EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Tratamento completo para Estenose Lombar

Posted: 27 Dec 2012 03:55 AM PST

O tratamento conservador não interfere na história natural desses quadros avançados de degeneração do segmento lombar. Entretanto, pode trazer benefícios como alívio dos sintomas em pacientes com queixas leves ou intermitentes que não têm prejuízo significativo na atividade funcional.

O tratamento conservador consiste no uso de medicações para controle da dor, como analgésicos, AINH e relaxantes musculares. Fisioterapia analgésica pode desempenhar papel adjuvante no controle da dor. Exercícios para fortalecimento da musculatura do tronco e educação postural podem melhorar a capacidade funcional do paciente e devem ser associados com exercícios de condicionamento cardiorrespiratório.

Bloqueio epidural com corticoides promove alívio temporário dos sintomas e deve ser considerado em pacientes idosos que têm riscos muito elevados para tratamento cirúrgico.

Pacientes com sintomas severos e limitação importante nas atividades funcionais pela claudicação neurogênica, ou aqueles que não obtiveram alívio com tratamento conservador, devem ser considerados para tratamento cirúrgico. Pacientes que apresentam déficit neurológico progressivo durante evolução do quadro também devem ser submetidos a tratamento cirúrgico.

O objetivo do tratamento cirúrgico é a descompressão dos elementos neurais comprimidos. Pacientes cujo sintoma principal seja claudicação neurogênica sem lombalgia significativa podem ser beneficiados com descompressão seletiva isolada (laminectomia parcial ou laminotomia). Descompressão maior (laminectomia total) está indicada nos casos em que o saco dural não pode ser descomprimido suficientemente ou quando há estenose foraminal associada e os forames precisam ser abordados. Entretanto, laminectomia total pode produzir instabilidade no segmento abordado, sendo necessária associação de artrodese ao procedimento.

O Nervo Ciático e Hérnias de Disco

Posted: 26 Dec 2012 06:58 AM PST

Atualmente as dores nas costa que podem ser indicativos de problemas de coluna ou de tensões nervosas e decorrentes da postura tem duas causas muito óbvias:


O Nervo Ciático estende-se da região lombar ao quadril e a parte posterior da coxa, e quando está com alguma inflamação, tende a causar lombalgias, formigamentos nas pernas, e dores irritantes na musculatura. O desconforto acaba sendo geral. Normalmente esse desconforto causado pelo nervo ciático é decorrente da falta de cuidado com a postura geral do corpo, quando ficamos muito tempo na mesma posição, ou quando descuidamos da prática de exercícios físicos, como alongamentos e fortalecimento da musculatura. Para que tenha um resultado positivo no tratamento do desconforto causado pelas inflamações do nervo ciático, faz necessária a prática de alongamentos e massagens e a correção da postura. Para os casos de dores mais intensas e causadores de lombalgias descontroladas, o médico deve ser procurado com urgência.

A hérnia de disco decorre de uma série de elementos ainda não certificado pelos médicos com ampla certeza, mas, seguramente, a falta de atividades físicas e a flacidez muscular, ou a sobretensão estão relacionadas a saída dos discos que ficam entre as vértebras e dos canais das raízaes nervosas. O fator genético e a idade, bem como a obesidade, aprecem como causadores do problema também. A compressão irregular dos discos e dos nervos causam as dores e podem, em caráter mais severo levar a lesões irreversíveis. No momento mais grave, as cirurgias são o tratamento cabível. Hoje técnicas menos invasivas de cirurgias são aplicadas. No entanto, entre os tratamentos para as hérnias de disco, a correção de postura apresenta ótimos resultados, consiste em alongar a coluna na região da hérnia, diminuindo a pressão sobre os nervos.

Para evitar cirurgias, no momento inicial tem-se aplicado a fisioterapia com práticas de relaxamento muscular e adequação de postura; antiinflamatórios; aculpunturas; e exercícios para o fortalecimento da região que dá suporte à coluna. Normalmente os discos sofrem sobrecarga quando a musculatura que apoia a coluna encontram-se flácidos pelo sendentarismo.

COMO O COLETE COMPLETO DA NA FITNESS PODE LHE AJUDAR

Com o uso do colete completo, podemos reduzir a fricção das vértebras sobre os discos e os nervos, reduzindo as dores e até eliminando-as. Isso ocorre porque o colete permite a adequação da postura desde a região cervical até a região lombar. As alças superiores ajustam os ombros, clavículas e omoplata; a parte inferior composta pelo cinturão abdominal, reforça a musculatura, e o conjunto impede que o tórax recaia sobre o diafragma, aliviando os discos da compressão que sofre pela má postura.

Ainda com relação às dores causadas pelo nervo ciático, o mesmo ocorre em decorrência exclusiva da correção da postura. O usuário deve apenas lembra-se de praticar atividades físicas regularmente, pois a lombalgia decorrente da inflamação do ciático é causada pela sendentarismo e a tensão nervosa.

Nenhum comentário: