EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Dormir 10 horas por dia combate mais a dor do que analgésicos

Posted: 05 Dec 2012 02:43 AM PST


  Os cientistas estudaram 18 voluntários durante quatro noites  Foto: Ana Branco/02-08-2012

Os cientistas estudaram 18 voluntários durante quatro noites Ana Branco/02-08-2012

RIO - Cientistas dizem que 10 horas de sono por noite, ao contrário das recomendadas oito, é mais eficaz na redução de dores do que analgésicos. É que garantem pesquisadores do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos.

Os cientistas estudaram 18 voluntários durante quatro noites e descobriram que as pessoas com mais horas de sono são capazes de manter o dedo sobre um fonte de calor por 25 segundos a mais do que os que dormem segundo o padrão. Os resultados foram ainda mais benéficos em relação a estudo anterior com indivíduos que ingeriram 60mg de codeína, conhecido analgésico

Os resultados, combinados com dados de pesquisas anteriores, sugerem que sensibilidade à dor em pessoas cansadas se deve à sonolência.

— Nossos dados sugerem a importância de um sono adequado para diversas condições de dor crônica ou em preparação para procedimentos cirúrgicos — disse Timothy Rogers, um dos autores do estudo, ao jornal britânico The Daily Telegraph. — Ficamos surpresos com a magnitude da redução de sensibilidade às dores, quando comparadas à redução gerada pela codeína.

Estudos anteriores sugeriram que a falta de sono está ligada à dor crônica em mulheres. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Trondheim, na Noruega, por sua vez, concluíram que mesmo os que tinham pequenos problemas com sono já apresentavam o dobro de risco para dores. Para completar, dois terços das pessoas com dor crônica nas costas também sofriam com distúrbios para dormir.

Pesquisadores do Hospital Henry Ford, no entanto, garantem que o estudo mais recente foi o primeiro a sugerir que o sono prolongado em voluntários privados pode diminuir a sensibilidade à dor.


Homens que escovam os dentes têm menos chances de ter problemas de ereção

Posted: 05 Dec 2012 02:31 AM PST


Getty Images Disfunção erétil e periodontites crônicas em humanos têm fatores de risco semelhantes

Homens que escovam os dentes regularmente — reduzindo, assim, o risco de doenças de gengiva — têm menos chances de sofrer disfunção erétil do que aqueles que não se preocupam tanto com a higiene bucal.

Cientistas turcos descobriram que aqueles que sofrem de inflamações na gengiva têm três vezes mais chances de ter problemas para conseguir ficar excitado.

O estudo, de acordo com o site do jornal Daily Mail, comparou 80 homens entre 30 e 40 anos com disfunção erétil com um grupo de 82 homens sem problemas de ereção. Enquanto no grupo de homens com disfunção erétil, 53% tinham gengivas inflamadas, no outro eram apenas 23%.

Quando os resultados foram ajustados com outros fatores, como idade, IMC (índice de massa corpórea), renda e nível educacional, os homens com problemas periodontais severos eram 3,29 vezes mais propensos a sofrer problemas de ereção do que aqueles com gengivas saudáveis.

O médico turco responsável pela pesquisa, Dr. Faith Oguz, explicou:

— Disfunção erétil e periodontites crônicas em humanos têm fatores de risco semelhantes, como avanço da idade, tabagismo, diabetes e doença arterial coronária. (...) Trata-se de um problema de saúde pública que afeta a qualidade de vida de cerca de 150 milhões de homens e seus pares.


Entenda as causas da boca seca

Posted: 05 Dec 2012 02:28 AM PST


Mais da metade dos americanos sofrem de boca seca (xerostomia) devido ao uso de alguns medicamentos, doenças autoimunes, a terapias de tratamento do câncer e ao envelhecimento natural. A boca seca ocorre devido à falta de fluxo salivar normal. A boca seca pode afetar pessoas de qualquer idade e deve ser monitorada para não causar efeitos mais sérios na cavidade oral.
 
Qual a causa? 
A boca seca pode ocorrer como resultado do uso de medicamentos vendidos com receita médica como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antieméticos, antipsicóticos, sedativos e descongestionantes, entre outros. O uso prolongado de medicamentos de venda livre também pode causar boca seca. As pessoas que se submetem a cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem sentir a boca seca. A terapia de radiação, quando aplicada na região da cabeça e pescoço, tem efeitos mais significativos relacionados com a boca seca, em comparação com cirurgia e quimioterapia. Após terapia de radiação aplicada na região da cabeça e do pescoço, as glândulas salivares irradiadas produzem pouca ou nenhuma secreção salivar e a boca seca pode tornar-se um grande desconforto para os pacientes com câncer oral e da faringe. 
 
Outros exemplos de pessoas susceptíveis à xerosotomia são aquelas que sofrem de doenças auto-imunes como a síndrome de Sjögren, caracterizada por olhos secos, boca seca e doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, polimiosite ou doença mista do tecido conectivo). As pessoas que têm diabetes tipo I, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase e doença inflamatória intestinal, fibrose cística também podem apresentar a boca seca.
 
A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2).
 
Sintomas da boca seca 
Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca:
 
- Secura na boca e na garganta
- Saliva mais viscosa
- Aumento de infecções bucais e da faringe.
- Crescimento da placa bacteriana
- Mau hálito
- Úlceras na boca
- Alteração do paladar
- Aparecimento ou evolução da doença cárie
- Desenvolvimento de doença gengival e/ou periodontal
- Dificuldade na fala e deglutição
- Tratamento da boca seca 
 
Se a sua boca seca for causada por remédios vendidos sob receita, seu médico pode reavaliar o tipo de medicamento que você está tomando e eliminar ou ajustar a dosagem daqueles que causam o problema. Os sprays de saliva artificial podem ser usados para ajudar a umedecer a boca e aumentar o fluxo de saliva. Seu médico também pode prescrever pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Você também pode decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca. Antissépticos orais na forma de enxaguatórios também são indicados como anti-microbianos para controlar a placa bacteriana ou auxiliar no tratamento de infecções bucais. 
 
Entre os recursos que podem ser utilizados em casa para combater a boca seca estão a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com um creme dental com flúor, o uso diário de fio dental, a ingestão de água ou líquidos não açucarados nas refeições e o uso de balas ou gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo salivar. Procure não respirar pela boca, pois isso aumenta o efeito da boca seca.
 
Consulte o seu médico e dentista se estiver sofrendo desse problema e monitore os medicamentos que você toma e o que você come ou bebe.
 

Atividade física melhora o desempenho profissional

Posted: 05 Dec 2012 02:23 AM PST


Um estudo do Colégio Americano de Medicina Esportiva constatou que a pessoa que pratica atividade física tem um melhor desempenho no trabalho. A observação já tinha sido notada também em crianças americanas.

Aqueles que praticavam esportes tinham um desempenho melhor na escola. A explicação é simples. De acordo com o estudo, a prática de esporte melhora o desempenho no cérebro.

Atividades como correr, nadar, pedalar, ou qualquer outra que exija desempenho cardiovascular, alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais.

Os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas. Essa comunicação deixa o ser humano mais atento e com o raciocínio mais rápido.

Musculação para artrose

Posted: 04 Dec 2012 09:16 AM PST


Foto:Divulgação

Doença reumática mais comum na população com mais de 65 anos, a osteoartrite, também conhecida como artrose ou osteoartrose, é uma das causas mais frequentes de dores articulares entre idosos. Até poucos anos considerada uma doença progressiva e sem possibilidade de tratamento, hoje a medicina sabe que a osteoartrite pode ter seus efeitos reduzidos com a prática de exercícios físicos regulares sob orientação especializada.

Estudos médicos mostram que a prática regular de atividades físicas pode alterar a evolução da doença, reduzindo os sintomas e melhorando a funcionalidade. O princípio é simples: fortalecendo o aparelho musculoesquelético dos idosos, é possível controlar a dor, devolver ao indivíduo a independência de movimentos e garantir melhor qualidade de vida.
Quem sofre de osteoartrite pode fazer exercícios de musculação (resistido), aeróbicos e de flexibilidade. Recomenda-se para idosos a prática de musculação em aparelhos com sistemas de alavanca, em função do maior conforto e segurança. Para iniciantes, é aconselhável o trabalho de fortalecimento e consciência corporal com acompanhamento de profissionais qualificados e em academias ou clínicas especializadas.
A realização de movimentos perfeitos é fundamental para o treino. A técnica correta, assim como o controle do movimento em toda a sua amplitude, são fatores decisivos para evitar lesões articulares e musculares. O treino aeróbico pode ser realizado com caminhadas, desde que o idoso tenha força muscular suficiente, a fim de evitar desequilíbrios e quedas durante a prática. A alternativa é o treino em bicicletas ergométricas ou outros equipamentos que reduzam o impacto sobre as articulações.
Entretanto, faço questão de alertar: em grupos com características especiais, como idosos e portadores de osteoartrite, é fundamental o acompanhamento de profissionais das áreas de Saúde e de educação física com formação específica para este atendimento. É esta supervisão de um profissional qualificado que garantirá a realização dos exercícios com segurança cardiovascular e evitará lesões. 
 
* Dra. Janise Lana Leite é médica geriatra, especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, e diretora da Estação do Exercício e Saúde, especializada em musculação para idosos. 
 

Flacidez em braços "emagrecidos"

Posted: 04 Dec 2012 04:26 AM PST

O problema dos braços flácidos, o do tchauzinho, incomoda muito as mulheres, ainda mais na época do Verão que os braços ficam à mostra. Algumas regiões do corpo, após o emagrecimento, podem afinar, mas a flacidez continua, como a parte interna das coxas e dos braços, devido essas áreas terem menos músculos e acumularem mais gordura, dificultando o enrijecimento por meio de exercícios.

Em qualquer idade, seja aos 20, 30, 40 anos ou mais, a perda da força muscular nessas regiões do corpo pode aparecer. Se a pessoa não cultivou hábitos saudáveis, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, o quadro de flacidez tende a se agravar com o passar do tempo. Nesse caso, é preciso recorrer à cirurgia plástica para retirar o excesso de pele. Localizado na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, o tríceps, quando com acúmulo de gordura faz com que essa região balance ao menor movimento pela falta natural de tonicidade e pela propensão de acúmulo de gordura. 

Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e Gestão da Idade, isto se deve devido ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de sobrepeso ou perda de elasticidade da pele por causa da idade. Assim, as pessoas com o tempo vão ficando com a região do músculo tríceps mais flácido e isso incomoda esteticamente, principalmente as mulheres. 

A Dra. Edith explica que um dos caminhos para resolver esse problema é a técnica do Fio Lifting (elevação) com o fio de polipropileno, pois é um tratamento considerado eficaz e que está despertando o interesse em todo o mundo, por ser minimamente invasivo e apresentar efeitos bem sucedidos, pois o material é bem aceito quando está em contato com a pele. 

Uma outra opção é o Happy Lift, à base de caprolactone um fio absorvido pelo organismo, possui ácido hialurônico e é capaz de estimular a produção de colágeno (proteína que constitui os tecidos de sustentação da pele). Uma das grandes vantagens deste fio é que ele não é sentido por palpação por ser absorvido e o pós-operatório é menos desconfortável. 

Essa cirurgia pode ser feita com anestesia local, porém se o paciente apresentar ansiedade ou nervosismo poderá ser sedado. "Quem olha para o braço de uma pessoa, que passou por essa cirurgia, acredita que ela deve ter malhado muito na academia", afirma Dra. Edith. 

O pós-operatório é bastante tranquilo. O paciente já pode fazer algum movimento no dia seguinte, desde que não seja com força, não deverá fazer musculação nem pegar peso e nem elevar os braços para cima durante um período. 

"É um procedimento que está sendo conhecido agora, já temos resultados muito satisfatórios, realmente fica muito estético, aumenta a autoestima do paciente, que pode utilizar roupas de banho sem a preocupação de esconder a cicatriz que é mínima. A procura ainda é maior pelas mulheres", esclarece a médica. 

As cirurgias com fios são indicadas também para a correção da face, do umbigo, coxas e nádegas, além da complementação do lifting, que é a cirurgia do rejuvenescimento, para paralisia facial e, principalmente, pacientes idosos, cardiopatas ou diabéticos. 

Este procedimento é indicado para pacientes de menor e maior faixa etária, ou simplesmente para aqueles que não querem ser submetidos às cirurgias convencionais com corte, internação, anestesia geral e muito tempo para se restabelecer. A Dra. Edith Horibe explica que a anestesia é superficial e aplicada apenas no trajeto desenhado. 

Um outro recurso tecnológico utilizado pela médica é a Radiofrequência, as aplicações não são invasivas, produzem uma retração no colágeno através de seu aquecimento, promovendo sua remodelação e melhorando a tão temida flacidez de pele, tanto corporal quanto facial. 

"Com o SPECTRA conseguimos excelentes resultados, uma vez que ele produz efeito térmico através das manoplas que aplicam tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal, como no caso da flacidez cutânea, fibroses, celulite, envelhecimento e até gordura localizada. Não é um tratamento invasivo, nem dolorido e alcança resultados rápidos e bem positivos", explica Dra Edith. 

Portanto, para o músculo do "tchauzinho" não despencar e já que muitas mulheres não são fãs dos exercícios dos braços, com receio de deixá-las masculinizadas com o fortalecimento do tríceps, a cirurgia plástica é a melhor opção.

Correr com orientação adequada diminui a dor nas costas

Posted: 30 Nov 2012 04:22 AM PST


A dor nas costas é um termo popular para um trio de problemas bem conhecido da Medicina: a lombalgia, a cervicalgia e a dorsalgia. O nome identifica a região das costas em que o desconforto aparece: na coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril); na coluna cervical (região do pescoço) ou na coluna dorsal (o meio da coluna,respectivamente.

Dependendo da região das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional. Cerca de 80% da população, em todo o mundo, já teve ou irá ter dor nas costas ao longo da vida segundo a Organização Mundial da Saúde. O número só vem atrás do total de vítimas de dor de cabeça.

Praticada com acompanhamento adequado, a atividade física age de forma preventiva. Isso porque ela fortalece os músculos que dão sustentação à coluna e combate a obesidade (que exige demais do esqueleto).

Mas a falta de orientação pode transformar até os atletas saudáveis em alvo de algum problema nas costas. Excesso de peso, excesso de gordura abdominal, flacidez abdominal, encurtamento da musculatura posterior das pernas, encurtamento e/ou fraqueza da musculatura lombar e movimentos bruscos são as causas mais comuns de problemas de coluna entre os praticantes de corrida.

O uso de tênis e palmilhas inadequados também favorece o mal. Para se prevenir, alongue bastante os músculos atrás da coxa e das costas, na região lombar. E faça abdominais, porque é a musculatura desta região é importante na sustentação e estabilidade durante seus treinos de corrida, diminuindo a sobrecarga na musculatura lombar e paravertebral (todos os músculos em volta da coluna dorsal).


Nenhum comentário: