EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Retirar os dentes do siso pode evitar problemas na arcada

Posted: 26 Dec 2012 03:05 AM PST


Dente do Siso  tratamentos para evitar a dor

A retirada do dente do siso é vista como tabu pela maioria das pessoas devido ao medo do procedimento, de dentista ou por simples falta de informação sobre o assunto. O que essa parcela significativa desconhece é que a não-extração do siso pode acarretar em problemas ainda mais graves do que passar pela cirurgia no momento adequado. Em grande parte dos casos, os dentes inclusos acabam por desestabilizar a arcada dentária, principalmente a inferior, em função da curva de erupção.

Luiza Bernardo, 22, estudante de fisioterapia, recentemente teve um parecer quanto à disposição de sua arcada dentária. Há dois anos os incisivos de Luiza começaram a entortar, sendo que o esquerdo estava encavalando sobre o direito. Os constantes adiamentos para a cirurgia do siso culminaram com o inevitável: a extração agora será seguida da colocação de aparelho fixo odontológico. Neste caso, adiar a extração do siso somente agravou o quadro dentário.

Segundo o cirurgião dentista Leonardo G. Gaspar, da Clínica J.C. Gaspar, em São Paulo, as técnicas cirúrgicas para remoção do dente de siso evoluíram muito e não existe mais motivo para evitar a extração. "O paciente não pode - e não deve - sofrer nem antes, nem durante nem depois da remoção do dente de siso", afirma

Atualmente, não há motivos para temer a retirada do dente em razão da tecnologia empregada na radiografia bucal. Hoje, o especialista pode avaliar por meio de tomografias tridimensionais a posição exata do dente e sua relação anatômica com a passagem dos nervos, inclinação das raízes etc. "Tudo isso já serve para minimizar os efeitos do procedimento e reduzir também consideravelmente o tempo de cirurgia", lembra Gaspar.

De acordo com o especialista, o momento ideal para remoção do siso é quando as raízes ainda não foram completamente formadas, pois isso vai evitar maior dificuldades durante o procedimento, como a quebra do dente em partes menores.

Programado biologicamente para nascer aos 18 anos (ou próximo a isto), o siso tem encontrado empecilhos para surgir. O problema com o 3º molar (ou siso) decorre da alimentação infantil inadequada: calcada basicamente na ingestão de alimentos líquidos e semi-sólidos (conhecida como geração "Danoninho"). Afinal, o maior estímulo de crescimento do osso maxilar é a mastigação eficiente na idade de crescimento, o que se encontra cada vez mais raro. Por isso, o crescimento fica em débito e conseqüentemente o último dente (dente do siso) é o mais prejudicado.

Uma ajuda bem-vinda para lidar com o medo de dentista é um recurso adicional para atenuar as dores da extração: o uso da anestesia. "Para esse procedimento cirúrgico pode-se usar, além da anestesia convencional, a sedação consciente nos pacientes muito ansiosos, ou que têm muito medo da cirurgia. Esse tipo de sedação faz baixar o nível de tensão do paciente, permitindo um trabalho mais tranqüilo e sem angústia para ele e também para o cirurgião", destaca Leonardo. O especialista lembra também que, mesmo com uma cirurgia tranqüila, o paciente deve seguir as instruções de repouso, gelo, alimentação leve, cuidado com higienização e tomar a medicação adequada.


Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas

Posted: 26 Dec 2012 03:01 AM PST


Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas Foto: Shutterstock

Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas
 

Ficar com a silhueta sequinha e com tudo cima para curtir os dias de intenso calor sem preocupação é o desejo da maioria das integrantes do sexo feminino que recorrem aos benefícios da famosa drenagem linfática. No entanto, apesar de ser uma boa pedida para quem deseja manter o corpo enxuto, o procedimento estético - quando realizado de forma equivocada - pode causar dor e até hematomas. 
 
Para quem se arrisca em locais de procedência duvidosa, o "melhor" que pode acontecer é a técnica não surtir efeito. "Se a massagem for feita com muita força pode causar o fibroedema que endurece a pele, tornando os movimentos do método impossíveis de serem realizados", afirma Mário Chagas, dermatologista da Clínica Estética Derma Gávea, do Rio de Janeiro. 
 
Outro problema provocado pela técnica mal feita é a disseminação de vírus e bactérias pelo organismo se o paciente estiver com quadro de infecções, como apendicite, bronquite e gripe. Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos. O resultado pode ser gravíssimo: uma embolia pulmonar ou um acidente vascular cerebral.
 
Quando aplicada em peles oleosas, a intervenção estética mal feita tende a estimular as glândulas sebáceas, facilitando ainda mais a oleosidade cutânea. O que deveria eliminar toxinas e impurezas deixa o rosto vermelho, irritado e com aspecto sujo. O processo quando feito da maneira correta, por sua vez, oxigena a cútis, devolvendo sua firmeza e viço, além de ser capaz de suavizar as linhas de expressão.
 
Orientações e cuidados especiais
Para não errar na drenagem é preciso ficar atenta principalmente à escolha do profissional. Isso porque ele precisa ter amplo conhecimento da área para poder desenvolver as técnicas, orientando sempre seus pacientes sobre as indicações e contraindicações da técnica. 
 
"A massagem possui contraindicação em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita de câncer", alerta Mário. Diferente do que muitos pensam, o procedimento pode ser aplicado em gestantes, pois aliviam as dores do corpo inchado por conta da gravidez.
 

Exageros nas atividades podem causar tendinite crônica e lesões

Posted: 26 Dec 2012 02:51 AM PST

Exageros nas atividades podem causar tendinite crônica e lesões title=

Com a chegada do verão muitas pessoas recorrem às academias para recuperar os dias perdidos durante todo o ano. Isso pode ser muito perigoso! Exagerar nas atividades físicas pode causar muitos traumas ao corpo. "Com a pressa para conquistar os resultados desejados, muitas vezes são extrapolados os limites físicos, acarretando em lesões musculares", alerta Dr. Vinícius de Mathias, ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz.

Com a busca incessante pelo corpo perfeito, muitas esquecem que essa correria para alcançar o corpo tão desejado é prejudicial. Quando há sobrecarga causada pelo exagero das atividades físicas, o corpo envia sinais como dor e inchaço no local afetado. Quando esses sinais vêm seguidos de vermelhidão a orientação é procurar um médico e diminuir a carga dos aparelhos da academia. "O excesso das atividades pode levar a uma tendinite crônica correndo o risco de causar ruptura dos tendões", explica o Dr. Vinicius de Mathias.

O médico explica que o problema não é o tempo em que se realiza as atividades, mas sim o esforço empregado. "Exercícios que duram 30 minutos podem ser mais prejudiciais do que aqueles que duram 2 horas", ressalta o ortopedista.

Roupas apropriadas, alimentação saudável e muita água são cuidados imprescindíveis ao corpo. Além de ajudar a manter a forma e hidratar, eles evitam desmaios e perda de consciência, consequências possíveis quando o corpo não está preparado para receber atividades físicas.

"Antes de ingressar na academia, a avaliação médica é essencial. Deve ser feita uma avaliação detalhada para estabelecer um treinamento adequado e que respeite o ritmo de cada corpo de acordo com o objetivo estipulado, aumentando o esforço gradativamente, sem que haja lesões", finaliza o especialista.

Taxa de Batimento Cardíaco durante o exercício

Posted: 26 Dec 2012 02:48 AM PST



13122012202152127164_Papel-de-Parede-Batimentos-Abstratos_1680x1050.jpg


Durante uma sessão de exercício você deve checar sua pulsação periodicamente em seu punho ou pescoço para verificar a taxa de batimento ideal de treinamento. Se você estiver abaixo desta taxa, deverá aumentar a intensidade aumentando a resistência, a velocidade ou a inclinação. Se estiver acima desta zona de treinamento, deverá diminuir a intensidade. Fazendo isso a cada 60 segundos deve ser impraticável, pois interromperá muito seu treinamento (terá que parar seus exercícios pra checar a frequência cardíaca).

A solução é usar contagem de 10 s multiplicando por 6.

Exercícios rápidos pela manhã: um método simples de aumentar os efeitos de queima de gordura para mais de 300%.

Acredita-se que pela manhã um cárdio rápido queima mais gordura no organismo, apesar disto permanecer controverso, a evidência é forte e há muitas razões para considerar o cárdio como a 1a coisa a se fazer pela manhã, de estômago vazio.

O argumento para isto se deve a:
- Após uma noite de 8 a 12 horas, seu estoque de glicogênio no corpo estará depletado e você queimará mais gordura já que seu glicogênio é baixo;

- Comer causa liberação de insulina, interferindo com a mobilização da gordura no corpo. Durante a manhã há menos insulina presente, assim, o organismo queimará mais gordura;

- Após uma noite, quando se acorda, temos menos carboidrato (glicose) na corrente sanguínea. Com menos glicose disponível, você queima mais gordura.

- Se você comer imediatamente antes de malhar, você terá que queimar 1o o que acabou de ingerir antes de iniciar a queima de gordura estocada (e a insulina é aumentada após a refeição);

- Quando você faz cárdio pela manhã, seu metabolismo permanecerá elevado por um período de tempo após o exercício ter terminado. Exercícios à noite, provocam queima durante a sessão, mas falham porque seu metabolismo diminui drasticamente à noite;

- Exercícios matinais irão gerar sensações que o farão se sentir bem durante todo o dia devido à liberação de endorfinas;

- Cárdio matinal  "energiza e acorda";

- Cárdio matinal ajudará você a regular seu apetite pelo resto do dia;

- Os ritmos do seu corpo irão se ajustar à sua rotina matinal, facilitando você acordar no mesmo horário todos os dias;

  Uma preocupação comum é principalmente se você fizer exercícios de alta intensidade e a possibilidade da perda de massa muscular. Após uma noite de descanso o glicogênio, a glicose e a insulina sangüínea estão baixos, sendo um fator ótimo para queima de gordura. Infelizmente, isto também é uma condição ótima para a queima de músculo, pois a fonte de energia vinda do carboidrato é baixa e os níveis de hormônios catablocos do estresse são altos. Todo exercício aeróbio terá algum efeito na formação do músculo, mas se não o fizerem não se preocupem com a perda muscular. É fato que a proteína contida no músculo é quebrada e utilizada como energia nos exercícios aeróbios, mas você está constantemente renovando o tecido muscular. Este processo é conhecido como TURNOVER de proteínas, fato diário da vida.

Fazer exercício físico pode se tornar um hábito prazeroso e divertido

Posted: 26 Dec 2012 02:45 AM PST


Praticar atividade física regularmente não é importante apenas para queimar calorias e trazer benefícios para a saúde, mas também para proporcionar momentos de prazer e diversão.

No Bem Estar desta terça-feira (25), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o personal trainer Márcio Trivelato mostraram algumas opções de exercícios que são divertidos e ideais para quem quer começar a se exercitar.

Para tornar o exercício prazeroso, a dica da pediatra Ana Escobar é praticá-lo em locais agradáveis, como um parque, por exemplo. Fora isso, ouvir música também ajuda a melhorar a atividade e, com o passar o tempo, a pessoa acaba descobrindo o prazer em se exercitar.

Uma opção de exercício divertido é com o patins de "canguru", que absorve até 80% do impacto da atividade física - é uma aula que combina movimentos coreografados da aeróbica com a corrida.

O uso do sapato, além de proteger as articulações, garante rápida queima de gordura, melhora o sistema cardiovascular, estimula o ganho de massa óssea e muscular e reduz o tempo de recuperação pós-lesão ou cirurgia. Fora isso, esse exercício estimula também o sistema linfático, aumentando de 12% a 18% a absorção de oxigênio.


Existe também um treinamento funcional que prepara a pessoa para atividades que exigem concentração e equilíbrio. A aula é realizada em formato de circuito, onde cada estação possui um acessório diferente. O treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade, e trabalha pernas, abdômen e a consciência corporal.

Um simples objeto pode também auxiliar na prática de atividade física, como o pneu de trator. A ideia é que quatro pessoas, duas de cada lado, empurrem o pneu umas para as outras usando a força dos braços. Esse exercício trabalha também os músculos das pernas e consegue eliminar até 500 calorias em 30 minutos, dependendo da intensidade.

O mesmo grupo de 4 pessoas pode utilizar também uma corda para se exercitar. Nesse caso, eles seguram a corda e fazem movimento de ondas. Eles podem também sentar e levar a corda de um lado para o outro, utilizando apenas o tronco. Esses exercícios, além de trabalharem a musculatura dos braços, trabalham também o abdômen e queimam até 400 calorias em 30 minutos.


Nenhum comentário: