e líquidos durante o dia e arejar os ambientes diariamente ajuda. O principal, no entanto, é manter a asma controlada, assim o ar condicionado não o incomodará.


Nenhum comentário: